Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22636 |
Resumo: | Apesar de vivermos uma era tecnológica, o ensino de Geografia em particular, ainda tem como características métodos mnemônicos que são desenvolvidos por professores em sala de aula. Esse no geral deve ser pensado para o aluno de modo que sejam inseridos novos meios didáticos a proporcionarem qualidades ao ensino. Conteúdos que são considerados de difícil aprendizagem como Sensoriamento Remoto deve ser desenvolvido com meios metodológicos que favoreçam a aprendizagem ao mesmo tempo estimulem o interesse. A utilização de recursos didáticos pedagógicos no Ensino de Geografia são exemplos de métodos inovadores, pois estes são auxiliadores no processo de aprendizagem, no qual pode ser desenvolvido visando às diferentes capacidades e habilidades que proporcione o conhecimento, a aprendizagem e principalmente o senso crítico do aluno. Dessa forma se fez necessário, analisar na perspectiva dos professores quanto à importância de recursos pedagógicos voltados ao ensino de Sensoriamento Remoto, considerando o déficit do ensino de Geografia na educação básica. Objetivando a elaboração de um Recurso Pedagógico baseado no modelo Norte americano do “Super Trunfo”, voltado para compreensão sobre os conceitos, as funcionalidades e a importância de Sensoriamento Remoto Extraterrestres, para alunos da 1ª série da Educação Básica do Ensino Médio, tendo como intuito auxiliar no conhecimento dessa ciência e ao mesmo tempo demonstrar como um recurso didático pode contribuir no desenvolvimento do Ensino de Geografia. Tendo como resultado proporcionar a interação do desenvolvimento da aprendizagem do aluno. |
id |
UFCG_a510838b3aa15e53c3bff67ba34c28e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/22636 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia).Super Card: a spatial move (extraterrestrial remote sensing as a pedagogical tool for teaching Geography).Ensino de GeografiaSensoriamento remotoSuper Carta - JogoInstrumento pedagógico - ensino de GeografiaRecurso didático jogoJogo didáticoTeaching geographyRemote sensingSuper Card - GamePedagogical tool - teaching GeographyGame teaching resourceEducational gameGeografiaApesar de vivermos uma era tecnológica, o ensino de Geografia em particular, ainda tem como características métodos mnemônicos que são desenvolvidos por professores em sala de aula. Esse no geral deve ser pensado para o aluno de modo que sejam inseridos novos meios didáticos a proporcionarem qualidades ao ensino. Conteúdos que são considerados de difícil aprendizagem como Sensoriamento Remoto deve ser desenvolvido com meios metodológicos que favoreçam a aprendizagem ao mesmo tempo estimulem o interesse. A utilização de recursos didáticos pedagógicos no Ensino de Geografia são exemplos de métodos inovadores, pois estes são auxiliadores no processo de aprendizagem, no qual pode ser desenvolvido visando às diferentes capacidades e habilidades que proporcione o conhecimento, a aprendizagem e principalmente o senso crítico do aluno. Dessa forma se fez necessário, analisar na perspectiva dos professores quanto à importância de recursos pedagógicos voltados ao ensino de Sensoriamento Remoto, considerando o déficit do ensino de Geografia na educação básica. Objetivando a elaboração de um Recurso Pedagógico baseado no modelo Norte americano do “Super Trunfo”, voltado para compreensão sobre os conceitos, as funcionalidades e a importância de Sensoriamento Remoto Extraterrestres, para alunos da 1ª série da Educação Básica do Ensino Médio, tendo como intuito auxiliar no conhecimento dessa ciência e ao mesmo tempo demonstrar como um recurso didático pode contribuir no desenvolvimento do Ensino de Geografia. Tendo como resultado proporcionar a interação do desenvolvimento da aprendizagem do aluno.Although of live in a technological era, the Teaching of Geography in special, still takes as characteristics mnemonic methods that are developed by teachers in classroom, and the teaching on the whole must be thought for the pupil, so that there are inserted new educational ways that provide quality to the teaching. Contents that are considered of difficult apprenticeship how Remote Sensing, must be developed with ways methodological what make possible apprenticeship of the pupil. The use of pedagogic educational resources in the Teaching of Geography are examples of innovatory methods and development, so these are auxiliaries in the process of apprenticeship, in which it can be developed aiming for the different capacities and skills that the knowledge provides, the apprenticeship and mainly of the critical sense of the pupil. This inquiry had as I aim to analyse in the perspective of the teachers the importance of pedagogic resources turned to the teaching of Remote Sensing, considering the deficit of the teaching of Geography in the basic education. Objectifying the preparation of a Pedagogic Resource based on the American Northern model of "Super Trunfo", turned to understanding on the concepts, the features and the importance of Extraterrestrial Remote Sensing, for pupils of the 1st series of the Basic Education of the Secondary education having like auxiliary intention in the development of this science and at the same time that demonstrate like an educational resource it can help to contribute in the development of the Teaching of Geography. Having as a result provide the interaction of the development of the student learningUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSILVA, Janaina Barbosa da.SILVA, J. B.DUARTE, Simone Mirtes Araújo.DUARTE, S. M. A.LIRA, Sonia Maria de.LIRA, S. M.CÂNDIDA, Maria Aline.2016-05-062021-12-20T13:12:23Z2021-12-202021-12-20T13:12:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22636CÂNDIDA, Maria Aline. Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia). 2016. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22636porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-20T13:12:59Zoai:localhost:riufcg/22636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-20T13:12:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia). Super Card: a spatial move (extraterrestrial remote sensing as a pedagogical tool for teaching Geography). |
title |
Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia). |
spellingShingle |
Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia). CÂNDIDA, Maria Aline. Ensino de Geografia Sensoriamento remoto Super Carta - Jogo Instrumento pedagógico - ensino de Geografia Recurso didático jogo Jogo didático Teaching geography Remote sensing Super Card - Game Pedagogical tool - teaching Geography Game teaching resource Educational game Geografia |
title_short |
Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia). |
title_full |
Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia). |
title_fullStr |
Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia). |
title_full_unstemmed |
Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia). |
title_sort |
Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia). |
author |
CÂNDIDA, Maria Aline. |
author_facet |
CÂNDIDA, Maria Aline. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Janaina Barbosa da. SILVA, J. B. DUARTE, Simone Mirtes Araújo. DUARTE, S. M. A. LIRA, Sonia Maria de. LIRA, S. M. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CÂNDIDA, Maria Aline. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Sensoriamento remoto Super Carta - Jogo Instrumento pedagógico - ensino de Geografia Recurso didático jogo Jogo didático Teaching geography Remote sensing Super Card - Game Pedagogical tool - teaching Geography Game teaching resource Educational game Geografia |
topic |
Ensino de Geografia Sensoriamento remoto Super Carta - Jogo Instrumento pedagógico - ensino de Geografia Recurso didático jogo Jogo didático Teaching geography Remote sensing Super Card - Game Pedagogical tool - teaching Geography Game teaching resource Educational game Geografia |
description |
Apesar de vivermos uma era tecnológica, o ensino de Geografia em particular, ainda tem como características métodos mnemônicos que são desenvolvidos por professores em sala de aula. Esse no geral deve ser pensado para o aluno de modo que sejam inseridos novos meios didáticos a proporcionarem qualidades ao ensino. Conteúdos que são considerados de difícil aprendizagem como Sensoriamento Remoto deve ser desenvolvido com meios metodológicos que favoreçam a aprendizagem ao mesmo tempo estimulem o interesse. A utilização de recursos didáticos pedagógicos no Ensino de Geografia são exemplos de métodos inovadores, pois estes são auxiliadores no processo de aprendizagem, no qual pode ser desenvolvido visando às diferentes capacidades e habilidades que proporcione o conhecimento, a aprendizagem e principalmente o senso crítico do aluno. Dessa forma se fez necessário, analisar na perspectiva dos professores quanto à importância de recursos pedagógicos voltados ao ensino de Sensoriamento Remoto, considerando o déficit do ensino de Geografia na educação básica. Objetivando a elaboração de um Recurso Pedagógico baseado no modelo Norte americano do “Super Trunfo”, voltado para compreensão sobre os conceitos, as funcionalidades e a importância de Sensoriamento Remoto Extraterrestres, para alunos da 1ª série da Educação Básica do Ensino Médio, tendo como intuito auxiliar no conhecimento dessa ciência e ao mesmo tempo demonstrar como um recurso didático pode contribuir no desenvolvimento do Ensino de Geografia. Tendo como resultado proporcionar a interação do desenvolvimento da aprendizagem do aluno. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-06 2021-12-20T13:12:23Z 2021-12-20 2021-12-20T13:12:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22636 CÂNDIDA, Maria Aline. Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia). 2016. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22636 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22636 |
identifier_str_mv |
CÂNDIDA, Maria Aline. Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia). 2016. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744519562788864 |