Proposta bilíngüe com libras no ensino regular.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Williana Ferreira de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6684
Resumo: O interesse pela temática de pesquisa voltada à inclusão de pessoas surdas surgiu na observação da rotina escolar da E.M.E.I.E.F Dr. José Dantas Pinheiro em São João do Rio do Peixe, onde foram encontrados dois alunos surdos. Assim, a partir dessa experiência e diante das leituras que tratam da inserção da Língua de Sinais (LS) em classes inclusivas com ouvintes e surdos surgiu o interesse em realizar uma investigação que abordasse atividades elaboradas na perspectiva bilíngue, em turmas compostas apenas por ouvintes, com o intuito de incentivar a interação desses educandos com os estudantes surdos matriculados em outras classes da referida instituição. Para a coleta de dados foram utilizadas as observações das atividades produzidas durante os encontros, dispostos em um diário de campo e dois questionários de avaliação assim aplicados: um no início da pesquisa (para verificação dos conhecimentos prévios sobre a educação inclusiva, Libras e Bilinguismo) e o outro no fim da interação, no qual, os discentes informaram acerca das contribuições dos jogos de linguagem para a compreensão dos conteúdos em Libras dos conteúdos de Libras e Língua Portuguesa. Essa pesquisa está ancorada na Educação Inclusiva, disposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996 e na abordagem bilíngue apresentada no Decreto nº 5.626/2005, entre outros documentos. A proposta visa discutir estratégias de ensino que favoreçam a proposta de ensino bilíngue no ambiente escolar, sensibilizando os alunos ouvintes sobre a importância de se conhecer a Libras para a promoção de uma sociedade mais inclusiva. A presente investigação possibilitou constatar que os professores precisam buscar formas diferenciadas para incitar nos alunos ouvintes o interesse em aprender formas de comunicação com os surdos. Para isso, pode se utilizar de através da utilização de atividades simples, realizadas com materiais acessíveis e sem custos elevados, que podem ser integrados nos conteúdos dispostos no currículo, a exemplo da fábula. Dessa maneira, os profissionais da educação precisam incentivar a socialização e discutir na escola do seu papel buscando favorecer a aquisição de conhecimento e formação de cidadãos que sabem conviver com as diferenças.
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Para a coleta de dados foram utilizadas as observações das atividades produzidas durante os encontros, dispostos em um diário de campo e dois questionários de avaliação assim aplicados: um no início da pesquisa (para verificação dos conhecimentos prévios sobre a educação inclusiva, Libras e Bilinguismo) e o outro no fim da interação, no qual, os discentes informaram acerca das contribuições dos jogos de linguagem para a compreensão dos conteúdos em Libras dos conteúdos de Libras e Língua Portuguesa. Essa pesquisa está ancorada na Educação Inclusiva, disposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996 e na abordagem bilíngue apresentada no Decreto nº 5.626/2005, entre outros documentos. A proposta visa discutir estratégias de ensino que favoreçam a proposta de ensino bilíngue no ambiente escolar, sensibilizando os alunos ouvintes sobre a importância de se conhecer a Libras para a promoção de uma sociedade mais inclusiva. A presente investigação possibilitou constatar que os professores precisam buscar formas diferenciadas para incitar nos alunos ouvintes o interesse em aprender formas de comunicação com os surdos. Para isso, pode se utilizar de através da utilização de atividades simples, realizadas com materiais acessíveis e sem custos elevados, que podem ser integrados nos conteúdos dispostos no currículo, a exemplo da fábula. Dessa maneira, os profissionais da educação precisam incentivar a socialização e discutir na escola do seu papel buscando favorecer a aquisição de conhecimento e formação de cidadãos que sabem conviver com as diferenças.The research aims to discuss the possible contributions of the didactic approach contributed through the use of a game, mediated by the fable literary genre, to encourage the study and use of Libras (Brazilian Sign Language) for students enrolled in the seventh grade of the Elementary School E.M.E.F. Dr. José Dantas Pinheiro, located in São João do Rio do Peixe town, state of Paraíba. The work has applied nature, and it‟s characterized as field research with qualitative methodological approach. For data collection was used the observations of activities produced during the meetings (arranged in a field journal) and two evaluation questionnaires applied as follows: first one at the beginning of the research (for verification of prior knowledge on inclusive education, Libras, and Bilingualism) and the second one by the end of the interaction, in which the students reported on the contributions of language games for the understanding of the contents in Libras and Portuguese. This research is anchored in Inclusive Education, established in the Law and Guidelines of the Brazilian Educational System nº 9.394/1996 and in the bilingual approach presented in the Decree nº 5.626/2005, among other documents. The proposal aims to present the inclusion of Libras in the regular classes as a tool that can contribute to the citizens‟ formation of the subjects so that they learn to interact with each other in society, besides favoring conditions of access to education, and the understanding of differences with respect and empathy. This research made it possible to verify that the teachers need to seek different ways to encourage the hearing students‟ interest in learning ways of communicating with the deaf students. Thereunto, it can be applied through the use of simple activities, performed with accessible materials and without high costs, which can be integrated into the contents arranged in the curriculum, such as the fable. Thus, education professionals need to encourage socialization and discussing the school‟s role seeking to favor the acquisition of knowledge and the formation of citizens who know how to live with the differences.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMOURA, Adriana Sidralle Rolim de.MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.http://lattes.cnpq.br/1626108523496818CORRÊA , Adriana Moreira de Souza.ALMEIDA , Francisca Maisa Maciel Gomes de.ANDRADE, Williana Ferreira de.2019-06-182019-09-04T17:42:52Z2019-09-042019-09-04T17:42:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6684ANDRADE, Williana Ferreira de. Proposta bilíngüe com libras no ensino regular. 2019. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-23T13:25:18Zoai:localhost:riufcg/6684Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-23T13:25:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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