A contribuição do professor de história para a construção de uma educação antirracista.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31053 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo problematizar a operacionalização de conceitos, ideias e conteúdos atrelados à educação antirracista, desenvolvendo recursos pedagógicos que auxiliam e potencializam o ensino voltado para o antirracismo, considerando a importância e contribuição do professor de história. O estudo segue a metodologia da pesquisa-ação pensada por Michel Thiollent (1986) e foi desenvolvida com professores e alunos da turma do nono ano do ensino fundamental de uma escola da cidade de Cajazeiras, Paraíba. Para compor as fontes foi feito uso de documentos e diretrizes e para coleta de dados, foram realizadas entrevistas e encontros coletivos. Somado a isso, executou-se oficinas com a finalidade de entender o desenvolvimento da educação antirracista na escola atualmente. Esta pesquisa dialoga com o pensamento decolonial e com seus articuladores como Aníbal Quijano (2002), Walter Mignolo (2006) e Catherine Walsh (2005). Entendendo ainda a educação antirracista a partir dos autores Kabengele Munanga (2005) e Eliane Cavalleiro (2001), como uma perspectiva de ensino que busca romper com o sistema do racismo estrutural, partindo da teoria e da prática, desenvolvendo reflexões acerca de temáticas étnico-raciais de maneira que se constitua um pensamento crítico que não só reconheça a existência do racismo, mas que promova ativamente o combate a essa questão. Logo, consideramos que a educação é transformadora e o ensino de história é parte fundamental para modificação de pensamentos e estruturas da sociedade atual. |
id |
UFCG_b07ac865d3afdd48fc41db3aaa2cdad5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31053 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A contribuição do professor de história para a construção de uma educação antirracista.The contribution of the history teacher to the construction of an anti-racist education.Ensino de HistóriaEscola - Município - Cajazeiras - ParaíbaRacismo estruturalEducação antirracistaRacismo na escolaProfessor de históriaHistory teachingSchool - Municipality - Cajazeiras - ParaíbaStructural racismAnti-racist educationRacism at schoolHistory teacherPesquisa-açãoDecolonialismoEducação etnico-racialHistória.A pesquisa teve como objetivo problematizar a operacionalização de conceitos, ideias e conteúdos atrelados à educação antirracista, desenvolvendo recursos pedagógicos que auxiliam e potencializam o ensino voltado para o antirracismo, considerando a importância e contribuição do professor de história. O estudo segue a metodologia da pesquisa-ação pensada por Michel Thiollent (1986) e foi desenvolvida com professores e alunos da turma do nono ano do ensino fundamental de uma escola da cidade de Cajazeiras, Paraíba. Para compor as fontes foi feito uso de documentos e diretrizes e para coleta de dados, foram realizadas entrevistas e encontros coletivos. Somado a isso, executou-se oficinas com a finalidade de entender o desenvolvimento da educação antirracista na escola atualmente. Esta pesquisa dialoga com o pensamento decolonial e com seus articuladores como Aníbal Quijano (2002), Walter Mignolo (2006) e Catherine Walsh (2005). Entendendo ainda a educação antirracista a partir dos autores Kabengele Munanga (2005) e Eliane Cavalleiro (2001), como uma perspectiva de ensino que busca romper com o sistema do racismo estrutural, partindo da teoria e da prática, desenvolvendo reflexões acerca de temáticas étnico-raciais de maneira que se constitua um pensamento crítico que não só reconheça a existência do racismo, mas que promova ativamente o combate a essa questão. Logo, consideramos que a educação é transformadora e o ensino de história é parte fundamental para modificação de pensamentos e estruturas da sociedade atual.This research aims to problematize the operationalization of concepts, ideas and contents related to anti-racist education, developing pedagogical resources that help and enhance teaching approaches at anti-racism, considering the importance and contribution of the History teacher. The study goes along with the action-research methodology thought by Michel Thiollent (1986) and was developed with teachers and students from the ninth grade of elementary school at a school in the city of Cajazeiras, in Paraíba. To compose the sources, we used documents and guidelines and made interviews and meetings for data. In addition, workshops were designed in order to understand the development of anti-racist education in schools today. This research dialogues with decolonial thinking and with its articulators like Aníbal Quijano (2002), Walter Mignolo (2006) and Catherine Walsh (2005). Understanding anti-racist education from the authors Kabengele Munanga (2005) and Eliane Cavalleiro (2001) as a teaching perspective that seeks to break the system of structural racism, starting from theory and practice, developing reflections on ethnic-racial issues in a way that constitutes a critical thought that not only recognizes the existence of racism, but that actively promotes the fight against this issue. Therefore, we believe education is transformative and teaching History is a fundamental part of modifying thoughts and structures in today's society.