A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36953 |
Resumo: | A presente pesquisa parte da seguinte questão-problema: Qual a abordagem de temas sensíveis como proposta de atividades de leitura em um Livro Didático de Português do Ensino Médio? Dentre os objetivos, destacam-se: Geral - analisar as estratégias didático-discursivas em atividades de leitura de temas sensíveis, a saber: identidade e saúde mental; e específicos - investigar os gatilhos didáticos usados pelo livro em análise para abordar questões de leituras de temas sensíveis; situar o lugar de gêneros discursivos como mecanismos motivadores para discutir sobre identidade e saúde mental; e contribuir com pesquisas que visem formar sujeitos leitores críticos e responsivos. Do ponto de vista teórico, a pesquisa adere as contribuições do Círculo de Bakhtin e de seus divulgadores, bem como de estudos culturais como Foucault (1994), Butler (2003), dentre outros. Em se tratando de questões metodológicas, o trabalho analisou o Livro Didático de Português - Linguagens em Interação – linguagens e suas tecnologias, publicado em 2021 e aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático do mesmo ano. Os resultados revelam que, apesar de constarem discussões sobre temas sensíveis no livro didático, a abordagem, nos dados observados, apresenta, em sua maioria, a discussão como pretexto, sem problematizar ou provocar desdobramentos. O que requer muito de o professor ter formação para expandir o apresentado nos materiais didáticos que circulam nas salas de aula em todos os cantos do Brasil. |
id |
UFCG_a51dbcf0b42659d9b105ff5f232dd2a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36953 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental.Reading sensitive topics in a high school Portuguese textbook: issues of identity and mental health.Gêneros do DiscursoLeituraLivro Didático de Português - Temas SensíveisSpeech GenresReadingPortuguese Textbook - Sensitive TopicsLetras - Língua PortuguesaA presente pesquisa parte da seguinte questão-problema: Qual a abordagem de temas sensíveis como proposta de atividades de leitura em um Livro Didático de Português do Ensino Médio? Dentre os objetivos, destacam-se: Geral - analisar as estratégias didático-discursivas em atividades de leitura de temas sensíveis, a saber: identidade e saúde mental; e específicos - investigar os gatilhos didáticos usados pelo livro em análise para abordar questões de leituras de temas sensíveis; situar o lugar de gêneros discursivos como mecanismos motivadores para discutir sobre identidade e saúde mental; e contribuir com pesquisas que visem formar sujeitos leitores críticos e responsivos. Do ponto de vista teórico, a pesquisa adere as contribuições do Círculo de Bakhtin e de seus divulgadores, bem como de estudos culturais como Foucault (1994), Butler (2003), dentre outros. Em se tratando de questões metodológicas, o trabalho analisou o Livro Didático de Português - Linguagens em Interação – linguagens e suas tecnologias, publicado em 2021 e aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático do mesmo ano. Os resultados revelam que, apesar de constarem discussões sobre temas sensíveis no livro didático, a abordagem, nos dados observados, apresenta, em sua maioria, a discussão como pretexto, sem problematizar ou provocar desdobramentos. O que requer muito de o professor ter formação para expandir o apresentado nos materiais didáticos que circulam nas salas de aula em todos os cantos do Brasil.This research is based on the following problem question: What is the approach to sensitive topics as a proposal for reading activities in a High School Portuguese Textbook? Among the objectives, the following stand out: General - analyze didactic-discursive strategies in reading activities on sensitive topics, namely: identity and mental health; and specific - investigate the didactic triggers used by the book under analysis to address reading issues on sensitive topics; situate the place of discursive genres as motivating mechanisms to discuss identity and mental health; and contribute to research that aims to train critical and responsive reading subjects. From a theoretical point of view, the research adheres to the contributions of the Bakhtin Circle and its promoters, as well as cultural studies such as Foucault (1994), Butler (2003), among others. When it comes to methodological issues, the work analyzed the Portuguese Textbook - Languages in Interaction – languages and their technologies, published in 2021 and approved by the National Textbook Program of the same year. The results reveal that, despite discussions on sensitive topics in the textbook, the approach, in the observed data, presents, for the most part, the discussion as a pretext, without problematizing or causing developments. This requires a lot of training from the teacher to expand what is presented in the teaching materials that circulate in classrooms in all corners of Brazil.