O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7320 |
Resumo: | Este trabalho trata de uma investigação dos métodos de avaliação aplicados no processo de ensino aprendizagem em Química nas escolas públicas e privadas da cidade de Cajazeiras-PB. A temática apresentada abordará os métodos de avaliação da aprendizagem escolar utilizados pelos docentes do Ensino Médio e a concepção dos alunos sobre os instrumentos utilizados na construção da aprendizagem. Utilizou-se como referenciais artigos e livros de autores muito reconhecidos como Luckesi, Perrenoud, Hoffman, Mizukami. Os dados foram colhidos através de um Formulário de Pesquisa para os docentes e uma Mesa Redonda com os discentes do Ensino Médio de escolas da rede estadual, federal e privada de ensino da cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba no intuito de averiguar suas concepções a respeito da importância do processo avaliativo bem como sua finalidade e utilização no ensino de Química. O presente estudo favorece o entendimento sobre as práticas avaliativas e a importância destas no ensino de Química. Os resultados obtidos revelaram que a avaliação ainda é uma prática conservadora quando, alguns docentes, se referem à avaliação como uma forma de atribuir nota. Diante das discussões foi possível detectar as dificuldades enfrentadas tanto pelos docentes quanto pelos discentes. A maior dificuldade em obter êxito nas avaliações está na interpretação das questões e os cálculos matemáticos, tanto na concepção docente como na discente. |
id |
UFCG_aaabb79acb72a5dcd612f95b31283ff7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/7320 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química.The challenge of learning assessment: conceptions of teachers and students in Chemistry teaching.Avaliação escolarMétodos de avaliação de alunosEnsino de QuímicaSchool evaluationStudent assessment methodsChemistry teachingQuímica.Este trabalho trata de uma investigação dos métodos de avaliação aplicados no processo de ensino aprendizagem em Química nas escolas públicas e privadas da cidade de Cajazeiras-PB. A temática apresentada abordará os métodos de avaliação da aprendizagem escolar utilizados pelos docentes do Ensino Médio e a concepção dos alunos sobre os instrumentos utilizados na construção da aprendizagem. Utilizou-se como referenciais artigos e livros de autores muito reconhecidos como Luckesi, Perrenoud, Hoffman, Mizukami. Os dados foram colhidos através de um Formulário de Pesquisa para os docentes e uma Mesa Redonda com os discentes do Ensino Médio de escolas da rede estadual, federal e privada de ensino da cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba no intuito de averiguar suas concepções a respeito da importância do processo avaliativo bem como sua finalidade e utilização no ensino de Química. O presente estudo favorece o entendimento sobre as práticas avaliativas e a importância destas no ensino de Química. Os resultados obtidos revelaram que a avaliação ainda é uma prática conservadora quando, alguns docentes, se referem à avaliação como uma forma de atribuir nota. Diante das discussões foi possível detectar as dificuldades enfrentadas tanto pelos docentes quanto pelos discentes. A maior dificuldade em obter êxito nas avaliações está na interpretação das questões e os cálculos matemáticos, tanto na concepção docente como na discente.This work deals with an investigation of the evaluation methods used in the learning in Chemistry in the public and private schools of the city of Cajazeiras-PB. The thematic presented will address the methods of evaluating school learning used by high school teachers and the students conception about the tools used in the learning construction. It was used as referential articles and books by well-known authors such as Luckesi, Perrenoud, Hoffman, Mizukami. The data were collected through a Research for Teachers and a Roundtable with High School schools of the state, federal and private schools of the city of Cajazeiras, hinterland of Paraíba in order to ascertain their conceptions regarding the importance of the process as well as its purpose and use in the teaching of Chemistry. The gift This study favors the understanding of evaluative practices and their importance in the chemistry teaching. The results showed that the evaluation is still a practice when some teachers refer to evaluation as a form of assign note. In the face of the discussions, it was possible to detect the difficulties both by teachers and students. The greatest difficulty in achieving success in is in the interpretation of the questions and the mathematical calculations, both in the teacher conception as in the student.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGWANDERLEY, Albanei Fernandes.WANDERLEY, Albaneide Fernandes.http://lattes.cnpq.br/6374719958723421SALES, Luciano Leal de Morais.SALES, L. L. M.http://lattes.cnpq.br/8014601030787702LIMA, Geórgia Batista Vieira de.SILVA, Ivanilza Nogueira da.20172019-09-25T17:35:49Z2019-09-252019-09-25T17:35:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7320SILVA, Ivanilza Nogueira da. O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T18:46:21Zoai:localhost:riufcg/7320Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T18:46:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química. The challenge of learning assessment: conceptions of teachers and students in Chemistry teaching. |
title |
O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química. |
spellingShingle |
O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química. SILVA, Ivanilza Nogueira da. Avaliação escolar Métodos de avaliação de alunos Ensino de Química School evaluation Student assessment methods Chemistry teaching Química. |
title_short |
O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química. |
title_full |
O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química. |
title_fullStr |
O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química. |
title_full_unstemmed |
O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química. |
title_sort |
O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química. |
author |
SILVA, Ivanilza Nogueira da. |
author_facet |
SILVA, Ivanilza Nogueira da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
WANDERLEY, Albanei Fernandes. WANDERLEY, Albaneide Fernandes. http://lattes.cnpq.br/6374719958723421 SALES, Luciano Leal de Morais. SALES, L. L. M. http://lattes.cnpq.br/8014601030787702 LIMA, Geórgia Batista Vieira de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Ivanilza Nogueira da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação escolar Métodos de avaliação de alunos Ensino de Química School evaluation Student assessment methods Chemistry teaching Química. |
topic |
Avaliação escolar Métodos de avaliação de alunos Ensino de Química School evaluation Student assessment methods Chemistry teaching Química. |
description |
Este trabalho trata de uma investigação dos métodos de avaliação aplicados no processo de ensino aprendizagem em Química nas escolas públicas e privadas da cidade de Cajazeiras-PB. A temática apresentada abordará os métodos de avaliação da aprendizagem escolar utilizados pelos docentes do Ensino Médio e a concepção dos alunos sobre os instrumentos utilizados na construção da aprendizagem. Utilizou-se como referenciais artigos e livros de autores muito reconhecidos como Luckesi, Perrenoud, Hoffman, Mizukami. Os dados foram colhidos através de um Formulário de Pesquisa para os docentes e uma Mesa Redonda com os discentes do Ensino Médio de escolas da rede estadual, federal e privada de ensino da cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba no intuito de averiguar suas concepções a respeito da importância do processo avaliativo bem como sua finalidade e utilização no ensino de Química. O presente estudo favorece o entendimento sobre as práticas avaliativas e a importância destas no ensino de Química. Os resultados obtidos revelaram que a avaliação ainda é uma prática conservadora quando, alguns docentes, se referem à avaliação como uma forma de atribuir nota. Diante das discussões foi possível detectar as dificuldades enfrentadas tanto pelos docentes quanto pelos discentes. A maior dificuldade em obter êxito nas avaliações está na interpretação das questões e os cálculos matemáticos, tanto na concepção docente como na discente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-09-25T17:35:49Z 2019-09-25 2019-09-25T17:35:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7320 SILVA, Ivanilza Nogueira da. O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7320 |
identifier_str_mv |
SILVA, Ivanilza Nogueira da. O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744396867862528 |