A importância do desenho na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Charlene Fagundes [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67929
Resumo: Nesta monografia busco referências teórico – práticas para a melhoria do trabalho com o desenho na educação das crianças e caminhos para uma proposta pedagógica onde o desenho não seja deixado de lado, mas caminhe junto com outras linguagens e áreas de conhecimento. Para tanto, faço uma revisão bibliográfica de estudos sobre o desenho de autores de referência como: Ana Angélica Albano Moreira, Rosa Iavelberg, Edith Derdyk, entre outros e uma investigação na prática pedagógica em quatro escolas de educação infantil das cidade de Guarulhos e São Paulo. Foram realizadas visitas de observação, entrevistas informais com o coordenador e professores e diálogo com as crianças. Apresento também uma análise de pequenos episódios vividos espontaneamente por uma criança de um ano. A pesquisa confirma o desenho como linguagem lúdica, expressiva e sensorial que a criança mais utiliza quando lhe é permitido, para registrar seu pensamento e impressões sobre o mundo e também como suporte para outras linguagens, oral, corporal, musical e escrita. Nesse sentido a escola e o professor têm a responsabilidade de garantir espaço e ampliar a apropriação da linguagem do desenho pelas crianças de maneira integrada às outras linguagens e áreas de conhecimento. No entanto, apesar do avanço nos estudos teóricos e de práticas diferenciadas, a pesquisa de campo indica uma necessidade de maior investimento na formação do educador e na cultura escolar para que um bom trabalho com artes possa ser implementado
id UFSP_2736acbd2c5285edca1e3ec8093f4db9
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/67929
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Lopes, Charlene Fagundes [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/5217443025440025Dias, Marina Célia Moraes [UNIFESP]2023-06-07T14:12:28Z2023-06-07T14:12:28Z2010-11-29LOPES, Charlene Fagundes. A importância do desenho na Educação Infantil. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.https://repositorio.unifesp.br/11600/67929Monografia [1].pdfNesta monografia busco referências teórico – práticas para a melhoria do trabalho com o desenho na educação das crianças e caminhos para uma proposta pedagógica onde o desenho não seja deixado de lado, mas caminhe junto com outras linguagens e áreas de conhecimento. Para tanto, faço uma revisão bibliográfica de estudos sobre o desenho de autores de referência como: Ana Angélica Albano Moreira, Rosa Iavelberg, Edith Derdyk, entre outros e uma investigação na prática pedagógica em quatro escolas de educação infantil das cidade de Guarulhos e São Paulo. Foram realizadas visitas de observação, entrevistas informais com o coordenador e professores e diálogo com as crianças. Apresento também uma análise de pequenos episódios vividos espontaneamente por uma criança de um ano. A pesquisa confirma o desenho como linguagem lúdica, expressiva e sensorial que a criança mais utiliza quando lhe é permitido, para registrar seu pensamento e impressões sobre o mundo e também como suporte para outras linguagens, oral, corporal, musical e escrita. Nesse sentido a escola e o professor têm a responsabilidade de garantir espaço e ampliar a apropriação da linguagem do desenho pelas crianças de maneira integrada às outras linguagens e áreas de conhecimento. No entanto, apesar do avanço nos estudos teóricos e de práticas diferenciadas, a pesquisa de campo indica uma necessidade de maior investimento na formação do educador e na cultura escolar para que um bom trabalho com artes possa ser implementadoHerein, I search for theoretical and practical frameworks to improve the teaching of drawing in children education, which should be integrated with other languages and areas of knowledge. The research comprises a theoretical study based on authors as Ana Angélica Albano Moreira, Edith Dedyk, Rosa Iavelberg and others. And a field work developed in four pre schools, one in the city of Guarulhos and the others in the city of São Paulo. It also includes the analyses of events shared with a child of one year old. The results confirm the importance of drawing as a playful, sensory, expressive language that children mostly use, when they are allowed, to register their thoughts and impressions of the world. In addition, It represents a tool for the acquision of other languages: oral, body, musical and written. It supports the notion that both the school and the teacher have the responsability to guarantee space and metrition for the development of drawing in children in integrated way with other languages and areas of knowledge. This will require a larger investment in teacher education and school culture and infrastructure.49 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação InfantilArte-educaçãoDesenhoChildren EducationArt- educationDrawingA importância do desenho na Educação InfantilThe importance of drawing in Children Educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Pedagogia11600/679292023-06-07 11:12:29.043metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67929Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T14:12:29Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A importância do desenho na Educação Infantil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The importance of drawing in Children Education
title A importância do desenho na Educação Infantil
spellingShingle A importância do desenho na Educação Infantil
Lopes, Charlene Fagundes [UNIFESP]
Educação Infantil
Arte-educação
Desenho
Children Education
Art- education
Drawing
title_short A importância do desenho na Educação Infantil
title_full A importância do desenho na Educação Infantil
title_fullStr A importância do desenho na Educação Infantil
title_full_unstemmed A importância do desenho na Educação Infantil
title_sort A importância do desenho na Educação Infantil
author Lopes, Charlene Fagundes [UNIFESP]
author_facet Lopes, Charlene Fagundes [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5217443025440025
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Charlene Fagundes [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Marina Célia Moraes [UNIFESP]
contributor_str_mv Dias, Marina Célia Moraes [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Arte-educação
Desenho
topic Educação Infantil
Arte-educação
Desenho
Children Education
Art- education
Drawing
dc.subject.eng.fl_str_mv Children Education
Art- education
Drawing
description Nesta monografia busco referências teórico – práticas para a melhoria do trabalho com o desenho na educação das crianças e caminhos para uma proposta pedagógica onde o desenho não seja deixado de lado, mas caminhe junto com outras linguagens e áreas de conhecimento. Para tanto, faço uma revisão bibliográfica de estudos sobre o desenho de autores de referência como: Ana Angélica Albano Moreira, Rosa Iavelberg, Edith Derdyk, entre outros e uma investigação na prática pedagógica em quatro escolas de educação infantil das cidade de Guarulhos e São Paulo. Foram realizadas visitas de observação, entrevistas informais com o coordenador e professores e diálogo com as crianças. Apresento também uma análise de pequenos episódios vividos espontaneamente por uma criança de um ano. A pesquisa confirma o desenho como linguagem lúdica, expressiva e sensorial que a criança mais utiliza quando lhe é permitido, para registrar seu pensamento e impressões sobre o mundo e também como suporte para outras linguagens, oral, corporal, musical e escrita. Nesse sentido a escola e o professor têm a responsabilidade de garantir espaço e ampliar a apropriação da linguagem do desenho pelas crianças de maneira integrada às outras linguagens e áreas de conhecimento. No entanto, apesar do avanço nos estudos teóricos e de práticas diferenciadas, a pesquisa de campo indica uma necessidade de maior investimento na formação do educador e na cultura escolar para que um bom trabalho com artes possa ser implementado
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-07T14:12:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-07T14:12:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Charlene Fagundes. A importância do desenho na Educação Infantil. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/67929
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Monografia [1].pdf
identifier_str_mv LOPES, Charlene Fagundes. A importância do desenho na Educação Infantil. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.
Monografia [1].pdf
url https://repositorio.unifesp.br/11600/67929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 49 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764200412446720