A avaliação no processo didático e suas influências.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.nascimento http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4653 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa consiste em Investigar a Avaliação e suas Influências nos Fenômenos Didáticos, da Transposição Didática e do Contrato Didático na sala de aula de Matemática. Sendo por tanto, desenvolvida na Escola Agrotécnica de Sumé, Paraíba, esta por sua vez da rede pública do município. A coleta de dados na forma de observação, gravação e anotação sendo o ambiente da pesquisa a própria sala de aula do professor observado. Os dados da pesquisa foram analisados levando em consideração os pressupostos teóricometodológicos da Análise de Conteúdo de Chevallard e Josep Gascón por meio dos grupos e subgrupos da Teoria Antropológica do Didático. O ambiente escolar foi propício para que compreendêssemos o cotidiano escolar com suas múltiplas e diversificadas realidades. Como resultados, a pesquisa nos revela os possíveis fatores aos quais leva-nos a acreditar que a Avaliação Influência no Processo Didático. É evidente que os aspectos qualitativos da avaliação não são considerados eficientes para o diagnóstico final tanto do ponto de vista pessoal do professor quanto para questões administrativas da escola. Os dados também nos evidenciam que não é possível haver um modelo padrão de avaliação porque a realidade de cada indivíduo varia com o seu tempo e modo de aprender, bem como o comportamento disciplinar. A pesquisa ainda aponta que o professor acredita ser indispensável à prova como forma de avaliação, logo isso é tido como uma norma, forma de cumprir com o seu dever e determinações da administração e não pela preocupação de fazer com que o aluno reflita. |
id |
UFCG_a50c83be70d14cfd23513a5ae1d5e09d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4653 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A avaliação no processo didático e suas influências.The evaluation in the didactic process and its influences.Avaliação - educaçãoDidáticaProcesso didáticoevaluation - educationDidacticsTeaching processO objetivo desta pesquisa consiste em Investigar a Avaliação e suas Influências nos Fenômenos Didáticos, da Transposição Didática e do Contrato Didático na sala de aula de Matemática. Sendo por tanto, desenvolvida na Escola Agrotécnica de Sumé, Paraíba, esta por sua vez da rede pública do município. A coleta de dados na forma de observação, gravação e anotação sendo o ambiente da pesquisa a própria sala de aula do professor observado. Os dados da pesquisa foram analisados levando em consideração os pressupostos teóricometodológicos da Análise de Conteúdo de Chevallard e Josep Gascón por meio dos grupos e subgrupos da Teoria Antropológica do Didático. O ambiente escolar foi propício para que compreendêssemos o cotidiano escolar com suas múltiplas e diversificadas realidades. Como resultados, a pesquisa nos revela os possíveis fatores aos quais leva-nos a acreditar que a Avaliação Influência no Processo Didático. É evidente que os aspectos qualitativos da avaliação não são considerados eficientes para o diagnóstico final tanto do ponto de vista pessoal do professor quanto para questões administrativas da escola. Os dados também nos evidenciam que não é possível haver um modelo padrão de avaliação porque a realidade de cada indivíduo varia com o seu tempo e modo de aprender, bem como o comportamento disciplinar. A pesquisa ainda aponta que o professor acredita ser indispensável à prova como forma de avaliação, logo isso é tido como uma norma, forma de cumprir com o seu dever e determinações da administração e não pela preocupação de fazer com que o aluno reflita.El objetivo de esta investigación consiste en Investigar la Evaluación y sus Influencias en los Fenómenos Didácticos, de la Transposición Didáctica y del Contrato Didáctico en el aula de Matemáticas. Siendo por tanto, desarrollada en la Escuela Agrotécnica de Sumé, Paraíba, ésta a su vez de la red pública del municipio. La recolección de datos en la forma de observación, grabación y anotación siendo el ambiente de la investigación la propia sala de clase del profesor observado. Los datos de la investigación fueron analizados tomando en consideración los presupuestos teórico-metodológicos del Análisis de Contenido de Chevallard y Josep Gascón por medio de los grupos y subgrupos de la Teoría Antropológica del Didáctico. El ambiente escolar fue propicio para que comprendiéramos el cotidiano escolar con sus múltiples y diversificadas realidades. Como resultados, la investigación nos revela los posibles factores a los que nos lleva a creer que la Evaluación Influencia en el Proceso Didáctico. Es evidente que los aspectos cualitativos de la evaluación no se consideran eficientes para el diagnóstico final tanto desde el punto de vista personal del profesor y para cuestiones administrativas de la escuela. Los datos también nos demuestran que no es posible que haya un modelo estándar de evaluación porque la realidad de cada individuo varía con su tiempo y modo de aprender, así como el comportamiento disciplinario. La investigación todavía apunta que el profesor cree ser indispensable a la prueba como forma de evaluación, luego eso se considera como una norma, forma de cumplir con su deber y determinaciones de la administración y no por la preocupación de hacer que el alumno reflexione.