O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9605 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de sequência didática para as aulas de língua inglesa no 6º ano do ensino fundamental. Levando em consideração as aulas de língua inglesa nas escolas a partir de estudos e de nossa prática de aula, acreditamos que o ensino dessa língua estrangeira ainda é um pouco restrito, chegando a ser visto como um ensino através de perguntas e respostas. Acreditamos que o inglês pode ser de mais fácil compreensão quando inserido na vida dos alunos de uma maneira mais lúdica e interativa, de modo que se possa explorar mais o conhecimento e criatividade das crianças. Nesse sentido, a literatura, principalmente a infantil, por ter uma importância na vida das crianças e por permitir explorar o imaginário infantil, pode fazer com que os alunos aprendam se divertindo. Assim sendo, escolhemos um dos clássicos da literatura britânica, Matilda (1988) de Roald Dahl, pois é uma história atrativa e permite o uso de várias atividades que contempla tanto o aprendizado de vocabulário, como também o conhecimento de outros gêneros textuais. Nossa pesquisa, de cunho bibliográfico e propositivo, se amparou em diversos pesquisadores nas áreas de ensino e de literatura, entre eles Moon (2001), Cameron (2001), Lazar (2004), Abramovich (1994) e Aebersold e Field (1997). Esperamos que este trabalho possa contribuir para o ensino de língua inglesa, inspirando e incentivando professores desta língua com a nossa proposta de trabalho. |
id |
UFCG_b143e528eb2364bbe1ce4a9a74ea03ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/9605 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl.The use of children's literature in English language classes: a proposal for a didactic sequence from Roald Dahl's Matilda.Língua inglesa - ensinoSequência didáticaLiteratura inglesaMatildaDahl, RoaldEnsino de língua estrangeiraEnglish language - teachingFollowing teachingEnglish literatureForeign Language TeachingLetras - Língua Inglesa.O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de sequência didática para as aulas de língua inglesa no 6º ano do ensino fundamental. Levando em consideração as aulas de língua inglesa nas escolas a partir de estudos e de nossa prática de aula, acreditamos que o ensino dessa língua estrangeira ainda é um pouco restrito, chegando a ser visto como um ensino através de perguntas e respostas. Acreditamos que o inglês pode ser de mais fácil compreensão quando inserido na vida dos alunos de uma maneira mais lúdica e interativa, de modo que se possa explorar mais o conhecimento e criatividade das crianças. Nesse sentido, a literatura, principalmente a infantil, por ter uma importância na vida das crianças e por permitir explorar o imaginário infantil, pode fazer com que os alunos aprendam se divertindo. Assim sendo, escolhemos um dos clássicos da literatura britânica, Matilda (1988) de Roald Dahl, pois é uma história atrativa e permite o uso de várias atividades que contempla tanto o aprendizado de vocabulário, como também o conhecimento de outros gêneros textuais. Nossa pesquisa, de cunho bibliográfico e propositivo, se amparou em diversos pesquisadores nas áreas de ensino e de literatura, entre eles Moon (2001), Cameron (2001), Lazar (2004), Abramovich (1994) e Aebersold e Field (1997). Esperamos que este trabalho possa contribuir para o ensino de língua inglesa, inspirando e incentivando professores desta língua com a nossa proposta de trabalho.This work has as main objective to present a proposal of a didactic sequence for the English language classes for the 6th year of elementary school. Taking into account the English language classes in schools, we believe that the teaching of this foreign language still a bit restricted, coming to be seen as a teaching of question and answer. We believe that English can be easier to understand when inserted into the lives of students in a more playful and interactive way, so more could be explored more the knowledge and creativity of children. In this sense, literature, especially the children‟s literature, because it has an importance in the life of children and allows to explore the children‟s imagination, can make students learning having fun. Thus, we chose one of the great classics of British literature, Matilda (1988) by Roald Dahl. Because it is an attractive story and allows the use of several activities that, contemplate both learning vocabulary, as well as knowledge of other textual genres. Our bibliographical and proposal research was supported by several researchers in the areas of teaching and literature, among them are Moon (2001), Cameron (2002), Lazar (2004), Abramovich (1994) and Aebersold and Field (1997) . We hope with this research contributes to the English – speaking educational field, inspiring and encouraging teachers with our work proposal.