Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SÁ, Thayres Sarmento.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6841
Resumo: Esse trabalho acerca da ―Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades‖ tem como objeto de estudo a própria gestão democrática buscada por dentro da escola a partir de equipes que trazem na base de seus processos de organização da escola ações educativas na direção da sensibilização à participação no trabalho pedagógico por intermédio de tomada de decisões crescentemente ampliadas. O objetivo geral desse trabalho foi o de analisar condições político-administrativas da organização escolar para a construção da gestão democrática. Como questão de pesquisa essa produção incorreu pela indagação: De que modo a gestão democrática pode contribuir para a formação da cidadania, tendo em vista suas relações de socialização para além da escola? Como principais categorias da fundamentação esse estudo se estruturou a partir do conceito de democracia e sua influência para a sociedade de Kelsen (2000); participação e descentralização da gestão escolar em Paro (2006) e o ensino interdisciplinar para cidadania a partir da sala de aula em Hora (1994). A parte empírica desse estudo se deu através de uma abordagem qualitativa, na qual a coleta de dados utilizou-se da entrevista semiestruturada e a partir dos dados também por ela coletados. O tratamento dos dados se deu pela categorização simples por termos recorrentes, o que também oportunizou conhecer a realidade escolar quanto ao objeto dessa produção. Os principais achados do estudo se instituiu pelo fato de que as equipes escolares necessitam ser melhor formadas para a compreensão e a vivência da gestão democrática; que a gestão é o principal polo de articulação dessa formação e que é pela co-gestão que essa formação se consolidará no âmbito escolar. O que, com evidência, mostra a escola em meio a muitos desafios pedagógico-administrativos de organização do trabalho pedagógico a serem enfrentados em prol da gestão democrática. Fundamentalmente pela implementação desse tipo de gestão é que o ensino, visando a cidadania, pode articular relações democráticas a partir do processo de ensino-aprendizagem objetivando a democratização na base de nossas condições objetivas de vida.
id UFCG_aa6e8ab38ce25b690406765fbd1ce37a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6841
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades.Democratic management at school: dilemmas and possibilities.Gestão democráticaGestão escolarDemocratic managementSchool managementEducação.Esse trabalho acerca da ―Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades‖ tem como objeto de estudo a própria gestão democrática buscada por dentro da escola a partir de equipes que trazem na base de seus processos de organização da escola ações educativas na direção da sensibilização à participação no trabalho pedagógico por intermédio de tomada de decisões crescentemente ampliadas. O objetivo geral desse trabalho foi o de analisar condições político-administrativas da organização escolar para a construção da gestão democrática. Como questão de pesquisa essa produção incorreu pela indagação: De que modo a gestão democrática pode contribuir para a formação da cidadania, tendo em vista suas relações de socialização para além da escola? Como principais categorias da fundamentação esse estudo se estruturou a partir do conceito de democracia e sua influência para a sociedade de Kelsen (2000); participação e descentralização da gestão escolar em Paro (2006) e o ensino interdisciplinar para cidadania a partir da sala de aula em Hora (1994). A parte empírica desse estudo se deu através de uma abordagem qualitativa, na qual a coleta de dados utilizou-se da entrevista semiestruturada e a partir dos dados também por ela coletados. O tratamento dos dados se deu pela categorização simples por termos recorrentes, o que também oportunizou conhecer a realidade escolar quanto ao objeto dessa produção. Os principais achados do estudo se instituiu pelo fato de que as equipes escolares necessitam ser melhor formadas para a compreensão e a vivência da gestão democrática; que a gestão é o principal polo de articulação dessa formação e que é pela co-gestão que essa formação se consolidará no âmbito escolar. O que, com evidência, mostra a escola em meio a muitos desafios pedagógico-administrativos de organização do trabalho pedagógico a serem enfrentados em prol da gestão democrática. Fundamentalmente pela implementação desse tipo de gestão é que o ensino, visando a cidadania, pode articular relações democráticas a partir do processo de ensino-aprendizagem objetivando a democratização na base de nossas condições objetivas de vida.This work about "Democratic management at school: dilemmas and possibilities" has as object of the study precisely the democratic management sought at school, through teams that bring, in the basis of school organization processes, educational actions in the direction of the sensitization to the participation in the pedagogical work through decision-making that were increasingly expanded. The main objective of this work was to analyze the political-administrative conditions of school organization for the construction of democratic management. As issue of research, this production incurred by the question: How does democratic management at public school contribute to the qualification of student behaviors bearing in mind socialization and democratization processes of its students in their social relations beyond school? As main categories of foundation, this study was structured from the concept of democracy and its influence to the Kelsen’s