Concepções de professores de Ciências e Biologia do município de Cuité - PB acerca dos modelos didáticos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, Maraiza da Silva.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10847
Resumo: O uso dos modelos didáticos nas aulas de ciências apontam caminhos para que os educadores trabalhem com atividades didático-pedagógicas articulando a teoria à prática, convidando o educando a aprender de forma que possa confeccionar e manipular modelos, desenvolvendo suas habilidades, utilizando materiais de fácil acesso, encontrando formas diferentes de ministrar determinado conteúdo e promovendo uma aprendizagem efetiva. Este estudo visou conhecer as concepções de professores de Ciências Biológicas do município de Cuité acerca de modelos didáticos. Participaram desse estudo 14 (quatorze) professores das disciplinas de Ciências e Biologia, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas do Município de Cuité-PB. Foi administrado um questionário sobre as concepções dos professores acerca dos Modelos Didáticos. Os dados foram transcritos e categorizados de acordo com a análise do conteúdo proposta por Bardin (1977) e, em seguida foram calculadas as frequências e percentuais de respostas. De uma forma geral, verificou-se que os docentes conhecem os modelos didáticos, consideram que eles constituem importantes estratégias que facilitam o processo de ensino-aprendizagem e motivam significativamente as aulas. Os resultados foram discutidos com base na literatura e em estudos empíricos pertinentes.
id UFCG_a47728b910329e8646c82e4fd683dd47
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10847
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Concepções de professores de Ciências e Biologia do município de Cuité - PB acerca dos modelos didáticos.Conceptions of science and biology teachers in the city of Cuité - PB about the didactic models.Concepciones de profesores de Ciencias y Biología de la ciudad de Cuité - PB sobre modelos didácticos.EducadoresEstrategiasAprendizagemEducatorsStrategiesLearningAprendizajeCiências BiológicasO uso dos modelos didáticos nas aulas de ciências apontam caminhos para que os educadores trabalhem com atividades didático-pedagógicas articulando a teoria à prática, convidando o educando a aprender de forma que possa confeccionar e manipular modelos, desenvolvendo suas habilidades, utilizando materiais de fácil acesso, encontrando formas diferentes de ministrar determinado conteúdo e promovendo uma aprendizagem efetiva. Este estudo visou conhecer as concepções de professores de Ciências Biológicas do município de Cuité acerca de modelos didáticos. Participaram desse estudo 14 (quatorze) professores das disciplinas de Ciências e Biologia, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas do Município de Cuité-PB. Foi administrado um questionário sobre as concepções dos professores acerca dos Modelos Didáticos. Os dados foram transcritos e categorizados de acordo com a análise do conteúdo proposta por Bardin (1977) e, em seguida foram calculadas as frequências e percentuais de respostas. De uma forma geral, verificou-se que os docentes conhecem os modelos didáticos, consideram que eles constituem importantes estratégias que facilitam o processo de ensino-aprendizagem e motivam significativamente as aulas. Os resultados foram discutidos com base na literatura e em estudos empíricos pertinentes.The use of didactic models in science classes point out ways for teachers work with didactic- pedagogical activities linking theory to practice, inviting the student to learn in a way that he/she can make, manipulate models, develop his/her skills, using materials easily accessible, finding different ways to administer certain content and promoting an effective learning. This study aimed to know Biological Science teachers’ conceptions of Cuité borough about didactic models. The participants of this study were 14 (fourteen) teachers of Science and Biology subjects of Elementary, Secondary and High School in public and private schools of Cuité-PB borough. We applied a questionnaire about teachers’ conceptions related to didactic models. Data were transcribed and categorized according to the content analyses proposed by Bardin (1977) and then we calculated frequencies and percentages of answers. In a general way, we verified that teachers know the didactic models, consider that they constitute important strategies that facilitate the teaching-learning process and motivate significantly classes. The results were discussed based on the literature and in empirical studies relevant.El uso de modelos didácticos en las clases de ciencias señala caminos para que los educadores trabajen con actividades didáctico-pedagógicas articulando la teoría a la práctica, invitando al estudiante a aprender para que pueda realizar y manipular modelos, desarrollando sus habilidades, utilizando materiales de fácil acceso, encontrando diferentes maneras de entregar cierto contenido y promover un aprendizaje efectivo. Este estudio tuvo como objetivo conocer las concepciones de los profesores de Ciencias Biológicas de la ciudad de Cuité acerca de los modelos didácticos. Participaron de este estudio catorce (14) profesores de Ciencias y Biología, de Enseñanza Básica y Media, de escuelas públicas y privadas del municipio de Cuité-PB. Se administró un cuestionario sobre las concepciones de los docentes sobre los Modelos Didácticos. Los datos fueron transcritos y categorizados según el análisis de contenido propuesto por Bardin (1977) y luego se calcularon las frecuencias y porcentajes de respuestas. En general, se encontró que los docentes están familiarizados con los modelos didácticos, los consideran estrategias importantes que facilitan el proceso de enseñanza-aprendizaje y motivan significativamente las clases. Los resultados fueron discutidos con base en la literatura y en estudios empíricos relevantes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGFEITOSA, Izayana Pereira.FEITOSA, I. P.http://lattes.cnpq.br/5365348809105212SODRÉ NETO, Luiz.CUNHA, Paulo Anchieta Florentino da.APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.CAVALCANTE, Maraiza da Silva.20132020-01-09T18:07:29Z2020-01-092020-01-09T18:07:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10847CAVALCANTE, Maraiza da Silva. Concepções de professores de Ciências e Biologia do município de Cuité - PB acerca dos modelos didáticos. 2013. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-23T12:28:17Zoai:localhost:riufcg/10847Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-23T12:28:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professores de Ciências e Biologia do município de Cuité - PB acerca dos modelos didáticos.
