Validação de cartilha educativa sobre sífilis na gestação.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10854 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: A prevalência de Infecções Sexualmente Transmissíveis continuam crescendo no mundo todo, dentre estas, podemos destacar a Sífilis que no Brasil tem tomado grande proporção nos ultimos anos principalmente se a mesma ocorrer durante a gestação, podendo por sua vez, causar diversos transtornos como aborto, partos de natimorto, bem como problemas ao bebê após o nascimento. OBJETIVO: Validar uma cartilha educativa sobre sífilis na gestação. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo metodológico de abordagem qualitativa que busca validar o conteúdo de uma cartilha educativa. Para a validação utilizou-se a técnica de Delphi que baseai-se em obter consenso de um grupo de profissionais especialistas na área do estudo em questão. O estudo foi desenvolvido no período de março de 2018 a maio de 2018 e foram selecionados 50 especialistas após análise dos currículos na Plataforma Lattes e passou pelo processo de submissão pelo Comitê de Étca em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, com Certificado de Apresentação para Apreciação Ética N°: 39565414.2.000.5214. A população foi composta por especialistas na área de interesse do estudo, no qual a amostra foi aleatória, não intencional e não probabilística. Foi enviada por e-mail uma carta-convite os juízes e após o convite aceito, foi encaminhado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, para que fosse realizada sua anuência e então, ter acesso a cartilha e ao questionário para a avaliação da mesma. Ao final da pesquisa um total de 21 juízes aceitaram, porém apenas nove concluíram a validação. RESULTADOS: Os nove juízes são enfermeios, oito deles são docentes e um enfermeiro assistencial. Oito são doutores e um é mestre, todos atuam em uma ou mais àreas relacionada à este estudo o que revela propriedade destes especialistas. O tempo de formação dos juízes possui média de 13,3 anos. Os juízes avaliaram a cartilha educativa quanto aos objetivos e todos foram validados já que foi considerado “Totalmente adequado” ou “Adequado” por pelo menos metade mais um dos especialistas. O item referente ao conteúdo, consideraram em grande parte, a cartilha como validada, porém em alguns pontos a mesma precisou ser melhorada. Foi observado unanimidade no que diz respeito às informações da cartilha estarem cientificamente corretas. Quanto à relevância do estudo, validaram o item e foram categóricos ao tecerem suas sugestões e afirmaram ser uma iniciativa relevante para enfermagem bem como levataram a importância da cartilha no cenário de saúde pública nacional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O presente trabalho de conclusão de curso cumpriu com seu objetivo de validar uma cartilha educativa previamente construída sobre sífilis na gestação. É esperado que o uso desta cartilha educativa possa contribuir para a mudança no paradigma da sífilis congênita. Espera-se que este trabalho possa despertar o interesse de outros profissionais enfermeiros para o desenvolvimento de estudos semelhantes, em busca de melhores condições de saúde para população além de enaltecer a enfermagem como ciência. |
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Validação de cartilha educativa sobre sífilis na gestação.Validation of an educational primer on syphilis in pregnancy.Sífilis congênitaInfecções sexualmente transmissíveisEducação em saúdeSífilis na gestaçãoCartilha educativaPromoção da saúdeCongenital SyphilisSexually Transmitted InfectionsHealth EducationSyphilis in PregnancyEducational BookletHealth PromotionEnfermagem.INTRODUÇÃO: A prevalência de Infecções Sexualmente Transmissíveis continuam crescendo no mundo todo, dentre estas, podemos destacar a Sífilis que no Brasil tem tomado grande proporção nos ultimos anos principalmente se a mesma ocorrer durante a gestação, podendo por sua vez, causar diversos transtornos como aborto, partos de natimorto, bem como problemas ao bebê após o nascimento. OBJETIVO: Validar uma cartilha educativa sobre sífilis na gestação. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo metodológico de abordagem qualitativa que busca validar o conteúdo de uma cartilha educativa. Para a validação utilizou-se a técnica de Delphi que baseai-se em obter consenso de um grupo de profissionais especialistas na área do estudo em questão. O estudo foi desenvolvido no período de março de 2018 a maio de 2018 e foram selecionados 50 especialistas após análise dos currículos na Plataforma Lattes e passou pelo processo de submissão pelo Comitê de Étca em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, com Certificado de Apresentação para Apreciação Ética N°: 39565414.2.000.5214. A população foi composta por especialistas na área de interesse do estudo, no qual a amostra foi aleatória, não intencional e não probabilística. Foi enviada por e-mail uma carta-convite os juízes e após o convite aceito, foi encaminhado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, para que fosse realizada sua anuência e então, ter acesso a cartilha e ao questionário para a avaliação da mesma. Ao final da pesquisa um total de 21 juízes aceitaram, porém apenas nove concluíram a validação. RESULTADOS: Os nove juízes são enfermeios, oito deles são docentes e um enfermeiro assistencial. Oito são doutores e um é mestre, todos atuam em uma ou mais àreas relacionada à este estudo o que revela propriedade destes especialistas. O tempo de formação dos juízes possui média de 13,3 anos. Os juízes avaliaram a cartilha educativa quanto aos objetivos e todos foram validados já que foi considerado “Totalmente adequado” ou “Adequado” por pelo menos metade mais um dos especialistas. O item referente ao conteúdo, consideraram em grande parte, a cartilha como validada, porém em alguns pontos a mesma precisou ser melhorada. Foi observado unanimidade no que diz respeito às informações da cartilha estarem cientificamente corretas. Quanto à relevância do estudo, validaram o item e foram categóricos ao tecerem suas sugestões e afirmaram ser uma iniciativa relevante para enfermagem bem como levataram a importância da cartilha no cenário de saúde pública nacional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O presente trabalho de conclusão de curso cumpriu com seu objetivo de validar uma cartilha educativa previamente construída sobre sífilis na gestação. É esperado que o uso desta cartilha educativa possa contribuir