A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DINIZ, Ana Paula de Andrade.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22043
Resumo: O presente trabalho tem como tema “A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado”. O estágio supervisionado proporciona para o aluno do curso de pedagogia, a partir do que é observado em sala de aula e das práticas desenvolvidas durante esta etapa por meio da intervenção um leque de conhecimentos teórico-práticos, importante para a formação acadêmica e profissional. Considerando a importância do lúdico no desenvolvimento da aprendizagem buscou-se discutir a temática em epígrafe traçando como objetivo geral refletir como a ludicidade é trabalhada no desenvolvimento da aprendizagem das crianças da educação infantil. E como objetivos específicos, discutir a temática a partir das produções que abordam o tema; compreender a importância da ludicidade como prática pedagógica na educação infantil; explanar sobre o lúdico na sala de aula a partir das vivências do estágio supervisionado na educação infantil e, por fim, identificar as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula. Quanto aos meios utilizados para a realização do trabalho, optou-se pela abordagem qualitativa e de caráter descritivo, tomando-se por como base uma revisão literária e informações a partir do relatório do estágio supervisionado na educação infantil realizado na creche. Tendo como aportes teóricos Severino (2007), Moyles (2002), Kishimoto (2011), Galvão (1995) e outros, bem como algumas leis como a LDB (1996), CF (1988) e a CLT (2008). Os resultados obtidos nesse trabalho se configuram com um maior aprendizado a partir das leituras teóricas de uma revisão do relatório de estágio que proporcionou compreender melhor a relação que se estabelece entre a educação infantil e as atividades lúdicas.
id UFCG_4b668e4c755eca9d53e1ef3cd17f3688
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22043
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado.Playfulness as a pedagogical practice in early childhood education and learning development techniques: an immersion from the supervised internship.LudicidadeLúdicoEducação infantilPráticas pedagógicasSala de aulaEducaçãoCriançasplayfulnessLudicchild educationPedagogical practicesClassroomeducationKidsEducação.O presente trabalho tem como tema “A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado”. O estágio supervisionado proporciona para o aluno do curso de pedagogia, a partir do que é observado em sala de aula e das práticas desenvolvidas durante esta etapa por meio da intervenção um leque de conhecimentos teórico-práticos, importante para a formação acadêmica e profissional. Considerando a importância do lúdico no desenvolvimento da aprendizagem buscou-se discutir a temática em epígrafe traçando como objetivo geral refletir como a ludicidade é trabalhada no desenvolvimento da aprendizagem das crianças da educação infantil. E como objetivos específicos, discutir a temática a partir das produções que abordam o tema; compreender a importância da ludicidade como prática pedagógica na educação infantil; explanar sobre o lúdico na sala de aula a partir das vivências do estágio supervisionado na educação infantil e, por fim, identificar as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula. Quanto aos meios utilizados para a realização do trabalho, optou-se pela abordagem qualitativa e de caráter descritivo, tomando-se por como base uma revisão literária e informações a partir do relatório do estágio supervisionado na educação infantil realizado na creche. Tendo como aportes teóricos Severino (2007), Moyles (2002), Kishimoto (2011), Galvão (1995) e outros, bem como algumas leis como a LDB (1996), CF (1988) e a CLT (2008). Os resultados obtidos nesse trabalho se configuram com um maior aprendizado a partir das leituras teóricas de uma revisão do relatório de estágio que proporcionou compreender melhor a relação que se estabelece entre a educação infantil e as atividades lúdicas.The present work has the theme "Playfulness as a pedagogical practice in early childhood education and learning development techniques: an immersion from the supervised internship". The supervised internship provides the student of the pedagogy course, based on what is observed in the classroom and the practices developed during this stage through intervention, a range of theoretical and practical knowledge, important for academic and professional training. Considering the importance of playfulness in the development of learning, we sought to discuss the theme above, with the general objective of reflecting how playfulness is worked on in the development of children's learning in early childhood education. And as specific objectives, discuss the theme from the productions that address the theme; understand the importance of playfulness as a pedagogical practice in early childhood education; explaining the playfulness in the classroom from the experiences of the supervised internship in early childhood education and, finally, identifying the pedagogical practices used in the classroom. As for the means used to carry out the work, we opted for a qualitative and descriptive approach, based on a literary review and information based on the report of the supervised internship in early childhood education carried out at the daycare center. With theoretical contributions Severino (2007), Moyles (2002), Kishimoto (2011), Galvão (1995) and others, as well as some laws such as LDB (1996), CF (1988) and CLT (2008). The results obtained in this work are configured with a greater learning from the theoretical readings of a review of the internship report that provided a better understanding of the relationship established between early childhood education and recreational activities.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGARAÚJO, Edinaura Almeida de.ARAUJO, E. A.PEREIRA, Zildene Francisca.PIRES, Aparecida Carneiro.http://lattes.cnpq.br/6839150263503872DINIZ, Ana Paula de Andrade.2021-05-102021-11-19T12:40:54Z2021-11-192021-11-19T12:40:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22043DINIZ, Ana Paula de Andrade. A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T20:25:12Zoai:localhost:riufcg/22043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T20:25:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado.
