A horta escolar como recurso didático para contextualização da educação no semiárido: vivência pedagógica na Escola do Campo Pio X - Sumé.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2020.tccmon.brito http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19998 |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada vinculada ao Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande. O objeto da pesquisa ação foi a Horta Escolar como um recurso didático para contextualização da educação e uma alimentação saudável. O projeto foi desenvolvido na Escola do Campo UMEIF José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada no Pio X, Município de Sumé- Paraíba. Nosso objetivo geral foi o de Desenvolver com as crianças e professores\as atividades na Horta escolar como um recurso didático que possibilitasse a reflexão sobre a contextualização da educação e a alimentação saudável. Como nossa intencionalidade era desenvolver uma intervivência com a comunidade escolar onde fizemos a opção pela Pesquisa Ação como abordagem teórica e metodológica para a investigação, na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo, assim tivemos como sujeitos colaboradores da pesquisa estudantes e professores\as dos anos finais do ensino fundamental da escola. O Ciclo da investigação em ação foi adotado como procedimento da pesquisa em suas etapas: diagnóstico, planejamento, intervenção, discussão e sistematização e avaliação. Para realização da avaliação utilizamos questionário com estudantes e uma roda de conversa com os\os professores\as que ao longo da investigação se envolveram diretamente com a implantação da Horta Escolar. Os referenciais teóricos que subsidiaram o estudo foram: Convivência com o Semiárido, Agroecologia e Educação Ambiental e Horticultura orgânica os resultados demonstraram que os estudantes tiveram a oportunidade de aprender a plantar e cultivar verduras e legumes da horta orgânica, bem como a contribuição da horta para se repensar a cultura alimentar, com os\as professores\as foi o aprofundamento do trabalho coletivo e interdisciplinar, pois a Horta possibilitou uma relação e interação entre os conhecimentos, o trabalho conjunto entre professores\as de áreas diferentes para desenvolver temáticas, inclusive no que se refere a Convivência com o Semiárido, a alimentação saudável e a Agroecologia. |
id |
UFCG_a5d681793203af1baa851796df0f7816 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/19998 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A horta escolar como recurso didático para contextualização da educação no semiárido: vivência pedagógica na Escola do Campo Pio X - Sumé.The school garden as a didactic resource for contextualizing education in the semiarid region: pedagogical experience at Escola do Campo Pio X - Sumé.Educação contextualizadaRecurso didático – hortaHorta escolarEscola do Campo – Pio X – SuméEducação do campoHorticultura na educaçãoAgroecologiaEducação ambiental críticaPesquisa-açãoConvivência com o semiáridoEscola José Bonifácio Barbosa de Andrade – Pio X – SuméHorticultura orgânicaMediação pedagógicaContextualized educationTeaching resource - vegetable gardenSchool gardenCountry School – Pio X – SuméRural educationHorticulture in educationAgroecologyCritical environmental educationAction ResearchCoexistence with the semiaridOrganic horticulturePedagogical mediationEsta pesquisa foi realizada vinculada ao Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande. O objeto da pesquisa ação foi a Horta Escolar como um recurso didático para contextualização da educação e uma alimentação saudável. O projeto foi desenvolvido na Escola do Campo UMEIF José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada no Pio X, Município de Sumé- Paraíba. Nosso objetivo geral foi o de Desenvolver com as crianças e professores\as atividades na Horta escolar como um recurso didático que possibilitasse a reflexão sobre a contextualização da educação e a alimentação saudável. Como nossa intencionalidade era desenvolver uma intervivência com a comunidade escolar onde fizemos a opção pela Pesquisa Ação como abordagem teórica e metodológica para a investigação, na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo, assim tivemos como sujeitos colaboradores da pesquisa estudantes e professores\as dos anos finais do ensino fundamental da escola. O Ciclo da investigação em ação foi adotado como procedimento da pesquisa em suas etapas: diagnóstico, planejamento, intervenção, discussão e sistematização e avaliação. Para realização da avaliação utilizamos questionário com estudantes e uma roda de conversa com os\os professores\as que ao longo da investigação se envolveram diretamente com a implantação da Horta Escolar. Os referenciais teóricos que subsidiaram o estudo foram: Convivência com o Semiárido, Agroecologia e Educação Ambiental e Horticultura orgânica os resultados demonstraram que os estudantes tiveram