Fontes históricas e a produção de um saber etopoético.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34974 |
Resumo: | Este texto tem como finalidade discutir a utilização de fontes históricas na produção de diferenças, a partir do exercício da educação, no êthos do sujeito, ou seja, na sua maneira de ser, na forma como conduz sua existência. Temos como base as experiências do programa de extensão “Subjetividade, Adolescência e Ética” desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Asfora, na cidade de Seridó – PB, realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual da Paraíba (PROEAC/UEPB). Além de fontes como músicas, filmes, etc. procuramos ter, como pressuposto de nossas práticas, textos da filosofia helenística Nesse sentido, as fontes servem não ao passado, pois não objetiva resgatá-lo, mas sim ao presente, pois visa, principalmente, à produção de subjetividade na vida do indivíduo, bem como à modificação da sua relação com os afetos, com os desejos, tornando possível à construção de uma nova ética de si. No desenvolver de nossas atividades, procuramos proporcionar aos jovens atendidos a construção de um saber que possa ir além da apreensão dos conteúdos disciplinares impostos pela Instituição de Ensino. O que propomos é o alargamento do saber etopoético, aquele saber que serve à vida, que pode ser usado na luta contra os problemas que abalam a estabilidade do sujeito. Segundo Foucault (2004), quando o conhecimento tem uma forma, quando funciona de tal maneira que é chamado a produzir o êthos, então ele é útil. Procuramos fazer uma abordagem acerca da possibilidade de fazer com que o uso dessas fontes atue no processo de desconstrução do ser, na modificação de suas práticas, onde o objetivo emergente é tornar viável ao sujeito o desenvolvimento de novas formas de conduzir sua existência. |
id |
UFCG_a16baedecae5aa48dba42c96d95671bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34974 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Fontes históricas e a produção de um saber etopoético.Historical sources and the production of etopoetic knowledge.Fontes históricasSubjetividadeSaber etopoéticoExtensão universitáriaProjeto de extensão Subjetividade, Adolescência e ÉticaEscola Municipal Raimundo Asfora - Seridó - PBÉtica de siHistorical sourcesSubjectivityEtopoetic knowledgeUniversity ExtensionSubjectivity, Adolescence and Ethics extension projectRaimundo Asfora Municipal School - Seridó - PBEthics of selfHistória.Educação.Este texto tem como finalidade discutir a utilização de fontes históricas na produção de diferenças, a partir do exercício da educação, no êthos do sujeito, ou seja, na sua maneira de ser, na forma como conduz sua existência. Temos como base as experiências do programa de extensão “Subjetividade, Adolescência e Ética” desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Asfora, na cidade de Seridó – PB, realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual da Paraíba (PROEAC/UEPB). Além de fontes como músicas, filmes, etc. procuramos ter, como pressuposto de nossas práticas, textos da filosofia helenística Nesse sentido, as fontes servem não ao passado, pois não objetiva resgatá-lo, mas sim ao presente, pois visa, principalmente, à produção de subjetividade na vida do indivíduo, bem como à modificação da sua relação com os afetos, com os desejos, tornando possível à construção de uma nova ética de si. No desenvolver de nossas atividades, procuramos proporcionar aos jovens atendidos a construção de um saber que possa ir além da apreensão dos conteúdos disciplinares impostos pela Instituição de Ensino. O que propomos é o alargamento do saber etopoético, aquele saber que serve à vida, que pode ser usado na luta contra os problemas que abalam a estabilidade do sujeito. Segundo Foucault (2004), quando o conhecimento tem uma forma, quando funciona de tal maneira que é chamado a produzir o êthos, então ele é útil. Procuramos fazer uma abordagem acerca da possibilidade de fazer com que o uso dessas fontes atue no processo de desconstrução do ser, na modificação de suas práticas, onde o objetivo emergente é tornar viável ao sujeito o desenvolvimento de novas formas de conduzir sua existência.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG2024-03-07T21:18:26Z2024-03-072024-03-07T21:18:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34974LIMA, Thuca kércia Morais de; PEREIRA, Auricélia Lopes. Fontes históricas e a produção de um saber etopoético. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34974porLIMA, Thuca kércia Morais de.PEREIRA, Auricélia Lopes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-07T21:18:58Zoai:localhost:riufcg/34974Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-07T21:18:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fontes históricas e a produção de um saber etopoético. Historical sources and the production of etopoetic knowledge. |
