O sentido da ludicidade por professores na educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Andréia Mota de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5041
Resumo: Este estudo sobre “O Sentido da ludicidade por professores na educação infantil, foi realizado na cidade de Ipaumirim– CE teve como objetivo geral: apreender e analisar o sentido do lúdico para professores na educação infantil; e objetivos específicos: identificar se os professores consideram o lúdico como um relevante recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem das crianças; conhecer a frequência de atividades lúdicas na prática pedagógica; verificar se os professores participantes da pesquisa vivenciaram a ludicidade na sua vida escolar. Esse tema foi escolhido devido a sua importância no processo de educação infantil, já que aprofundar a discussão sobre essa temática é de extrema necessidade para a prática docente dentro da sala de aula. A fundamentação desse trabalho teve como base teórica a contribuição de vários autores, entre eles: Almeida (1995). Borba (2006); Chizzotti (2003); Fortuna (2004); Freire (2001); Garanhani (2010); Lopes (2006); Maranhão (2015); Rau (2011); Santos (2011); Vygotsky (1991). Esse estudo teve como procedimento metodológico uma pesquisa bibliográfica e de campo. Posteriormente para a coleta de dados foi aplicada como instrumento um questionário composto por oito questões relacionadas à temática. Participaram da pesquisa 18 professoras de três creches do município de Ipaumirim-CE. Pode-se concluir que a educação infantil requer dos professores novos olhares, os resultados da pesquisa mostram o quanto o lúdico contribui para o processo do desenvolvimento do ensino-aprendizagem, além de atender as necessidades das crianças. Diante disso, inserir dentro da sala de aula metodologias que possam facilitar e melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos por meio de atividades lúdicas, só tem em engrandecer o andamento do processo de desenvolvimento da criança bem como torna a busca pelo conhecimento um momento prazeroso.
id UFCG_ab0f3775dae8d9fc316e4c203f46cf57
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5041
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O sentido da ludicidade por professores na educação infantil.The sense of playfulness by teachers in early childhood education.Educação infantilLudicidadePrática pedagógicaEnsino - Aprendizagemchild educationPlayfulnessPedagogical practiceTeaching - LearningEducação.Este estudo sobre “O Sentido da ludicidade por professores na educação infantil, foi realizado na cidade de Ipaumirim– CE teve como objetivo geral: apreender e analisar o sentido do lúdico para professores na educação infantil; e objetivos específicos: identificar se os professores consideram o lúdico como um relevante recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem das crianças; conhecer a frequência de atividades lúdicas na prática pedagógica; verificar se os professores participantes da pesquisa vivenciaram a ludicidade na sua vida escolar. Esse tema foi escolhido devido a sua importância no processo de educação infantil, já que aprofundar a discussão sobre essa temática é de extrema necessidade para a prática docente dentro da sala de aula. A fundamentação desse trabalho teve como base teórica a contribuição de vários autores, entre eles: Almeida (1995). Borba (2006); Chizzotti (2003); Fortuna (2004); Freire (2001); Garanhani (2010); Lopes (2006); Maranhão (2015); Rau (2011); Santos (2011); Vygotsky (1991). Esse estudo teve como procedimento metodológico uma pesquisa bibliográfica e de campo. Posteriormente para a coleta de dados foi aplicada como instrumento um questionário composto por oito questões relacionadas à temática. Participaram da pesquisa 18 professoras de três creches do município de Ipaumirim-CE. Pode-se concluir que a educação infantil requer dos professores novos olhares, os resultados da pesquisa mostram o quanto o lúdico contribui para o processo do desenvolvimento do ensino-aprendizagem, além de atender as necessidades das crianças. Diante disso, inserir dentro da sala de aula metodologias que possam facilitar e melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos por meio de atividades lúdicas, só tem em engrandecer o andamento do processo de desenvolvimento da criança bem como torna a busca pelo conhecimento um momento prazeroso.This study on "The Meaning of Playfulness for Teachers in Early Childhood Education, was held in the city of Ipaumirim- EC aimed to: learn and analyze the sense of playfulness to teachers in kindergarten; and specific objectives: Identify whether teachers consider the playful as an important educational resource for teaching and learning process of children; Knowing the frequency of play activities in pedagogical practice; Check that the research participant teachers experienced playfulness in their academic training. This theme was chosen because of its importance in early childhood education process, as further discussion on this topic is of utmost necessity for teaching in the classroom. The basis of this work was theoretical basis the contribution of several authors, among them: Almeida (1995). Borba (2006); Chizzotti (2003); Fortune (2004); Freire (2001); Garanhani (2010); Lopes (2006); Maranhão (2015); Rau (2011); Santos (2011); Vygotsky (1991). This study is methodological procedure a literature and field research. Later to collect data was applied as instrument a questionnaire consisting of eight (8) issues related to the theme. The participants were eighteen (18) teachers of three (3) day care centers in the municipality of Ipaumirim-CE. It can be concluded that early childhood education requires new looks teachers, the survey results show how much playfulness contributes to the process of the development of teaching and learning, and meet the needs of children. Thus, entering into the classroom methodologies that can facilitate and improve the quality of student learning through play activities, you only have to enhance the progress of the child development process and makes the search for knowledge a pleasant time.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOARES, Luisa de Marillac Ramos.SOARES, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/3152646710019289ARAÚJO, Edinaura Almeida de.FEITOSA , Belijane MarquesOLIVEIRA, Andréia Mota de.2016-05-182019-07-24T14:00:10Z2019-07-242019-07-24T14:00:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5041OLIVEIRA, Andréia Mota de. O sentido da ludicidade por professores na educação infantil. 2016. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T17:29:58Zoai:localhost:riufcg/5041Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T17:29:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O sentido da ludicidade por professores na educação infantil.
