ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36596 |
Resumo: | Estamos vivendo uma fase de inserção tecnológica de um novo sistema de recuperação de informação de forma fácil e bastante eficiente: o ChatGPT. Diante do surgimento dessa promissora ferramenta, há diversos casos em que o ensino/aprendizagem vem se moldando considerando as possibilidades que ela nos oferece. No ensino superior especificamente, durante os primeiros semestres, o processo de adaptação ao ensino na graduação se torna um grande desafio para muitos e é possível que o uso dessa tecnologia possa deixar esse processo cada vez mais ameno. Como exemplo, temos os sistemas de tutoria inteligentes que usam algoritmos de IA para avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback personalizado e adaptado em tempo real. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura para identificar possibilidades e desafios no uso do ChatGPT no processo de ensino e aprendizagem de áreas e disciplinas diversas durante o curso de Ciência da Computação e temas voltados para a programação, no geral. Para isso serão definidas palavras chaves relacionadas tanto em português quanto inglês, perguntas de pesquisa que permitam catalogar os trabalhos encontrados de forma sistemática e a realização de busca por trabalhos em bases de dados bem conhecidos como Google Acadêmico e ACM. O foco do estudo é a programação, mas, resultados mais gerais também serão considerados e relacionados para o contexto desejado. Por fim, espera-se que em primeiro âmbito essa pesquisa contribua positivamente no ensino e na aprendizagem na área de programação, promovendo o uso responsável e ético da ferramenta. |
id |
UFCG_a55eff31bd6a753f238473d55b64bd8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36596 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.ChatGPT applied to programming: possibilities and challenges in the teaching and learning process in higher education.ChatGPTSistema de Recuperação de InformaçãoInteligência ArtificialProgramação de ComputadoresInformation Retrieval SystemArtificial intelligenceComputer ProgrammingCiência da ComputaçãoEstamos vivendo uma fase de inserção tecnológica de um novo sistema de recuperação de informação de forma fácil e bastante eficiente: o ChatGPT. Diante do surgimento dessa promissora ferramenta, há diversos casos em que o ensino/aprendizagem vem se moldando considerando as possibilidades que ela nos oferece. No ensino superior especificamente, durante os primeiros semestres, o processo de adaptação ao ensino na graduação se torna um grande desafio para muitos e é possível que o uso dessa tecnologia possa deixar esse processo cada vez mais ameno. Como exemplo, temos os sistemas de tutoria inteligentes que usam algoritmos de IA para avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback personalizado e adaptado em tempo real. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura para identificar possibilidades e desafios no uso do ChatGPT no processo de ensino e aprendizagem de áreas e disciplinas diversas durante o curso de Ciência da Computação e temas voltados para a programação, no geral. Para isso serão definidas palavras chaves relacionadas tanto em português quanto inglês, perguntas de pesquisa que permitam catalogar os trabalhos encontrados de forma sistemática e a realização de busca por trabalhos em bases de dados bem conhecidos como Google Acadêmico e ACM. O foco do estudo é a programação, mas, resultados mais gerais também serão considerados e relacionados para o contexto desejado. Por fim, espera-se que em primeiro âmbito essa pesquisa contribua positivamente no ensino e na aprendizagem na área de programação, promovendo o uso responsável e ético da ferramenta.We are experiencing a phase of technological insertion of a new information retrieval system in an easy and very efficient way: ChatGPT. Given the emergence of this promising tool, there are several cases in which teaching/learning has been shaped considering the possibilities it offers us. In higher education specifically, during the first semesters, the process of adapting to undergraduate teaching becomes a great challenge for many and it is possible that the use of this technology can make this process increasingly easier. As an example, we have intelligent tutoring systems that use AI algorithms to assess student performance and provide personalized and adapted feedback in real time. From this perspective, this work aims to carry out a narrative review of the literature to identify possibilities and challenges in the use of ChatGPT in the teaching and learning process of different areas and disciplines during the Computer Science course and topics related to programming, in general. . To this end, related keywords will be defined in both Portuguese and English, research questions that allow the works found to be cataloged systematically and searches for works in well-known databases such as Google Scholar and ACM. The focus of the study is programming, but more general results will also be considered and related to the desired context. Finally, it is expected that this research will contribute positively to teaching and learning in the area of programming, promoting the responsible and ethical use of the tool.