Tecnologias sociais: diagnóstico e difusão entre os estudantes do CDSA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Claudia Lima de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.melo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4657
Resumo: Este trabalho é o resultado da pesquisa realizada com estudantes do Curso de graduação Licenciatura em Educação do Campo e Especialização em Matemática e Ciências para a Convivência com o Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. O estudo teve como objetivos verificar a percepção dos estudantes de graduação em Licenciatura Em Educação do Campo e pós-graduação Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido sobre Tecnologia social e promover um dia de campo para difusão de tecnologias sociais propícias na região do Nordeste do Brasil, que podem ser associadas ao ensino- aprendizagem de forma significativa e contextualizada, levando em consideração os conteúdos da disciplina de Ciências como estratégia para o desenvolvimento no Semiárido do Cariri paraibano. Para tanto, foi utilizado questionários, observações de aula de campo, pesquisas bibliográficas, bem como da análise de artigos científicos, informações obtidas em sítios institucionais, além de pontuar alguns conteúdos que podem se relacionar com a temática e tendo como público alvo dez estudantes do curso graduação em Licenciatura Em Educação do Campo e dez do curso pós-graduação Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido. Dessa maneira, concluiu-se que a tecnologia social trata de uma metodologia que pode ser usada desde o ensino superior ao regular, promovendo a transformação social, como também valorizando os saberes populares e os integrando os conhecimentos científicos.
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