A importância da música nas aulas de geografia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12855 |
Resumo: | 0 presente trabalho tern como tema A importancia da musica nas aulas de geografia. Onde o objetivo e abordar a musica como um caminho comunicativo, alem do verbal, que pode ser utilizado como recurso didatico nos estudos em sala de aula, onde a mesma com seu ritmo e estilo demonstra padroes culturais, codifica mensagens e leva ensinamentos. O uso de diferentes linguagens auxilia no trabalho do educador, contribuindo para o desenvolvimento e o pensar critico do discente, pois a musica nas aulas de geografia e um recurso que pode ser utilizado para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. A escolha deste tema surgiu das necessidades de compreender e conhecer a importancia e como trabalhar a musica nas aulas de geografia, tendo em vista a preocupacao de melhorar as aulas de Geografia propoe-se um trabalho diferenciado, colocando a musica para o interior da sala de aula e na metodologia de trabalho aplicado. Pretende-se com esta iniciativa tornar as aulas mais prazerosas e agradaveis, incentivando o acesso aos conteudos que leva professores e alunos a despertarem para o estudo da ciencia geografica e da espacialidade vivida. Entende-se que a musica e considerada um recurso didatico valioso, sendo um potencial que pode reduzir o suposto medo de aprender, devido as metodologias didaticas diferenciadas. Propoe-se, portanto, junto aos conteudos de Geografia a insercao das letras, dos ritmos e suas interpretacoes no tocante aos temas geograficos. Assim sendo, esta monografia vem mostrar aos alunos a possibilidade de inserir os conteudos estudados atraves de musicas que trazem em seus poemas mensagens geograficas, procurando fazer a relacao da musica com a geografia trabalhando com os alunos a relacao dos conteudos estudados, fazendo com que os mesmos identifiquem nas letras das musicas aspectos da composicao do espaco geografico encontrados nos textos, deixando de lado a tradicional decoreba das aulas expositivas, dos mapas, dos livros, do pincel, giz e quadro negro ou branco, que ainda hoje permanece nas salas de aula na maioria das escolas. Nao se pretende ignorar totalmente esses recursos ditos tradicionais, pois eles sao necessarios, porem podem ser complementados com a alternativa mencionada, a qual, sozinha pode se tornar enfadonha e diante desta situacao, podemos encontrar nas letras das musicas formas diferenciadas de trabalhar os conteudos nas aulas de geografia. Assim, considera-se que as atividades em torno da musica se constituem em um recurso didatico viavel para quern ensina e quern aprende geografia, permitindo uma maior interacao entre alunos e professores. |
id |
UFCG_ad19bdec49ecaae881b6a98afd1ace9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12855 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A importância da música nas aulas de geografia.The importance of music in geography classes.Geografia-estudo e ensinoMúsica- aulas de geografiaAprendizagem- música- geografiaGeography-study and teachingMusic- geography classesLearning- music- geographyLicenciatura em Geografia.0 presente trabalho tern como tema A importancia da musica nas aulas de geografia. Onde o objetivo e abordar a musica como um caminho comunicativo, alem do verbal, que pode ser utilizado como recurso didatico nos estudos em sala de aula, onde a mesma com seu ritmo e estilo demonstra padroes culturais, codifica mensagens e leva ensinamentos. O uso de diferentes linguagens auxilia no trabalho do educador, contribuindo para o desenvolvimento e o pensar critico do discente, pois a musica nas aulas de geografia e um recurso que pode ser utilizado para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. A escolha deste tema surgiu das necessidades de compreender e conhecer a importancia e como trabalhar a musica nas aulas de geografia, tendo em vista a preocupacao de melhorar as aulas de Geografia propoe-se um trabalho diferenciado, colocando a musica para o interior da sala de aula e na metodologia de trabalho aplicado. Pretende-se com esta iniciativa tornar as aulas mais prazerosas e agradaveis, incentivando o acesso aos conteudos que leva professores e alunos a despertarem para o estudo da ciencia geografica e da espacialidade vivida. Entende-se que a musica e considerada um recurso didatico valioso, sendo um potencial que pode reduzir o suposto medo de aprender, devido as metodologias didaticas