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGQUEIROGA, Marcílio Garcia de.QUEIROGA, M. G.http://lattes.cnpq.br/1587726556477554BRAGA, Elinaldo Menezes.ALVES, Francisco Francimar de Sousa.SOUSA, Bianca Lins Marques de.2019-07-092019-11-27T16:17:33Z2019-11-272019-11-27T16:17:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9605SOUSA, Bianca Lins Marques de. O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-30T12:14:55Zoai:localhost:riufcg/9605Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-30T12:14:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl. The use of children's literature in English language classes: a proposal for a didactic sequence from Roald Dahl's Matilda. |
title |
O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl. |
spellingShingle |
O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl. SOUSA, Bianca Lins Marques de. Língua inglesa - ensino Sequência didática Literatura inglesa Matilda Dahl, Roald Ensino de língua estrangeira English language - teaching Following teaching English literature Foreign Language Teaching Letras - Língua Inglesa. |
title_short |
O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl. |
title_full |
O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl. |
title_fullStr |
O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl. |
title_full_unstemmed |
O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl. |
title_sort |
O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl. |
author |
SOUSA, Bianca Lins Marques de. |
author_facet |
SOUSA, Bianca Lins Marques de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
QUEIROGA, Marcílio Garcia de. QUEIROGA, M. G. http://lattes.cnpq.br/1587726556477554 BRAGA, Elinaldo Menezes. ALVES, Francisco Francimar de Sousa. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Bianca Lins Marques de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa - ensino Sequência didática Literatura inglesa Matilda Dahl, Roald Ensino de língua estrangeira English language - teaching Following teaching English literature Foreign Language Teaching Letras - Língua Inglesa. |
topic |
Língua inglesa - ensino Sequência didática Literatura inglesa Matilda Dahl, Roald Ensino de língua estrangeira English language - teaching Following teaching English literature Foreign Language Teaching Letras - Língua Inglesa. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de sequência didática para as aulas de língua inglesa no 6º ano do ensino fundamental. Levando em consideração as aulas de língua inglesa nas escolas a partir de estudos e de nossa prática de aula, acreditamos que o ensino dessa língua estrangeira ainda é um pouco restrito, chegando a ser visto como um ensino através de perguntas e respostas. Acreditamos que o inglês pode ser de mais fácil compreensão quando inserido na vida dos alunos de uma maneira mais lúdica e interativa, de modo que se possa explorar mais o conhecimento e criatividade das crianças. Nesse sentido, a literatura, principalmente a infantil, por ter uma importância na vida das crianças e por permitir explorar o imaginário infantil, pode fazer com que os alunos aprendam se divertindo. Assim sendo, escolhemos um dos clássicos da literatura britânica, Matilda (1988) de Roald Dahl, pois é uma história atrativa e permite o uso de várias atividades que contempla tanto o aprendizado de vocabulário, como também o conhecimento de outros gêneros textuais. Nossa pesquisa, de cunho bibliográfico e propositivo, se amparou em diversos pesquisadores nas áreas de ensino e de literatura, entre eles Moon (2001), Cameron (2001), Lazar (2004), Abramovich (1994) e Aebersold e Field (1997). Esperamos que este trabalho possa contribuir para o ensino de língua inglesa, inspirando e incentivando professores desta língua com a nossa proposta de trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-09 2019-11-27T16:17:33Z 2019-11-27 2019-11-27T16:17:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9605 SOUSA, Bianca Lins Marques de. O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9605 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Bianca Lins Marques de. O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744416944947200 |