A Educação de Jovens e Adultos sob a ótica da evasão de seus sujeitos: a EJA no município de Coxixola-PB em discussão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NÓBREGA, Maria Natália Neves.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.nobrega
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4298
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a compreensão que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola pública do município de Coxixola-PB, têm acerca da evasão escolar que se processa nessa modalidade de educação, assim como da realidade social na qual estão inseridos. Para isso, desenvolvemos o nosso trabalho investigativo por meio da pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento de levantamento de dados a entrevista semiestruturada. Para a reflexão sobre o conteúdo em pauta, utilizamos como referencial teórico Paulo Freire, Pierre Bourdieu, e Althusser, dentre outros. Quanto aos resultados, destacamos que os alunos da EJA concebem a educação como caminho para sua libertação/emancipação social, como um meio de sua mobilidade social. Entretanto, quando se trata da questão da evasão, jogam a culpa para os próprios alunos, alegando falta de interesse ou outros limites relacionados até mesmo à família, sem levar em conta outros fatores que interferem diretamente ou indiretamente nos processos educativos, a exemplo da ausência de políticas públicas adequadas para o contexto em questão. Embora percebam a EJA como um elemento positivo em seus processos formativos e de projetos de vida, não conseguem relacionar a precariedade da formação com a realidade macrossocial do modelo de sociedade capitalista, por exemplo. Isso implica em não compreender que as dificuldades relacionadas à precarização da educação nada mais é do que as consequências perversas do modelo de sociedade que se tem.
id UFCG_a3c942cdb093f8ae805532d3b0df3795
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4298
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A Educação de Jovens e Adultos sob a ótica da evasão de seus sujeitos: a EJA no município de Coxixola-PB em discussão.The education of young people and adults from the point of view of the evasion of their subjects: the EJA in the municipality of Coxixola-PB under discussion.Ciências SociaisEducação de Jovens e AdultosEvasão EscolarSocial SciencesYouth and Adult EducationSchool EvasionEste trabalho tem por objetivo analisar a compreensão que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola pública do município de Coxixola-PB, têm acerca da evasão escolar que se processa nessa modalidade de educação, assim como da realidade social na qual estão inseridos. Para isso, desenvolvemos o nosso trabalho investigativo por meio da pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento de levantamento de dados a entrevista semiestruturada. Para a reflexão sobre o conteúdo em pauta, utilizamos como referencial teórico Paulo Freire, Pierre Bourdieu, e Althusser, dentre outros. Quanto aos resultados, destacamos que os alunos da EJA concebem a educação como caminho para sua libertação/emancipação social, como um meio de sua mobilidade social. Entretanto, quando se trata da questão da evasão, jogam a culpa para os próprios alunos, alegando falta de interesse ou outros limites relacionados até mesmo à família, sem levar em conta outros fatores que interferem diretamente ou indiretamente nos processos educativos, a exemplo da ausência de políticas públicas adequadas para o contexto em questão. Embora percebam a EJA como um elemento positivo em seus processos formativos e de projetos de vida, não conseguem relacionar a precariedade da formação com a realidade macrossocial do modelo de sociedade capitalista, por exemplo. Isso implica em não compreender que as dificuldades relacionadas à precarização da educação nada mais é do que as consequências perversas do modelo de sociedade que se tem.This paper aims to analyze the understanding that the students of Youth and Adults Education of a public school in the municipality of Coxixola-PB have about the school evasion that occurs in this modality of education, as well as the social reality in which they are inserted. For this, we developed our reseach work through a qualitative research, using as a data collection instrument the semi-structured interview. For a reflection on the subject matter we used Paulo Freire, Pierre Bourdieu and Althusser as a theoretical reference, among othres. Regarding the results, we highlight that the students of EJA (YAE) conceive education as a path to their social libaration/amancipation, as a means of their social mobility. However, when it comes to issue of evasion, they blame students themselves, claiming lack of interest or other limits relaed to even the family, without taking into account other factors that interfere directly or indirectily in educational process, such as lack public policies appropriate to the context. Although they percieve the EJA (YAE) as a positive element in their formative process ans life projects, they do not make a relation between the precariouness of formation to the macro-social reality of the capitalist model of society. This implies not undertanding that the difficulties related to the precariousness of education are nothing more than the perverse consequences of the modelo f society we have.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do SemiáridoUFCGSILVA, Isaac Alexandre da.SILVA, I. A. da.http://lattes.cnpq.br/0662696253778298SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.MONTEIRO, José Marciano.NÓBREGA, Maria Natália Neves.2018-03-222019-06-12T17:26:18Z2019-06-122019-06-12T17:26:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.nobregahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4298NÓBREGA, Maria Natália Neves. A Educação de Jovens e Adultos sob a ótica da evasão de seus sujeitos: a EJA no município de Coxixola-PB em discussão. 2018. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-20T15:56:03Zoai:localhost:riufcg/4298Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-20T15:56:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação de Jovens e Adultos sob a ótica da evasão de seus sujeitos: a EJA no município de Coxixola-PB em discussão.
