A racionalidade neoliberal na reforma do ensino médio de 2017 e na BNCC do ensino médio.
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31448 |
Resumo: | Este estudo foi desenvolvido com base na análise das concepções propostas para a educação escolar no Ensino Médio, tendo como foco a abordagem da educação neoliberal. O nosso objetivo geral foi realizar uma análise da proposta formativa da Reforma do Ensino Médio de 2017 e da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM). A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, de pesquisa documental, fundamentada na análise do discurso na acepção foucaultiana, utilizando a categoria teórica da governamentalidade neoliberal. O campo do nosso estudo é o ensino brasileiro, que passou por significativas transformações com a implementação da Reforma de 2017 e a elaboração da BNCCEM. Para embasar teoricamente a análise, foram utilizados os seguintes autores: Dardot (2016), Fischer (2001); Foucault (2002; 2008a; 2008b; 2014), Fernandes (2015; 2021), Freitas (2018), Gadelha (2012), López-Ruiz (2007), Laval (2016; 2019) e Marshall (2011). Esses autores fornecem subsídios para compreender as políticas educacionais, as implicações da governamentalidade neoliberal no campo educacional e as transformações no Ensino Médio. Diante da pesquisa realizada, chegamos à conclusão que os direcionamentos formativos presentes nos documentos da Reforma de 2017 e da BNCCEM têm como objetivo a produção de um perfil educacional voltado para o empreendedorismo e a “autoformação” dos educandos do Ensino Médio. Baseando-se no desenvolvimento e no acúmulo de competências e habilidades, enfatizando a preparação do aluno para um contexto competitivo e flexível direcionado ao mercado de trabalho e às formas de produção modernas. |
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FERNANDES, Dorgival Gonçalves.FERNANDES, Dorgival Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756SILVA, José Amiraldo Alves da.JOCA, Alexandre Martins.ABRANTES, Matheus da Costa.Este estudo foi desenvolvido com base na análise das concepções propostas para a educação escolar no Ensino Médio, tendo como foco a abordagem da educação neoliberal. O nosso objetivo geral foi realizar uma análise da proposta formativa da Reforma do Ensino Médio de 2017 e da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM). A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, de pesquisa documental, fundamentada na análise do discurso na acepção foucaultiana, utilizando a categoria teórica da governamentalidade neoliberal. O campo do nosso estudo é o ensino brasileiro, que passou por significativas transformações com a implementação da Reforma de 2017 e a elaboração da BNCCEM. Para embasar teoricamente a análise, foram utilizados os seguintes autores: Dardot (2016), Fischer (2001); Foucault (2002; 2008a; 2008b; 2014), Fernandes (2015; 2021), Freitas (2018), Gadelha (2012), López-Ruiz (2007), Laval (2016; 2019) e Marshall (2011). Esses autores fornecem subsídios para compreender as políticas educacionais, as implicações da governamentalidade neoliberal no campo educacional e as transformações no Ensino Médio. Diante da pesquisa realizada, chegamos à conclusão que os direcionamentos formativos presentes nos documentos da Reforma de 2017 e da BNCCEM têm como objetivo a produção de um perfil educacional voltado para o empreendedorismo e a “autoformação” dos educandos do Ensino Médio. Baseando-se no desenvolvimento e no acúmulo de competências e habilidades, enfatizando a preparação do aluno para um contexto competitivo e flexível direcionado ao mercado de trabalho e às formas de produção modernas.This study was developed based on the analysis of the proposed conceptions for school education in High School, focusing on the neoliberal education approach. Our general objective was to carry out an analysis of the formative proposal of the Secondary Education Reform of 2017 and the National Common Curricular Base of Secondary Education (BNCCEM). The methodology adopted was of a qualitative nature, based on documentary research, based on discourse analysis in the Foucaultian sense, using the theoretical category of neoliberal governmentality. The field of our study is Brazilian education, which underwent significant transformations with the implementation of the 2017 Reform and the elaboration of the BNCCEM. To theoretically support the analysis, the following authors were used: Dardot (2016), Fischer (2001); Foucault (2002; 2008a; 2008b; 2014), Fernandes (2015; 2021), Freitas (2018), Gadelha (2012), López-Ruiz (2007), Laval (2016; 2019) and Marshall (2011). These authors provide subsidies to understand educational policies, the implications of neoliberal governmentality in the educational field and the transformations in High School. Before the research carried out, we came to the conclusion that the training guidelines present in the documents of the 2017 Reform and the BNCCEM are aimed at producing an educational profile focused on entrepreneurship and the “self-training” of high school students. Based on the development and accumulation of skills and abilities, emphasizing the student preparation for a competitive and flexible context aimed at the job market and modern forms of production.Submitted by Sandy Oliveira (sandygleysianneg@gmail.com) on 2023-08-15T17:21:04Z No. of bitstreams: 1 MATHEUS DA COSTA ABRANTES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdf: 634759 bytes, checksum: b861f753f5bea3ffc8d89951de5e1b76 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-15T17:21:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATHEUS DA COSTA ABRANTES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. 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Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/31448/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALMATHEUS DA COSTA ABRANTES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfMATHEUS DA COSTA ABRANTES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. 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Este estudo foi desenvolvido com base na análise das concepções propostas para a educação escolar no Ensino Médio, tendo como foco a abordagem da educação neoliberal. O nosso objetivo geral foi realizar uma análise da proposta formativa da Reforma do Ensino Médio de 2017 e da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM). A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, de pesquisa documental, fundamentada na análise do discurso na acepção foucaultiana, utilizando a categoria teórica da governamentalidade neoliberal. O campo do nosso estudo é o ensino brasileiro, que passou por significativas transformações com a implementação da Reforma de 2017 e a elaboração da BNCCEM. Para embasar teoricamente a análise, foram utilizados os seguintes autores: Dardot (2016), Fischer (2001); Foucault (2002; 2008a; 2008b; 2014), Fernandes (2015; 2021), Freitas (2018), Gadelha (2012), López-Ruiz (2007), Laval (2016; 2019) e Marshall (2011). Esses autores fornecem subsídios para compreender as políticas educacionais, as implicações da governamentalidade neoliberal no campo educacional e as transformações no Ensino Médio. Diante da pesquisa realizada, chegamos à conclusão que os direcionamentos formativos presentes nos documentos da Reforma de 2017 e da BNCCEM têm como objetivo a produção de um perfil educacional voltado para o empreendedorismo e a “autoformação” dos educandos do Ensino Médio. Baseando-se no desenvolvimento e no acúmulo de competências e habilidades, enfatizando a preparação do aluno para um contexto competitivo e flexível direcionado ao mercado de trabalho e às formas de produção modernas. |
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