Entra em cena o Theatro José de Alencar: as relações sociais, os múltiplos significados e os conflitos políticos nos discursos jornalísticos (1904 – 1912).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Camila Imaculada Silveira.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34438
Resumo: Nos primórdios do século XX, os principais periódicos a circularem pela capital cearense são A Republica, órgão oficial do governo acciolino, O Unitario e Jornal do Ceará, jornais políticos e opositores a gestão de Nogueira Accioly. Ressalta-se, para o desenvolvimento da pesquisa, O Bandeirante, jornal literário e noticioso sob a redação de José M. Nogueira, que durou poucos anos e sendo de edição quinzenal, além de ser favorável a política acciolina. Os discursos destes jornais proporcionam uma análise do cenário artístico da capital cearense, através de anúncios dos espetáculos, da descrição dos concertos ou peças, dos elogios ou desmerecimento dos artistas e ressaltando os cinemas e teatros existentes. Assim, propõe-se perceber como o Theatro José de Alencar se encontrava nesses discursos jornalísticos como um equipamento da cidade e como um espaço de sociabilidade e de prática teatral. O Theatro José de Alencar tornou-se a mais importante casa de espetáculo da cidade de Fortaleza, recebendo grandes produções e artistas brasileiros. Sua arquitetura opulenta no período da construção, destaca-se pela estrutura de ferro importada da Europa através a firma Boris Frères junto à empresa escocesa Walter MacFarlane & Co e pelos padrões do ecletismo, tendo como destaque a Art Nouveau e o Neoclássico. Homenageia o romancista cearense, José de Alencar, que ficou conhecido por obras como Iracema, O Guarani, As Minas de Prata, O sertanejo, Senhora e Lucíola entre outras. Desta forma, propõe-se que o teatro existe enquanto processo, encontra-se em permanente transformação conforme as relações sociais existentes. Desta forma, o significado do teatro não é único, mas se modifica, conservando, através dos tempos, elementos relacionados à expressão artística. O teatro relaciona-se com aspectos culturais e sociais do local onde está sendo produzido, assim, não se tem uma forma única da atividade teatral, existem muitas formas para o teatro acontecer. O teatro é formado pelo espaço, autores, atores, músicos, produtores, diretores, ajudantes e pelo público. Estes componentes podem produzir uma tragédia, uma comédia, uma ópera e assim por diante, portanto, diversas formas de espetáculos teatrais, que mudam conforme o público. Segundo Raymond Williams, a forma da atividade teatral pode ser reflexo das formas das relações sociais existentes, mesmo contento elementos artísticos que identificam a atividade teatral.
id UFCG_ac165d0f4adb645776cf8a115a762ffe
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34438
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Submitted by Marcio Silva (mahbibliotecacdsa@gmail.com) on 2024-02-09T18:26:43Z No. of bitstreams: 1 ENTRA EM CENA O TEATRO JOSE ALENCAR - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 3 2009.pdf: 104321 bytes, checksum: 136363c4240698983aba6fd91956d687 (MD5)Made available in DSpace on 2024-02-09T18:26:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ENTRA EM CENA O TEATRO JOSE ALENCAR - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 3 2009.pdf: 104321 bytes, checksum: 136363c4240698983aba6fd91956d687 (MD5) Previous issue date: 2009Nos primórdios do século XX, os principais periódicos a circularem pela capital cearense são A Republica, órgão oficial do governo acciolino, O Unitario e Jornal do Ceará, jornais políticos e opositores a gestão de Nogueira Accioly. Ressalta-se, para o desenvolvimento da pesquisa, O Bandeirante, jornal literário e noticioso sob a redação de José M. Nogueira, que durou poucos anos e sendo de edição quinzenal, além de ser favorável a política acciolina. Os discursos destes jornais proporcionam uma análise do cenário artístico da capital cearense, através de anúncios dos espetáculos, da descrição dos concertos ou peças, dos elogios ou desmerecimento dos artistas e ressaltando os cinemas e teatros existentes. Assim, propõe-se perceber como o Theatro José de Alencar se encontrava nesses discursos jornalísticos como um equipamento da cidade e como um espaço de sociabilidade e de prática teatral. O Theatro José de Alencar tornou-se a mais importante casa de espetáculo da cidade de Fortaleza, recebendo grandes produções e artistas brasileiros. Sua arquitetura opulenta no período da construção, destaca-se pela estrutura de ferro importada da Europa através a firma Boris Frères junto à empresa escocesa Walter MacFarlane & Co e pelos padrões do ecletismo, tendo como destaque a Art Nouveau e o Neoclássico. Homenageia o romancista cearense, José de Alencar, que ficou conhecido por obras como Iracema, O Guarani, As Minas de Prata, O sertanejo, Senhora e Lucíola entre outras. Desta forma, propõe-se que o teatro existe enquanto processo, encontra-se em permanente transformação conforme as relações sociais existentes. Desta forma, o significado do teatro não é único, mas se modifica, conservando, através dos tempos, elementos relacionados à expressão artística. O teatro relaciona-se com aspectos culturais e sociais do local onde está sendo produzido, assim, não se tem uma forma única da atividade teatral, existem muitas formas para o teatro acontecer. O teatro é formado pelo espaço, autores, atores, músicos, produtores, diretores, ajudantes e pelo público. Estes componentes podem produzir uma tragédia, uma comédia, uma ópera e assim por diante, portanto, diversas formas de espetáculos teatrais, que mudam conforme o público. Segundo Raymond Williams, a forma da atividade teatral pode ser reflexo das formas das relações sociais existentes, mesmo contento elementos artísticos que identificam a atividade teatral.