Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAIS, Irla Soraia de.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13388
Resumo: Esse trabalho analisa as reflexões decorrentes de um estudo sobre as dificuldades de aprendizagens nas series iniciais do ensino fundamental. O objetivo desse estudo e mostrar que o contexto escolar deve ser voltado as mudanças que ocorrem através das transmissões do conhecimento e questionando assim todos os elementos necessários diante dos questionamentos sobre o ensinar e o aprender. Partiu-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento para coleta de dados entrevistas e observações, além do portfolio e o diário de campo, como fontes de pesquisa documental. Nessa perspectiva, os resultados extraídos contribuem de forma direta para a compreensão de questionamentos ligados a aprendizagem de maneira que possibilite a concretização das mudanças na vivencia escolar. Nesse sentido a relação professor- aluno e uma realidade que se torna um aspecto central de elementos que influenciam nas dificuldades contidas na aprendizagem das series iniciais. Portanto, a temática visa compreender a pratica educacional, como ponto primordial do processo de ensino/aprendizagem para obter uma interação entre o docente e o discente.
id UFCG_f4e7d27235c719310cb46dd3b3ae905e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13388
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.Learning difficulties in the early grades of elementary school.Psicologia educacionalDificuldades de aprendizagemEnsino fundamental- séries iniciaisEducational PsychologyLearning difficultiesElementary school - initial gradesEducação.Esse trabalho analisa as reflexões decorrentes de um estudo sobre as dificuldades de aprendizagens nas series iniciais do ensino fundamental. O objetivo desse estudo e mostrar que o contexto escolar deve ser voltado as mudanças que ocorrem através das transmissões do conhecimento e questionando assim todos os elementos necessários diante dos questionamentos sobre o ensinar e o aprender. Partiu-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento para coleta de dados entrevistas e observações, além do portfolio e o diário de campo, como fontes de pesquisa documental. Nessa perspectiva, os resultados extraídos contribuem de forma direta para a compreensão de questionamentos ligados a aprendizagem de maneira que possibilite a concretização das mudanças na vivencia escolar. Nesse sentido a relação professor- aluno e uma realidade que se torna um aspecto central de elementos que influenciam nas dificuldades contidas na aprendizagem das series iniciais. Portanto, a temática visa compreender a pratica educacional, como ponto primordial do processo de ensino/aprendizagem para obter uma interação entre o docente e o discente.This work analyzes the reflections resulting from a study on the difficulties of learning in the early grades of elementary school. The aim of this study is to show that the school context should be geared to the changes that occur through the transmission of knowledge and thus questioning all the necessary elements in the face of questions about teaching and learning. We started with a qualitative research, using interviews and observations as an instrument for data collection, in addition to the portfolio and the field diary, as sources of documentary research. In this perspective, the results extracted directly contribute to the understanding of questions related to learning in a way that enables the realization of changes in the school experience. In this sense, the teacher-student relationship is a reality that becomes a central aspect of elements that influence the difficulties contained in the learning of the initial grades. Therefore, the theme aims to understand the educational practice, as a fundamental point of the teaching / learning process to obtain an interaction between the teacher and the student.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263MORAIS, Irla Soraia de.2010-122020-07-19T16:51:36Z2020-07-192020-07-19T16:51:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13388MORAIS, Irla Soraia de. Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T17:31:35Zoai:localhost:riufcg/13388Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T17:31:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
Learning difficulties in the early grades of elementary school.
title Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
MORAIS, Irla Soraia de.
Psicologia educacional
Dificuldades de aprendizagem
Ensino fundamental- séries iniciais
Educational Psychology
Learning difficulties
Elementary school - initial grades
Educação.
title_short Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
title_full Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
title_sort Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
author MORAIS, Irla Soraia de.
author_facet MORAIS, Irla Soraia de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
SOUSA, D. S. S.
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAIS, Irla Soraia de.
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Dificuldades de aprendizagem
Ensino fundamental- séries iniciais
Educational Psychology
Learning difficulties
Elementary school - initial grades
Educação.
topic Psicologia educacional
Dificuldades de aprendizagem
Ensino fundamental- séries iniciais
Educational Psychology
Learning difficulties
Elementary school - initial grades
Educação.
description Esse trabalho analisa as reflexões decorrentes de um estudo sobre as dificuldades de aprendizagens nas series iniciais do ensino fundamental. O objetivo desse estudo e mostrar que o contexto escolar deve ser voltado as mudanças que ocorrem através das transmissões do conhecimento e questionando assim todos os elementos necessários diante dos questionamentos sobre o ensinar e o aprender. Partiu-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento para coleta de dados entrevistas e observações, além do portfolio e o diário de campo, como fontes de pesquisa documental. Nessa perspectiva, os resultados extraídos contribuem de forma direta para a compreensão de questionamentos ligados a aprendizagem de maneira que possibilite a concretização das mudanças na vivencia escolar. Nesse sentido a relação professor- aluno e uma realidade que se torna um aspecto central de elementos que influenciam nas dificuldades contidas na aprendizagem das series iniciais. Portanto, a temática visa compreender a pratica educacional, como ponto primordial do processo de ensino/aprendizagem para obter uma interação entre o docente e o discente.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12
2020-07-19T16:51:36Z
2020-07-19
2020-07-19T16:51:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13388
MORAIS, Irla Soraia de. Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13388
identifier_str_mv MORAIS, Irla Soraia de. Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744447502548992