title |
Fontes históricas e a produção de um saber etopoético. |
spellingShingle |
Fontes históricas e a produção de um saber etopoético. LIMA, Thuca kércia Morais de. Fontes históricas Subjetividade Saber etopoético Extensão universitária Projeto de extensão Subjetividade, Adolescência e Ética Escola Municipal Raimundo Asfora - Seridó - PB Ética de si Historical sources Subjectivity Etopoetic knowledge University Extension Subjectivity, Adolescence and Ethics extension project Raimundo Asfora Municipal School - Seridó - PB Ethics of self História. Educação. |
title_short |
Fontes históricas e a produção de um saber etopoético. |
title_full |
Fontes históricas e a produção de um saber etopoético. |
title_fullStr |
Fontes históricas e a produção de um saber etopoético. |
title_full_unstemmed |
Fontes históricas e a produção de um saber etopoético. |
title_sort |
Fontes históricas e a produção de um saber etopoético. |
author |
LIMA, Thuca kércia Morais de. |
author_facet |
LIMA, Thuca kércia Morais de. PEREIRA, Auricélia Lopes. |
author_role |
author |
author2 |
PEREIRA, Auricélia Lopes. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Thuca kércia Morais de. PEREIRA, Auricélia Lopes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fontes históricas Subjetividade Saber etopoético Extensão universitária Projeto de extensão Subjetividade, Adolescência e Ética Escola Municipal Raimundo Asfora - Seridó - PB Ética de si Historical sources Subjectivity Etopoetic knowledge University Extension Subjectivity, Adolescence and Ethics extension project Raimundo Asfora Municipal School - Seridó - PB Ethics of self História. Educação. |
topic |
Fontes históricas Subjetividade Saber etopoético Extensão universitária Projeto de extensão Subjetividade, Adolescência e Ética Escola Municipal Raimundo Asfora - Seridó - PB Ética de si Historical sources Subjectivity Etopoetic knowledge University Extension Subjectivity, Adolescence and Ethics extension project Raimundo Asfora Municipal School - Seridó - PB Ethics of self História. Educação. |
description |
Este texto tem como finalidade discutir a utilização de fontes históricas na produção de diferenças, a partir do exercício da educação, no êthos do sujeito, ou seja, na sua maneira de ser, na forma como conduz sua existência. Temos como base as experiências do programa de extensão “Subjetividade, Adolescência e Ética” desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Asfora, na cidade de Seridó – PB, realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual da Paraíba (PROEAC/UEPB). Além de fontes como músicas, filmes, etc. procuramos ter, como pressuposto de nossas práticas, textos da filosofia helenística Nesse sentido, as fontes servem não ao passado, pois não objetiva resgatá-lo, mas sim ao presente, pois visa, principalmente, à produção de subjetividade na vida do indivíduo, bem como à modificação da sua relação com os afetos, com os desejos, tornando possível à construção de uma nova ética de si. No desenvolver de nossas atividades, procuramos proporcionar aos jovens atendidos a construção de um saber que possa ir além da apreensão dos conteúdos disciplinares impostos pela Instituição de Ensino. O que propomos é o alargamento do saber etopoético, aquele saber que serve à vida, que pode ser usado na luta contra os problemas que abalam a estabilidade do sujeito. Segundo Foucault (2004), quando o conhecimento tem uma forma, quando funciona de tal maneira que é chamado a produzir o êthos, então ele é útil. Procuramos fazer uma abordagem acerca da possibilidade de fazer com que o uso dessas fontes atue no processo de desconstrução do ser, na modificação de suas práticas, onde o objetivo emergente é tornar viável ao sujeito o desenvolvimento de novas formas de conduzir sua existência. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-07T21:18:26Z 2024-03-07 2024-03-07T21:18:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34974 LIMA, Thuca kércia Morais de; PEREIRA, Auricélia Lopes. Fontes históricas e a produção de um saber etopoético. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34974 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34974 |
identifier_str_mv |
LIMA, Thuca kércia Morais de; PEREIRA, Auricélia Lopes. Fontes históricas e a produção de um saber etopoético. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744616136638464 |