A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Mikaely Kelly Carreiro.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36953
Resumo: A presente pesquisa parte da seguinte questão-problema: Qual a abordagem de temas sensíveis como proposta de atividades de leitura em um Livro Didático de Português do Ensino Médio? Dentre os objetivos, destacam-se: Geral - analisar as estratégias didático-discursivas em atividades de leitura de temas sensíveis, a saber: identidade e saúde mental; e específicos - investigar os gatilhos didáticos usados pelo livro em análise para abordar questões de leituras de temas sensíveis; situar o lugar de gêneros discursivos como mecanismos motivadores para discutir sobre identidade e saúde mental; e contribuir com pesquisas que visem formar sujeitos leitores críticos e responsivos. Do ponto de vista teórico, a pesquisa adere as contribuições do Círculo de Bakhtin e de seus divulgadores, bem como de estudos culturais como Foucault (1994), Butler (2003), dentre outros. Em se tratando de questões metodológicas, o trabalho analisou o Livro Didático de Português - Linguagens em Interação – linguagens e suas tecnologias, publicado em 2021 e aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático do mesmo ano. Os resultados revelam que, apesar de constarem discussões sobre temas sensíveis no livro didático, a abordagem, nos dados observados, apresenta, em sua maioria, a discussão como pretexto, sem problematizar ou provocar desdobramentos. O que requer muito de o professor ter formação para expandir o apresentado nos materiais didáticos que circulam nas salas de aula em todos os cantos do Brasil.
id UFCG_a51dbcf0b42659d9b105ff5f232dd2a6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36953
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental.Reading sensitive topics in a high school Portuguese textbook: issues of identity and mental health.Gêneros do DiscursoLeituraLivro Didático de Português - Temas SensíveisSpeech GenresReadingPortuguese Textbook - Sensitive TopicsLetras - Língua PortuguesaA presente pesquisa parte da seguinte questão-problema: Qual a abordagem de temas sensíveis como proposta de atividades de leitura em um Livro Didático de Português do Ensino Médio? Dentre os objetivos, destacam-se: Geral - analisar as estratégias didático-discursivas em atividades de leitura de temas sensíveis, a saber: identidade e saúde mental; e específicos - investigar os gatilhos didáticos usados pelo livro em análise para abordar questões de leituras de temas sensíveis; situar o lugar de gêneros discursivos como mecanismos motivadores para discutir sobre identidade e saúde mental; e contribuir com pesquisas que visem formar sujeitos leitores críticos e responsivos. Do ponto de vista teórico, a pesquisa adere as contribuições do Círculo de Bakhtin e de seus divulgadores, bem como de estudos culturais como Foucault (1994), Butler (2003), dentre outros. Em se tratando de questões metodológicas, o trabalho analisou o Livro Didático de Português - Linguagens em Interação – linguagens e suas tecnologias, publicado em 2021 e aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático do mesmo ano. Os resultados revelam que, apesar de constarem discussões sobre temas sensíveis no livro didático, a abordagem, nos dados observados, apresenta, em sua maioria, a discussão como pretexto, sem problematizar ou provocar desdobramentos. O que requer muito de o professor ter formação para expandir o apresentado nos materiais didáticos que circulam nas salas de aula em todos os cantos do Brasil.This research is based on the following problem question: What is the approach to sensitive topics as a proposal for reading activities in a High School Portuguese Textbook? Among the objectives, the following stand out: General - analyze didactic-discursive strategies in reading activities on sensitive topics, namely: identity and mental health; and specific - investigate the didactic triggers used by the book under analysis to address reading issues on sensitive topics; situate the place of discursive genres as motivating mechanisms to discuss identity and mental health; and contribute to research that aims to train critical and responsive reading subjects. From a theoretical point of view, the research adheres to the contributions of the Bakhtin Circle and its promoters, as well as cultural studies such as Foucault (1994), Butler (2003), among others. When it comes to methodological issues, the work analyzed the Portuguese Textbook - Languages in Interaction – languages and their technologies, published in 2021 and approved by the National Textbook Program of the same year. The results reveal that, despite discussions on sensitive topics in the textbook, the approach, in the observed data, presents, for the most part, the discussion as a pretext, without problematizing or causing developments. This requires a lot of training from the teacher to expand what is presented in the teaching materials that circulate in classrooms in all corners of Brazil.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGXAVIER, Manassés Morais.XAVIER, M. M.http://lattes.cnpq.br/7230669265797896PATRIOTA, Luciene Maria.PATRIOTA, L. M.http://lattes.cnpq.br/0206758132708524ARAÚJO, Mikaely Kelly Carreiro.2023-11-172024-07-31T14:57:37Z2024-07-312024-07-31T14:57:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36953ARAÚJO, Mikaely Kelly Carreiro. A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental. 2023. 62 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-31T14:58:28Zoai:localhost:riufcg/36953Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-31T14:58:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental.