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTANA, Rosemere Olimpio de.SANTANA, Rosemere O.http://lattes.cnpq.br/6172861753799782CAMILO, Janaína Valéria Pinto.LIMA, Danielly Lopes de.FÉLIX, Mariana Valença.2023-06-192023-07-28T13:56:45Z2023-07-282023-07-28T13:56:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31053FÉLIX, Mariana Valença. A contribuição do professor de história para a construção de uma educação antirracista. 2023. 95f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil.2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-03T19:17:57Zoai:localhost:riufcg/31053Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-03T19:17:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição do professor de história para a construção de uma educação antirracista. The contribution of the history teacher to the construction of an anti-racist education. |
title |
A contribuição do professor de história para a construção de uma educação antirracista. |
spellingShingle |
A contribuição do professor de história para a construção de uma educação antirracista. FÉLIX, Mariana Valença. Ensino de História Escola - Município - Cajazeiras - Paraíba Racismo estrutural Educação antirracista Racismo na escola Professor de história History teaching School - Municipality - Cajazeiras - Paraíba Structural racism Anti-racist education Racism at school History teacher Pesquisa-ação Decolonialismo Educação etnico-racial História. |
title_short |
A contribuição do professor de história para a construção de uma educação antirracista. |
title_full |
A contribuição do professor de história para a construção de uma educação antirracista. |
title_fullStr |
A contribuição do professor de história para a construção de uma educação antirracista. |
title_full_unstemmed |
A contribuição do professor de história para a construção de uma educação antirracista. |
title_sort |
A contribuição do professor de história para a construção de uma educação antirracista. |
author |
FÉLIX, Mariana Valença. |
author_facet |
FÉLIX, Mariana Valença. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTANA, Rosemere Olimpio de. SANTANA, Rosemere O. http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 CAMILO, Janaína Valéria Pinto. LIMA, Danielly Lopes de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FÉLIX, Mariana Valença. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Escola - Município - Cajazeiras - Paraíba Racismo estrutural Educação antirracista Racismo na escola Professor de história History teaching School - Municipality - Cajazeiras - Paraíba Structural racism Anti-racist education Racism at school History teacher Pesquisa-ação Decolonialismo Educação etnico-racial História. |
topic |
Ensino de História Escola - Município - Cajazeiras - Paraíba Racismo estrutural Educação antirracista Racismo na escola Professor de história History teaching School - Municipality - Cajazeiras - Paraíba Structural racism Anti-racist education Racism at school History teacher Pesquisa-ação Decolonialismo Educação etnico-racial História. |
description |
A pesquisa teve como objetivo problematizar a operacionalização de conceitos, ideias e conteúdos atrelados à educação antirracista, desenvolvendo recursos pedagógicos que auxiliam e potencializam o ensino voltado para o antirracismo, considerando a importância e contribuição do professor de história. O estudo segue a metodologia da pesquisa-ação pensada por Michel Thiollent (1986) e foi desenvolvida com professores e alunos da turma do nono ano do ensino fundamental de uma escola da cidade de Cajazeiras, Paraíba. Para compor as fontes foi feito uso de documentos e diretrizes e para coleta de dados, foram realizadas entrevistas e encontros coletivos. Somado a isso, executou-se oficinas com a finalidade de entender o desenvolvimento da educação antirracista na escola atualmente. Esta pesquisa dialoga com o pensamento decolonial e com seus articuladores como Aníbal Quijano (2002), Walter Mignolo (2006) e Catherine Walsh (2005). Entendendo ainda a educação antirracista a partir dos autores Kabengele Munanga (2005) e Eliane Cavalleiro (2001), como uma perspectiva de ensino que busca romper com o sistema do racismo estrutural, partindo da teoria e da prática, desenvolvendo reflexões acerca de temáticas étnico-raciais de maneira que se constitua um pensamento crítico que não só reconheça a existência do racismo, mas que promova ativamente o combate a essa questão. Logo, consideramos que a educação é transformadora e o ensino de história é parte fundamental para modificação de pensamentos e estruturas da sociedade atual. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-19 2023-07-28T13:56:45Z 2023-07-28 2023-07-28T13:56:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31053 FÉLIX, Mariana Valença. A contribuição do professor de história para a construção de uma educação antirracista. 2023. 95f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil.2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31053 |
identifier_str_mv |
FÉLIX, Mariana Valença. A contribuição do professor de história para a construção de uma educação antirracista. 2023. 95f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil.2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744587386781696 |