Conceptions of science and biology teachers in the city of Cuité - PB about the didactic models.
Concepciones de profesores de Ciencias y Biología de la ciudad de Cuité - PB sobre modelos didácticos.
title Concepções de professores de Ciências e Biologia do município de Cuité - PB acerca dos modelos didáticos.
spellingShingle Concepções de professores de Ciências e Biologia do município de Cuité - PB acerca dos modelos didáticos.
CAVALCANTE, Maraiza da Silva.
Educadores
Estrategias
Aprendizagem
Educators
Strategies
Learning
Aprendizaje
Ciências Biológicas
title_short Concepções de professores de Ciências e Biologia do município de Cuité - PB acerca dos modelos didáticos.
title_full Concepções de professores de Ciências e Biologia do município de Cuité - PB acerca dos modelos didáticos.
title_fullStr Concepções de professores de Ciências e Biologia do município de Cuité - PB acerca dos modelos didáticos.
title_full_unstemmed Concepções de professores de Ciências e Biologia do município de Cuité - PB acerca dos modelos didáticos.
title_sort Concepções de professores de Ciências e Biologia do município de Cuité - PB acerca dos modelos didáticos.
author CAVALCANTE, Maraiza da Silva.
author_facet CAVALCANTE, Maraiza da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FEITOSA, Izayana Pereira.
FEITOSA, I. P.
http://lattes.cnpq.br/5365348809105212
SODRÉ NETO, Luiz.
CUNHA, Paulo Anchieta Florentino da.
APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE, Maraiza da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Educadores
Estrategias
Aprendizagem
Educators
Strategies
Learning
Aprendizaje
Ciências Biológicas
topic Educadores
Estrategias
Aprendizagem
Educators
Strategies
Learning
Aprendizaje
Ciências Biológicas
description O uso dos modelos didáticos nas aulas de ciências apontam caminhos para que os educadores trabalhem com atividades didático-pedagógicas articulando a teoria à prática, convidando o educando a aprender de forma que possa confeccionar e manipular modelos, desenvolvendo suas habilidades, utilizando materiais de fácil acesso, encontrando formas diferentes de ministrar determinado conteúdo e promovendo uma aprendizagem efetiva. Este estudo visou conhecer as concepções de professores de Ciências Biológicas do município de Cuité acerca de modelos didáticos. Participaram desse estudo 14 (quatorze) professores das disciplinas de Ciências e Biologia, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas do Município de Cuité-PB. Foi administrado um questionário sobre as concepções dos professores acerca dos Modelos Didáticos. Os dados foram transcritos e categorizados de acordo com a análise do conteúdo proposta por Bardin (1977) e, em seguida foram calculadas as frequências e percentuais de respostas. De uma forma geral, verificou-se que os docentes conhecem os modelos didáticos, consideram que eles constituem importantes estratégias que facilitam o processo de ensino-aprendizagem e motivam significativamente as aulas. Os resultados foram discutidos com base na literatura e em estudos empíricos pertinentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2020-01-09T18:07:29Z
2020-01-09
2020-01-09T18:07:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10847
CAVALCANTE, Maraiza da Silva. Concepções de professores de Ciências e Biologia do município de Cuité - PB acerca dos modelos didáticos. 2013. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10847
identifier_str_mv CAVALCANTE, Maraiza da Silva. Concepções de professores de Ciências e Biologia do município de Cuité - PB acerca dos modelos didáticos. 2013. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744427801903104