O jogo de xadrez como instrumento pedagógico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANÇA, Rejaneide de.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13190
Resumo: Este estudo visou analisar as questões envolvidas nas atividades em sala de aula utilizando o jogo de Xadrez como instrumento pedagógico, tendo em vista identificar de que forma essa pratica vem a proporcionar o desenvolvimento intelectual do educando, bem como a interdisciplinaridade. Para essa analise, fez-se necessário o envolvimento de sujeitos com idade escolar de 9 a 12 anos, do 5° ano da escola escolhida para sua realização. A metodologia usada, para isso foi um estudo de caso, na perspectiva da pesquisa qualitativa, cuja a observação da atuação dos sujeitos envolvidos e uso de entrevistas com estes, veio a proporcionar subsídios de significativa valia para essa analise. Para o embasamento desse trabalho foi feito um aparato metodológico baseado na teoria piagetiana, tomando como referencias estudos realizados por profissionais e teóricos da educação no Brasil, bem como publicações da imprensa acerca de experiencias com o jogo nas escolas desse pais. Os resultados dessa pesquisa, parecem indicar que o uso do Xadrez como instrumento pedagógico pode viabilizar o aprimoramento da capacidade cognitiva dos sujeitos envolvidos, alem de oferecer condições para facilitar suas formas de estudar.
id UFCG_af8932a549eea6cff2b980c3cdfdf508
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13190
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O jogo de xadrez como instrumento pedagógico.The game of chess as a pedagogical tool.LudicidadeJogo de xadrezInstrumento pedagógicoInterdisciplinaridadeTeoria PiagetianaXadrez e a escolaPlayfulnessChess gamePedagogical toolInterdisciplinarityPiagetian theoryChess and the schoolEste estudo visou analisar as questões envolvidas nas atividades em sala de aula utilizando o jogo de Xadrez como instrumento pedagógico, tendo em vista identificar de que forma essa pratica vem a proporcionar o desenvolvimento intelectual do educando, bem como a interdisciplinaridade. Para essa analise, fez-se necessário o envolvimento de sujeitos com idade escolar de 9 a 12 anos, do 5° ano da escola escolhida para sua realização. A metodologia usada, para isso foi um estudo de caso, na perspectiva da pesquisa qualitativa, cuja a observação da atuação dos sujeitos envolvidos e uso de entrevistas com estes, veio a proporcionar subsídios de significativa valia para essa analise. Para o embasamento desse trabalho foi feito um aparato metodológico baseado na teoria piagetiana, tomando como referencias estudos realizados por profissionais e teóricos da educação no Brasil, bem como publicações da imprensa acerca de experiencias com o jogo nas escolas desse pais. Os resultados dessa pesquisa, parecem indicar que o uso do Xadrez como instrumento pedagógico pode viabilizar o aprimoramento da capacidade cognitiva dos sujeitos envolvidos, alem de oferecer condições para facilitar suas formas de estudar.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581FRANÇA, Rejaneide de.2008-04-052020-07-08T10:45:33Z2020-07-082020-07-08T10:45:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13190FRANÇA, Rejaneide de. O jogo de xadrez como instrumento pedagógico. 2008. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T17:44:24Zoai:localhost:riufcg/13190Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T17:44:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo de xadrez como instrumento pedagógico.
The game of chess as a pedagogical tool.
title O jogo de xadrez como instrumento pedagógico.
spellingShingle O jogo de xadrez como instrumento pedagógico.
FRANÇA, Rejaneide de.
Ludicidade
Jogo de xadrez
Instrumento pedagógico
Interdisciplinaridade
Teoria Piagetiana
Xadrez e a escola
Playfulness
Chess game
Pedagogical tool
Interdisciplinarity
Piagetian theory
Chess and the school
title_short O jogo de xadrez como instrumento pedagógico.
title_full O jogo de xadrez como instrumento pedagógico.
title_fullStr O jogo de xadrez como instrumento pedagógico.
title_full_unstemmed O jogo de xadrez como instrumento pedagógico.
title_sort O jogo de xadrez como instrumento pedagógico.
author FRANÇA, Rejaneide de.
author_facet FRANÇA, Rejaneide de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANÇA, Rejaneide de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Jogo de xadrez
Instrumento pedagógico
Interdisciplinaridade
Teoria Piagetiana
Xadrez e a escola
Playfulness
Chess game
Pedagogical tool
Interdisciplinarity
Piagetian theory
Chess and the school
topic Ludicidade
Jogo de xadrez
Instrumento pedagógico
Interdisciplinaridade
Teoria Piagetiana
Xadrez e a escola
Playfulness
Chess game
Pedagogical tool
Interdisciplinarity
Piagetian theory
Chess and the school
description Este estudo visou analisar as questões envolvidas nas atividades em sala de aula utilizando o jogo de Xadrez como instrumento pedagógico, tendo em vista identificar de que forma essa pratica vem a proporcionar o desenvolvimento intelectual do educando, bem como a interdisciplinaridade. Para essa analise, fez-se necessário o envolvimento de sujeitos com idade escolar de 9 a 12 anos, do 5° ano da escola escolhida para sua realização. A metodologia usada, para isso foi um estudo de caso, na perspectiva da pesquisa qualitativa, cuja a observação da atuação dos sujeitos envolvidos e uso de entrevistas com estes, veio a proporcionar subsídios de significativa valia para essa analise. Para o embasamento desse trabalho foi feito um aparato metodológico baseado na teoria piagetiana, tomando como referencias estudos realizados por profissionais e teóricos da educação no Brasil, bem como publicações da imprensa acerca de experiencias com o jogo nas escolas desse pais. Os resultados dessa pesquisa, parecem indicar que o uso do Xadrez como instrumento pedagógico pode viabilizar o aprimoramento da capacidade cognitiva dos sujeitos envolvidos, alem de oferecer condições para facilitar suas formas de estudar.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-05
2020-07-08T10:45:33Z
2020-07-08
2020-07-08T10:45:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13190
FRANÇA, Rejaneide de. O jogo de xadrez como instrumento pedagógico. 2008. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13190
identifier_str_mv FRANÇA, Rejaneide de. O jogo de xadrez como instrumento pedagógico. 2008. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445997842432