Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6841 |
Resumo: | Esse trabalho acerca da ―Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades‖ tem como objeto de estudo a própria gestão democrática buscada por dentro da escola a partir de equipes que trazem na base de seus processos de organização da escola ações educativas na direção da sensibilização à participação no trabalho pedagógico por intermédio de tomada de decisões crescentemente ampliadas. O objetivo geral desse trabalho foi o de analisar condições político-administrativas da organização escolar para a construção da gestão democrática. Como questão de pesquisa essa produção incorreu pela indagação: De que modo a gestão democrática pode contribuir para a formação da cidadania, tendo em vista suas relações de socialização para além da escola? Como principais categorias da fundamentação esse estudo se estruturou a partir do conceito de democracia e sua influência para a sociedade de Kelsen (2000); participação e descentralização da gestão escolar em Paro (2006) e o ensino interdisciplinar para cidadania a partir da sala de aula em Hora (1994). A parte empírica desse estudo se deu através de uma abordagem qualitativa, na qual a coleta de dados utilizou-se da entrevista semiestruturada e a partir dos dados também por ela coletados. O tratamento dos dados se deu pela categorização simples por termos recorrentes, o que também oportunizou conhecer a realidade escolar quanto ao objeto dessa produção. Os principais achados do estudo se instituiu pelo fato de que as equipes escolares necessitam ser melhor formadas para a compreensão e a vivência da gestão democrática; que a gestão é o principal polo de articulação dessa formação e que é pela co-gestão que essa formação se consolidará no âmbito escolar. O que, com evidência, mostra a escola em meio a muitos desafios pedagógico-administrativos de organização do trabalho pedagógico a serem enfrentados em prol da gestão democrática. Fundamentalmente pela implementação desse tipo de gestão é que o ensino, visando a cidadania, pode articular relações democráticas a partir do processo de ensino-aprendizagem objetivando a democratização na base de nossas condições objetivas de vida. |
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Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades.Democratic management at school: dilemmas and possibilities.Gestão democráticaGestão escolarDemocratic managementSchool managementEducação.Esse trabalho acerca da ―Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades‖ tem como objeto de estudo a própria gestão democrática buscada por dentro da escola a partir de equipes que trazem na base de seus processos de organização da escola ações educativas na direção da sensibilização à participação no trabalho pedagógico por intermédio de tomada de decisões crescentemente ampliadas. O objetivo geral desse trabalho foi o de analisar condições político-administrativas da organização escolar para a construção da gestão democrática. Como questão de pesquisa essa produção incorreu pela indagação: De que modo a gestão democrática pode contribuir para a formação da cidadania, tendo em vista suas relações de socialização para além da escola? Como principais categorias da fundamentação esse estudo se estruturou a partir do conceito de democracia e sua influência para a sociedade de Kelsen (2000); participação e descentralização da gestão escolar em Paro (2006) e o ensino interdisciplinar para cidadania a partir da sala de aula em Hora (1994). A parte empírica desse estudo se deu através de uma abordagem qualitativa, na qual a coleta de dados utilizou-se da entrevista semiestruturada e a partir dos dados também por ela coletados. O tratamento dos dados se deu pela categorização simples por termos recorrentes, o que também oportunizou conhecer a realidade escolar quanto ao objeto dessa produção. Os principais achados do estudo se instituiu pelo fato de que as equipes escolares necessitam ser melhor formadas para a compreensão e a vivência da gestão democrática; que a gestão é o principal polo de articulação dessa formação e que é pela co-gestão que essa formação se consolidará no âmbito escolar. O que, com evidência, mostra a escola em meio a muitos desafios pedagógico-administrativos de organização do trabalho pedagógico a serem enfrentados em prol da gestão democrática. Fundamentalmente pela implementação desse tipo de gestão é que o ensino, visando a cidadania, pode articular relações democráticas a partir do processo de ensino-aprendizagem objetivando a democratização na base de nossas condições objetivas de vida.This work about "Democratic management at school: dilemmas and possibilities" has as object of the study precisely the democratic management sought at school, through teams that bring, in the basis of school organization processes, educational actions in the direction of the sensitization to the participation in the pedagogical work through decision-making that were increasingly expanded. The main objective of this work was to analyze the political-administrative conditions of school organization for the construction of democratic management. As issue of research, this production incurred by the question: How does democratic management at public school contribute to the qualification of student behaviors bearing in mind socialization and democratization processes of its students in their social relations beyond school? As main categories of foundation, this study was structured from the concept of democracy and its influence to the Kelsen’s society (2000); participation and decentralization of school management in Paro (2006) and the interdisciplinary teaching to citizenship through the classroom in Hora (1994). The empirical part of this study was realized through qualitative approach, in which data collection used the semi-structured interview and the data collected by it. Observation was also a technique used in data collection. The treatment of the data occurred by simple categorization of recurrent terms, which also allowed to know the school reality regarding the object of this production. The main findings of this study were instituted by the fact that school teams need to be better trained to understand and to know how live the democratic management; that management is the main link of this training and it is through co-management that this training will be consolidated in the school context. It demonstrates, with evidence, that the school have many pedagogical-administrative challenges about the pedagogical work organization to be faced in favor of democratic management. Fundamentally, through the implementation of this type of management is that teaching, aiming at citizenship, can articulate democratic relations from the teaching-learning process, aiming at democratization on the basis of our objective conditions of life.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOPES, Wiama de Jesus Freitas.LOPES, Wiama de Jesus Freitas.http://lattes.cnpq.br/5222750643490502PIRES, Aparecida Carneiro.SILVA, José Amiraldo Alves da.SÁ, Thayres Sarmento.2017-08-242019-09-09T15:58:27Z2019-09-092019-09-09T15:58:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6841SÁ, Thayres Sarmento. Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades. 2017. 99f. 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