Playfulness as a pedagogical practice in early childhood education and learning development techniques: an immersion from the supervised internship.
title A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado.
spellingShingle A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado.
DINIZ, Ana Paula de Andrade.
Ludicidade
Lúdico
Educação infantil
Práticas pedagógicas
Sala de aula
Educação
Crianças
playfulness
Ludic
child education
Pedagogical practices
Classroom
education
Kids
Educação.
title_short A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado.
title_full A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado.
title_fullStr A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado.
title_full_unstemmed A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado.
title_sort A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado.
author DINIZ, Ana Paula de Andrade.
author_facet DINIZ, Ana Paula de Andrade.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
ARAUJO, E. A.
PEREIRA, Zildene Francisca.
PIRES, Aparecida Carneiro.
http://lattes.cnpq.br/6839150263503872
dc.contributor.author.fl_str_mv DINIZ, Ana Paula de Andrade.
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Lúdico
Educação infantil
Práticas pedagógicas
Sala de aula
Educação
Crianças
playfulness
Ludic
child education
Pedagogical practices
Classroom
education
Kids
Educação.
topic Ludicidade
Lúdico
Educação infantil
Práticas pedagógicas
Sala de aula
Educação
Crianças
playfulness
Ludic
child education
Pedagogical practices
Classroom
education
Kids
Educação.
description O presente trabalho tem como tema “A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado”. O estágio supervisionado proporciona para o aluno do curso de pedagogia, a partir do que é observado em sala de aula e das práticas desenvolvidas durante esta etapa por meio da intervenção um leque de conhecimentos teórico-práticos, importante para a formação acadêmica e profissional. Considerando a importância do lúdico no desenvolvimento da aprendizagem buscou-se discutir a temática em epígrafe traçando como objetivo geral refletir como a ludicidade é trabalhada no desenvolvimento da aprendizagem das crianças da educação infantil. E como objetivos específicos, discutir a temática a partir das produções que abordam o tema; compreender a importância da ludicidade como prática pedagógica na educação infantil; explanar sobre o lúdico na sala de aula a partir das vivências do estágio supervisionado na educação infantil e, por fim, identificar as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula. Quanto aos meios utilizados para a realização do trabalho, optou-se pela abordagem qualitativa e de caráter descritivo, tomando-se por como base uma revisão literária e informações a partir do relatório do estágio supervisionado na educação infantil realizado na creche. Tendo como aportes teóricos Severino (2007), Moyles (2002), Kishimoto (2011), Galvão (1995) e outros, bem como algumas leis como a LDB (1996), CF (1988) e a CLT (2008). Os resultados obtidos nesse trabalho se configuram com um maior aprendizado a partir das leituras teóricas de uma revisão do relatório de estágio que proporcionou compreender melhor a relação que se estabelece entre a educação infantil e as atividades lúdicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-10
2021-11-19T12:40:54Z
2021-11-19
2021-11-19T12:40:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22043
DINIZ, Ana Paula de Andrade. A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22043
identifier_str_mv DINIZ, Ana Paula de Andrade. A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744515434545152