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMENEZES, Marcus Bessa de.MENEZES, M. B.http://lattes.cnpq.br/7719250848803909ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.LEITE, José Irelânio Ataíde.NASCIMENTO, Álison Márcio Rafael.2018-03-212019-07-03T12:33:15Z2019-07-032019-07-03T12:33:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.nascimentohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4653NASCIMENTO, Álison Márcio Rafael. A avaliação no processo didático e suas influências. 2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-11T20:14:25Zoai:localhost:riufcg/4653Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-11T20:14:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação no processo didático e suas influências. The evaluation in the didactic process and its influences. |
title |
A avaliação no processo didático e suas influências. |
spellingShingle |
A avaliação no processo didático e suas influências. NASCIMENTO, Álison Márcio Rafael. Avaliação - educação Didática Processo didático evaluation - education Didactics Teaching process |
title_short |
A avaliação no processo didático e suas influências. |
title_full |
A avaliação no processo didático e suas influências. |
title_fullStr |
A avaliação no processo didático e suas influências. |
title_full_unstemmed |
A avaliação no processo didático e suas influências. |
title_sort |
A avaliação no processo didático e suas influências. |
author |
NASCIMENTO, Álison Márcio Rafael. |
author_facet |
NASCIMENTO, Álison Márcio Rafael. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MENEZES, Marcus Bessa de. MENEZES, M. B. http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. LEITE, José Irelânio Ataíde. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Álison Márcio Rafael. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação - educação Didática Processo didático evaluation - education Didactics Teaching process |
topic |
Avaliação - educação Didática Processo didático evaluation - education Didactics Teaching process |
description |
O objetivo desta pesquisa consiste em Investigar a Avaliação e suas Influências nos Fenômenos Didáticos, da Transposição Didática e do Contrato Didático na sala de aula de Matemática. Sendo por tanto, desenvolvida na Escola Agrotécnica de Sumé, Paraíba, esta por sua vez da rede pública do município. A coleta de dados na forma de observação, gravação e anotação sendo o ambiente da pesquisa a própria sala de aula do professor observado. Os dados da pesquisa foram analisados levando em consideração os pressupostos teóricometodológicos da Análise de Conteúdo de Chevallard e Josep Gascón por meio dos grupos e subgrupos da Teoria Antropológica do Didático. O ambiente escolar foi propício para que compreendêssemos o cotidiano escolar com suas múltiplas e diversificadas realidades. Como resultados, a pesquisa nos revela os possíveis fatores aos quais leva-nos a acreditar que a Avaliação Influência no Processo Didático. É evidente que os aspectos qualitativos da avaliação não são considerados eficientes para o diagnóstico final tanto do ponto de vista pessoal do professor quanto para questões administrativas da escola. Os dados também nos evidenciam que não é possível haver um modelo padrão de avaliação porque a realidade de cada indivíduo varia com o seu tempo e modo de aprender, bem como o comportamento disciplinar. A pesquisa ainda aponta que o professor acredita ser indispensável à prova como forma de avaliação, logo isso é tido como uma norma, forma de cumprir com o seu dever e determinações da administração e não pela preocupação de fazer com que o aluno reflita. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-21 2019-07-03T12:33:15Z 2019-07-03 2019-07-03T12:33:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.nascimento http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4653 NASCIMENTO, Álison Márcio Rafael. A avaliação no processo didático e suas influências. 2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4653 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.nascimento http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4653 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Álison Márcio Rafael. A avaliação no processo didático e suas influências. 2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744379013758976 |