Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CÂNDIDA, Maria Aline.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22636
Resumo: Apesar de vivermos uma era tecnológica, o ensino de Geografia em particular, ainda tem como características métodos mnemônicos que são desenvolvidos por professores em sala de aula. Esse no geral deve ser pensado para o aluno de modo que sejam inseridos novos meios didáticos a proporcionarem qualidades ao ensino. Conteúdos que são considerados de difícil aprendizagem como Sensoriamento Remoto deve ser desenvolvido com meios metodológicos que favoreçam a aprendizagem ao mesmo tempo estimulem o interesse. A utilização de recursos didáticos pedagógicos no Ensino de Geografia são exemplos de métodos inovadores, pois estes são auxiliadores no processo de aprendizagem, no qual pode ser desenvolvido visando às diferentes capacidades e habilidades que proporcione o conhecimento, a aprendizagem e principalmente o senso crítico do aluno. Dessa forma se fez necessário, analisar na perspectiva dos professores quanto à importância de recursos pedagógicos voltados ao ensino de Sensoriamento Remoto, considerando o déficit do ensino de Geografia na educação básica. Objetivando a elaboração de um Recurso Pedagógico baseado no modelo Norte americano do “Super Trunfo”, voltado para compreensão sobre os conceitos, as funcionalidades e a importância de Sensoriamento Remoto Extraterrestres, para alunos da 1ª série da Educação Básica do Ensino Médio, tendo como intuito auxiliar no conhecimento dessa ciência e ao mesmo tempo demonstrar como um recurso didático pode contribuir no desenvolvimento do Ensino de Geografia. Tendo como resultado proporcionar a interação do desenvolvimento da aprendizagem do aluno.
id UFCG_a510838b3aa15e53c3bff67ba34c28e9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22636
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia).Super Card: a spatial move (extraterrestrial remote sensing as a pedagogical tool for teaching Geography).Ensino de GeografiaSensoriamento remotoSuper Carta - JogoInstrumento pedagógico - ensino de GeografiaRecurso didático jogoJogo didáticoTeaching geographyRemote sensingSuper Card - GamePedagogical tool - teaching GeographyGame teaching resourceEducational gameGeografiaApesar de vivermos uma era tecnológica, o ensino de Geografia em particular, ainda tem como características métodos mnemônicos que são desenvolvidos por professores em sala de aula. Esse no geral deve ser pensado para o aluno de modo que sejam inseridos novos meios didáticos a proporcionarem qualidades ao ensino. Conteúdos que são considerados de difícil aprendizagem como Sensoriamento Remoto deve ser desenvolvido com meios metodológicos que favoreçam a aprendizagem ao mesmo tempo estimulem o interesse. A utilização de recursos didáticos pedagógicos no Ensino de Geografia são exemplos de métodos inovadores, pois estes são auxiliadores no processo de aprendizagem, no qual pode ser desenvolvido visando às diferentes capacidades e habilidades que proporcione o conhecimento, a aprendizagem e principalmente o senso crítico do aluno. Dessa forma se fez necessário, analisar na perspectiva dos professores quanto à importância de recursos pedagógicos voltados ao ensino de Sensoriamento Remoto, considerando o déficit do ensino de Geografia na educação básica. Objetivando a elaboração de um Recurso Pedagógico baseado no modelo Norte americano do “Super Trunfo”, voltado para compreensão sobre os conceitos, as funcionalidades e a importância de Sensoriamento Remoto Extraterrestres, para alunos da 1ª série da Educação Básica do Ensino Médio, tendo como intuito auxiliar no conhecimento dessa ciência e ao mesmo tempo demonstrar como um recurso didático pode contribuir no desenvolvimento do Ensino de Geografia. Tendo como resultado proporcionar a interação do desenvolvimento da aprendizagem do aluno.Although of live in a technological era, the Teaching of Geography in special, still takes as characteristics mnemonic methods that are developed by teachers in classroom, and the teaching on the whole must be thought for the pupil, so that there are inserted new educational ways that provide quality to the teaching. Contents that are considered of difficult apprenticeship how Remote Sensing, must be developed with ways methodological what make possible apprenticeship of the pupil. The use of pedagogic educational resources in the Teaching of Geography are examples of innovatory methods and development, so these are auxiliaries in the process of apprenticeship, in which it can be developed aiming for the different capacities and skills that the knowledge provides, the apprenticeship and mainly of the critical sense of the pupil. This inquiry had as I aim to analyse in the perspective of the teachers the importance of pedagogic resources turned to the teaching of Remote Sensing, considering the deficit of the teaching of Geography in the basic education. Objectifying the preparation of a Pedagogic Resource based on the American Northern model of "Super Trunfo", turned to understanding on the concepts, the features and the importance of Extraterrestrial Remote Sensing, for pupils of the 1st series of the Basic Education of the Secondary education having like auxiliary intention in the development of this science and at the same time that demonstrate like an educational resource it can help to contribute in the development of the Teaching of Geography. Having as a result provide the interaction of the development of the student learningUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSILVA, Janaina Barbosa da.SILVA, J. B.DUARTE, Simone Mirtes Araújo.DUARTE, S. M. A.LIRA, Sonia Maria de.LIRA, S. M.CÂNDIDA, Maria Aline.2016-05-062021-12-20T13:12:23Z2021-12-202021-12-20T13:12:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22636CÂNDIDA, Maria Aline. Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia). 2016. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22636porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-20T13:12:59Zoai:localhost:riufcg/22636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-20T13:12:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia).
