Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13388 |
Resumo: | Esse trabalho analisa as reflexões decorrentes de um estudo sobre as dificuldades de aprendizagens nas series iniciais do ensino fundamental. O objetivo desse estudo e mostrar que o contexto escolar deve ser voltado as mudanças que ocorrem através das transmissões do conhecimento e questionando assim todos os elementos necessários diante dos questionamentos sobre o ensinar e o aprender. Partiu-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento para coleta de dados entrevistas e observações, além do portfolio e o diário de campo, como fontes de pesquisa documental. Nessa perspectiva, os resultados extraídos contribuem de forma direta para a compreensão de questionamentos ligados a aprendizagem de maneira que possibilite a concretização das mudanças na vivencia escolar. Nesse sentido a relação professor- aluno e uma realidade que se torna um aspecto central de elementos que influenciam nas dificuldades contidas na aprendizagem das series iniciais. Portanto, a temática visa compreender a pratica educacional, como ponto primordial do processo de ensino/aprendizagem para obter uma interação entre o docente e o discente. |
id |
UFCG_f4e7d27235c719310cb46dd3b3ae905e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13388 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.Learning difficulties in the early grades of elementary school.Psicologia educacionalDificuldades de aprendizagemEnsino fundamental- séries iniciaisEducational PsychologyLearning difficultiesElementary school - initial gradesEducação.Esse trabalho analisa as reflexões decorrentes de um estudo sobre as dificuldades de aprendizagens nas series iniciais do ensino fundamental. O objetivo desse estudo e mostrar que o contexto escolar deve ser voltado as mudanças que ocorrem através das transmissões do conhecimento e questionando assim todos os elementos necessários diante dos questionamentos sobre o ensinar e o aprender. Partiu-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento para coleta de dados entrevistas e observações, além do portfolio e o diário de campo, como fontes de pesquisa documental. Nessa perspectiva, os resultados extraídos contribuem de forma direta para a compreensão de questionamentos ligados a aprendizagem de maneira que possibilite a concretização das mudanças na vivencia escolar. Nesse sentido a relação professor- aluno e uma realidade que se torna um aspecto central de elementos que influenciam nas dificuldades contidas na aprendizagem das series iniciais. Portanto, a temática visa compreender a pratica educacional, como ponto primordial do processo de ensino/aprendizagem para obter uma interação entre o docente e o discente.This work analyzes the reflections resulting from a study on the difficulties of learning in the early grades of elementary school. The aim of this study is to show that the school context should be geared to the changes that occur through the transmission of knowledge and thus questioning all the necessary elements in the face of questions about teaching and learning. We started with a qualitative research, using interviews and observations as an instrument for data collection, in addition to the portfolio and the field diary, as sources of documentary research. In this perspective, the results extracted directly contribute to the understanding of questions related to learning in a way that enables the realization of changes in the school experience. In this sense, the teacher-student relationship is a reality that becomes a central aspect of elements that influence the difficulties contained in the learning of the initial grades. Therefore, the theme aims to understand the educational practice, as a fundamental point of the teaching / learning process to obtain an interaction between the teacher and the student.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263MORAIS, Irla Soraia de.2010-122020-07-19T16:51:36Z2020-07-192020-07-19T16:51:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13388MORAIS, Irla Soraia de. Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T17:31:35Zoai:localhost:riufcg/13388Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T17:31:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. Learning difficulties in the early grades of elementary school. |
title |
Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. |
spellingShingle |
Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. MORAIS, Irla Soraia de. Psicologia educacional Dificuldades de aprendizagem Ensino fundamental- séries iniciais Educational Psychology Learning difficulties Elementary school - initial grades Educação. |
title_short |
Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. |
title_full |
Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. |
title_fullStr |
Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. |
title_sort |
Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. |
author |
MORAIS, Irla Soraia de. |
author_facet |
MORAIS, Irla Soraia de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. SOUSA, D. S. S. http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORAIS, Irla Soraia de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional Dificuldades de aprendizagem Ensino fundamental- séries iniciais Educational Psychology Learning difficulties Elementary school - initial grades Educação. |
topic |
Psicologia educacional Dificuldades de aprendizagem Ensino fundamental- séries iniciais Educational Psychology Learning difficulties Elementary school - initial grades Educação. |
description |
Esse trabalho analisa as reflexões decorrentes de um estudo sobre as dificuldades de aprendizagens nas series iniciais do ensino fundamental. O objetivo desse estudo e mostrar que o contexto escolar deve ser voltado as mudanças que ocorrem através das transmissões do conhecimento e questionando assim todos os elementos necessários diante dos questionamentos sobre o ensinar e o aprender. Partiu-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento para coleta de dados entrevistas e observações, além do portfolio e o diário de campo, como fontes de pesquisa documental. Nessa perspectiva, os resultados extraídos contribuem de forma direta para a compreensão de questionamentos ligados a aprendizagem de maneira que possibilite a concretização das mudanças na vivencia escolar. Nesse sentido a relação professor- aluno e uma realidade que se torna um aspecto central de elementos que influenciam nas dificuldades contidas na aprendizagem das series iniciais. Portanto, a temática visa compreender a pratica educacional, como ponto primordial do processo de ensino/aprendizagem para obter uma interação entre o docente e o discente. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12 2020-07-19T16:51:36Z 2020-07-19 2020-07-19T16:51:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13388 MORAIS, Irla Soraia de. Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13388 |
identifier_str_mv |
MORAIS, Irla Soraia de. Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744447502548992 |