A contação de histórias na perspectiva bilíngue para aquisição de leitura em libras pelo surdo: análises de dissertações no contexto brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Iara Bezerra da.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22047
Resumo: A contação de histórias é uma prática relevante para a aquisição da leitura e de conhecimentos diversos, utilizando-se para isso, da ludicidade. Essa pesquisa buscou analisar , na literatura cientifica, as propostas que versam sobre limitações e possibilidades de trabalhos com a cotação de histórias, na modalidade bilíngue, em classes com surdos e ouvintes matriculados em turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Para isso, utilizamos como aporte teórico autores que tratam da educação inclusiva e Literatura Surda, dentre outros. Assim, a pesquisa configura-se como qualitativa de caráter exploratório, caracterizada como uma revisão sistemática da literatura. A análise foi feita por meio do estudo das três dissertações que versam sobre a temática escolhida, a contação de histórias, e que se enquadraram no critério de pesquisa. Posteriormente, foram elaborada as seções Educação Infantil, Ensino Fundamental. Em cada um desses pontos foram analisados: 1) delineamentos sobre as histórias, a contação e os contadores; 2) o ambiente para as contações de histórias; 3) as estratégias utilizadas na contação e trabalho com o texto. Após caracterizados os textos, discutimos sobre: Aproximações e diferenciações sobre o processo de contação de histórias nas dissertações apresentadas; Materiais didáticos utilizados para a contação; Participação de outros educadores na contação: professor do AEE e o TIL; contribuição da contação de histórias para a participação e aprendizado dos estudantes surdos; Ensino de Libras e Língua Portuguesa. Por meio dos resultados obtidos nesta pesquisa, constatamos que a contação de históia proporciona o desenvolvimento da compreensão leitora, bem, como a aquisição em Libras, de alunos surdos e dos demais estudantes que são ouvintes. Contudo, para isso, é necessários, que o docente tenha conhecimentos que favoreçam a seleção do texto, os recursos humanos e materiais necessários, selecione adequadamente o espaço da contação e busque parcerias para a mediação da contação de histórias (como o Tratudor Intérprete da Libras, professores surdos e/ou o docente do Atendimento Educacional Especializado). Entendemos ainda, que as atividades elencadas precisam ser planejadas de maneira inclusiva, de modo a favorecer o aprendizado de todos os estudantes, inserindo a Libras e a Língua Portuguesa na contação e nas atividades mediadas pelos textos.
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Para isso, utilizamos como aporte teórico autores que tratam da educação inclusiva e Literatura Surda, dentre outros. Assim, a pesquisa configura-se como qualitativa de caráter exploratório, caracterizada como uma revisão sistemática da literatura. A análise foi feita por meio do estudo das três dissertações que versam sobre a temática escolhida, a contação de histórias, e que se enquadraram no critério de pesquisa. Posteriormente, foram elaborada as seções Educação Infantil, Ensino Fundamental. Em cada um desses pontos foram analisados: 1) delineamentos sobre as histórias, a contação e os contadores; 2) o ambiente para as contações de histórias; 3) as estratégias utilizadas na contação e trabalho com o texto. Após caracterizados os textos, discutimos sobre: Aproximações e diferenciações sobre o processo de contação de histórias nas dissertações apresentadas; Materiais didáticos utilizados para a contação; Participação de outros educadores na contação: professor do AEE e o TIL; contribuição da contação de histórias para a participação e aprendizado dos estudantes surdos; Ensino de Libras e Língua Portuguesa. Por meio dos resultados obtidos nesta pesquisa, constatamos que a contação de históia proporciona o desenvolvimento da compreensão leitora, bem, como a aquisição em Libras, de alunos surdos e dos demais estudantes que são ouvintes. Contudo, para isso, é necessários, que o docente tenha conhecimentos que favoreçam a seleção do texto, os recursos humanos e materiais necessários, selecione adequadamente o espaço da contação e busque parcerias para a mediação da contação de histórias (como o Tratudor Intérprete da Libras, professores surdos e/ou o docente do Atendimento Educacional Especializado). Entendemos ainda, que as atividades elencadas precisam ser planejadas de maneira inclusiva, de modo a favorecer o aprendizado de todos os estudantes, inserindo a Libras e a Língua Portuguesa na contação e nas atividades mediadas pelos textos.Storytelling is a relevant practice for the acquisition of reading and diverse knowledge, using playfulness for this. This research sought to analyze, in the scientific literature, the proposals that deal with limitations and possibilities of work with storytelling, in bilingual modality, in classes with deaf and listeners enrolled in Kindergarten and Elementary School classes. For this, we used as a theoretical contribution authors who deal with inclusive education and Deaf Literature, among others. Thus, the research is configured as qualitative with an exploratory character, characterized as a systematic review of the literature. The analysis was done through the study of the three dissertations that deal with the chosen theme, storytelling, and that fit the search criteria. Subsequently, the sections Child Education, Elementary Education were elaborated. In each of these points, the following were analyzed: 1) outlines about the stories, the story and the accountants; 2) the environment for storytelling; 3) the strategies used in counting and working with the text. After characterizing the texts, we discussed about: Approximations and differentiations about the storytelling process in the presented dissertations; Teaching materials used for counting; Participation of other educators in the counting: AEE and TIL teacher; Contribution of storytelling to the participation and learning of deaf students; Teaching Libras and Portuguese Language. Through the results obtained in this research, we found that storytelling provides the development of reading comprehension, as well as the acquisition in Libras, of deaf students and other students who are listeners. However, for this, it is necessary for the teacher to have knowledge that favors the selection of the text, the necessary human and material resources, properly select the space for the story and seek partnerships for mediation of storytelling (such as the Libras Interpreter Translator, deaf teachers and / or the teacher of Specialized Educational Services). We also understand that the listed activities need to be planned in an inclusive way, in order to favor the learning of all students, inserting Libras and the Portuguese language in the counting and in the activities mediated by the texts.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCORRÊA, Adriana Moreira de Souza.http://lattes.cnpq.br/7748176565683643CORRÊA, A. M. S.SILVA, Jordânia Quirino de Souza e.JÚNIOR, Geraldo Venceslau de Lima.SILVA, Iara Bezerra da.2021-05-132021-11-19T13:29:00Z2021-11-192021-11-19T13:29:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22047SILVA, Iara Bezerra da. A contação de Histórias na perspectiva bilíngue para aquisição de leitura em libras pelo surdo: análise de dissertação no contexto brasileiro. 2021. 54f. 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