Silêncios ensurdecedores: gênero e diversidade sexual nas escolas da rede Estadual do Ensino Médio de Campina Grande - PB.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29991 |
Resumo: | Questões de gênero e de diversidade sexual têm sido tratadas, no espaço escolar, como temas geradores de tensões e silenciamentos. Considerando que a diversidade, como tema e em todas as suas dimensões, precisa ser inserida nas ações educativas do espaço escolar, deve-se perguntar como ela ocorre quando as abordagens evidenciam questões de gênero. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi de compreender como o gênero e a diversidade sexual são evidenciados no cotidiano escolar de professores(as) de escolas da rede estadual de Campina Grande (PB). Para isso, centramo-nos na urgência de questionar como as políticas educacionais, quando direcionadas às questões de gênero e diversidade sexual, influenciam diretamente a prática docente, como amolados dispositivos legais norteando as ações das escolas e dos(as) professores(as). Alinhado ao tema, essas questões foram analisadas sob a perspectiva teórica de Butler (2003; 2022) e Foucault (1988; 1999; 2004; 2007). Quando voltada para a realidade educacional brasileira, aportamos nossas análises em Louro (2001a; 20021b; 2001c), Junqueira (2009), Miskolci e Campana (2017). Além de contribuições da literatura consagrada ao tema e da legislação brasileira para a Educação, neste estudo, foram utilizadas fontes primárias, por meio de entrevistas obtidas com professoras e professores da rede estadual de ensino da cidade de Campina Grande (MEIHY; HOLANDA, 2015), (LARROSA, 2022). Feitas as análises das fontes primárias e orais, referenciadas pelas reflexões teóricas adotadas, concluiu-se que as questões de gênero e de diversidade sexual são evidenciadas nas escolas, mas e de forma isolada. Esse isolamento se deve, em muitas circunstâncias, à falta de entendimento do tema, de cursos de formação continuada e de políticas educacionais que reconheçam a diversidade como força motriz de uma realidade que é plural. |
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Silêncios ensurdecedores: gênero e diversidade sexual nas escolas da rede Estadual do Ensino Médio de Campina Grande - PB.Deafening silences: gender and sexual diversity in schools of the State network of Secondary Education in Campina Grande - PB.Silencios ensordecedores: género y diversidad sexual en las escuelas de la Red Estatal de Enseñanza Media de Campina Grande - PB.Estudos de gêneroDiversidade sexualExperiênciaEducadoresGender studiesSexual diversityExperienceEducatorsEstudios de géneroDiversidad sexualEscolas da Rede Estadual - Campina Grande - PBEscola - diversidade sexualHistóriaQuestões de gênero e de diversidade sexual têm sido tratadas, no espaço escolar, como temas geradores de tensões e silenciamentos. Considerando que a diversidade, como tema e em todas as suas dimensões, precisa ser inserida nas ações educativas do espaço escolar, deve-se perguntar como ela ocorre quando as abordagens evidenciam questões de gênero. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi de compreender como o gênero e a diversidade sexual são evidenciados no cotidiano escolar de professores(as) de escolas da rede estadual de Campina Grande (PB). Para isso, centramo-nos na urgência de questionar como as políticas educacionais, quando direcionadas às questões de gênero e diversidade sexual, influenciam diretamente a prática docente, como amolados dispositivos legais norteando as ações das escolas e dos(as) professores(as). Alinhado ao tema, essas questões foram analisadas sob a perspectiva teórica de Butler (2003; 2022) e Foucault (1988; 1999; 2004; 2007). Quando voltada para a realidade educacional brasileira, aportamos nossas análises em Louro (2001a; 20021b; 2001c), Junqueira (2009), Miskolci e Campana (2017). Além de contribuições da literatura consagrada ao tema e da legislação brasileira para a Educação, neste estudo, foram utilizadas fontes primárias, por meio de entrevistas obtidas com professoras e professores da rede estadual de ensino da cidade de Campina Grande (MEIHY; HOLANDA, 2015), (LARROSA, 2022). Feitas as análises das fontes primárias e orais, referenciadas pelas reflexões teóricas adotadas, concluiu-se que as questões de gênero e de diversidade sexual são evidenciadas nas escolas, mas e de forma isolada. Esse isolamento se deve, em muitas circunstâncias, à falta de entendimento do tema, de cursos de formação continuada e de políticas