Alfabetização numa Escola Pública: "Uma leitura construtivista".
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14956 |
Resumo: | Considerando a carência que se encontra o processo educativo na nossa sociedade, buscamos por meio de estudos e intervenções na Escola Pública Professor Virgílio Pinto analisar e refletir o processo ensino-aprendizagem. No decorrer deste trabalho vocês perceberão que a ênfase maior se dar em torno da leitura e da escrita. Procuramos desenvolver atividades em que proporcionar-se reflexões acerca da prática educativa. Daí percebemos que o método tradicional é predominante. Um enfoque construtivista foi abordado, discutido e aplicado para um melhor desempenho nosso, enquanto supervisoras. Mostraremos as atividades, entrevista e texto que trabalhamos no campo de estágio no desenvolvimento do trabalho. |
id |
UFCG_b04f9d31d68f03049e5222dbb086008f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/14956 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Alfabetização numa Escola Pública: "Uma leitura construtivista".Literacy in a Public School: "A constructivist reading"EducaçãoSupervisão EscolarAlfabetização - Escolas PúblicasEnsino - aprendizagemLeitura - escritaEducationSchool SupervisionLiteracy - Public SchoolsTeaching - LearningReading - WritingEducação.Considerando a carência que se encontra o processo educativo na nossa sociedade, buscamos por meio de estudos e intervenções na Escola Pública Professor Virgílio Pinto analisar e refletir o processo ensino-aprendizagem. No decorrer deste trabalho vocês perceberão que a ênfase maior se dar em torno da leitura e da escrita. Procuramos desenvolver atividades em que proporcionar-se reflexões acerca da prática educativa. Daí percebemos que o método tradicional é predominante. Um enfoque construtivista foi abordado, discutido e aplicado para um melhor desempenho nosso, enquanto supervisoras. Mostraremos as atividades, entrevista e texto que trabalhamos no campo de estágio no desenvolvimento do trabalho.Considering the lack of the educational process in our society, we seek to analyze and reflect the teaching-learning process through studies and interventions at the Public School Professor Virgílio Pinto. In the course of this work you will notice that the greatest emphasis is placed on reading and writing. We seek to develop activities in which to provide reflections on educational practice. Hence we realize that the traditional method is predominant. A constructivist approach was approached, discussed and applied to improve our performance as supervisors. We will show the activities, interview and text that we work in the internship field in the development of the work.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Alves de Sousa.LIMA, Maria Alves de Souza.http://lattes.cnpq.br/9319537531410742ROLIM NETO, Modesto Leite.ROLIM NETO, Modesto Leite.http://lattes.cnpq.br/7781900188468180MACIEL, Eliane Maria de Meneses.VIEIRA, Maria Tereza.LUIZ, Maria Inês Mendes.19952020-09-04T16:55:19Z2020-09-042020-09-04T16:55:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14956VIEIRA, Maria Tereza; LUIZ, Maria Inês Mendes. Alfabetização numa Escola Pública: "Numa leitura construtivista". 1995. 46f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T12:47:05Zoai:localhost:riufcg/14956Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T12:47:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização numa Escola Pública: "Uma leitura construtivista". Literacy in a Public School: "A constructivist reading" |
title |
Alfabetização numa Escola Pública: "Uma leitura construtivista". |
spellingShingle |
Alfabetização numa Escola Pública: "Uma leitura construtivista". VIEIRA, Maria Tereza. Educação Supervisão Escolar Alfabetização - Escolas Públicas Ensino - aprendizagem Leitura - escrita Education School Supervision Literacy - Public Schools Teaching - Learning Reading - Writing Educação. |
title_short |
Alfabetização numa Escola Pública: "Uma leitura construtivista". |
title_full |
Alfabetização numa Escola Pública: "Uma leitura construtivista". |
title_fullStr |
Alfabetização numa Escola Pública: "Uma leitura construtivista". |
title_full_unstemmed |
Alfabetização numa Escola Pública: "Uma leitura construtivista". |
title_sort |
Alfabetização numa Escola Pública: "Uma leitura construtivista". |
author |
VIEIRA, Maria Tereza. |
author_facet |
VIEIRA, Maria Tereza. LUIZ, Maria Inês Mendes. |
author_role |
author |
author2 |
LUIZ, Maria Inês Mendes. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Alves de Sousa. LIMA, Maria Alves de Souza. http://lattes.cnpq.br/9319537531410742 ROLIM NETO, Modesto Leite. ROLIM NETO, Modesto Leite. http://lattes.cnpq.br/7781900188468180 MACIEL, Eliane Maria de Meneses. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VIEIRA, Maria Tereza. LUIZ, Maria Inês Mendes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Supervisão Escolar Alfabetização - Escolas Públicas Ensino - aprendizagem Leitura - escrita Education School Supervision Literacy - Public Schools Teaching - Learning Reading - Writing Educação. |
topic |
Educação Supervisão Escolar Alfabetização - Escolas Públicas Ensino - aprendizagem Leitura - escrita Education School Supervision Literacy - Public Schools Teaching - Learning Reading - Writing Educação. |
description |
Considerando a carência que se encontra o processo educativo na nossa sociedade, buscamos por meio de estudos e intervenções na Escola Pública Professor Virgílio Pinto analisar e refletir o processo ensino-aprendizagem. No decorrer deste trabalho vocês perceberão que a ênfase maior se dar em torno da leitura e da escrita. Procuramos desenvolver atividades em que proporcionar-se reflexões acerca da prática educativa. Daí percebemos que o método tradicional é predominante. Um enfoque construtivista foi abordado, discutido e aplicado para um melhor desempenho nosso, enquanto supervisoras. Mostraremos as atividades, entrevista e texto que trabalhamos no campo de estágio no desenvolvimento do trabalho. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995 2020-09-04T16:55:19Z 2020-09-04 2020-09-04T16:55:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14956 VIEIRA, Maria Tereza; LUIZ, Maria Inês Mendes. Alfabetização numa Escola Pública: "Numa leitura construtivista". 1995. 46f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14956 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Maria Tereza; LUIZ, Maria Inês Mendes. Alfabetização numa Escola Pública: "Numa leitura construtivista". 1995. 46f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744460884475904 |