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGCAMPOS, Lívia Maria Rodrigues SampaioCAMPOS, L. M. R. Sampaio.http://lattes.cnpq.br/4584896935221260BRASILEIRO, Francisco Vilar.BRASILEIRO, F.http://lattes.cnpq.br/5957855817378897ARAÚJO, Eliane Cristina de.ARAÚJO, E. C.http://lattes.cnpq.br/8032715047993974VASCONCELOS, Ana Carolina Chaves de.2023-11-172024-07-12T11:00:49Z2024-07-122024-07-12T11:00:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36596VASCONCELOS, Ana Carolina Chaves de. ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. 2023. 14 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-12T11:00:49Zoai:localhost:riufcg/36596Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-12T11:00:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. ChatGPT applied to programming: possibilities and challenges in the teaching and learning process in higher education. |
title |
ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. |
spellingShingle |
ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. VASCONCELOS, Ana Carolina Chaves de. ChatGPT Sistema de Recuperação de Informação Inteligência Artificial Programação de Computadores Information Retrieval System Artificial intelligence Computer Programming Ciência da Computação |
title_short |
ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. |
title_full |
ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. |
title_fullStr |
ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. |
title_full_unstemmed |
ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. |
title_sort |
ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. |
author |
VASCONCELOS, Ana Carolina Chaves de. |
author_facet |
VASCONCELOS, Ana Carolina Chaves de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio CAMPOS, L. M. R. Sampaio. http://lattes.cnpq.br/4584896935221260 BRASILEIRO, Francisco Vilar. BRASILEIRO, F. http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 ARAÚJO, Eliane Cristina de. ARAÚJO, E. C. http://lattes.cnpq.br/8032715047993974 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VASCONCELOS, Ana Carolina Chaves de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ChatGPT Sistema de Recuperação de Informação Inteligência Artificial Programação de Computadores Information Retrieval System Artificial intelligence Computer Programming Ciência da Computação |
topic |
ChatGPT Sistema de Recuperação de Informação Inteligência Artificial Programação de Computadores Information Retrieval System Artificial intelligence Computer Programming Ciência da Computação |
description |
Estamos vivendo uma fase de inserção tecnológica de um novo sistema de recuperação de informação de forma fácil e bastante eficiente: o ChatGPT. Diante do surgimento dessa promissora ferramenta, há diversos casos em que o ensino/aprendizagem vem se moldando considerando as possibilidades que ela nos oferece. No ensino superior especificamente, durante os primeiros semestres, o processo de adaptação ao ensino na graduação se torna um grande desafio para muitos e é possível que o uso dessa tecnologia possa deixar esse processo cada vez mais ameno. Como exemplo, temos os sistemas de tutoria inteligentes que usam algoritmos de IA para avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback personalizado e adaptado em tempo real. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura para identificar possibilidades e desafios no uso do ChatGPT no processo de ensino e aprendizagem de áreas e disciplinas diversas durante o curso de Ciência da Computação e temas voltados para a programação, no geral. Para isso serão definidas palavras chaves relacionadas tanto em português quanto inglês, perguntas de pesquisa que permitam catalogar os trabalhos encontrados de forma sistemática e a realização de busca por trabalhos em bases de dados bem conhecidos como Google Acadêmico e ACM. O foco do estudo é a programação, mas, resultados mais gerais também serão considerados e relacionados para o contexto desejado. Por fim, espera-se que em primeiro âmbito essa pesquisa contribua positivamente no ensino e na aprendizagem na área de programação, promovendo o uso responsável e ético da ferramenta. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-17 2024-07-12T11:00:49Z 2024-07-12 2024-07-12T11:00:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36596 VASCONCELOS, Ana Carolina Chaves de. ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. 2023. 14 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36596 |
identifier_str_mv |
VASCONCELOS, Ana Carolina Chaves de. ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. 2023. 14 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744628628324352 |