Fontes históricas e a produção de um saber etopoético.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Thuca kércia Morais de.
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: PEREIRA, Auricélia Lopes.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34974
Resumo: Este texto tem como finalidade discutir a utilização de fontes históricas na produção de diferenças, a partir do exercício da educação, no êthos do sujeito, ou seja, na sua maneira de ser, na forma como conduz sua existência. Temos como base as experiências do programa de extensão “Subjetividade, Adolescência e Ética” desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Asfora, na cidade de Seridó – PB, realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual da Paraíba (PROEAC/UEPB). Além de fontes como músicas, filmes, etc. procuramos ter, como pressuposto de nossas práticas, textos da filosofia helenística Nesse sentido, as fontes servem não ao passado, pois não objetiva resgatá-lo, mas sim ao presente, pois visa, principalmente, à produção de subjetividade na vida do indivíduo, bem como à modificação da sua relação com os afetos, com os desejos, tornando possível à construção de uma nova ética de si. No desenvolver de nossas atividades, procuramos proporcionar aos jovens atendidos a construção de um saber que possa ir além da apreensão dos conteúdos disciplinares impostos pela Instituição de Ensino. O que propomos é o alargamento do saber etopoético, aquele saber que serve à vida, que pode ser usado na luta contra os problemas que abalam a estabilidade do sujeito. Segundo Foucault (2004), quando o conhecimento tem uma forma, quando funciona de tal maneira que é chamado a produzir o êthos, então ele é útil. Procuramos fazer uma abordagem acerca da possibilidade de fazer com que o uso dessas fontes atue no processo de desconstrução do ser, na modificação de suas práticas, onde o objetivo emergente é tornar viável ao sujeito o desenvolvimento de novas formas de conduzir sua existência.
id UFCG_a16baedecae5aa48dba42c96d95671bc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34974
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Fontes históricas e a produção de um saber etopoético.Historical sources and the production of etopoetic knowledge.Fontes históricasSubjetividadeSaber etopoéticoExtensão universitáriaProjeto de extensão Subjetividade, Adolescência e ÉticaEscola Municipal Raimundo Asfora - Seridó - PBÉtica de siHistorical sourcesSubjectivityEtopoetic knowledgeUniversity ExtensionSubjectivity, Adolescence and Ethics extension projectRaimundo Asfora Municipal School - Seridó - PBEthics of selfHistória.Educação.Este texto tem como finalidade discutir a utilização de fontes históricas na produção de diferenças, a partir do exercício da educação, no êthos do sujeito, ou seja, na sua maneira de ser, na forma como conduz sua existência. Temos como base as experiências do programa de extensão “Subjetividade, Adolescência e Ética” desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Asfora, na cidade de Seridó – PB, realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual da Paraíba (PROEAC/UEPB). Além de fontes como músicas, filmes, etc. procuramos ter, como pressuposto de nossas práticas, textos da filosofia helenística Nesse sentido, as fontes servem não ao passado, pois não objetiva resgatá-lo, mas sim ao presente, pois visa, principalmente, à produção de subjetividade na vida do indivíduo, bem como à modificação da sua relação com os afetos, com os desejos, tornando possível à construção de uma nova ética de si. No desenvolver de nossas atividades, procuramos proporcionar aos jovens atendidos a construção de um saber que possa ir além da apreensão dos conteúdos disciplinares impostos pela Instituição de Ensino. O que propomos é o alargamento do saber etopoético, aquele saber que serve à vida, que pode ser usado na luta contra os problemas que abalam a estabilidade do sujeito. Segundo Foucault (2004), quando o conhecimento tem uma forma, quando funciona de tal maneira que é chamado a produzir o êthos, então ele é útil. Procuramos fazer uma abordagem acerca da possibilidade de fazer com que o uso dessas fontes atue no processo de desconstrução do ser, na modificação de suas práticas, onde o objetivo emergente é tornar viável ao sujeito o desenvolvimento de novas formas de conduzir sua existência.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG2024-03-07T21:18:26Z2024-03-072024-03-07T21:18:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34974LIMA, Thuca kércia Morais de; PEREIRA, Auricélia Lopes. Fontes históricas e a produção de um saber etopoético. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34974porLIMA, Thuca kércia Morais de.PEREIRA, Auricélia Lopes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-07T21:18:58Zoai:localhost:riufcg/34974Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-07T21:18:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Fontes históricas e a produção de um saber etopoético.
