Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallera, Gabriella Tonhoque
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25473
Resumo: Este trabalho tem como motivação a experiência de graduação sanduíche que a autora teve, oportunizada pelo Programa de Licenciaturas Internacionais Brasil- Portugal / CAPES, na Universidade de Coimbra, no período de agosto de 2018 a julho de 2019. Ao cursar a disciplina de Análise Infinitesimal I na universidade portuguesa, percebe-se alguma discrepância entre a formação dos alunos brasileiros e portugueses no ensino secundário. A partir desse indício, este trabalho desenvolve-se com o objetivo de fazer uma análise comparada das propostas curriculares para o ensino secundário em ambos os países. Para realizar essa análise, tomou-se como referência documentos oficiais portugueses e brasileiros, trazendo, para efeito de aprofundamento, um estudo de caso sobre como é abordado o ensino de funções exponenciais e logarítmicas nas duas propostas curriculares. Para consubstanciar essa análise foram escolhidos três livros, um português e dois brasileiros. Como conclusão observa-se que os livros estão alinhados, em geral, com a proposta curricular de cada país, que são bem diferentes em suas ideias e seus princípios
id UFF-2_604eb608041f028a11a9925cb2665a28
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25473
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em PortugalCurrículoFunção exponencialFunção logarítmicaLivros didáticosPrograma de Licenciaturas InternacionaisLivro didáticoCurrículo escolarEnsino de matemáticaResumeExponential functionLogarithmic functionDidactic booksInternational Degree ProgramEste trabalho tem como motivação a experiência de graduação sanduíche que a autora teve, oportunizada pelo Programa de Licenciaturas Internacionais Brasil- Portugal / CAPES, na Universidade de Coimbra, no período de agosto de 2018 a julho de 2019. Ao cursar a disciplina de Análise Infinitesimal I na universidade portuguesa, percebe-se alguma discrepância entre a formação dos alunos brasileiros e portugueses no ensino secundário. A partir desse indício, este trabalho desenvolve-se com o objetivo de fazer uma análise comparada das propostas curriculares para o ensino secundário em ambos os países. Para realizar essa análise, tomou-se como referência documentos oficiais portugueses e brasileiros, trazendo, para efeito de aprofundamento, um estudo de caso sobre como é abordado o ensino de funções exponenciais e logarítmicas nas duas propostas curriculares. Para consubstanciar essa análise foram escolhidos três livros, um português e dois brasileiros. Como conclusão observa-se que os livros estão alinhados, em geral, com a proposta curricular de cada país, que são bem diferentes em suas ideias e seus princípiosInstituto de Matemática e EstatísticaThis work was motivated by the "sandwich" undergraduate experience that the author had, provided by the Brazil-Portugal / CAPES International Degree Program at the University of Coimbra, from August 2018 to July 2019. While attending the Infinitesimal Analysis course at the Portuguese university it becomes evident some discrepancy between Brazilian and Portuguese secondary education students. Based on this evidence, this paper is carried out with the objective of making a comparative analysis of the curricular proposals for secondary education in both countries. To fulfill this analysis, Portuguese and Brazilian official documents were taken as reference, bringing a deeper understanding regarding on how the teaching of exponential and logarithmic functions is approached inside both curricular proposals. To substantiate this analysis, three books were chosen, one Portuguese105 f.Rezende, Wanderley MouraPesco, Dirce UesuAntunes, Gladson OctavianoGallera, Gabriella Tonhoque2022-06-30T13:42:35Z2022-06-30T13:42:35Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGALLERA, Gabriella Tonhoque. Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal. 2021. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25473Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-26T23:18:35Zoai:app.uff.br:1/25473Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-26T23:18:35Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal
title Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal
spellingShingle Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal
Gallera, Gabriella Tonhoque
Currículo
Função exponencial
Função logarítmica
Livros didáticos
Programa de Licenciaturas Internacionais
Livro didático
Currículo escolar
Ensino de matemática
Resume
Exponential function
Logarithmic function
Didactic books
International Degree Program
title_short Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal
title_full Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal
title_fullStr Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal
title_full_unstemmed Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal
title_sort Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal
author Gallera, Gabriella Tonhoque
author_facet Gallera, Gabriella Tonhoque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Wanderley Moura
Pesco, Dirce Uesu
Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallera, Gabriella Tonhoque
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Função exponencial
Função logarítmica
Livros didáticos
Programa de Licenciaturas Internacionais
Livro didático
Currículo escolar
Ensino de matemática
Resume
Exponential function
Logarithmic function
Didactic books
International Degree Program
topic Currículo
Função exponencial
Função logarítmica
Livros didáticos
Programa de Licenciaturas Internacionais
Livro didático
Currículo escolar
Ensino de matemática
Resume
Exponential function
Logarithmic function
Didactic books
International Degree Program
description Este trabalho tem como motivação a experiência de graduação sanduíche que a autora teve, oportunizada pelo Programa de Licenciaturas Internacionais Brasil- Portugal / CAPES, na Universidade de Coimbra, no período de agosto de 2018 a julho de 2019. Ao cursar a disciplina de Análise Infinitesimal I na universidade portuguesa, percebe-se alguma discrepância entre a formação dos alunos brasileiros e portugueses no ensino secundário. A partir desse indício, este trabalho desenvolve-se com o objetivo de fazer uma análise comparada das propostas curriculares para o ensino secundário em ambos os países. Para realizar essa análise, tomou-se como referência documentos oficiais portugueses e brasileiros, trazendo, para efeito de aprofundamento, um estudo de caso sobre como é abordado o ensino de funções exponenciais e logarítmicas nas duas propostas curriculares. Para consubstanciar essa análise foram escolhidos três livros, um português e dois brasileiros. Como conclusão observa-se que os livros estão alinhados, em geral, com a proposta curricular de cada país, que são bem diferentes em suas ideias e seus princípios
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-06-30T13:42:35Z
2022-06-30T13:42:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GALLERA, Gabriella Tonhoque. Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal. 2021. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25473
Aluno de Graduação
identifier_str_mv GALLERA, Gabriella Tonhoque. Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal. 2021. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838669069877248