Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOBREIRA, Maria José França.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar a proposta de trabalho do Projeto de extensão intitulado Memórias e escritos de educadores – vinculado à Unidade Acadêmica de Educação (UAE), do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG – este propõe enfocar a troca de saberes entre a Universidade e os professores da rede pública estadual de ensino no município de Cajazeiras - PB, que estão envolvidos no processo de formação continuada, dando destaque aos escritos e memórias de si mesmo, como elemento constitutivo de sua identidade profissional. Nessa perspectiva, metodologicamente os encontros realizados com os professores procuram proporcionar um processo de formação continuada entre os professores; incentivar novos métodos educativos no processo ensinoaprendizagem; procurar no decurso dos escritos facilitar a estes o reconhecimento de que são sujeitos históricos construtores de cultura. Trata-se de um trabalho em andamento, mas pode-se notar resultados significativos, pois os professores por meio da socialização dos seus escritos têm trocado experiências uns com os outros, formando coletivamente novos saberes educativos. Chega-se a conclusão que a autobiografia se consolida como uma ferramenta necessária à formação continuada dos docentes, visto que pode ajudar na construção ou reconstrução do sentido da vida profissional dos docentes em processo de formação continuada.
id UFCG_a3841915cd4e03d054c5c0823312938a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34122
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas.Memories and writings: when autobiography makes teachers reflect and renew their educational practices.AutobiografiaMemórias e escritosPráticas educativasProjeto Memórias e Escritos de EducadoresExtensão universitária - CFP UDCGFormação docente - HistóriaFormação continuadaAutobiographyMemoirs and writingsEducational practicesMemories and Writings of Educators ProjectUniversity extension - CFP UDCGTeacher training - HistoryContinuing trainingHistória.O presente artigo tem como objetivo apresentar a proposta de trabalho do Projeto de extensão intitulado Memórias e escritos de educadores – vinculado à Unidade Acadêmica de Educação (UAE), do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG – este propõe enfocar a troca de saberes entre a Universidade e os professores da rede pública estadual de ensino no município de Cajazeiras - PB, que estão envolvidos no processo de formação continuada, dando destaque aos escritos e memórias de si mesmo, como elemento constitutivo de sua identidade profissional. Nessa perspectiva, metodologicamente os encontros realizados com os professores procuram proporcionar um processo de formação continuada entre os professores; incentivar novos métodos educativos no processo ensinoaprendizagem; procurar no decurso dos escritos facilitar a estes o reconhecimento de que são sujeitos históricos construtores de cultura. Trata-se de um trabalho em andamento, mas pode-se notar resultados significativos, pois os professores por meio da socialização dos seus escritos têm trocado experiências uns com os outros, formando coletivamente novos saberes educativos. Chega-se a conclusão que a autobiografia se consolida como uma ferramenta necessária à formação continuada dos docentes, visto que pode ajudar na construção ou reconstrução do sentido da vida profissional dos docentes em processo de formação continuada.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-25T17:18:15Z2024-01-252024-01-25T17:18:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122SOBREIRA, Maria José França; SOUSA, Débia Suênia da Silva. Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1060-1065. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122porSOBREIRA, Maria José França.SOUSA, Débia Suênia da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-25T17:18:44Zoai:localhost:riufcg/34122Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-25T17:18:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas.
Memories and writings: when autobiography makes teachers reflect and renew their educational practices.
title Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas.
spellingShingle Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas.
SOBREIRA, Maria José França.
Autobiografia
Memórias e escritos
Práticas educativas
Projeto Memórias e Escritos de Educadores
Extensão universitária - CFP UDCG
Formação docente - História
Formação continuada
Autobiography
Memoirs and writings
Educational practices
Memories and Writings of Educators Project
University extension - CFP UDCG
Teacher training - History
Continuing training
História.
title_short Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas.
title_full Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas.
title_fullStr Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas.
title_full_unstemmed Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas.
title_sort Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas.
author SOBREIRA, Maria José França.
author_facet SOBREIRA, Maria José França.
SOUSA, Débia Suênia da Silva.
author_role author
author2 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOBREIRA, Maria José França.
SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Autobiografia
Memórias e escritos
Práticas educativas
Projeto Memórias e Escritos de Educadores
Extensão universitária - CFP UDCG
Formação docente - História
Formação continuada
Autobiography
Memoirs and writings
Educational practices
Memories and Writings of Educators Project
University extension - CFP UDCG
Teacher training - History
Continuing training
História.
topic Autobiografia
Memórias e escritos
Práticas educativas
Projeto Memórias e Escritos de Educadores
Extensão universitária - CFP UDCG
Formação docente - História
Formação continuada
Autobiography
Memoirs and writings
Educational practices
Memories and Writings of Educators Project
University extension - CFP UDCG
Teacher training - History
Continuing training
História.
description O presente artigo tem como objetivo apresentar a proposta de trabalho do Projeto de extensão intitulado Memórias e escritos de educadores – vinculado à Unidade Acadêmica de Educação (UAE), do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG – este propõe enfocar a troca de saberes entre a Universidade e os professores da rede pública estadual de ensino no município de Cajazeiras - PB, que estão envolvidos no processo de formação continuada, dando destaque aos escritos e memórias de si mesmo, como elemento constitutivo de sua identidade profissional. Nessa perspectiva, metodologicamente os encontros realizados com os professores procuram proporcionar um processo de formação continuada entre os professores; incentivar novos métodos educativos no processo ensinoaprendizagem; procurar no decurso dos escritos facilitar a estes o reconhecimento de que são sujeitos históricos construtores de cultura. Trata-se de um trabalho em andamento, mas pode-se notar resultados significativos, pois os professores por meio da socialização dos seus escritos têm trocado experiências uns com os outros, formando coletivamente novos saberes educativos. Chega-se a conclusão que a autobiografia se consolida como uma ferramenta necessária à formação continuada dos docentes, visto que pode ajudar na construção ou reconstrução do sentido da vida profissional dos docentes em processo de formação continuada.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-01-25T17:18:15Z
2024-01-25
2024-01-25T17:18:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122
SOBREIRA, Maria José França; SOUSA, Débia Suênia da Silva. Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1060-1065. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122
identifier_str_mv SOBREIRA, Maria José França; SOUSA, Débia Suênia da Silva. Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1060-1065. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744610525708288