Alfabetização numa Escola Pública: "Uma leitura construtivista".

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Maria Tereza.
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: LUIZ, Maria Inês Mendes.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14956
Resumo: Considerando a carência que se encontra o processo educativo na nossa sociedade, buscamos por meio de estudos e intervenções na Escola Pública Professor Virgílio Pinto analisar e refletir o processo ensino-aprendizagem. No decorrer deste trabalho vocês perceberão que a ênfase maior se dar em torno da leitura e da escrita. Procuramos desenvolver atividades em que proporcionar-se reflexões acerca da prática educativa. Daí percebemos que o método tradicional é predominante. Um enfoque construtivista foi abordado, discutido e aplicado para um melhor desempenho nosso, enquanto supervisoras. Mostraremos as atividades, entrevista e texto que trabalhamos no campo de estágio no desenvolvimento do trabalho.
id UFCG_b04f9d31d68f03049e5222dbb086008f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14956
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Alfabetização numa Escola Pública: "Uma leitura construtivista".Literacy in a Public School: "A constructivist reading"EducaçãoSupervisão EscolarAlfabetização - Escolas PúblicasEnsino - aprendizagemLeitura - escritaEducationSchool SupervisionLiteracy - Public SchoolsTeaching - LearningReading - WritingEducação.Considerando a carência que se encontra o processo educativo na nossa sociedade, buscamos por meio de estudos e intervenções na Escola Pública Professor Virgílio Pinto analisar e refletir o processo ensino-aprendizagem. No decorrer deste trabalho vocês perceberão que a ênfase maior se dar em torno da leitura e da escrita. Procuramos desenvolver atividades em que proporcionar-se reflexões acerca da prática educativa. Daí percebemos que o método tradicional é predominante. Um enfoque construtivista foi abordado, discutido e aplicado para um melhor desempenho nosso, enquanto supervisoras. Mostraremos as atividades, entrevista e texto que trabalhamos no campo de estágio no desenvolvimento do trabalho.Considering the lack of the educational process in our society, we seek to analyze and reflect the teaching-learning process through studies and interventions at the Public School Professor Virgílio Pinto. In the course of this work you will notice that the greatest emphasis is placed on reading and writing. We seek to develop activities in which to provide reflections on educational practice. Hence we realize that the traditional method is predominant. A constructivist approach was approached, discussed and applied to improve our performance as supervisors. We will show the activities, interview and text that we work in the internship field in the development of the work.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Alves de Sousa.LIMA, Maria Alves de Souza.http://lattes.cnpq.br/9319537531410742ROLIM NETO, Modesto Leite.ROLIM NETO, Modesto Leite.http://lattes.cnpq.br/7781900188468180MACIEL, Eliane Maria de Meneses.VIEIRA, Maria Tereza.LUIZ, Maria Inês Mendes.19952020-09-04T16:55:19Z2020-09-042020-09-04T16:55:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14956VIEIRA, Maria Tereza; LUIZ, Maria Inês Mendes. Alfabetização numa Escola Pública: "Numa leitura construtivista". 1995. 46f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T12:47:05Zoai:localhost:riufcg/14956Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T12:47:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização numa Escola Pública: "Uma leitura construtivista".
Literacy in a Public School: "A constructivist reading"
title Alfabetização numa Escola Pública: "Uma leitura construtivista".
spellingShingle Alfabetização numa Escola Pública: "Uma leitura construtivista".
VIEIRA, Maria Tereza.
Educação
Supervisão Escolar
Alfabetização - Escolas Públicas
Ensino - aprendizagem
Leitura - escrita
Education
School Supervision
Literacy - Public Schools
Teaching - Learning
Reading - Writing
Educação.
title_short Alfabetização numa Escola Pública: "Uma leitura construtivista".
title_full Alfabetização numa Escola Pública: "Uma leitura construtivista".
title_fullStr Alfabetização numa Escola Pública: "Uma leitura construtivista".
title_full_unstemmed Alfabetização numa Escola Pública: "Uma leitura construtivista".
title_sort Alfabetização numa Escola Pública: "Uma leitura construtivista".
author VIEIRA, Maria Tereza.
author_facet VIEIRA, Maria Tereza.
LUIZ, Maria Inês Mendes.
author_role author
author2 LUIZ, Maria Inês Mendes.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Alves de Sousa.
LIMA, Maria Alves de Souza.
http://lattes.cnpq.br/9319537531410742
ROLIM NETO, Modesto Leite.
ROLIM NETO, Modesto Leite.
http://lattes.cnpq.br/7781900188468180
MACIEL, Eliane Maria de Meneses.
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, Maria Tereza.
LUIZ, Maria Inês Mendes.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão Escolar
Alfabetização - Escolas Públicas
Ensino - aprendizagem
Leitura - escrita
Education
School Supervision
Literacy - Public Schools
Teaching - Learning
Reading - Writing
Educação.
topic Educação
Supervisão Escolar
Alfabetização - Escolas Públicas
Ensino - aprendizagem
Leitura - escrita
Education
School Supervision
Literacy - Public Schools
Teaching - Learning
Reading - Writing
Educação.
description Considerando a carência que se encontra o processo educativo na nossa sociedade, buscamos por meio de estudos e intervenções na Escola Pública Professor Virgílio Pinto analisar e refletir o processo ensino-aprendizagem. No decorrer deste trabalho vocês perceberão que a ênfase maior se dar em torno da leitura e da escrita. Procuramos desenvolver atividades em que proporcionar-se reflexões acerca da prática educativa. Daí percebemos que o método tradicional é predominante. Um enfoque construtivista foi abordado, discutido e aplicado para um melhor desempenho nosso, enquanto supervisoras. Mostraremos as atividades, entrevista e texto que trabalhamos no campo de estágio no desenvolvimento do trabalho.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
2020-09-04T16:55:19Z
2020-09-04
2020-09-04T16:55:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14956
VIEIRA, Maria Tereza; LUIZ, Maria Inês Mendes. Alfabetização numa Escola Pública: "Numa leitura construtivista". 1995. 46f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14956
identifier_str_mv VIEIRA, Maria Tereza; LUIZ, Maria Inês Mendes. Alfabetização numa Escola Pública: "Numa leitura construtivista". 1995. 46f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744460884475904