Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar a proposta de trabalho do Projeto de extensão intitulado Memórias e escritos de educadores – vinculado à Unidade Acadêmica de Educação (UAE), do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG – este propõe enfocar a troca de saberes entre a Universidade e os professores da rede pública estadual de ensino no município de Cajazeiras - PB, que estão envolvidos no processo de formação continuada, dando destaque aos escritos e memórias de si mesmo, como elemento constitutivo de sua identidade profissional. Nessa perspectiva, metodologicamente os encontros realizados com os professores procuram proporcionar um processo de formação continuada entre os professores; incentivar novos métodos educativos no processo ensinoaprendizagem; procurar no decurso dos escritos facilitar a estes o reconhecimento de que são sujeitos históricos construtores de cultura. Trata-se de um trabalho em andamento, mas pode-se notar resultados significativos, pois os professores por meio da socialização dos seus escritos têm trocado experiências uns com os outros, formando coletivamente novos saberes educativos. Chega-se a conclusão que a autobiografia se consolida como uma ferramenta necessária à formação continuada dos docentes, visto que pode ajudar na construção ou reconstrução do sentido da vida profissional dos docentes em processo de formação continuada. |
id |
UFCG_a3841915cd4e03d054c5c0823312938a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34122 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas.Memories and writings: when autobiography makes teachers reflect and renew their educational practices.AutobiografiaMemórias e escritosPráticas educativasProjeto Memórias e Escritos de EducadoresExtensão universitária - CFP UDCGFormação docente - HistóriaFormação continuadaAutobiographyMemoirs and writingsEducational practicesMemories and Writings of Educators ProjectUniversity extension - CFP UDCGTeacher training - HistoryContinuing trainingHistória.O presente artigo tem como objetivo apresentar a proposta de trabalho do Projeto de extensão intitulado Memórias e escritos de educadores – vinculado à Unidade Acadêmica de Educação (UAE), do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG – este propõe enfocar a troca de saberes entre a Universidade e os professores da rede pública estadual de ensino no município de Cajazeiras - PB, que estão envolvidos no processo de formação continuada, dando destaque aos escritos e memórias de si mesmo, como elemento constitutivo de sua identidade profissional. Nessa perspectiva, metodologicamente os encontros realizados com os professores procuram proporcionar um processo de formação continuada entre os professores; incentivar novos métodos educativos no processo ensinoaprendizagem; procurar no decurso dos escritos facilitar a estes o reconhecimento de que são sujeitos históricos construtores de cultura. Trata-se de um trabalho em andamento, mas pode-se notar resultados significativos, pois os professores por meio da socialização dos seus escritos têm trocado experiências uns com os outros, formando coletivamente novos saberes educativos. Chega-se a conclusão que a autobiografia se consolida como uma ferramenta necessária à formação continuada dos docentes, visto que pode ajudar na construção ou reconstrução do sentido da vida profissional dos docentes em processo de formação continuada.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-25T17:18:15Z2024-01-252024-01-25T17:18:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122SOBREIRA, Maria José França; SOUSA, Débia Suênia da Silva. Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1060-1065. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122porSOBREIRA, Maria José França.SOUSA, Débia Suênia da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-25T17:18:44Zoai:localhost:riufcg/34122Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-25T17:18:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. Memories and writings: when autobiography makes teachers reflect and renew their educational practices. |
title |
Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. |
spellingShingle |
Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. SOBREIRA, Maria José França. Autobiografia Memórias e escritos Práticas educativas Projeto Memórias e Escritos de Educadores Extensão universitária - CFP UDCG Formação docente - História Formação continuada Autobiography Memoirs and writings Educational practices Memories and Writings of Educators Project University extension - CFP UDCG Teacher training - History Continuing training História. |
title_short |
Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. |
title_full |
Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. |
title_fullStr |
Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. |
title_full_unstemmed |
Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. |
title_sort |
Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. |
author |
SOBREIRA, Maria José França. |
author_facet |
SOBREIRA, Maria José França. SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
author_role |
author |
author2 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOBREIRA, Maria José França. SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autobiografia Memórias e escritos Práticas educativas Projeto Memórias e Escritos de Educadores Extensão universitária - CFP UDCG Formação docente - História Formação continuada Autobiography Memoirs and writings Educational practices Memories and Writings of Educators Project University extension - CFP UDCG Teacher training - History Continuing training História. |
topic |
Autobiografia Memórias e escritos Práticas educativas Projeto Memórias e Escritos de Educadores Extensão universitária - CFP UDCG Formação docente - História Formação continuada Autobiography Memoirs and writings Educational practices Memories and Writings of Educators Project University extension - CFP UDCG Teacher training - History Continuing training História. |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar a proposta de trabalho do Projeto de extensão intitulado Memórias e escritos de educadores – vinculado à Unidade Acadêmica de Educação (UAE), do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG – este propõe enfocar a troca de saberes entre a Universidade e os professores da rede pública estadual de ensino no município de Cajazeiras - PB, que estão envolvidos no processo de formação continuada, dando destaque aos escritos e memórias de si mesmo, como elemento constitutivo de sua identidade profissional. Nessa perspectiva, metodologicamente os encontros realizados com os professores procuram proporcionar um processo de formação continuada entre os professores; incentivar novos métodos educativos no processo ensinoaprendizagem; procurar no decurso dos escritos facilitar a estes o reconhecimento de que são sujeitos históricos construtores de cultura. Trata-se de um trabalho em andamento, mas pode-se notar resultados significativos, pois os professores por meio da socialização dos seus escritos têm trocado experiências uns com os outros, formando coletivamente novos saberes educativos. Chega-se a conclusão que a autobiografia se consolida como uma ferramenta necessária à formação continuada dos docentes, visto que pode ajudar na construção ou reconstrução do sentido da vida profissional dos docentes em processo de formação continuada. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-25T17:18:15Z 2024-01-25 2024-01-25T17:18:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122 SOBREIRA, Maria José França; SOUSA, Débia Suênia da Silva. Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1060-1065. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122 |
identifier_str_mv |
SOBREIRA, Maria José França; SOUSA, Débia Suênia da Silva. Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1060-1065. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744610525708288 |