Avaliação das propriedades reológicas de ligante asfáltico modificado com óleo de linhaça.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Conrado Cesar Vitorino Pereira da.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25112
Resumo: As misturas mornas são uma importante alternativa para o desenvolvimento da pavimentação por apresentarem uma opção de menor custo, causando menos impactos ambientais com desempenho similar às misturas quentes. Existem vários tipos de substâncias que adicionadas ao ligante asfáltico proporcionam uma redução na temperatura de usinagem e compactação, o que caracteriza uma mistura morna. Entre os principais modificadores estão os óleos, com resultados já obtidos de redução de cerca de 20ºC nas temperaturas de aplicação em campo. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito da adição de óleo de linhaça nos teores de 1, 2, 3, 4, 5 e 6% nas propriedades reológicas do ligante asfáltico partir dos ensaios reológicos de Performance Grade (PG), MSCR e LAS no reômetro de cisalhamento dinâmico (DSR). A partir da análise dos resultados, verificou-se que a temperatura de usinagem pôde ser reduzida em até 15ºC para o teor de 6% de óleo de linhaça, porém se perde em grau de performance, nível de tráfego suportado e vida de fadiga. No teor ideal de modificação encontrado, 4% de óleo de linhaça, há uma redução na temperatura de usinagem da ordem de 10ºC, bem como a temperatura máxima de PG, 58ºC, reduz em apenas um degrau em comparação ao ligante puro, 64ºC, além do ligante asfáltico com este teor apresentar a segunda maior vida de fadiga dos teores estudados, sendo classificado como ideal para o tráfego padrão pelo ensaio MSCR. O óleo de linhaça se mostrou uma boa alternativa verde para produção de misturas mornas, gerando economia com gastos energéticos e redução de emissão de fumos tóxicos nocivos às pessoas e ao meio ambiente.
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Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito da adição de óleo de linhaça nos teores de 1, 2, 3, 4, 5 e 6% nas propriedades reológicas do ligante asfáltico partir dos ensaios reológicos de Performance Grade (PG), MSCR e LAS no reômetro de cisalhamento dinâmico (DSR). A partir da análise dos resultados, verificou-se que a temperatura de usinagem pôde ser reduzida em até 15ºC para o teor de 6% de óleo de linhaça, porém se perde em grau de performance, nível de tráfego suportado e vida de fadiga. No teor ideal de modificação encontrado, 4% de óleo de linhaça, há uma redução na temperatura de usinagem da ordem de 10ºC, bem como a temperatura máxima de PG, 58ºC, reduz em apenas um degrau em comparação ao ligante puro, 64ºC, além do ligante asfáltico com este teor apresentar a segunda maior vida de fadiga dos teores estudados, sendo classificado como ideal para o tráfego padrão pelo ensaio MSCR. O óleo de linhaça se mostrou uma boa alternativa verde para produção de misturas mornas, gerando economia com gastos energéticos e redução de emissão de fumos tóxicos nocivos às pessoas e ao meio ambiente.Warm asphalt mixtures are an important alternative for the paving development, presenting a lower cost option, less environmental impacts and similar performance as the hot mixtures. There are various types of substances which added to the asphalt binder provide an reduction of the mixing and compaction temperature, what characterizes a warm mixture. Between the main modifiers are the oilseeds, witch reduces the temperature in about to 20°C in field applications. In this way, this research aims to evaluate an modified asphalt binder with linseed oil in the contents of 1, 2, 3, 4, 5 and 6% of the asphalt weight using the Performance Grade (PG), MSCR and LAS tests in the dynamic shear rheometer (DSR). Analyzing the results, it is verified that the mixing temperature can be reduced in up to 15°C with the 6% linseed oil sample, however the binder loses in its performance grade, supported traffic level and lifespan. In the ideal modification content, 4% of linseed oil, a reduction of about 10,8°C in the mixing temperature happens and the maximum PG temperature, 58°C, decreases only one degree comparing to the pure binder, 64°C. In addition, this content of asphalt binder presents the second largest lifespan of the studied contents, being classified by the MSCR test as ideal for standard traffic. The linseed oil showed itself a good green alternative for the production of warm mixtures, generating economy with the energetic spendings and reducing the emissions of toxic smoke which are harmful to people and the environment.Submitted by Renata Cardoso (renaatachaves97@hotmail.com) on 2022-05-12T17:34:13Z No. of bitstreams: 1 CONRADO CESAR VITORINO PEREIRA DA SILVA - TCC ENG. 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Avaliação das propriedades reológicas de ligante asfáltico modificado com óleo de linhaça. 2018. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25112info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/25112/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALCONRADO CESAR VITORINO PEREIRA DA SILVA - TCC ENG. CIVIL CTRN 2018.pdfCONRADO CESAR VITORINO PEREIRA DA SILVA - TCC ENG. 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