A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28697 |
Resumo: | O livro didático, considerado o material de maior apoio ao ensino, é o componente mais utilizado em sala de aula, por professores e alunos. Partindo dessa premissa, a pesquisa se constitui das seguintes questões-problema: 1) Qual a abordagem que um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio apresenta a respeito da leitura?; e 2) A abordagem acontece de forma tradicional ou faz uma reflexão da leitura, dentro do meio social e cultural? Para responder a esses questionamentos, elegemos como objetivo geral da pesquisa analisar a abordagem que o livro didático “Interpretação de Textos”, dos autores William Cereja e Ciley Cleto (2013) traz em sua estrutura. Do ponto de vista dos objetivos específicos, elencamos: 1) identificar a abordagem que o livro didático de Língua Portuguesa apresenta a respeito da leitura 2) refletir sobre a abordagem encontrada no livro didático em função da formação do aluno e do trabalho docente e 3) contribuir com discussões acadêmicas a respeito da inter-relação entre ensino de leitura e livro didático. Para a efetivação de nosso trabalho, utilizamos como contribuição da pesquisa a visão teórica de autores como Koch e Elias (2011), Jouve (2002), Oliveira (2010a), Lakatos e Marconi (2003), Marcuschi (2012), dentre outros. Em se tratando da metodologia, nossa pesquisa é de tipologia documental e qualitativa; e fizemos uso do livro didático Português Linguagens, de Cereja e Cleto (2013), como corpus. Obtivemos como resultados principais na visão acerca do ensino da leitura: o livro analisado utiliza textos com uma grande diversidade de conteúdo, mas suas atividades não exploram tanto quanto poderiam a leitura e ponto de vista do aluno. O livro inova ao usar gêneros discursivos cheios informações e conteúdos que refletem o meio social e cultural da sociedade. No entanto, boa parte de atividades de leitura resumem-se à localização de sentidos, não abrindo vazão para a expansão de sentidos. |
id |
UFCG_2099cb5ae3870fb7b46f3796bddb2cea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28697 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias.Reading in a Portuguese textbook: necessary reflections.Livro didático de língua portuguesaAnálise de livro didático - portuguêsLeitura em livro didáticoEnsino médio - livro didático de portuguêsEnsino de leituraPortuguese language textbookTextbook analysis - PortugueseTextbook analysis - PortugueseHigh school - Portuguese textbookReading teachingLinguísticaO livro didático, considerado o material de maior apoio ao ensino, é o componente mais utilizado em sala de aula, por professores e alunos. Partindo dessa premissa, a pesquisa se constitui das seguintes questões-problema: 1) Qual a abordagem que um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio apresenta a respeito da leitura?; e 2) A abordagem acontece de forma tradicional ou faz uma reflexão da leitura, dentro do meio social e cultural? Para responder a esses questionamentos, elegemos como objetivo geral da pesquisa analisar a abordagem que o livro didático “Interpretação de Textos”, dos autores William Cereja e Ciley Cleto (2013) traz em sua estrutura. Do ponto de vista dos objetivos específicos, elencamos: 1) identificar a abordagem que o livro didático de Língua Portuguesa apresenta a respeito da leitura 2) refletir sobre a abordagem encontrada no livro didático em função da formação do aluno e do trabalho docente e 3) contribuir com discussões acadêmicas a respeito da inter-relação entre ensino de leitura e livro didático. Para a efetivação de nosso trabalho, utilizamos como contribuição da pesquisa a visão teórica de autores como Koch e Elias (2011), Jouve (2002), Oliveira (2010a), Lakatos e Marconi (2003), Marcuschi (2012), dentre outros. Em se tratando da metodologia, nossa pesquisa é de tipologia documental e qualitativa; e fizemos uso do livro didático Português Linguagens, de Cereja e Cleto (2013), como corpus. Obtivemos como resultados principais na visão acerca do ensino da leitura: o livro analisado utiliza textos com uma grande diversidade de conteúdo, mas suas atividades não exploram tanto quanto poderiam a leitura e ponto de vista do aluno. O livro inova ao usar gêneros discursivos cheios informações e conteúdos que refletem o meio social e cultural da sociedade. No entanto, boa parte de atividades de leitura resumem-se à localização de sentidos, não abrindo vazão para a expansão de sentidos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGXAVIER, Manassés Morais.XAVIER, M. M.http://lattes.cnpq.br/7230669265797896MELO, Raniere Marques.MELO, R. M.PÔRTO, Edvania Santos.2019-07-172023-01-06T19:07:36Z2023-01-062023-01-06T19:07:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28697PÔRTO, Edvania Santos. A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28697porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-06T19:08:11Zoai:localhost:riufcg/28697Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-06T19:08:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias. Reading in a Portuguese textbook: necessary reflections. |