Super Card: a spatial move (extraterrestrial remote sensing as a pedagogical tool for teaching Geography).
title Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia).
spellingShingle Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia).
CÂNDIDA, Maria Aline.
Ensino de Geografia
Sensoriamento remoto
Super Carta - Jogo
Instrumento pedagógico - ensino de Geografia
Recurso didático jogo
Jogo didático
Teaching geography
Remote sensing
Super Card - Game
Pedagogical tool - teaching Geography
Game teaching resource
Educational game
Geografia
title_short Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia).
title_full Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia).
title_fullStr Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia).
title_full_unstemmed Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia).
title_sort Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia).
author CÂNDIDA, Maria Aline.
author_facet CÂNDIDA, Maria Aline.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Janaina Barbosa da.
SILVA, J. B.
DUARTE, Simone Mirtes Araújo.
DUARTE, S. M. A.
LIRA, Sonia Maria de.
LIRA, S. M.
dc.contributor.author.fl_str_mv CÂNDIDA, Maria Aline.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Sensoriamento remoto
Super Carta - Jogo
Instrumento pedagógico - ensino de Geografia
Recurso didático jogo
Jogo didático
Teaching geography
Remote sensing
Super Card - Game
Pedagogical tool - teaching Geography
Game teaching resource
Educational game
Geografia
topic Ensino de Geografia
Sensoriamento remoto
Super Carta - Jogo
Instrumento pedagógico - ensino de Geografia
Recurso didático jogo
Jogo didático
Teaching geography
Remote sensing
Super Card - Game
Pedagogical tool - teaching Geography
Game teaching resource
Educational game
Geografia
description Apesar de vivermos uma era tecnológica, o ensino de Geografia em particular, ainda tem como características métodos mnemônicos que são desenvolvidos por professores em sala de aula. Esse no geral deve ser pensado para o aluno de modo que sejam inseridos novos meios didáticos a proporcionarem qualidades ao ensino. Conteúdos que são considerados de difícil aprendizagem como Sensoriamento Remoto deve ser desenvolvido com meios metodológicos que favoreçam a aprendizagem ao mesmo tempo estimulem o interesse. A utilização de recursos didáticos pedagógicos no Ensino de Geografia são exemplos de métodos inovadores, pois estes são auxiliadores no processo de aprendizagem, no qual pode ser desenvolvido visando às diferentes capacidades e habilidades que proporcione o conhecimento, a aprendizagem e principalmente o senso crítico do aluno. Dessa forma se fez necessário, analisar na perspectiva dos professores quanto à importância de recursos pedagógicos voltados ao ensino de Sensoriamento Remoto, considerando o déficit do ensino de Geografia na educação básica. Objetivando a elaboração de um Recurso Pedagógico baseado no modelo Norte americano do “Super Trunfo”, voltado para compreensão sobre os conceitos, as funcionalidades e a importância de Sensoriamento Remoto Extraterrestres, para alunos da 1ª série da Educação Básica do Ensino Médio, tendo como intuito auxiliar no conhecimento dessa ciência e ao mesmo tempo demonstrar como um recurso didático pode contribuir no desenvolvimento do Ensino de Geografia. Tendo como resultado proporcionar a interação do desenvolvimento da aprendizagem do aluno.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-06
2021-12-20T13:12:23Z
2021-12-20
2021-12-20T13:12:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22636
CÂNDIDA, Maria Aline. Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia). 2016. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22636
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22636
identifier_str_mv CÂNDIDA, Maria Aline. Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia). 2016. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744519562788864