Abordagem dos modelos atômicos nos livros didáticos de química: uma análise conceitual e de incoerências.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Ana Karelline Alexandre.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23823
Resumo: Abordar o conteúdo de modelo atômico nos livros didáticos de Ensino Médio, foi de extrema importância para analisar e comparar a linha de compreensão, que pode divergir, de livro para livro, na busca por identificar concordâncias e discordâncias e analisar a forma como essas influenciam no processo da construção do conhecimento do discente. A amostra foi composta por quatro livros do primeiro ano do Ensino Médio, PNLD 2016. O procedimento metodológico decorre dos seguintes pontos de identificação dos conceitos, contexto histórico e incoerência. Dessa forma buscou-se observar os fatores que poderiam contribuir ou prejudicar de forma significativa a construção do conhecimento em relação aos modelos atômicos. De acordo com os resultados foram identificadas discordâncias na abordagem do modelo atômico de Thomson, que é a base para a compreensão do modelo atômico de Rutherford. Outro ponto de alerta é a atribuição de Modelo Planetário, feita pelos autores, ao modelo de Rutherford, pois Rutherford não poderia afirmar que os elétrons estariam em movimento circular em volta do núcleo pois isto iria de encontro frontal com as leis do eletromagnetismo já bem consolidadas naquela época. Em relação aos modelos de Dalton e Bohr, não se detectou incoerências.
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