diferenciadas. Propoe-se, portanto, junto aos conteudos de Geografia a insercao das letras, dos ritmos e suas interpretacoes no tocante aos temas geograficos. Assim sendo, esta monografia vem mostrar aos alunos a possibilidade de inserir os conteudos estudados atraves de musicas que trazem em seus poemas mensagens geograficas, procurando fazer a relacao da musica com a geografia trabalhando com os alunos a relacao dos conteudos estudados, fazendo com que os mesmos identifiquem nas letras das musicas aspectos da composicao do espaco geografico encontrados nos textos, deixando de lado a tradicional decoreba das aulas expositivas, dos mapas, dos livros, do pincel, giz e quadro negro ou branco, que ainda hoje permanece nas salas de aula na maioria das escolas. Nao se pretende ignorar totalmente esses recursos ditos tradicionais, pois eles sao necessarios, porem podem ser complementados com a alternativa mencionada, a qual, sozinha pode se tornar enfadonha e diante desta situacao, podemos encontrar nas letras das musicas formas diferenciadas de trabalhar os conteudos nas aulas de geografia. Assim, considera-se que as atividades em torno da musica se constituem em um recurso didatico viavel para quern ensina e quern aprende geografia, permitindo uma maior interacao entre alunos e professores.The present work has as its theme The importance of music in geography classes. Where the goal is to approach the music as a communicative way, beyond the verbal, which can be used as a teaching resource in studies in the classroom, where the same at their own pace and style demonstrates cultural patterns, encoding messages and takes lessons. The use of different languages assists in the work of the educator, contributing to the development and critical thinking of students, for music lessons in geography and a resource that can be used to facilitate the process of teaching and learning. The choice of this theme emerged needs to understand and know the importance and how to work the music in geography lessons with a view to improving the lessons of Geography proposes a differentiated work, placing music into the room classroom and work methodology applied. Intend with this initiative become the most pleasurable and enjoyable classes, encouraging access to content that takes teachers and students to awaken to the study of geographical science and lived spatiality. It is understood that music is considered a valuable teaching resource, with a potential that can reduce the supposed fear of learning due to different teaching methodologies. It is proposed, therefore, together with the contents of Geography insertion of letters, patterns and their interpretation with respect to geographic themes. Thus, this monograph is to show students the possibility to insert the contents studied through songs that bring in their geographical messages poems, trying to make the relationship between music and geography working with students studied the relationship of contents, causing they identify the lyrics of the composition aspects of geographic space found in the texts , leaving aside the traditional memorization of lectures, maps, books, brush, chalk and blackboard or white, which still remains in the classroom in most schools. Do not want to totally ignore these so called traditional features as they are needed, but can be supplemented with the aforementioned alternative which alone can become boring and facing this situation, we can find the lyrics differentiated ways of working in the contents geography lessons. Thus, it is considered that the activities around music constitute a viable educational resource for those who teach and those who learn geography, allowing for more interaction between students and teachers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUZA, Marcos Assis Pereira de.SOUZA, M. A. P.http://lattes.cnpq.br/9554544349270438BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.GOMES, Henaldo Morais.SILVA, Maria Joseilda da.2014-05-132020-05-18T19:32:07Z2020-05-182020-05-18T19:32:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12855SILVA, Maria Joseilda da. A importância da música nas aulas de geografia. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T16:41:50Zoai:localhost:riufcg/12855Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T16:41:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da música nas aulas de geografia. The importance of music in geography classes. |
title |
A importância da música nas aulas de geografia. |
