Tecnologias sociais: diagnóstico e difusão entre os estudantes do CDSA.
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.melo http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4657 |
Resumo: | Este trabalho é o resultado da pesquisa realizada com estudantes do Curso de graduação Licenciatura em Educação do Campo e Especialização em Matemática e Ciências para a Convivência com o Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. O estudo teve como objetivos verificar a percepção dos estudantes de graduação em Licenciatura Em Educação do Campo e pós-graduação Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido sobre Tecnologia social e promover um dia de campo para difusão de tecnologias sociais propícias na região do Nordeste do Brasil, que podem ser associadas ao ensino- aprendizagem de forma significativa e contextualizada, levando em consideração os conteúdos da disciplina de Ciências como estratégia para o desenvolvimento no Semiárido do Cariri paraibano. Para tanto, foi utilizado questionários, observações de aula de campo, pesquisas bibliográficas, bem como da análise de artigos científicos, informações obtidas em sítios institucionais, além de pontuar alguns conteúdos que podem se relacionar com a temática e tendo como público alvo dez estudantes do curso graduação em Licenciatura Em Educação do Campo e dez do curso pós-graduação Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido. Dessa maneira, concluiu-se que a tecnologia social trata de uma metodologia que pode ser usada desde o ensino superior ao regular, promovendo a transformação social, como também valorizando os saberes populares e os integrando os conhecimentos científicos. |
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Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4657Este trabalho é o resultado da pesquisa realizada com estudantes do Curso de graduação Licenciatura em Educação do Campo e Especialização em Matemática e Ciências para a Convivência com o Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. O estudo teve como objetivos verificar a percepção dos estudantes de graduação em Licenciatura Em Educação do Campo e pós-graduação Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido sobre Tecnologia social e promover um dia de campo para difusão de tecnologias sociais propícias na região do Nordeste do Brasil, que podem ser associadas ao ensino- aprendizagem de forma significativa e contextualizada, levando em consideração os conteúdos da disciplina de Ciências como estratégia para o desenvolvimento no Semiárido do Cariri paraibano. Para tanto, foi utilizado questionários, observações de aula de campo, pesquisas bibliográficas, bem como da análise de artigos científicos, informações obtidas em sítios institucionais, além de pontuar alguns conteúdos que podem se relacionar com a temática e tendo como público alvo dez estudantes do curso graduação em Licenciatura Em Educação do Campo e dez do curso pós-graduação Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido. Dessa maneira, concluiu-se que a tecnologia social trata de uma metodologia que pode ser usada desde o ensino superior ao regular, promovendo a transformação social, como também valorizando os saberes populares e os integrando os conhecimentos científicos.This work is the result of research conducted with students Undergraduate Degree in Field Education and Specialization in Mathematics and Sciences to coexist with the Semiarid of the Federal University of Campina Grande, Center for Sustainable Development of the Semiarid Region. The study had as objectives; to spread among students social technologies who use abundant natural resources in the northeastern region of Brazil and verify the students' knowledge about this technique Analyzing as a possibility from the social technology to promote teaching-learning in a meaningful and contextualized way, taking into account the abundant natural resources of the region as a strategy for development in the semi-arid region of Paraíba. For that, it was used the application of questionnaires, field class observations, bibliographic searches, as well as the analysis of scientific articles, information obtained in institutional sites, besides punctuating some content that can be related to the theme. In this way, it was concluded that social technology deals with a methodology that can be used from higher education to regulate, promoting social transformation, as well as valuing popular knowledge and integrating scientific knowledge.Submitted by Deyse Queiroz (deysequeirozz@hotmail.com) on 2019-07-03T13:43:55Z No. of bitstreams: 1 CLAUDIA LIMA MELO - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018..pdf: 1182446 bytes, checksum: 1ca065b84523f34069ccf2484d07b013 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-03T13:43:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLAUDIA LIMA MELO - TCC ESP. ENS. 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