society (2000); participation and decentralization of school management in Paro (2006) and the interdisciplinary teaching to citizenship through the classroom in Hora (1994). The empirical part of this study was realized through qualitative approach, in which data collection used the semi-structured interview and the data collected by it. Observation was also a technique used in data collection. The treatment of the data occurred by simple categorization of recurrent terms, which also allowed to know the school reality regarding the object of this production. The main findings of this study were instituted by the fact that school teams need to be better trained to understand and to know how live the democratic management; that management is the main link of this training and it is through co-management that this training will be consolidated in the school context. It demonstrates, with evidence, that the school have many pedagogical-administrative challenges about the pedagogical work organization to be faced in favor of democratic management. Fundamentally, through the implementation of this type of management is that teaching, aiming at citizenship, can articulate democratic relations from the teaching-learning process, aiming at democratization on the basis of our objective conditions of life.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOPES, Wiama de Jesus Freitas.LOPES, Wiama de Jesus Freitas.http://lattes.cnpq.br/5222750643490502PIRES, Aparecida Carneiro.SILVA, José Amiraldo Alves da.SÁ, Thayres Sarmento.2017-08-242019-09-09T15:58:27Z2019-09-092019-09-09T15:58:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6841SÁ, Thayres Sarmento. Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades. 2017. 99f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T13:27:02Zoai:localhost:riufcg/6841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T13:27:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades.
Democratic management at school: dilemmas and possibilities.
title Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades.
spellingShingle Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades.
SÁ, Thayres Sarmento.
Gestão democrática
Gestão escolar
Democratic management
School management
Educação.
title_short Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades.
title_full Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades.
title_fullStr Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades.
title_full_unstemmed Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades.
title_sort Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades.
author SÁ, Thayres Sarmento.
author_facet SÁ, Thayres Sarmento.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502
PIRES, Aparecida Carneiro.
SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SÁ, Thayres Sarmento.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Gestão escolar
Democratic management
School management
Educação.
topic Gestão democrática
Gestão escolar
Democratic management
School management
Educação.
description Esse trabalho acerca da ―Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades‖ tem como objeto de estudo a própria gestão democrática buscada por dentro da escola a partir de equipes que trazem na base de seus processos de organização da escola ações educativas na direção da sensibilização à participação no trabalho pedagógico por intermédio de tomada de decisões crescentemente ampliadas. O objetivo geral desse trabalho foi o de analisar condições político-administrativas da organização escolar para a construção da gestão democrática. Como questão de pesquisa essa produção incorreu pela indagação: De que modo a gestão democrática pode contribuir para a formação da cidadania, tendo em vista suas relações de socialização para além da escola? Como principais categorias da fundamentação esse estudo se estruturou a partir do conceito de democracia e sua influência para a sociedade de Kelsen (2000); participação e descentralização da gestão escolar em Paro (2006) e o ensino interdisciplinar para cidadania a partir da sala de aula em Hora (1994). A parte empírica desse estudo se deu através de uma abordagem qualitativa, na qual a coleta de dados utilizou-se da entrevista semiestruturada e a partir dos dados também por ela coletados. O tratamento dos dados se deu pela categorização simples por termos recorrentes, o que também oportunizou conhecer a realidade escolar quanto ao objeto dessa produção. Os principais achados do estudo se instituiu pelo fato de que as equipes escolares necessitam ser melhor formadas para a compreensão e a vivência da gestão democrática; que a gestão é o principal polo de articulação dessa formação e que é pela co-gestão que essa formação se consolidará no âmbito escolar. O que, com evidência, mostra a escola em meio a muitos desafios pedagógico-administrativos de organização do trabalho pedagógico a serem enfrentados em prol da gestão democrática. Fundamentalmente pela implementação desse tipo de gestão é que o ensino, visando a cidadania, pode articular relações democráticas a partir do processo de ensino-aprendizagem objetivando a democratização na base de nossas condições objetivas de vida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-24
2019-09-09T15:58:27Z
2019-09-09
2019-09-09T15:58:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6841
SÁ, Thayres Sarmento. Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades. 2017. 99f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6841
identifier_str_mv SÁ, Thayres Sarmento. Gestão democrática na escola: dilemas e possibilidades. 2017. 99f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744393185263616