spellingShingle |
A importância da música nas aulas de geografia. SILVA, Maria Joseilda da. Geografia-estudo e ensino Música- aulas de geografia Aprendizagem- música- geografia Geography-study and teaching Music- geography classes Learning- music- geography Licenciatura em Geografia. |
title_short |
A importância da música nas aulas de geografia. |
title_full |
A importância da música nas aulas de geografia. |
title_fullStr |
A importância da música nas aulas de geografia. |
title_full_unstemmed |
A importância da música nas aulas de geografia. |
title_sort |
A importância da música nas aulas de geografia. |
author |
SILVA, Maria Joseilda da. |
author_facet |
SILVA, Maria Joseilda da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUZA, Marcos Assis Pereira de. SOUZA, M. A. P. http://lattes.cnpq.br/9554544349270438 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. GOMES, Henaldo Morais. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Maria Joseilda da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia-estudo e ensino Música- aulas de geografia Aprendizagem- música- geografia Geography-study and teaching Music- geography classes Learning- music- geography Licenciatura em Geografia. |
topic |
Geografia-estudo e ensino Música- aulas de geografia Aprendizagem- música- geografia Geography-study and teaching Music- geography classes Learning- music- geography Licenciatura em Geografia. |
description |
0 presente trabalho tern como tema A importancia da musica nas aulas de geografia. Onde o objetivo e abordar a musica como um caminho comunicativo, alem do verbal, que pode ser utilizado como recurso didatico nos estudos em sala de aula, onde a mesma com seu ritmo e estilo demonstra padroes culturais, codifica mensagens e leva ensinamentos. O uso de diferentes linguagens auxilia no trabalho do educador, contribuindo para o desenvolvimento e o pensar critico do discente, pois a musica nas aulas de geografia e um recurso que pode ser utilizado para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. A escolha deste tema surgiu das necessidades de compreender e conhecer a importancia e como trabalhar a musica nas aulas de geografia, tendo em vista a preocupacao de melhorar as aulas de Geografia propoe-se um trabalho diferenciado, colocando a musica para o interior da sala de aula e na metodologia de trabalho aplicado. Pretende-se com esta iniciativa tornar as aulas mais prazerosas e agradaveis, incentivando o acesso aos conteudos que leva professores e alunos a despertarem para o estudo da ciencia geografica e da espacialidade vivida. Entende-se que a musica e considerada um recurso didatico valioso, sendo um potencial que pode reduzir o suposto medo de aprender, devido as metodologias didaticas diferenciadas. Propoe-se, portanto, junto aos conteudos de Geografia a insercao das letras, dos ritmos e suas interpretacoes no tocante aos temas geograficos. Assim sendo, esta monografia vem mostrar aos alunos a possibilidade de inserir os conteudos estudados atraves de musicas que trazem em seus poemas mensagens geograficas, procurando fazer a relacao da musica com a geografia trabalhando com os alunos a relacao dos conteudos estudados, fazendo com que os mesmos identifiquem nas letras das musicas aspectos da composicao do espaco geografico encontrados nos textos, deixando de lado a tradicional decoreba das aulas expositivas, dos mapas, dos livros, do pincel, giz e quadro negro ou branco, que ainda hoje permanece nas salas de aula na maioria das escolas. Nao se pretende ignorar totalmente esses recursos ditos tradicionais, pois eles sao necessarios, porem podem ser complementados com a alternativa mencionada, a qual, sozinha pode se tornar enfadonha e diante desta situacao, podemos encontrar nas letras das musicas formas diferenciadas de trabalhar os conteudos nas aulas de geografia. Assim, considera-se que as atividades em torno da musica se constituem em um recurso didatico viavel para quern ensina e quern aprende geografia, permitindo uma maior interacao entre alunos e professores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-13 2020-05-18T19:32:07Z 2020-05-18 2020-05-18T19:32:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12855 SILVA, Maria Joseilda da. A importância da música nas aulas de geografia. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12855 |
identifier_str_mv |
SILVA, Maria Joseilda da. A importância da música nas aulas de geografia. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744443745501184 |