educacionais que reconheçam a diversidade como força motriz de uma realidade que é plural.Gender and sexual diversity issues have been treated in the school space as generative themes of tensions and silencing. Considering diversity as a theme in all your dimensions it needs to be inserted in all of the education actions on the school space it must be asked how it happends and when the approaches put in evidence the gender issues. In that Regard, this reserch has as a objective understand how gender and sexual diversity are put in evidence in the daily school life of teachers from the state schools of Campina Grande (PB). Lined up with the those issues were analyzed under the perspective of Butler (2003; 2022), Foucault (1988; 1999; 2004; 2007). When turned to brazilian education reality we direct our analyses to Louro (2001a; 2021b; 2001c) Junqueira (2009) Miskolci and Campana (2017). In addition to contributions from the consolidated literature and the brazilian legislation for education this research made use as primary sources through interviews obtained with teachers from the public education in Campina Grande (MEIHY; HOLANDA, 2015), (LARROSA, 2022). After analyzing the primary and oral sources referecend by the theoretical reflections used it is conclued that gender and sexual diversity issues are highlightedin schools but still are isolated cases. This isolation is often due to lack of understanding on the subject lack of continuing education courses and education polices who recognize diversity as the main force of a plural reality.Los temas de género y diversidad sexual han sido tratados en el la escuela, como temas generadores de tensiones y silenciamientos. Considerando que la diversidad, como tema y en todas sus dimensiones, debe ser incluida en las acciones educativas del espacio escolar cabe preguntarse cómo se da cuando los enfoques destacan cuestiones de género. En ese sentido, el El objetivo de esta investigación fue comprender cómo el género y la diversidad sexualidad se evidencian en el cotidiano escolar de docentes de colegios de la red estatal de Campina Grande (PB). Para ello, nos centramos en la urgencia de cuestionar cómo las políticas educativas, cuando se dirigen a temas de género y diversidad sexual, influyen directamente en la práctica docente, Disposiciones legales más precisas que guían las acciones de las escuelas y maestros Alineados con el tema, estos temas fueron analizados bajo el perspectiva teórica de Butler (2003; 2022) y Foucault (1988; 1999; 2004; 2007). Cuando nos enfocamos en la realidad educativa brasileña, aportamos nuestro análisis en Louro (2001a; 20021b; 2001c), Junqueira (2009), Miskolci y Campaña (2017). Además de los aportes de la literatura dedicada al tema y de la legislación brasileña para la Educación, en este estudio, se utilizaron fuentes escuelas primarias, a través de entrevistas obtenidas con maestros y maestras de la red de escuelas públicas de la ciudad de Campina Grande (MEIHY; PAÍSES BAJOS, 2015), (LARROSA, 2022). Después de analizar las fuentes primarias y orales, referenciado por las reflexiones teóricas adoptadas, se concluyó que las cuestiones de género y la diversidad sexual se evidencian en las escuelas, pero en un aislado. Este aislamiento se debe, en muchas circunstancias, a la falta de comprensión del tema, cursos de educación continua y políticas instituciones educativas que reconocen la diversidad como motor de una realidad que es plural.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGMONTENEGRO, Rosilene Dias.MONTENEGRO, Rosilene Dias.http://lattes.cnpq.br/8133743224166765SILVA, Fábio Ronaldo da.SILVA, F. R.http://lattes.cnpq.br/8753252442025023SILVA, Janaina Guimarães da Fonseca e.SILVA, JANAÍNA GUIMARÃES DA FONSECA E.http://lattes.cnpq.br/0745546503484382SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.SOARES JÚNIOR, A. S.http://lattes.cnpq.br/5548182860228173VEIGA, Ana Maria.VEIGA, ANA MARIA.http://lattes.cnpq.br/5507849878186996MENESES, Joedna Reis de.MENESES, J. R.http://lattes.cnpq.br/9425453622434049FREITAS, Liliann Rose Pereira de.2022-12-212023-05-26T14:11:50Z2023-05-262023-05-26T14:11:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29991FREITAS, Liliann Rose Pereira de. Silêncios ensurdecedores: gênero e diversidade sexual nas escolas da rede Estadual do Ensino Médio de Campina Grande - PB. 2022. 207 fl. Dissertação (Mestrado em História),Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. 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