Reading sensitive topics in a high school Portuguese textbook: issues of identity and mental health.
title A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental.
spellingShingle A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental.
ARAÚJO, Mikaely Kelly Carreiro.
Gêneros do Discurso
Leitura
Livro Didático de Português - Temas Sensíveis
Speech Genres
Reading
Portuguese Textbook - Sensitive Topics
Letras - Língua Portuguesa
title_short A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental.
title_full A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental.
title_fullStr A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental.
title_full_unstemmed A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental.
title_sort A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental.
author ARAÚJO, Mikaely Kelly Carreiro.
author_facet ARAÚJO, Mikaely Kelly Carreiro.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv XAVIER, Manassés Morais.
XAVIER, M. M.
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896
PATRIOTA, Luciene Maria.
PATRIOTA, L. M.
http://lattes.cnpq.br/0206758132708524
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Mikaely Kelly Carreiro.
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros do Discurso
Leitura
Livro Didático de Português - Temas Sensíveis
Speech Genres
Reading
Portuguese Textbook - Sensitive Topics
Letras - Língua Portuguesa
topic Gêneros do Discurso
Leitura
Livro Didático de Português - Temas Sensíveis
Speech Genres
Reading
Portuguese Textbook - Sensitive Topics
Letras - Língua Portuguesa
description A presente pesquisa parte da seguinte questão-problema: Qual a abordagem de temas sensíveis como proposta de atividades de leitura em um Livro Didático de Português do Ensino Médio? Dentre os objetivos, destacam-se: Geral - analisar as estratégias didático-discursivas em atividades de leitura de temas sensíveis, a saber: identidade e saúde mental; e específicos - investigar os gatilhos didáticos usados pelo livro em análise para abordar questões de leituras de temas sensíveis; situar o lugar de gêneros discursivos como mecanismos motivadores para discutir sobre identidade e saúde mental; e contribuir com pesquisas que visem formar sujeitos leitores críticos e responsivos. Do ponto de vista teórico, a pesquisa adere as contribuições do Círculo de Bakhtin e de seus divulgadores, bem como de estudos culturais como Foucault (1994), Butler (2003), dentre outros. Em se tratando de questões metodológicas, o trabalho analisou o Livro Didático de Português - Linguagens em Interação – linguagens e suas tecnologias, publicado em 2021 e aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático do mesmo ano. Os resultados revelam que, apesar de constarem discussões sobre temas sensíveis no livro didático, a abordagem, nos dados observados, apresenta, em sua maioria, a discussão como pretexto, sem problematizar ou provocar desdobramentos. O que requer muito de o professor ter formação para expandir o apresentado nos materiais didáticos que circulam nas salas de aula em todos os cantos do Brasil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-17
2024-07-31T14:57:37Z
2024-07-31
2024-07-31T14:57:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36953
ARAÚJO, Mikaely Kelly Carreiro. A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental. 2023. 62 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36953
identifier_str_mv ARAÚJO, Mikaely Kelly Carreiro. A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental. 2023. 62 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744630757982208