a oportunidade de aprender a plantar e cultivar verduras e legumes da horta orgânica, bem como a contribuição da horta para se repensar a cultura alimentar, com os\as professores\as foi o aprofundamento do trabalho coletivo e interdisciplinar, pois a Horta possibilitou uma relação e interação entre os conhecimentos, o trabalho conjunto entre professores\as de áreas diferentes para desenvolver temáticas, inclusive no que se refere a Convivência com o Semiárido, a alimentação saudável e a Agroecologia.This research was conducted linked to the Specialization Course in Contextualized Education for Living with the Semi-arid of the Center for Sustainable Development of the Semi-arid, at the Federal University of Campina Grande. The object of the action research was the School Garden as a didactic resource for contextualizing education and healthy eating. The project was developed in the Field School UMEIF José Bonifácio Barbosa de Andrade, located in Pio X, municipality of Sumé- Paraíba. Our general objective was to develop with the children and teachers activities in the school garden as a didactic resource that allowed reflection on the contextualization of education and healthy eating. As our intentionality was to develop an intervience with the school community we opted for Action Research as a theoretical and methodological approach to research, in which researchers and participants representing the situation or the problem are involved in a cooperative or participatory way. The Cycle of Action Research was adopted as a research procedure in its stages: diagnosis, planning, intervention, discussion and systematization, and evaluation. For the evaluation we used a questionnaire with the students and a conversation circle with the teachers who, during the investigation, were directly involved with the implementation of the School Garden. The theoretical references that subsidized the study were Convivência com o Semiárido, Agroecology and Environmental education and Organic Horticulture the results showed that the students had the opportunity to learn to plant and grow vegetables from the organic garden, as well as the contribution of the garden to rethink the food culture, With the teachers was the deepening of collective and interdisciplinary work, because the garden enabled a relationship and interaction between knowledge, joint work between teachers from different areas to develop themes, including what relates to living with the semi-arid, healthy eating and Agroecology.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Maria do Socorro.SILVA, M. S.SILVA, Adelaide Pereira da.ARAÚJO, Alexandre Eduardo de.BRITO, Thyago Carneiro de.2021-05-242021-07-12T19:28:17Z2021-07-122021-07-12T19:28:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2020.tccmon.britohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19998BRITO, Thyago Carneiro de. A horta escolar como recurso didático para contextualização da educação no semiárido: vivência pedagógica na Escola do Campo Pio X - Sumé. 2021. 69f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19998porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-14T17:30:32Zoai:localhost:riufcg/19998Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-14T17:30:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A horta escolar como recurso didático para contextualização da educação no semiárido: vivência pedagógica na Escola do Campo Pio X - Sumé. The school garden as a didactic resource for contextualizing education in the semiarid region: pedagogical experience at Escola do Campo Pio X - Sumé. |
title |
A horta escolar como recurso didático para contextualização da educação no semiárido: vivência pedagógica na Escola do Campo Pio X - Sumé. |
spellingShingle |
A horta escolar como recurso didático para contextualização da educação no semiárido: vivência pedagógica na Escola do Campo Pio X - Sumé. BRITO, Thyago Carneiro de. Educação contextualizada Recurso didático – horta Horta escolar Escola do Campo – Pio X – Sumé Educação do campo Horticultura na educação Agroecologia Educação ambiental crítica Pesquisa-ação Convivência com o semiárido Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade – Pio X – Sumé Horticultura orgânica Mediação pedagógica Contextualized education Teaching resource - vegetable garden School garden Country School – Pio X – Sumé Rural education Horticulture in education Agroecology Critical environmental education Action Research Coexistence with the semiarid Organic horticulture Pedagogical mediation |
title_short |
A horta escolar como recurso didático para contextualização da educação no semiárido: vivência pedagógica na Escola do Campo Pio X - Sumé. |
title_full |
A horta escolar como recurso didático para contextualização da educação no semiárido: vivência pedagógica na Escola do Campo Pio X - Sumé. |
title_fullStr |
