ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASCONCELOS, Ana Carolina Chaves de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36596
Resumo: Estamos vivendo uma fase de inserção tecnológica de um novo sistema de recuperação de informação de forma fácil e bastante eficiente: o ChatGPT. Diante do surgimento dessa promissora ferramenta, há diversos casos em que o ensino/aprendizagem vem se moldando considerando as possibilidades que ela nos oferece. No ensino superior especificamente, durante os primeiros semestres, o processo de adaptação ao ensino na graduação se torna um grande desafio para muitos e é possível que o uso dessa tecnologia possa deixar esse processo cada vez mais ameno. Como exemplo, temos os sistemas de tutoria inteligentes que usam algoritmos de IA para avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback personalizado e adaptado em tempo real. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura para identificar possibilidades e desafios no uso do ChatGPT no processo de ensino e aprendizagem de áreas e disciplinas diversas durante o curso de Ciência da Computação e temas voltados para a programação, no geral. Para isso serão definidas palavras chaves relacionadas tanto em português quanto inglês, perguntas de pesquisa que permitam catalogar os trabalhos encontrados de forma sistemática e a realização de busca por trabalhos em bases de dados bem conhecidos como Google Acadêmico e ACM. O foco do estudo é a programação, mas, resultados mais gerais também serão considerados e relacionados para o contexto desejado. Por fim, espera-se que em primeiro âmbito essa pesquisa contribua positivamente no ensino e na aprendizagem na área de programação, promovendo o uso responsável e ético da ferramenta.
id UFCG_a55eff31bd6a753f238473d55b64bd8a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36596
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.ChatGPT applied to programming: possibilities and challenges in the teaching and learning process in higher education.ChatGPTSistema de Recuperação de InformaçãoInteligência ArtificialProgramação de ComputadoresInformation Retrieval SystemArtificial intelligenceComputer ProgrammingCiência da ComputaçãoEstamos vivendo uma fase de inserção tecnológica de um novo sistema de recuperação de informação de forma fácil e bastante eficiente: o ChatGPT. Diante do surgimento dessa promissora ferramenta, há diversos casos em que o ensino/aprendizagem vem se moldando considerando as possibilidades que ela nos oferece. No ensino superior especificamente, durante os primeiros semestres, o processo de adaptação ao ensino na graduação se torna um grande desafio para muitos e é possível que o uso dessa tecnologia possa deixar esse processo cada vez mais ameno. Como exemplo, temos os sistemas de tutoria inteligentes que usam algoritmos de IA para avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback personalizado e adaptado em tempo real. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura para identificar possibilidades e desafios no uso do ChatGPT no processo de ensino e aprendizagem de áreas e disciplinas diversas durante o curso de Ciência da Computação e temas voltados para a programação, no geral. Para isso serão definidas palavras chaves relacionadas tanto em português quanto inglês, perguntas de pesquisa que permitam catalogar os trabalhos encontrados de forma sistemática e a realização de busca por trabalhos em bases de dados bem conhecidos como Google Acadêmico e ACM. O foco do estudo é a programação, mas, resultados mais gerais também serão considerados e relacionados para o contexto desejado. Por fim, espera-se que em primeiro âmbito essa pesquisa contribua positivamente no ensino e na aprendizagem na área de programação, promovendo o uso responsável e ético da ferramenta.We are experiencing a phase of technological insertion of a new information retrieval system in an easy and very efficient way: ChatGPT. Given the emergence of this promising tool, there are several cases in which teaching/learning has been shaped considering the possibilities it offers us. In higher education specifically, during the first semesters, the process of adapting to undergraduate teaching becomes a great challenge for many and it is possible that the use of this technology can make this process increasingly easier. As an example, we have intelligent tutoring systems that use AI algorithms to assess student performance and provide personalized and adapted feedback in real time. From this perspective, this work aims to carry out a narrative review of the literature to identify possibilities and challenges in the use of ChatGPT in the teaching and learning process of different areas and disciplines during the Computer Science course and topics related to programming, in general. . To this end, related keywords will be defined in both Portuguese and English, research questions that allow the works found to be cataloged systematically and searches for works in well-known databases such as Google Scholar and ACM. The focus of the study is programming, but more general results will also be considered and related to the desired context. Finally, it is expected that this research will contribute positively to teaching and learning in the area of programming, promoting the responsible and ethical use of the tool.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGCAMPOS, Lívia Maria Rodrigues SampaioCAMPOS, L. M. R. Sampaio.http://lattes.cnpq.br/4584896935221260BRASILEIRO, Francisco Vilar.BRASILEIRO, F.http://lattes.cnpq.br/5957855817378897ARAÚJO, Eliane Cristina de.ARAÚJO, E. C.http://lattes.cnpq.br/8032715047993974VASCONCELOS, Ana Carolina Chaves de.2023-11-172024-07-12T11:00:49Z2024-07-122024-07-12T11:00:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36596VASCONCELOS, Ana Carolina Chaves de. ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. 2023. 14 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-12T11:00:49Zoai:localhost:riufcg/36596Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-12T11:00:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.
