Entra em cena o Theatro José de Alencar: as relações sociais, os múltiplos significados e os conflitos políticos nos discursos jornalísticos (1904 – 1912).
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34438 |
Resumo: | Nos primórdios do século XX, os principais periódicos a circularem pela capital cearense são A Republica, órgão oficial do governo acciolino, O Unitario e Jornal do Ceará, jornais políticos e opositores a gestão de Nogueira Accioly. Ressalta-se, para o desenvolvimento da pesquisa, O Bandeirante, jornal literário e noticioso sob a redação de José M. Nogueira, que durou poucos anos e sendo de edição quinzenal, além de ser favorável a política acciolina. Os discursos destes jornais proporcionam uma análise do cenário artístico da capital cearense, através de anúncios dos espetáculos, da descrição dos concertos ou peças, dos elogios ou desmerecimento dos artistas e ressaltando os cinemas e teatros existentes. Assim, propõe-se perceber como o Theatro José de Alencar se encontrava nesses discursos jornalísticos como um equipamento da cidade e como um espaço de sociabilidade e de prática teatral. O Theatro José de Alencar tornou-se a mais importante casa de espetáculo da cidade de Fortaleza, recebendo grandes produções e artistas brasileiros. Sua arquitetura opulenta no período da construção, destaca-se pela estrutura de ferro importada da Europa através a firma Boris Frères junto à empresa escocesa Walter MacFarlane & Co e pelos padrões do ecletismo, tendo como destaque a Art Nouveau e o Neoclássico. Homenageia o romancista cearense, José de Alencar, que ficou conhecido por obras como Iracema, O Guarani, As Minas de Prata, O sertanejo, Senhora e Lucíola entre outras. Desta forma, propõe-se que o teatro existe enquanto processo, encontra-se em permanente transformação conforme as relações sociais existentes. Desta forma, o significado do teatro não é único, mas se modifica, conservando, através dos tempos, elementos relacionados à expressão artística. O teatro relaciona-se com aspectos culturais e sociais do local onde está sendo produzido, assim, não se tem uma forma única da atividade teatral, existem muitas formas para o teatro acontecer. O teatro é formado pelo espaço, autores, atores, músicos, produtores, diretores, ajudantes e pelo público. Estes componentes podem produzir uma tragédia, uma comédia, uma ópera e assim por diante, portanto, diversas formas de espetáculos teatrais, que mudam conforme o público. Segundo Raymond Williams, a forma da atividade teatral pode ser reflexo das formas das relações sociais existentes, mesmo contento elementos artísticos que identificam a atividade teatral. |
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Entra em cena o Theatro José de Alencar: as relações sociais, os múltiplos significados e os conflitos políticos nos discursos jornalísticos (1904 – 1912).Enter the Theatro José de Alencar: social relations, multiple meanings and political conflicts in journalistic discourses (1904 – 1912).Theatro José de Alencar - Fortaleza - CEDiscursos jornalísticosConflitos políticosJornal a República - Fortaleza - CEJornal do Ceará - Fortaleza - CEJornal O Bandeirante - Fortaleza - CEEquipamento cultural - Teatro José de Alencar - Fortaleza - CETeatro José de Alencar - Fortaleza - CETheatro José de Alencar - Fortaleza - CEJournalistic speechesPolitical conflictsJornal a República - Fortaleza - CEO Unitário newspaper - Fortaleza - CEJornal do Ceará - Fortaleza - CEO Bandeirante newspaper - Fortaleza - CECultural equipment - José de Alencar Theater - Fortaleza - CEJosé de Alencar Theater - Fortaleza - CEHistória.Nos primórdios do século XX, os principais periódicos a circularem pela capital cearense são A Republica, órgão oficial do governo acciolino, O Unitario e Jornal do Ceará, jornais políticos e opositores a gestão de Nogueira Accioly. Ressalta-se, para o desenvolvimento da pesquisa, O Bandeirante, jornal literário e noticioso sob a redação de José M. Nogueira, que durou poucos anos e sendo de edição quinzenal, além de ser favorável a política acciolina. Os discursos destes jornais proporcionam uma análise do cenário artístico da capital cearense, através de anúncios dos espetáculos, da descrição dos concertos ou peças, dos elogios ou desmerecimento dos artistas e ressaltando os cinemas e teatros existentes. Assim, propõe-se perceber como o Theatro José de Alencar se encontrava nesses discursos jornalísticos como um equipamento da cidade e como um espaço de sociabilidade e de prática teatral. O Theatro José de Alencar tornou-se a mais importante casa de espetáculo da cidade de Fortaleza, recebendo grandes produções e artistas brasileiros. Sua arquitetura opulenta no período da construção, destaca-se pela estrutura de ferro importada da Europa através a firma Boris Frères junto à empresa escocesa Walter MacFarlane & Co e pelos padrões do ecletismo, tendo como destaque a Art Nouveau e o Neoclássico. Homenageia o romancista cearense, José de Alencar, que ficou conhecido por obras como Iracema, O Guarani, As Minas de Prata, O sertanejo, Senhora e Lucíola entre outras. Desta forma, propõe-se que o teatro existe enquanto processo, encontra-se em permanente transformação conforme as relações sociais existentes. Desta forma, o significado do teatro não é único, mas se modifica, conservando, através dos tempos, elementos relacionados à expressão artística. O teatro relaciona-se com aspectos culturais e sociais do local onde está sendo produzido, assim, não se tem uma forma única da atividade teatral, existem muitas formas para o teatro acontecer. O teatro é formado pelo espaço, autores, atores, músicos, produtores, diretores, ajudantes e pelo público. Estes componentes podem produzir uma tragédia, uma comédia, uma ópera e assim por diante, portanto, diversas formas de espetáculos teatrais, que mudam conforme o público. Segundo Raymond Williams, a forma da atividade teatral pode ser reflexo das formas das relações sociais existentes, mesmo contento elementos artísticos que identificam a atividade teatral.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-02-09T18:26:43Z2024-02-092024-02-09T18:26:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34438LIMA, Camila Imaculada Silveira. Entra em cena o Theatro José de Alencar: as relações sociais, os múltiplos significados e os conflitos políticos nos discursos jornalísticos (1904 – 1912). In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 03 - Cultura Visual e Escrita Imagens, Narrativas e Cultura Impressa como Fonte de Pesquisa. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34438porLIMA, Camila Imaculada Silveira.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-09T18:27:05Zoai:localhost:riufcg/34438Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-09T18:27:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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