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilHistória.Theatro José de Alencar - Fortaleza - CEDiscursos jornalísticosConflitos políticosJornal a República - Fortaleza - CEJornal do Ceará - Fortaleza - CEJornal O Bandeirante - Fortaleza - CEEquipamento cultural - Teatro José de Alencar - Fortaleza - CETeatro José de Alencar - Fortaleza - CETheatro José de Alencar - Fortaleza - CEJournalistic speechesPolitical conflictsJornal a República - Fortaleza - CEO Unitário newspaper - Fortaleza - CEJornal do Ceará - Fortaleza - CEO Bandeirante newspaper - Fortaleza - CECultural equipment - José de Alencar Theater - Fortaleza - CEJosé de Alencar Theater - Fortaleza - CE1Entra em cena o Theatro José de Alencar: as relações sociais, os múltiplos significados e os conflitos políticos nos discursos jornalísticos (1904 – 1912).Enter the Theatro José de Alencar: social relations, multiple meanings and political conflicts in journalistic discourses (1904 – 1912).20092024-02-09T18:26:43Z2024-02-092024-02-09T18:26:43Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34438LIMA, Camila Imaculada Silveira. Entra em cena o Theatro José de Alencar: as relações sociais, os múltiplos significados e os conflitos políticos nos discursos jornalísticos (1904 – 1912). In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 03 - Cultura Visual e Escrita Imagens, Narrativas e Cultura Impressa como Fonte de Pesquisa. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34438info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporLIMA, Camila Imaculada Silveira.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34438/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALENTRA EM CENA O TEATRO JOSE ALENCAR - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 3 2009.pdfENTRA EM CENA O TEATRO JOSE ALENCAR - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 3 2009.pdfapplication/pdf104321http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34438/1/ENTRA+EM+CENA+O+TEATRO+JOSE+ALENCAR+-+I+SEMIN%C3%81RIO+NACIONAL+FONTES+HIST%C3%93RICAS+GT+3+2009.pdf136363c4240698983aba6fd91956d687MD51riufcg/344382024-02-09 15:27:05.44oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:41:59.105384Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entra em cena o Theatro José de Alencar: as relações sociais, os múltiplos significados e os conflitos políticos nos discursos jornalísticos (1904 – 1912).
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Enter the Theatro José de Alencar: social relations, multiple meanings and political conflicts in journalistic discourses (1904 – 1912).
title Entra em cena o Theatro José de Alencar: as relações sociais, os múltiplos significados e os conflitos políticos nos discursos jornalísticos (1904 – 1912).
spellingShingle Entra em cena o Theatro José de Alencar: as relações sociais, os múltiplos significados e os conflitos políticos nos discursos jornalísticos (1904 – 1912).
LIMA, Camila Imaculada Silveira.
História.
Theatro José de Alencar - Fortaleza - CE
Discursos jornalísticos
Conflitos políticos
Jornal a República - Fortaleza - CE
Jornal do Ceará - Fortaleza - CE
Jornal O Bandeirante - Fortaleza - CE
Equipamento cultural - Teatro José de Alencar - Fortaleza - CE
Teatro José de Alencar - Fortaleza - CE
Theatro José de Alencar - Fortaleza - CE
Journalistic speeches
Political conflicts
Jornal a República - Fortaleza - CE
O Unitário newspaper - Fortaleza - CE
Jornal do Ceará - Fortaleza - CE
O Bandeirante newspaper - Fortaleza - CE
Cultural equipment - José de Alencar Theater - Fortaleza - CE
José de Alencar Theater - Fortaleza - CE
title_short Entra em cena o Theatro José de Alencar: as relações sociais, os múltiplos significados e os conflitos políticos nos discursos jornalísticos (1904 – 1912).
title_full Entra em cena o Theatro José de Alencar: as relações sociais, os múltiplos significados e os conflitos políticos nos discursos jornalísticos (1904 – 1912).
title_fullStr Entra em cena o Theatro José de Alencar: as relações sociais, os múltiplos significados e os conflitos políticos nos discursos jornalísticos (1904 – 1912).
title_full_unstemmed Entra em cena o Theatro José de Alencar: as relações sociais, os múltiplos significados e os conflitos políticos nos discursos jornalísticos (1904 – 1912).
title_sort Entra em cena o Theatro José de Alencar: as relações sociais, os múltiplos significados e os conflitos políticos nos discursos jornalísticos (1904 – 1912).
author LIMA, Camila Imaculada Silveira.
author_facet LIMA, Camila Imaculada Silveira.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Camila Imaculada Silveira.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv História.
topic História.