The education of young people and adults from the point of view of the evasion of their subjects: the EJA in the municipality of Coxixola-PB under discussion.
title A Educação de Jovens e Adultos sob a ótica da evasão de seus sujeitos: a EJA no município de Coxixola-PB em discussão.
spellingShingle A Educação de Jovens e Adultos sob a ótica da evasão de seus sujeitos: a EJA no município de Coxixola-PB em discussão.
NÓBREGA, Maria Natália Neves.
Ciências Sociais
Educação de Jovens e Adultos
Evasão Escolar
Social Sciences
Youth and Adult Education
School Evasion
title_short A Educação de Jovens e Adultos sob a ótica da evasão de seus sujeitos: a EJA no município de Coxixola-PB em discussão.
title_full A Educação de Jovens e Adultos sob a ótica da evasão de seus sujeitos: a EJA no município de Coxixola-PB em discussão.
title_fullStr A Educação de Jovens e Adultos sob a ótica da evasão de seus sujeitos: a EJA no município de Coxixola-PB em discussão.
title_full_unstemmed A Educação de Jovens e Adultos sob a ótica da evasão de seus sujeitos: a EJA no município de Coxixola-PB em discussão.
title_sort A Educação de Jovens e Adultos sob a ótica da evasão de seus sujeitos: a EJA no município de Coxixola-PB em discussão.
author NÓBREGA, Maria Natália Neves.
author_facet NÓBREGA, Maria Natália Neves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Isaac Alexandre da.
SILVA, I. A. da.
http://lattes.cnpq.br/0662696253778298
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
MONTEIRO, José Marciano.
dc.contributor.author.fl_str_mv NÓBREGA, Maria Natália Neves.
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
Educação de Jovens e Adultos
Evasão Escolar
Social Sciences
Youth and Adult Education
School Evasion
topic Ciências Sociais
Educação de Jovens e Adultos
Evasão Escolar
Social Sciences
Youth and Adult Education
School Evasion
description Este trabalho tem por objetivo analisar a compreensão que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola pública do município de Coxixola-PB, têm acerca da evasão escolar que se processa nessa modalidade de educação, assim como da realidade social na qual estão inseridos. Para isso, desenvolvemos o nosso trabalho investigativo por meio da pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento de levantamento de dados a entrevista semiestruturada. Para a reflexão sobre o conteúdo em pauta, utilizamos como referencial teórico Paulo Freire, Pierre Bourdieu, e Althusser, dentre outros. Quanto aos resultados, destacamos que os alunos da EJA concebem a educação como caminho para sua libertação/emancipação social, como um meio de sua mobilidade social. Entretanto, quando se trata da questão da evasão, jogam a culpa para os próprios alunos, alegando falta de interesse ou outros limites relacionados até mesmo à família, sem levar em conta outros fatores que interferem diretamente ou indiretamente nos processos educativos, a exemplo da ausência de políticas públicas adequadas para o contexto em questão. Embora percebam a EJA como um elemento positivo em seus processos formativos e de projetos de vida, não conseguem relacionar a precariedade da formação com a realidade macrossocial do modelo de sociedade capitalista, por exemplo. Isso implica em não compreender que as dificuldades relacionadas à precarização da educação nada mais é do que as consequências perversas do modelo de sociedade que se tem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-22
2019-06-12T17:26:18Z
2019-06-12
2019-06-12T17:26:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.nobrega
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4298
NÓBREGA, Maria Natália Neves. A Educação de Jovens e Adultos sob a ótica da evasão de seus sujeitos: a EJA no município de Coxixola-PB em discussão. 2018. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4298
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.nobrega
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4298
identifier_str_mv NÓBREGA, Maria Natália Neves. A Educação de Jovens e Adultos sob a ótica da evasão de seus sujeitos: a EJA no município de Coxixola-PB em discussão. 2018. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744376753029120