A citação como prática de escrita em letramentos acadêmicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Danielly Thaynara da Fonseca.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28674
Resumo: A citação está longe de ser conceito unívoco e seu significado varia em função da perspectiva adotada. Embora, saibamos que seja um recurso fundamental e necessário para a composição dos textos escritos e para a permanência do aluno em práticas de letramentos acadêmicos. Infelizmente, seu ensino no tratamento da escrita se restringe às prescrições técnicas e normativas (BOCH; GROSSMANN, 2015) que mesmos sendo necessárias, são insuficientes para garantir uma autonomia dos alunos no momento de integrar as diferentes vozes existentes ao seu próprio texto. Nessa direção, a presente monografia apresenta um estudo sobre citação em textos de pós-graduação, particularmente, o tratamento linguístico dado às citações em dissertações. Pretende-se responder à questão “Que tratamento linguísticos mestres em linguística ou literatura dão às citações em suas dissertações?” por meio de objetivos que permitam, de forma geral: analisar as diferentes formas de apresentação linguística da citação no texto escrito de mestres em Letras. Em termos mais específicos, objetiva-se: a) descrever a organização e a elaboração linguística das citações em dissertações da pós-graduação em Letras; b) caracterizar e/ou classificar os tipos de citação; c) descrever/ interpretar a citação como uma prática de letramentos acadêmicos. A relevância dos resultados aponta para a contribuição de características dos recursos linguísticos utilizados na citação enquanto práticas de letramentos acadêmicos ainda não investigadas. A sistematização dos dados baseou-se numa metodologia de cunho exploratória-descritiva e de abordagem qualitativa, através de estudo do tipo documental, com exemplares do gênero em estudo - a dissertação -, de mestres da Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (POSLE), da Universidade Federal de Campina Grande. Dentre os pressupostos teóricos utilizados, Hyland (2000), Bazerman (2006), Hoffnagel (2008), Castelló et al. (2011), Boch e Grossman (2015) possibilitam a reflexão e a análise das citações como prática de escrita acadêmica; Ivanic (2004), Assis e Mata (2005), Bazerman (2007), Fischer (2007), Russel (2009), Marinho (2010), Street (2010), Fiad (2011), Fonseca e Rodrigues (2016) embasaram a investigação sobre as concepções de escrita; assim como Lea e Street (1998), Barton (2001), Street (2003, 2014), Fischer (2007), Fonseca e Rodrigues (2016) possibilitaram a reflexão sobre os letramentos e as práticas acadêmicos. Os resultados obtidos dos recursos linguísticos utilizados nas citações pelos mestres são de natureza diversas e delimitam os limites entre citação indireta, menção “neutra” e comentário avaliativo, categorias utilizadas de forma integrativa.
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