Theatro José de Alencar - Fortaleza - CE
Discursos jornalísticos
Conflitos políticos
Jornal a República - Fortaleza - CE
Jornal do Ceará - Fortaleza - CE
Jornal O Bandeirante - Fortaleza - CE
Equipamento cultural - Teatro José de Alencar - Fortaleza - CE
Teatro José de Alencar - Fortaleza - CE
Theatro José de Alencar - Fortaleza - CE
Journalistic speeches
Political conflicts
Jornal a República - Fortaleza - CE
O Unitário newspaper - Fortaleza - CE
Jornal do Ceará - Fortaleza - CE
O Bandeirante newspaper - Fortaleza - CE
Cultural equipment - José de Alencar Theater - Fortaleza - CE
José de Alencar Theater - Fortaleza - CE
dc.subject.por.fl_str_mv Theatro José de Alencar - Fortaleza - CE
Discursos jornalísticos
Conflitos políticos
Jornal a República - Fortaleza - CE
Jornal do Ceará - Fortaleza - CE
Jornal O Bandeirante - Fortaleza - CE
Equipamento cultural - Teatro José de Alencar - Fortaleza - CE
Teatro José de Alencar - Fortaleza - CE
Theatro José de Alencar - Fortaleza - CE
Journalistic speeches
Political conflicts
Jornal a República - Fortaleza - CE
O Unitário newspaper - Fortaleza - CE
Jornal do Ceará - Fortaleza - CE
O Bandeirante newspaper - Fortaleza - CE
Cultural equipment - José de Alencar Theater - Fortaleza - CE
José de Alencar Theater - Fortaleza - CE
description Nos primórdios do século XX, os principais periódicos a circularem pela capital cearense são A Republica, órgão oficial do governo acciolino, O Unitario e Jornal do Ceará, jornais políticos e opositores a gestão de Nogueira Accioly. Ressalta-se, para o desenvolvimento da pesquisa, O Bandeirante, jornal literário e noticioso sob a redação de José M. Nogueira, que durou poucos anos e sendo de edição quinzenal, além de ser favorável a política acciolina. Os discursos destes jornais proporcionam uma análise do cenário artístico da capital cearense, através de anúncios dos espetáculos, da descrição dos concertos ou peças, dos elogios ou desmerecimento dos artistas e ressaltando os cinemas e teatros existentes. Assim, propõe-se perceber como o Theatro José de Alencar se encontrava nesses discursos jornalísticos como um equipamento da cidade e como um espaço de sociabilidade e de prática teatral. O Theatro José de Alencar tornou-se a mais importante casa de espetáculo da cidade de Fortaleza, recebendo grandes produções e artistas brasileiros. Sua arquitetura opulenta no período da construção, destaca-se pela estrutura de ferro importada da Europa através a firma Boris Frères junto à empresa escocesa Walter MacFarlane & Co e pelos padrões do ecletismo, tendo como destaque a Art Nouveau e o Neoclássico. Homenageia o romancista cearense, José de Alencar, que ficou conhecido por obras como Iracema, O Guarani, As Minas de Prata, O sertanejo, Senhora e Lucíola entre outras. Desta forma, propõe-se que o teatro existe enquanto processo, encontra-se em permanente transformação conforme as relações sociais existentes. Desta forma, o significado do teatro não é único, mas se modifica, conservando, através dos tempos, elementos relacionados à expressão artística. O teatro relaciona-se com aspectos culturais e sociais do local onde está sendo produzido, assim, não se tem uma forma única da atividade teatral, existem muitas formas para o teatro acontecer. O teatro é formado pelo espaço, autores, atores, músicos, produtores, diretores, ajudantes e pelo público. Estes componentes podem produzir uma tragédia, uma comédia, uma ópera e assim por diante, portanto, diversas formas de espetáculos teatrais, que mudam conforme o público. Segundo Raymond Williams, a forma da atividade teatral pode ser reflexo das formas das relações sociais existentes, mesmo contento elementos artísticos que identificam a atividade teatral.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-09T18:26:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-09
2024-02-09T18:26:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34438
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Camila Imaculada Silveira. Entra em cena o Theatro José de Alencar: as relações sociais, os múltiplos significados e os conflitos políticos nos discursos jornalísticos (1904 – 1912). In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 03 - Cultura Visual e Escrita Imagens, Narrativas e Cultura Impressa como Fonte de Pesquisa. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34438
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34438
identifier_str_mv LIMA, Camila Imaculada Silveira. Entra em cena o Theatro José de Alencar: as relações sociais, os múltiplos significados e os conflitos políticos nos discursos jornalísticos (1904 – 1912). In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 03 - Cultura Visual e Escrita Imagens, Narrativas e Cultura Impressa como Fonte de Pesquisa. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34438/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34438/1/ENTRA+EM+CENA+O+TEATRO+JOSE+ALENCAR+-+I+SEMIN%C3%81RIO+NACIONAL+FONTES+HIST%C3%93RICAS+GT+3+2009.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
136363c4240698983aba6fd91956d687
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396923041775616