The sense of playfulness by teachers in early childhood education.
title O sentido da ludicidade por professores na educação infantil.
spellingShingle O sentido da ludicidade por professores na educação infantil.
OLIVEIRA, Andréia Mota de.
Educação infantil
Ludicidade
Prática pedagógica
Ensino - Aprendizagem
child education
Playfulness
Pedagogical practice
Teaching - Learning
Educação.
title_short O sentido da ludicidade por professores na educação infantil.
title_full O sentido da ludicidade por professores na educação infantil.
title_fullStr O sentido da ludicidade por professores na educação infantil.
title_full_unstemmed O sentido da ludicidade por professores na educação infantil.
title_sort O sentido da ludicidade por professores na educação infantil.
author OLIVEIRA, Andréia Mota de.
author_facet OLIVEIRA, Andréia Mota de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
SOARES, L. M. R.
http://lattes.cnpq.br/3152646710019289
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
FEITOSA , Belijane Marques
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Andréia Mota de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Ludicidade
Prática pedagógica
Ensino - Aprendizagem
child education
Playfulness
Pedagogical practice
Teaching - Learning
Educação.
topic Educação infantil
Ludicidade
Prática pedagógica
Ensino - Aprendizagem
child education
Playfulness
Pedagogical practice
Teaching - Learning
Educação.
description Este estudo sobre “O Sentido da ludicidade por professores na educação infantil, foi realizado na cidade de Ipaumirim– CE teve como objetivo geral: apreender e analisar o sentido do lúdico para professores na educação infantil; e objetivos específicos: identificar se os professores consideram o lúdico como um relevante recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem das crianças; conhecer a frequência de atividades lúdicas na prática pedagógica; verificar se os professores participantes da pesquisa vivenciaram a ludicidade na sua vida escolar. Esse tema foi escolhido devido a sua importância no processo de educação infantil, já que aprofundar a discussão sobre essa temática é de extrema necessidade para a prática docente dentro da sala de aula. A fundamentação desse trabalho teve como base teórica a contribuição de vários autores, entre eles: Almeida (1995). Borba (2006); Chizzotti (2003); Fortuna (2004); Freire (2001); Garanhani (2010); Lopes (2006); Maranhão (2015); Rau (2011); Santos (2011); Vygotsky (1991). Esse estudo teve como procedimento metodológico uma pesquisa bibliográfica e de campo. Posteriormente para a coleta de dados foi aplicada como instrumento um questionário composto por oito questões relacionadas à temática. Participaram da pesquisa 18 professoras de três creches do município de Ipaumirim-CE. Pode-se concluir que a educação infantil requer dos professores novos olhares, os resultados da pesquisa mostram o quanto o lúdico contribui para o processo do desenvolvimento do ensino-aprendizagem, além de atender as necessidades das crianças. Diante disso, inserir dentro da sala de aula metodologias que possam facilitar e melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos por meio de atividades lúdicas, só tem em engrandecer o andamento do processo de desenvolvimento da criança bem como torna a busca pelo conhecimento um momento prazeroso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-18
2019-07-24T14:00:10Z
2019-07-24
2019-07-24T14:00:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5041
OLIVEIRA, Andréia Mota de. O sentido da ludicidade por professores na educação infantil. 2016. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5041
identifier_str_mv OLIVEIRA, Andréia Mota de. O sentido da ludicidade por professores na educação infantil. 2016. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744381611081728