title |
A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias. |
spellingShingle |
A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias. PÔRTO, Edvania Santos. Livro didático de língua portuguesa Análise de livro didático - português Leitura em livro didático Ensino médio - livro didático de português Ensino de leitura Portuguese language textbook Textbook analysis - Portuguese Textbook analysis - Portuguese High school - Portuguese textbook Reading teaching Linguística |
title_short |
A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias. |
title_full |
A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias. |
title_fullStr |
A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias. |
title_full_unstemmed |
A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias. |
title_sort |
A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias. |
author |
PÔRTO, Edvania Santos. |
author_facet |
PÔRTO, Edvania Santos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
XAVIER, Manassés Morais. XAVIER, M. M. http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 MELO, Raniere Marques. MELO, R. M. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PÔRTO, Edvania Santos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático de língua portuguesa Análise de livro didático - português Leitura em livro didático Ensino médio - livro didático de português Ensino de leitura Portuguese language textbook Textbook analysis - Portuguese Textbook analysis - Portuguese High school - Portuguese textbook Reading teaching Linguística |
topic |
Livro didático de língua portuguesa Análise de livro didático - português Leitura em livro didático Ensino médio - livro didático de português Ensino de leitura Portuguese language textbook Textbook analysis - Portuguese Textbook analysis - Portuguese High school - Portuguese textbook Reading teaching Linguística |
description |
O livro didático, considerado o material de maior apoio ao ensino, é o componente mais utilizado em sala de aula, por professores e alunos. Partindo dessa premissa, a pesquisa se constitui das seguintes questões-problema: 1) Qual a abordagem que um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio apresenta a respeito da leitura?; e 2) A abordagem acontece de forma tradicional ou faz uma reflexão da leitura, dentro do meio social e cultural? Para responder a esses questionamentos, elegemos como objetivo geral da pesquisa analisar a abordagem que o livro didático “Interpretação de Textos”, dos autores William Cereja e Ciley Cleto (2013) traz em sua estrutura. Do ponto de vista dos objetivos específicos, elencamos: 1) identificar a abordagem que o livro didático de Língua Portuguesa apresenta a respeito da leitura 2) refletir sobre a abordagem encontrada no livro didático em função da formação do aluno e do trabalho docente e 3) contribuir com discussões acadêmicas a respeito da inter-relação entre ensino de leitura e livro didático. Para a efetivação de nosso trabalho, utilizamos como contribuição da pesquisa a visão teórica de autores como Koch e Elias (2011), Jouve (2002), Oliveira (2010a), Lakatos e Marconi (2003), Marcuschi (2012), dentre outros. Em se tratando da metodologia, nossa pesquisa é de tipologia documental e qualitativa; e fizemos uso do livro didático Português Linguagens, de Cereja e Cleto (2013), como corpus. Obtivemos como resultados principais na visão acerca do ensino da leitura: o livro analisado utiliza textos com uma grande diversidade de conteúdo, mas suas atividades não exploram tanto quanto poderiam a leitura e ponto de vista do aluno. O livro inova ao usar gêneros discursivos cheios informações e conteúdos que refletem o meio social e cultural da sociedade. No entanto, boa parte de atividades de leitura resumem-se à localização de sentidos, não abrindo vazão para a expansão de sentidos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-17 2023-01-06T19:07:36Z 2023-01-06 2023-01-06T19:07:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28697 PÔRTO, Edvania Santos. A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28697 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28697 |
identifier_str_mv |
PÔRTO, Edvania Santos. A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744567443914752 |