Historical sources and the production of etopoetic knowledge.
title Fontes históricas e a produção de um saber etopoético.
spellingShingle Fontes históricas e a produção de um saber etopoético.
LIMA, Thuca kércia Morais de.
Fontes históricas
Subjetividade
Saber etopoético
Extensão universitária
Projeto de extensão Subjetividade, Adolescência e Ética
Escola Municipal Raimundo Asfora - Seridó - PB
Ética de si
Historical sources
Subjectivity
Etopoetic knowledge
University Extension
Subjectivity, Adolescence and Ethics extension project
Raimundo Asfora Municipal School - Seridó - PB
Ethics of self
História.
Educação.
title_short Fontes históricas e a produção de um saber etopoético.
title_full Fontes históricas e a produção de um saber etopoético.
title_fullStr Fontes históricas e a produção de um saber etopoético.
title_full_unstemmed Fontes históricas e a produção de um saber etopoético.
title_sort Fontes históricas e a produção de um saber etopoético.
author LIMA, Thuca kércia Morais de.
author_facet LIMA, Thuca kércia Morais de.
PEREIRA, Auricélia Lopes.
author_role author
author2 PEREIRA, Auricélia Lopes.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Thuca kércia Morais de.
PEREIRA, Auricélia Lopes.
dc.subject.por.fl_str_mv Fontes históricas
Subjetividade
Saber etopoético
Extensão universitária
Projeto de extensão Subjetividade, Adolescência e Ética
Escola Municipal Raimundo Asfora - Seridó - PB
Ética de si
Historical sources
Subjectivity
Etopoetic knowledge
University Extension
Subjectivity, Adolescence and Ethics extension project
Raimundo Asfora Municipal School - Seridó - PB
Ethics of self
História.
Educação.
topic Fontes históricas
Subjetividade
Saber etopoético
Extensão universitária
Projeto de extensão Subjetividade, Adolescência e Ética
Escola Municipal Raimundo Asfora - Seridó - PB
Ética de si
Historical sources
Subjectivity
Etopoetic knowledge
University Extension
Subjectivity, Adolescence and Ethics extension project
Raimundo Asfora Municipal School - Seridó - PB
Ethics of self
História.
Educação.
description Este texto tem como finalidade discutir a utilização de fontes históricas na produção de diferenças, a partir do exercício da educação, no êthos do sujeito, ou seja, na sua maneira de ser, na forma como conduz sua existência. Temos como base as experiências do programa de extensão “Subjetividade, Adolescência e Ética” desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Asfora, na cidade de Seridó – PB, realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual da Paraíba (PROEAC/UEPB). Além de fontes como músicas, filmes, etc. procuramos ter, como pressuposto de nossas práticas, textos da filosofia helenística Nesse sentido, as fontes servem não ao passado, pois não objetiva resgatá-lo, mas sim ao presente, pois visa, principalmente, à produção de subjetividade na vida do indivíduo, bem como à modificação da sua relação com os afetos, com os desejos, tornando possível à construção de uma nova ética de si. No desenvolver de nossas atividades, procuramos proporcionar aos jovens atendidos a construção de um saber que possa ir além da apreensão dos conteúdos disciplinares impostos pela Instituição de Ensino. O que propomos é o alargamento do saber etopoético, aquele saber que serve à vida, que pode ser usado na luta contra os problemas que abalam a estabilidade do sujeito. Segundo Foucault (2004), quando o conhecimento tem uma forma, quando funciona de tal maneira que é chamado a produzir o êthos, então ele é útil. Procuramos fazer uma abordagem acerca da possibilidade de fazer com que o uso dessas fontes atue no processo de desconstrução do ser, na modificação de suas práticas, onde o objetivo emergente é tornar viável ao sujeito o desenvolvimento de novas formas de conduzir sua existência.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-07T21:18:26Z
2024-03-07
2024-03-07T21:18:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34974
LIMA, Thuca kércia Morais de; PEREIRA, Auricélia Lopes. Fontes históricas e a produção de um saber etopoético. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34974
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34974
identifier_str_mv LIMA, Thuca kércia Morais de; PEREIRA, Auricélia Lopes. Fontes históricas e a produção de um saber etopoético. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744616136638464