Um rock do fim do mundo.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8759 |
Resumo: | Este trabalho aborda a crítica social do Rock Brasileiro dos anos 1980, enfatizando o Rock do Alto Sertão, mais especificamente de Cajazeira/PB, passando pela censura do regime militar e pela redemocratização; primeiro, revisando a crítica musical dos anos 1960 e 1970, para depois analisar a crítica social do rock brasileiro na década de 80. Observa-se que os artistas dos anos 1960 e 1970 acreditavam mais no aspecto revolucionário das letras de suas composições do que mesmo no ritmo; já na segunda metade dos anos 80, com o fim do regime militar, os artistas do rock brasileiro não inseriam tanto nas suas letras aspectos políticos com o mesmo empenho dos artistas das décadas anteriores (1960, 1970), mas no decorrer dessa pesquisa vemos que no rock “oitentista”, teve bandas de destaque por suas letras politizadas. O objetivo dessa pesquisa é apontar a crítica social que as bandas “Conspiração Apocalipse” e a banda “Arlequim Rock Band” fazem através das letras e que, por desse mecanismo, procuravam expor a todos o que estava acontecendo naquela geração. |
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Um rock do fim do mundo.A rock of the end of the world.Rock paraibanoRock brasileiroCultura popularCajazeiras - PBRock no alto sertãoParaíba RockBrazilian rockPopular cultureRock in the highlandHistória.Este trabalho aborda a crítica social do Rock Brasileiro dos anos 1980, enfatizando o Rock do Alto Sertão, mais especificamente de Cajazeira/PB, passando pela censura do regime militar e pela redemocratização; primeiro, revisando a crítica musical dos anos 1960 e 1970, para depois analisar a crítica social do rock brasileiro na década de 80. Observa-se que os artistas dos anos 1960 e 1970 acreditavam mais no aspecto revolucionário das letras de suas composições do que mesmo no ritmo; já na segunda metade dos anos 80, com o fim do regime militar, os artistas do rock brasileiro não inseriam tanto nas suas letras aspectos políticos com o mesmo empenho dos artistas das décadas anteriores (1960, 1970), mas no decorrer dessa pesquisa vemos que no rock “oitentista”, teve bandas de destaque por suas letras politizadas. O objetivo dessa pesquisa é apontar a crítica social que as bandas “Conspiração Apocalipse” e a banda “Arlequim Rock Band” fazem através das letras e que, por desse mecanismo, procuravam expor a todos o que estava acontecendo naquela geração.This work approaches the social criticism of Brazilian rock from the 1980s, emphasizing rock from the Alto Sertão, specifically from Cajazeiras, going through the censorship of the military dictatorship and re-democratization, first reviewing the music criticism of the 1960s and 1970s, and then analyzing the social criticism of Brazilian Rock in the 80s; we see that the artists of the 1960s and 1970s believed in the revolutionary aspect of the lyrics, while in the second half of the 80s, with the end of the military government, Brazilian rock artists did not include political aspects in their lyrics with the same commitment of the artists of the previous decades (1960, 1970), but during this research we see that 80s’ rock had hit bands for their politicized lyrics. The objective of this research is to point out the social criticism that the bands Conspiração Apocalipse and Arlequim Rock Band did through the lyrics and thus tried to expose what was happening in this generation.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Hélio Ázara de.Ázara, Hélio.http://lattes.cnpq.br/0636285708539932UHLE , Ana Rita.BRAGA , Elinaldo Menezes.SOUSA, Renêe da Cruz.2017-05-112019-10-31T22:08:35Z2019-10-312019-10-31T22:08:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8759SOUSA, Renêe da Cruz. Um rock do fim do mundo. 2017. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-08T12:27:32Zoai:localhost:riufcg/8759Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-08T12:27:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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