A horta escolar como recurso didático para contextualização da educação no semiárido: vivência pedagógica na Escola do Campo Pio X - Sumé. |
title_full_unstemmed |
A horta escolar como recurso didático para contextualização da educação no semiárido: vivência pedagógica na Escola do Campo Pio X - Sumé. |
title_sort |
A horta escolar como recurso didático para contextualização da educação no semiárido: vivência pedagógica na Escola do Campo Pio X - Sumé. |
author |
BRITO, Thyago Carneiro de. |
author_facet |
BRITO, Thyago Carneiro de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Maria do Socorro. SILVA, M. S. SILVA, Adelaide Pereira da. ARAÚJO, Alexandre Eduardo de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRITO, Thyago Carneiro de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação contextualizada Recurso didático – horta Horta escolar Escola do Campo – Pio X – Sumé Educação do campo Horticultura na educação Agroecologia Educação ambiental crítica Pesquisa-ação Convivência com o semiárido Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade – Pio X – Sumé Horticultura orgânica Mediação pedagógica Contextualized education Teaching resource - vegetable garden School garden Country School – Pio X – Sumé Rural education Horticulture in education Agroecology Critical environmental education Action Research Coexistence with the semiarid Organic horticulture Pedagogical mediation |
topic |
Educação contextualizada Recurso didático – horta Horta escolar Escola do Campo – Pio X – Sumé Educação do campo Horticultura na educação Agroecologia Educação ambiental crítica Pesquisa-ação Convivência com o semiárido Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade – Pio X – Sumé Horticultura orgânica Mediação pedagógica Contextualized education Teaching resource - vegetable garden School garden Country School – Pio X – Sumé Rural education Horticulture in education Agroecology Critical environmental education Action Research Coexistence with the semiarid Organic horticulture Pedagogical mediation |
description |
Esta pesquisa foi realizada vinculada ao Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande. O objeto da pesquisa ação foi a Horta Escolar como um recurso didático para contextualização da educação e uma alimentação saudável. O projeto foi desenvolvido na Escola do Campo UMEIF José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada no Pio X, Município de Sumé- Paraíba. Nosso objetivo geral foi o de Desenvolver com as crianças e professores\as atividades na Horta escolar como um recurso didático que possibilitasse a reflexão sobre a contextualização da educação e a alimentação saudável. Como nossa intencionalidade era desenvolver uma intervivência com a comunidade escolar onde fizemos a opção pela Pesquisa Ação como abordagem teórica e metodológica para a investigação, na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo, assim tivemos como sujeitos colaboradores da pesquisa estudantes e professores\as dos anos finais do ensino fundamental da escola. O Ciclo da investigação em ação foi adotado como procedimento da pesquisa em suas etapas: diagnóstico, planejamento, intervenção, discussão e sistematização e avaliação. Para realização da avaliação utilizamos questionário com estudantes e uma roda de conversa com os\os professores\as que ao longo da investigação se envolveram diretamente com a implantação da Horta Escolar. Os referenciais teóricos que subsidiaram o estudo foram: Convivência com o Semiárido, Agroecologia e Educação Ambiental e Horticultura orgânica os resultados demonstraram que os estudantes tiveram a oportunidade de aprender a plantar e cultivar verduras e legumes da horta orgânica, bem como a contribuição da horta para se repensar a cultura alimentar, com os\as professores\as foi o aprofundamento do trabalho coletivo e interdisciplinar, pois a Horta possibilitou uma relação e interação entre os conhecimentos, o trabalho conjunto entre professores\as de áreas diferentes para desenvolver temáticas, inclusive no que se refere a Convivência com o Semiárido, a alimentação saudável e a Agroecologia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-24 2021-07-12T19:28:17Z 2021-07-12 2021-07-12T19:28:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2020.tccmon.brito http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19998 BRITO, Thyago Carneiro de. A horta escolar como recurso didático para contextualização da educação no semiárido: vivência pedagógica na Escola do Campo Pio X - Sumé. 2021. 69f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19998 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2020.tccmon.brito http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19998 |
identifier_str_mv |
BRITO, Thyago Carneiro de. A horta escolar como recurso didático para contextualização da educação no semiárido: vivência pedagógica na Escola do Campo Pio X - Sumé. 2021. 69f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744500188250112 |