O uso do xadrez como recurso didático para aplicação dos jogos de empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Larissa David
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2966
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa empírica realizada com especialistas na área de jogos de empresa e tem como objetivo analisar o potencial de uso do xadrez como um recurso didático para aplicação de jogos de empresa. Para este fim, foi realizada uma revisão teórica que engloba a aprendizagem por meio do xadrez. Em seguida, foram apresentados os procedimentos metodológicos utilizados, a análise dos resultados encontrados e as considerações finais. Por meio da pesquisa realizada analisou-se que apesar de ser viável a utilização do xadrez como um recurso didático junto aos jogos de empresa, ele não possui a capacidade de transmitir conhecimentos específicos do campo da Administração de empresas ou de integrar a teoria com a prática sendo necessária uma adaptação do xadrez para realidade empresarial. Com este estudo foi possível observar, por meio do método Delphi, que o xadrez desenvolve nos participantes a habilidade de tomar decisões; o raciocínio lógico; capacidade de concentração; raciocínio estratégico; habilidades de observação; reflexão e análise; criatividade e imaginação; habilidades de planejamento e visão futurísticas além de auxiliar no desempenho dos alunos no curso de graduação em Administração podendo ser utilizado como uma ferramenta didática para aplicação de jogos de empresa
id UFF-2_04a86f7b6f63317776e82b77feb85c3e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2966
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O uso do xadrez como recurso didático para aplicação dos jogos de empresasJogo de empresasRecursos didáticosXadrezJogo de empresasRecurso didáticoXadrezBusiness gamesDidactic resourceChessEste trabalho apresenta uma pesquisa empírica realizada com especialistas na área de jogos de empresa e tem como objetivo analisar o potencial de uso do xadrez como um recurso didático para aplicação de jogos de empresa. Para este fim, foi realizada uma revisão teórica que engloba a aprendizagem por meio do xadrez. Em seguida, foram apresentados os procedimentos metodológicos utilizados, a análise dos resultados encontrados e as considerações finais. Por meio da pesquisa realizada analisou-se que apesar de ser viável a utilização do xadrez como um recurso didático junto aos jogos de empresa, ele não possui a capacidade de transmitir conhecimentos específicos do campo da Administração de empresas ou de integrar a teoria com a prática sendo necessária uma adaptação do xadrez para realidade empresarial. Com este estudo foi possível observar, por meio do método Delphi, que o xadrez desenvolve nos participantes a habilidade de tomar decisões; o raciocínio lógico; capacidade de concentração; raciocínio estratégico; habilidades de observação; reflexão e análise; criatividade e imaginação; habilidades de planejamento e visão futurísticas além de auxiliar no desempenho dos alunos no curso de graduação em Administração podendo ser utilizado como uma ferramenta didática para aplicação de jogos de empresaThis paper presents an empirical research with experts in the field of business games which aims to analyze the potential use of chess as a teaching resource for application business games. To this purpose, we conducted a literature review that includes learning through chess. Then, we presented the methodological procedures used, the analyze of the results and final considerations. Through there search, it was analyzed that although the viability of using chess as a teaching resource with the games company, it does not have the ability to transmit specific knowledge of the field of Business Administration or integrate theory with practice, necessitate in gan adaptation of chess to business reality. With this work was possible to observe, through of the Delphi method, that the chess develops in the participants the ability to make decisions, the logical reasoning, ability to concentrate, strategic thinking, observation skills, reflection and analysis, creativity and imagination; planning skills and futuristic vision, also aids in the performance of students in undergraduate degree in Business Administration. The chess also can be used as a teaching tool for applying business gamesMotta, Gustavo da SilvaLeal Junior, Ilton CurtyOliveira, Murilo AlvarengaBraga, Larissa David2017-02-22T19:36:39Z2017-02-22T19:36:39Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2966CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T15:09:07Zoai:app.uff.br:1/2966Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:34.453879Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do xadrez como recurso didático para aplicação dos jogos de empresas
title O uso do xadrez como recurso didático para aplicação dos jogos de empresas
spellingShingle O uso do xadrez como recurso didático para aplicação dos jogos de empresas
Braga, Larissa David
Jogo de empresas
Recursos didáticos
Xadrez
Jogo de empresas
Recurso didático
Xadrez
Business games
Didactic resource
Chess
title_short O uso do xadrez como recurso didático para aplicação dos jogos de empresas
title_full O uso do xadrez como recurso didático para aplicação dos jogos de empresas
title_fullStr O uso do xadrez como recurso didático para aplicação dos jogos de empresas
title_full_unstemmed O uso do xadrez como recurso didático para aplicação dos jogos de empresas
title_sort O uso do xadrez como recurso didático para aplicação dos jogos de empresas
author Braga, Larissa David
author_facet Braga, Larissa David
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Motta, Gustavo da Silva
Leal Junior, Ilton Curty
Oliveira, Murilo Alvarenga
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Larissa David
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo de empresas
Recursos didáticos
Xadrez
Jogo de empresas
Recurso didático
Xadrez
Business games
Didactic resource
Chess
topic Jogo de empresas
Recursos didáticos
Xadrez
Jogo de empresas
Recurso didático
Xadrez
Business games
Didactic resource
Chess
description Este trabalho apresenta uma pesquisa empírica realizada com especialistas na área de jogos de empresa e tem como objetivo analisar o potencial de uso do xadrez como um recurso didático para aplicação de jogos de empresa. Para este fim, foi realizada uma revisão teórica que engloba a aprendizagem por meio do xadrez. Em seguida, foram apresentados os procedimentos metodológicos utilizados, a análise dos resultados encontrados e as considerações finais. Por meio da pesquisa realizada analisou-se que apesar de ser viável a utilização do xadrez como um recurso didático junto aos jogos de empresa, ele não possui a capacidade de transmitir conhecimentos específicos do campo da Administração de empresas ou de integrar a teoria com a prática sendo necessária uma adaptação do xadrez para realidade empresarial. Com este estudo foi possível observar, por meio do método Delphi, que o xadrez desenvolve nos participantes a habilidade de tomar decisões; o raciocínio lógico; capacidade de concentração; raciocínio estratégico; habilidades de observação; reflexão e análise; criatividade e imaginação; habilidades de planejamento e visão futurísticas além de auxiliar no desempenho dos alunos no curso de graduação em Administração podendo ser utilizado como uma ferramenta didática para aplicação de jogos de empresa
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-22T19:36:39Z
2017-02-22T19:36:39Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2966
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823561516515328