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGXAVIER, Manassés Morais.XAVIER, M. M.http://lattes.cnpq.br/7230669265797896PATRIOTA, Luciene Maria.PATRIOTA, L. M.http://lattes.cnpq.br/0206758132708524ARAÚJO, Mikaely Kelly Carreiro.2023-11-172024-07-31T14:57:37Z2024-07-312024-07-31T14:57:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36953ARAÚJO, Mikaely Kelly Carreiro. A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental. 2023. 62 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-31T14:58:28Zoai:localhost:riufcg/36953Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-31T14:58:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental. Reading sensitive topics in a high school Portuguese textbook: issues of identity and mental health. |
title |
A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental. |
spellingShingle |
A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental. ARAÚJO, Mikaely Kelly Carreiro. Gêneros do Discurso Leitura Livro Didático de Português - Temas Sensíveis Speech Genres Reading Portuguese Textbook - Sensitive Topics Letras - Língua Portuguesa |
title_short |
A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental. |
title_full |
A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental. |
title_fullStr |
A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental. |
title_full_unstemmed |
A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental. |
title_sort |
A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental. |
author |
ARAÚJO, Mikaely Kelly Carreiro. |
author_facet |
ARAÚJO, Mikaely Kelly Carreiro. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
XAVIER, Manassés Morais. XAVIER, M. M. http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 PATRIOTA, Luciene Maria. PATRIOTA, L. M. http://lattes.cnpq.br/0206758132708524 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Mikaely Kelly Carreiro. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros do Discurso Leitura Livro Didático de Português - Temas Sensíveis Speech Genres Reading Portuguese Textbook - Sensitive Topics Letras - Língua Portuguesa |
topic |
Gêneros do Discurso Leitura Livro Didático de Português - Temas Sensíveis Speech Genres Reading Portuguese Textbook - Sensitive Topics Letras - Língua Portuguesa |
description |
A presente pesquisa parte da seguinte questão-problema: Qual a abordagem de temas sensíveis como proposta de atividades de leitura em um Livro Didático de Português do Ensino Médio? Dentre os objetivos, destacam-se: Geral - analisar as estratégias didático-discursivas em atividades de leitura de temas sensíveis, a saber: identidade e saúde mental; e específicos - investigar os gatilhos didáticos usados pelo livro em análise para abordar questões de leituras de temas sensíveis; situar o lugar de gêneros discursivos como mecanismos motivadores para discutir sobre identidade e saúde mental; e contribuir com pesquisas que visem formar sujeitos leitores críticos e responsivos. Do ponto de vista teórico, a pesquisa adere as contribuições do Círculo de Bakhtin e de seus divulgadores, bem como de estudos culturais como Foucault (1994), Butler (2003), dentre outros. Em se tratando de questões metodológicas, o trabalho analisou o Livro Didático de Português - Linguagens em Interação – linguagens e suas tecnologias, publicado em 2021 e aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático do mesmo ano. Os resultados revelam que, apesar de constarem discussões sobre temas sensíveis no livro didático, a abordagem, nos dados observados, apresenta, em sua maioria, a discussão como pretexto, sem problematizar ou provocar desdobramentos. O que requer muito de o professor ter formação para expandir o apresentado nos materiais didáticos que circulam nas salas de aula em todos os cantos do Brasil. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-17 2024-07-31T14:57:37Z 2024-07-31 2024-07-31T14:57:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36953 ARAÚJO, Mikaely Kelly Carreiro. A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental. 2023. 62 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36953 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Mikaely Kelly Carreiro. A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental. 2023. 62 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744630757982208 |