ChatGPT applied to programming: possibilities and challenges in the teaching and learning process in higher education.
title ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.
spellingShingle ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.
VASCONCELOS, Ana Carolina Chaves de.
ChatGPT
Sistema de Recuperação de Informação
Inteligência Artificial
Programação de Computadores
Information Retrieval System
Artificial intelligence
Computer Programming
Ciência da Computação
title_short ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.
title_full ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.
title_fullStr ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.
title_full_unstemmed ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.
title_sort ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.
author VASCONCELOS, Ana Carolina Chaves de.
author_facet VASCONCELOS, Ana Carolina Chaves de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio
CAMPOS, L. M. R. Sampaio.
http://lattes.cnpq.br/4584896935221260
BRASILEIRO, Francisco Vilar.
BRASILEIRO, F.
http://lattes.cnpq.br/5957855817378897
ARAÚJO, Eliane Cristina de.
ARAÚJO, E. C.
http://lattes.cnpq.br/8032715047993974
dc.contributor.author.fl_str_mv VASCONCELOS, Ana Carolina Chaves de.
dc.subject.por.fl_str_mv ChatGPT
Sistema de Recuperação de Informação
Inteligência Artificial
Programação de Computadores
Information Retrieval System
Artificial intelligence
Computer Programming
Ciência da Computação
topic ChatGPT
Sistema de Recuperação de Informação
Inteligência Artificial
Programação de Computadores
Information Retrieval System
Artificial intelligence
Computer Programming
Ciência da Computação
description Estamos vivendo uma fase de inserção tecnológica de um novo sistema de recuperação de informação de forma fácil e bastante eficiente: o ChatGPT. Diante do surgimento dessa promissora ferramenta, há diversos casos em que o ensino/aprendizagem vem se moldando considerando as possibilidades que ela nos oferece. No ensino superior especificamente, durante os primeiros semestres, o processo de adaptação ao ensino na graduação se torna um grande desafio para muitos e é possível que o uso dessa tecnologia possa deixar esse processo cada vez mais ameno. Como exemplo, temos os sistemas de tutoria inteligentes que usam algoritmos de IA para avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback personalizado e adaptado em tempo real. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura para identificar possibilidades e desafios no uso do ChatGPT no processo de ensino e aprendizagem de áreas e disciplinas diversas durante o curso de Ciência da Computação e temas voltados para a programação, no geral. Para isso serão definidas palavras chaves relacionadas tanto em português quanto inglês, perguntas de pesquisa que permitam catalogar os trabalhos encontrados de forma sistemática e a realização de busca por trabalhos em bases de dados bem conhecidos como Google Acadêmico e ACM. O foco do estudo é a programação, mas, resultados mais gerais também serão considerados e relacionados para o contexto desejado. Por fim, espera-se que em primeiro âmbito essa pesquisa contribua positivamente no ensino e na aprendizagem na área de programação, promovendo o uso responsável e ético da ferramenta.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-17
2024-07-12T11:00:49Z
2024-07-12
2024-07-12T11:00:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36596
VASCONCELOS, Ana Carolina Chaves de. ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. 2023. 14 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36596
identifier_str_mv VASCONCELOS, Ana Carolina Chaves de. ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. 2023. 14 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744628628324352