Abordagem dos modelos atômicos nos livros didáticos de química: uma análise conceitual e de incoerências.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23823 |
Resumo: | Abordar o conteúdo de modelo atômico nos livros didáticos de Ensino Médio, foi de extrema importância para analisar e comparar a linha de compreensão, que pode divergir, de livro para livro, na busca por identificar concordâncias e discordâncias e analisar a forma como essas influenciam no processo da construção do conhecimento do discente. A amostra foi composta por quatro livros do primeiro ano do Ensino Médio, PNLD 2016. O procedimento metodológico decorre dos seguintes pontos de identificação dos conceitos, contexto histórico e incoerência. Dessa forma buscou-se observar os fatores que poderiam contribuir ou prejudicar de forma significativa a construção do conhecimento em relação aos modelos atômicos. De acordo com os resultados foram identificadas discordâncias na abordagem do modelo atômico de Thomson, que é a base para a compreensão do modelo atômico de Rutherford. Outro ponto de alerta é a atribuição de Modelo Planetário, feita pelos autores, ao modelo de Rutherford, pois Rutherford não poderia afirmar que os elétrons estariam em movimento circular em volta do núcleo pois isto iria de encontro frontal com as leis do eletromagnetismo já bem consolidadas naquela época. Em relação aos modelos de Dalton e Bohr, não se detectou incoerências. |
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Abordagem dos modelos atômicos nos livros didáticos de química: uma análise conceitual e de incoerências.Approach to atomic models in textbooks of chemistry: a conceptual analysis and inconsistencies.Química ensinoModelo atômicoLivro didáticoEnsino MédioConceitosIncoerênciasTeaching chemistryAtomic modelTextbookHigh schoolConceptsInconsistenciesQuimica.Abordar o conteúdo de modelo atômico nos livros didáticos de Ensino Médio, foi de extrema importância para analisar e comparar a linha de compreensão, que pode divergir, de livro para livro, na busca por identificar concordâncias e discordâncias e analisar a forma como essas influenciam no processo da construção do conhecimento do discente. A amostra foi composta por quatro livros do primeiro ano do Ensino Médio, PNLD 2016. O procedimento metodológico decorre dos seguintes pontos de identificação dos conceitos, contexto histórico e incoerência. Dessa forma buscou-se observar os fatores que poderiam contribuir ou prejudicar de forma significativa a construção do conhecimento em relação aos modelos atômicos. De acordo com os resultados foram identificadas discordâncias na abordagem do modelo atômico de Thomson, que é a base para a compreensão do modelo atômico de Rutherford. Outro ponto de alerta é a atribuição de Modelo Planetário, feita pelos autores, ao modelo de Rutherford, pois Rutherford não poderia afirmar que os elétrons estariam em movimento circular em volta do núcleo pois isto iria de encontro frontal com as leis do eletromagnetismo já bem consolidadas naquela época. Em relação aos modelos de Dalton e Bohr, não se detectou incoerências.Addressing the content of the atomic model in high school textbooks was extremely important to analyze and compare the line of understanding, which may differ from book to book, in the search for identifying agreements and disagreements and analyze how they influence the student's knowledge construction process. The sample consisted of four books for the first year of high school, PNLD 2016. The methodological procedure stems from the following points of identification of concepts, historical context and inconsistency. In this way, we sought to observe the factors that could significantly contribute or harm the construction of the knowledge in relation to atomic models. According to the results disagreements were identified in the approach of the Thomson atomic model, which is the basis for understanding the Rutherford atomic model. Another point of alert is the attribution of the Planetary Model, made by the authors, to the Rutherford model, since Rutherford could not say that electrons would be in circular motion around the nucleus as this would meet frontal with the laws of electromagnetism already well established at that time. Regarding the Dalton and Bohr models, no inconsistencies were detected.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCG20212022-03-11T13:28:06Z2022-03-112022-03-11T13:28:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23823DIAS, Ana Karelline Alexandre. Abordagem dos modelos atômicos nos livros didáticos de química: uma análise conceitual e de incoerências. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porDIAS, Ana Karelline Alexandre.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T21:14:08Zoai:localhost:riufcg/23823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T21:14:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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