“Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARQUES, Andrea Cristina.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187
Resumo: Este trabalho pretende abordar o uso da literatura de cordel no ensino de História, mostrando como a poesia de cordel pode ser uma rica ferramenta utilizada na prática de ensino para o professor de história em sala de aula. Para isso, é necessário colocarmos que a união entre história e literatura de cordel tornou-se possível a partir da interdisciplinaridade proposta pelos Estudos Culturais, que alargaram o campo de estudos não só da História como de outras tantas disciplinas, e trouxe consigo rupturas e incorporações que contribuíram para uma nova perspectiva teórica, assim como novas problemáticas. Assim, documentos como o cordel, por exemplo, puderam ser vistos e utilizados como documentos históricos. Desta maneira, a literatura de cordel se mostra como material didático rico para o ensino de história porque oferece não só a riqueza estilística da literatura de cordel, como também as possibilidades de debate sobre a nossa realidade social, política e econômica. E, além disso, sua rima de alguma forma facilita tanto a leitura como o aprendizado. Dessa maneira, utilizaremos autores como GRILLO (2008), PESAVENTO (1995) E ESCOSTEGUY (2006), autores que fazem a reflexão de como é que a literatura de cordel pode contribuir para um ensino de história mais crítico.
id UFCG_a635674c128edaca396c795262a4df68
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34187
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História.“Awakening the poet”: cordel poetry as a tool for teaching History.Poesia de cordel e ensino de HistóriaEnsino de HistóriaCordel e ensino de HistóriaPoesia de cordelHistória e Literatura de cordelLiteratura de cordelEstudos culturaisCordel poetry and teaching HistoryTeaching HistoryCordel and History teachingString poetryCordel History and LiteratureLiterature of twineCultural studiesHistória.Literatura.Este trabalho pretende abordar o uso da literatura de cordel no ensino de História, mostrando como a poesia de cordel pode ser uma rica ferramenta utilizada na prática de ensino para o professor de história em sala de aula. Para isso, é necessário colocarmos que a união entre história e literatura de cordel tornou-se possível a partir da interdisciplinaridade proposta pelos Estudos Culturais, que alargaram o campo de estudos não só da História como de outras tantas disciplinas, e trouxe consigo rupturas e incorporações que contribuíram para uma nova perspectiva teórica, assim como novas problemáticas. Assim, documentos como o cordel, por exemplo, puderam ser vistos e utilizados como documentos históricos. Desta maneira, a literatura de cordel se mostra como material didático rico para o ensino de história porque oferece não só a riqueza estilística da literatura de cordel, como também as possibilidades de debate sobre a nossa realidade social, política e econômica. E, além disso, sua rima de alguma forma facilita tanto a leitura como o aprendizado. Dessa maneira, utilizaremos autores como GRILLO (2008), PESAVENTO (1995) E ESCOSTEGUY (2006), autores que fazem a reflexão de como é que a literatura de cordel pode contribuir para um ensino de história mais crítico.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-30T19:24:14Z2024-01-302024-01-30T19:24:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187MARQUES, Andrea Cristina. “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1522-1530. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187porMARQUES, Andrea Cristina.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-02T17:11:31Zoai:localhost:riufcg/34187Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-02T17:11:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História.
“Awakening the poet”: cordel poetry as a tool for teaching History.
title “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História.
spellingShingle “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História.
MARQUES, Andrea Cristina.
Poesia de cordel e ensino de História
Ensino de História
Cordel e ensino de História
Poesia de cordel
História e Literatura de cordel
Literatura de cordel
Estudos culturais
Cordel poetry and teaching History
Teaching History
Cordel and History teaching
String poetry
Cordel History and Literature
Literature of twine
Cultural studies
História.
Literatura.
title_short “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História.
title_full “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História.
title_fullStr “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História.
title_full_unstemmed “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História.
title_sort “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História.
author MARQUES, Andrea Cristina.
author_facet MARQUES, Andrea Cristina.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARQUES, Andrea Cristina.
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia de cordel e ensino de História
Ensino de História
Cordel e ensino de História
Poesia de cordel
História e Literatura de cordel
Literatura de cordel
Estudos culturais
Cordel poetry and teaching History
Teaching History
Cordel and History teaching
String poetry
Cordel History and Literature
Literature of twine
Cultural studies
História.
Literatura.
topic Poesia de cordel e ensino de História
Ensino de História
Cordel e ensino de História
Poesia de cordel
História e Literatura de cordel
Literatura de cordel
Estudos culturais
Cordel poetry and teaching History
Teaching History
Cordel and History teaching
String poetry
Cordel History and Literature
Literature of twine
Cultural studies
História.
Literatura.
description Este trabalho pretende abordar o uso da literatura de cordel no ensino de História, mostrando como a poesia de cordel pode ser uma rica ferramenta utilizada na prática de ensino para o professor de história em sala de aula. Para isso, é necessário colocarmos que a união entre história e literatura de cordel tornou-se possível a partir da interdisciplinaridade proposta pelos Estudos Culturais, que alargaram o campo de estudos não só da História como de outras tantas disciplinas, e trouxe consigo rupturas e incorporações que contribuíram para uma nova perspectiva teórica, assim como novas problemáticas. Assim, documentos como o cordel, por exemplo, puderam ser vistos e utilizados como documentos históricos. Desta maneira, a literatura de cordel se mostra como material didático rico para o ensino de história porque oferece não só a riqueza estilística da literatura de cordel, como também as possibilidades de debate sobre a nossa realidade social, política e econômica. E, além disso, sua rima de alguma forma facilita tanto a leitura como o aprendizado. Dessa maneira, utilizaremos autores como GRILLO (2008), PESAVENTO (1995) E ESCOSTEGUY (2006), autores que fazem a reflexão de como é que a literatura de cordel pode contribuir para um ensino de história mais crítico.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-01-30T19:24:14Z
2024-01-30
2024-01-30T19:24:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187
MARQUES, Andrea Cristina. “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1522-1530. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187
identifier_str_mv MARQUES, Andrea Cristina. “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1522-1530. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744610701869056