para a mudança no paradigma da sífilis congênita. Espera-se que este trabalho possa despertar o interesse de outros profissionais enfermeiros para o desenvolvimento de estudos semelhantes, em busca de melhores condições de saúde para população além de enaltecer a enfermagem como ciência.INTRODUCTION: The prevalence of Sexually Transmitted Infections continues to grow worldwide, among these, we can highlight the Syphilis that in Brazil has taken a large proportion in the last years especially if it occurs during gestation, which in turn can cause various disorders such as abortion , stillbirths, as well as problems to the baby after birth. OBJECTIVE: To validate an educational primer on syphilis during pregnancy. METHODOLOGY: This is a methodological study of a qualitative approach that seeks to validate the content of an educational booklet. For the validation the Delphi technique was used, which is based on obtaining a consensus from a group of experts in the area of the study in question. The study was developed from March 2018 to May 2018 and 50 experts were selected after curriculum analysis at the Lattes Platform and submitted to the Ectca Research Committee of the Federal University of Piauí, with a Presentation Certificate for Assessment Ethics No.: 39565414.2.000.5214. The population was composed by specialists in the area of interest of the study, in which the sample was random, unintentional and non-probabilistic. A letter of invitation was sent by e-mail to the judges and after the invitation was accepted, the Free and Informed Consent Form was sent, so that the consent was obtained and then, access to the booklet and the questionnaire to evaluate it. At the end of the survey a total of 21 judges accepted, but only nine completed the validation. RESULTS: The nine judges are nurses, eight of whom are teachers and one nurse. Eight are doctors and one is master, they all act in one or more areas related to this study which reveals property of these specialists. The training time of the judges has an average of 13.3 years. The judges evaluated the educational booklet for the objectives and all were validated as it was considered "Fully Adequate" or "Appropriate" by at least half plus one of the experts. The item referring to the content, considered to a large extent, the booklet as validated, but in some points it needed to be improved. It was unanimously observed that the information in the booklet was scientifically correct. Regarding the relevance of the study, they validated the item and were categorical when making their suggestions and affirmed to be a relevant initiative for nursing as well as the importance of the booklet in the national public health scenario. FINAL CONSIDERATIONS: The present work of completion of course fulfilled with its objective to validate an educative booklet previously constructed on syphilis in the gestation. It is expected that the use of this educational primer may contribute to the change in the congenital syphilis paradigm. It is hoped that this work may arouse the interest of other nurses professionals to develop similar studies, seeking better health conditions for the population besides enhancing nursing as a science.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGGALIZA, Dayze Djanira Furtado de.GALIZA, D. D. 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INTRODUÇÃO: A prevalência de Infecções Sexualmente Transmissíveis continuam crescendo no mundo todo, dentre estas, podemos destacar a Sífilis que no Brasil tem tomado grande proporção nos ultimos anos principalmente se a mesma ocorrer durante a gestação, podendo por sua vez, causar diversos transtornos como aborto, partos de natimorto, bem como problemas ao bebê após o nascimento. OBJETIVO: Validar uma cartilha educativa sobre sífilis na gestação. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo metodológico de abordagem qualitativa que busca validar o conteúdo de uma cartilha educativa. Para a validação utilizou-se a técnica de Delphi que baseai-se em obter consenso de um grupo de profissionais especialistas na área do estudo em questão. O estudo foi desenvolvido no período de março de 2018 a maio de 2018 e foram selecionados 50 especialistas após análise dos currículos na Plataforma Lattes e passou pelo processo de submissão pelo Comitê de Étca em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, com Certificado de Apresentação para Apreciação Ética N°: 39565414.2.000.5214. A população foi composta por especialistas na área de interesse do estudo, no qual a amostra foi aleatória, não intencional e não probabilística. Foi enviada por e-mail uma carta-convite os juízes e após o convite aceito, foi encaminhado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, para que fosse realizada sua anuência e então, ter acesso a cartilha e ao questionário para a avaliação da mesma. Ao final da pesquisa um total de 21 juízes aceitaram, porém apenas nove concluíram a validação. RESULTADOS: Os nove juízes são enfermeios, oito deles são docentes e um enfermeiro assistencial. Oito são doutores e um é mestre, todos atuam em uma ou mais àreas relacionada à este estudo o que revela propriedade destes especialistas. O tempo de formação dos juízes possui média de 13,3 anos. Os juízes avaliaram a cartilha educativa quanto aos objetivos e todos foram validados já que foi considerado “Totalmente adequado” ou “Adequado” por pelo menos metade mais um dos especialistas. O item referente ao conteúdo, consideraram em grande parte, a cartilha como validada, porém em alguns pontos a mesma precisou ser melhorada. Foi observado unanimidade no que diz respeito às informações da cartilha estarem cientificamente corretas. Quanto à relevância do estudo, validaram o item e foram categóricos ao tecerem suas sugestões e afirmaram ser uma iniciativa relevante para enfermagem bem como levataram a importância da cartilha no cenário de saúde pública nacional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O presente trabalho de conclusão de curso cumpriu com seu objetivo de validar uma cartilha educativa previamente construída sobre sífilis na gestação. É esperado que o uso desta cartilha educativa possa contribuir para a mudança no paradigma da sífilis congênita. Espera-se que este trabalho possa despertar o interesse de outros profissionais enfermeiros para o desenvolvimento de estudos semelhantes, em busca de melhores condições de saúde para população além de enaltecer a enfermagem como ciência. |
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