O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Ivanilza Nogueira da.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7320
Resumo: Este trabalho trata de uma investigação dos métodos de avaliação aplicados no processo de ensino aprendizagem em Química nas escolas públicas e privadas da cidade de Cajazeiras-PB. A temática apresentada abordará os métodos de avaliação da aprendizagem escolar utilizados pelos docentes do Ensino Médio e a concepção dos alunos sobre os instrumentos utilizados na construção da aprendizagem. Utilizou-se como referenciais artigos e livros de autores muito reconhecidos como Luckesi, Perrenoud, Hoffman, Mizukami. Os dados foram colhidos através de um Formulário de Pesquisa para os docentes e uma Mesa Redonda com os discentes do Ensino Médio de escolas da rede estadual, federal e privada de ensino da cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba no intuito de averiguar suas concepções a respeito da importância do processo avaliativo bem como sua finalidade e utilização no ensino de Química. O presente estudo favorece o entendimento sobre as práticas avaliativas e a importância destas no ensino de Química. Os resultados obtidos revelaram que a avaliação ainda é uma prática conservadora quando, alguns docentes, se referem à avaliação como uma forma de atribuir nota. Diante das discussões foi possível detectar as dificuldades enfrentadas tanto pelos docentes quanto pelos discentes. A maior dificuldade em obter êxito nas avaliações está na interpretação das questões e os cálculos matemáticos, tanto na concepção docente como na discente.
id UFCG_aaabb79acb72a5dcd612f95b31283ff7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7320
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química.The challenge of learning assessment: conceptions of teachers and students in Chemistry teaching.Avaliação escolarMétodos de avaliação de alunosEnsino de QuímicaSchool evaluationStudent assessment methodsChemistry teachingQuímica.Este trabalho trata de uma investigação dos métodos de avaliação aplicados no processo de ensino aprendizagem em Química nas escolas públicas e privadas da cidade de Cajazeiras-PB. A temática apresentada abordará os métodos de avaliação da aprendizagem escolar utilizados pelos docentes do Ensino Médio e a concepção dos alunos sobre os instrumentos utilizados na construção da aprendizagem. Utilizou-se como referenciais artigos e livros de autores muito reconhecidos como Luckesi, Perrenoud, Hoffman, Mizukami. Os dados foram colhidos através de um Formulário de Pesquisa para os docentes e uma Mesa Redonda com os discentes do Ensino Médio de escolas da rede estadual, federal e privada de ensino da cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba no intuito de averiguar suas concepções a respeito da importância do processo avaliativo bem como sua finalidade e utilização no ensino de Química. O presente estudo favorece o entendimento sobre as práticas avaliativas e a importância destas no ensino de Química. Os resultados obtidos revelaram que a avaliação ainda é uma prática conservadora quando, alguns docentes, se referem à avaliação como uma forma de atribuir nota. Diante das discussões foi possível detectar as dificuldades enfrentadas tanto pelos docentes quanto pelos discentes. A maior dificuldade em obter êxito nas avaliações está na interpretação das questões e os cálculos matemáticos, tanto na concepção docente como na discente.This work deals with an investigation of the evaluation methods used in the learning in Chemistry in the public and private schools of the city of Cajazeiras-PB. The thematic presented will address the methods of evaluating school learning used by high school teachers and the students conception about the tools used in the learning construction. It was used as referential articles and books by well-known authors such as Luckesi, Perrenoud, Hoffman, Mizukami. The data were collected through a Research for Teachers and a Roundtable with High School schools of the state, federal and private schools of the city of Cajazeiras, hinterland of Paraíba in order to ascertain their conceptions regarding the importance of the process as well as its purpose and use in the teaching of Chemistry. The gift This study favors the understanding of evaluative practices and their importance in the chemistry teaching. The results showed that the evaluation is still a practice when some teachers refer to evaluation as a form of assign note. In the face of the discussions, it was possible to detect the difficulties both by teachers and students. The greatest difficulty in achieving success in is in the interpretation of the questions and the mathematical calculations, both in the teacher conception as in the student.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGWANDERLEY, Albanei Fernandes.WANDERLEY, Albaneide Fernandes.http://lattes.cnpq.br/6374719958723421SALES, Luciano Leal de Morais.SALES, L. L. M.http://lattes.cnpq.br/8014601030787702LIMA, Geórgia Batista Vieira de.SILVA, Ivanilza Nogueira da.20172019-09-25T17:35:49Z2019-09-252019-09-25T17:35:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7320SILVA, Ivanilza Nogueira da. O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T18:46:21Zoai:localhost:riufcg/7320Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T18:46:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química.
The challenge of learning assessment: conceptions of teachers and students in Chemistry teaching.
title O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química.
spellingShingle O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química.
SILVA, Ivanilza Nogueira da.
Avaliação escolar
Métodos de avaliação de alunos
Ensino de Química
School evaluation
Student assessment methods
Chemistry teaching
Química.
title_short O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química.
title_full O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química.
title_fullStr O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química.
title_full_unstemmed O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química.
title_sort O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química.
author SILVA, Ivanilza Nogueira da.
author_facet SILVA, Ivanilza Nogueira da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv WANDERLEY, Albanei Fernandes.
WANDERLEY, Albaneide Fernandes.
http://lattes.cnpq.br/6374719958723421
SALES, Luciano Leal de Morais.
SALES, L. L. M.
http://lattes.cnpq.br/8014601030787702
LIMA, Geórgia Batista Vieira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Ivanilza Nogueira da.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação escolar
Métodos de avaliação de alunos
Ensino de Química
School evaluation
Student assessment methods
Chemistry teaching
Química.
topic Avaliação escolar
Métodos de avaliação de alunos
Ensino de Química
School evaluation
Student assessment methods
Chemistry teaching
Química.
description Este trabalho trata de uma investigação dos métodos de avaliação aplicados no processo de ensino aprendizagem em Química nas escolas públicas e privadas da cidade de Cajazeiras-PB. A temática apresentada abordará os métodos de avaliação da aprendizagem escolar utilizados pelos docentes do Ensino Médio e a concepção dos alunos sobre os instrumentos utilizados na construção da aprendizagem. Utilizou-se como referenciais artigos e livros de autores muito reconhecidos como Luckesi, Perrenoud, Hoffman, Mizukami. Os dados foram colhidos através de um Formulário de Pesquisa para os docentes e uma Mesa Redonda com os discentes do Ensino Médio de escolas da rede estadual, federal e privada de ensino da cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba no intuito de averiguar suas concepções a respeito da importância do processo avaliativo bem como sua finalidade e utilização no ensino de Química. O presente estudo favorece o entendimento sobre as práticas avaliativas e a importância destas no ensino de Química. Os resultados obtidos revelaram que a avaliação ainda é uma prática conservadora quando, alguns docentes, se referem à avaliação como uma forma de atribuir nota. Diante das discussões foi possível detectar as dificuldades enfrentadas tanto pelos docentes quanto pelos discentes. A maior dificuldade em obter êxito nas avaliações está na interpretação das questões e os cálculos matemáticos, tanto na concepção docente como na discente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-09-25T17:35:49Z
2019-09-25
2019-09-25T17:35:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7320
SILVA, Ivanilza Nogueira da. O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7320
identifier_str_mv SILVA, Ivanilza Nogueira da. O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744396867862528