Uma abordagem sobre o conceito de função no ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Beethoven Rotterdam Daudt Gomes e.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2168
Resumo: O ensino do conceito de função tem sido um dos grandes desafios para o docente, em particular durante a primeira série do ensino Médio. Tal assunto constitui-se, para o aluno, um obstáculo cognitivo, contribuindo para o distanciamento da Matemática. A carga de abstração contida no conceito de função e o formalismo exagerado dos livros didáticos contribuem para que o professor não obtenha êxito durante a abordagem deste assunto. Surge, assim, a necessidade de conhecer previamente a abordagem e o método utilizado pelo autor do livro didático adotado como livro texto, sendo indispensável a leitura crítica por parte do professor. Neste trabalho propõe-se uma sequência didática para o ensino do conceito e das propriedades de Função. Nesse sentido, criou-se um roteiro de análise adaptado a partir de critérios utilizados no guia do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2012, o qual foi utilizado para verificar a abordagem metodológica praticada durante a apresentação da definição de função utilizada em livros didáticos do primeiro ano do ensino médio.
id UFCG_a46867b0b308691a0e893105299d4e65
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/2168
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma abordagem sobre o conceito de função no ensino médio.Ensino médioLivro didáticoMatemáticaHigh schoolTextbookMathematicsMatemáticaO ensino do conceito de função tem sido um dos grandes desafios para o docente, em particular durante a primeira série do ensino Médio. Tal assunto constitui-se, para o aluno, um obstáculo cognitivo, contribuindo para o distanciamento da Matemática. A carga de abstração contida no conceito de função e o formalismo exagerado dos livros didáticos contribuem para que o professor não obtenha êxito durante a abordagem deste assunto. Surge, assim, a necessidade de conhecer previamente a abordagem e o método utilizado pelo autor do livro didático adotado como livro texto, sendo indispensável a leitura crítica por parte do professor. Neste trabalho propõe-se uma sequência didática para o ensino do conceito e das propriedades de Função. Nesse sentido, criou-se um roteiro de análise adaptado a partir de critérios utilizados no guia do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2012, o qual foi utilizado para verificar a abordagem metodológica praticada durante a apresentação da definição de função utilizada em livros didáticos do primeiro ano do ensino médio.Teaching the concept of function has been a major challenge for the teachers, particularly during the first year of high school. This issue constitutes, for the student, a cognitive obstacle what contributes to the detachment of mathematics by the students. The abstraction charge contained in the concept of function and the exaggerated formalism in the textbooks does not contribute to the success of the teacher when approaching this issue. It raises the need to know beforehand the approach and method used by the author being essential the analysis of the textbooks by the teacher. Given this fact, this paper proposes a didactic sequence for teaching the concept of functions. It was created an adapted analysis script based on the criteria used in the Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) of 2012, in order to examine the methodological approach practiced during the presentation of the definition of function used by teachers in the first year of high school textbooks.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)UFCGMAIA JÚNIOR, Braulio.MAIA JUNIOR, B.http://lattes.cnpq.br/6741177711704878VIEIRA, Vandenberg Lopes.MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.SILVA, Beethoven Rotterdam Daudt Gomes e.2015-08-062018-11-12T17:02:24Z2018-11-122018-11-12T17:02:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2168SILVA, B. R. D. G. e. Uma abordagem sobre o conceito de função no ensino médio. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2168porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-01T13:39:02Zoai:localhost:riufcg/2168Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-01T13:39:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem sobre o conceito de função no ensino médio.
title Uma abordagem sobre o conceito de função no ensino médio.
spellingShingle Uma abordagem sobre o conceito de função no ensino médio.
SILVA, Beethoven Rotterdam Daudt Gomes e.
Ensino médio
Livro didático
Matemática
High school
Textbook
Mathematics
Matemática
title_short Uma abordagem sobre o conceito de função no ensino médio.
title_full Uma abordagem sobre o conceito de função no ensino médio.
title_fullStr Uma abordagem sobre o conceito de função no ensino médio.
title_full_unstemmed Uma abordagem sobre o conceito de função no ensino médio.
title_sort Uma abordagem sobre o conceito de função no ensino médio.
author SILVA, Beethoven Rotterdam Daudt Gomes e.
author_facet SILVA, Beethoven Rotterdam Daudt Gomes e.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MAIA JÚNIOR, Braulio.
MAIA JUNIOR, B.
http://lattes.cnpq.br/6741177711704878
VIEIRA, Vandenberg Lopes.
MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Beethoven Rotterdam Daudt Gomes e.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Livro didático
Matemática
High school
Textbook
Mathematics
Matemática
topic Ensino médio
Livro didático
Matemática
High school
Textbook
Mathematics
Matemática
description O ensino do conceito de função tem sido um dos grandes desafios para o docente, em particular durante a primeira série do ensino Médio. Tal assunto constitui-se, para o aluno, um obstáculo cognitivo, contribuindo para o distanciamento da Matemática. A carga de abstração contida no conceito de função e o formalismo exagerado dos livros didáticos contribuem para que o professor não obtenha êxito durante a abordagem deste assunto. Surge, assim, a necessidade de conhecer previamente a abordagem e o método utilizado pelo autor do livro didático adotado como livro texto, sendo indispensável a leitura crítica por parte do professor. Neste trabalho propõe-se uma sequência didática para o ensino do conceito e das propriedades de Função. Nesse sentido, criou-se um roteiro de análise adaptado a partir de critérios utilizados no guia do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2012, o qual foi utilizado para verificar a abordagem metodológica praticada durante a apresentação da definição de função utilizada em livros didáticos do primeiro ano do ensino médio.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-06
2018-11-12T17:02:24Z
2018-11-12
2018-11-12T17:02:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2168
SILVA, B. R. D. G. e. Uma abordagem sobre o conceito de função no ensino médio. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2168
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2168
identifier_str_mv SILVA, B. R. D. G. e. Uma abordagem sobre o conceito de função no ensino médio. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744361673457664