O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Bianca Lins Marques de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9605
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de sequência didática para as aulas de língua inglesa no 6º ano do ensino fundamental. Levando em consideração as aulas de língua inglesa nas escolas a partir de estudos e de nossa prática de aula, acreditamos que o ensino dessa língua estrangeira ainda é um pouco restrito, chegando a ser visto como um ensino através de perguntas e respostas. Acreditamos que o inglês pode ser de mais fácil compreensão quando inserido na vida dos alunos de uma maneira mais lúdica e interativa, de modo que se possa explorar mais o conhecimento e criatividade das crianças. Nesse sentido, a literatura, principalmente a infantil, por ter uma importância na vida das crianças e por permitir explorar o imaginário infantil, pode fazer com que os alunos aprendam se divertindo. Assim sendo, escolhemos um dos clássicos da literatura britânica, Matilda (1988) de Roald Dahl, pois é uma história atrativa e permite o uso de várias atividades que contempla tanto o aprendizado de vocabulário, como também o conhecimento de outros gêneros textuais. Nossa pesquisa, de cunho bibliográfico e propositivo, se amparou em diversos pesquisadores nas áreas de ensino e de literatura, entre eles Moon (2001), Cameron (2001), Lazar (2004), Abramovich (1994) e Aebersold e Field (1997). Esperamos que este trabalho possa contribuir para o ensino de língua inglesa, inspirando e incentivando professores desta língua com a nossa proposta de trabalho.
id UFCG_b143e528eb2364bbe1ce4a9a74ea03ec
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9605
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl.The use of children's literature in English language classes: a proposal for a didactic sequence from Roald Dahl's Matilda.Língua inglesa - ensinoSequência didáticaLiteratura inglesaMatildaDahl, RoaldEnsino de língua estrangeiraEnglish language - teachingFollowing teachingEnglish literatureForeign Language TeachingLetras - Língua Inglesa.O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de sequência didática para as aulas de língua inglesa no 6º ano do ensino fundamental. Levando em consideração as aulas de língua inglesa nas escolas a partir de estudos e de nossa prática de aula, acreditamos que o ensino dessa língua estrangeira ainda é um pouco restrito, chegando a ser visto como um ensino através de perguntas e respostas. Acreditamos que o inglês pode ser de mais fácil compreensão quando inserido na vida dos alunos de uma maneira mais lúdica e interativa, de modo que se possa explorar mais o conhecimento e criatividade das crianças. Nesse sentido, a literatura, principalmente a infantil, por ter uma importância na vida das crianças e por permitir explorar o imaginário infantil, pode fazer com que os alunos aprendam se divertindo. Assim sendo, escolhemos um dos clássicos da literatura britânica, Matilda (1988) de Roald Dahl, pois é uma história atrativa e permite o uso de várias atividades que contempla tanto o aprendizado de vocabulário, como também o conhecimento de outros gêneros textuais. Nossa pesquisa, de cunho bibliográfico e propositivo, se amparou em diversos pesquisadores nas áreas de ensino e de literatura, entre eles Moon (2001), Cameron (2001), Lazar (2004), Abramovich (1994) e Aebersold e Field (1997). Esperamos que este trabalho possa contribuir para o ensino de língua inglesa, inspirando e incentivando professores desta língua com a nossa proposta de trabalho.This work has as main objective to present a proposal of a didactic sequence for the English language classes for the 6th year of elementary school. Taking into account the English language classes in schools, we believe that the teaching of this foreign language still a bit restricted, coming to be seen as a teaching of question and answer. We believe that English can be easier to understand when inserted into the lives of students in a more playful and interactive way, so more could be explored more the knowledge and creativity of children. In this sense, literature, especially the children‟s literature, because it has an importance in the life of children and allows to explore the children‟s imagination, can make students learning having fun. Thus, we chose one of the great classics of British literature, Matilda (1988) by Roald Dahl. Because it is an attractive story and allows the use of several activities that, contemplate both learning vocabulary, as well as knowledge of other textual genres. Our bibliographical and proposal research was supported by several researchers in the areas of teaching and literature, among them are Moon (2001), Cameron (2002), Lazar (2004), Abramovich (1994) and Aebersold and Field (1997) . We hope with this research contributes to the English – speaking educational field, inspiring and encouraging teachers with our work proposal.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGQUEIROGA, Marcílio Garcia de.QUEIROGA, M. G.http://lattes.cnpq.br/1587726556477554BRAGA, Elinaldo Menezes.ALVES, Francisco Francimar de Sousa.SOUSA, Bianca Lins Marques de.2019-07-092019-11-27T16:17:33Z2019-11-272019-11-27T16:17:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9605SOUSA, Bianca Lins Marques de. O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-30T12:14:55Zoai:localhost:riufcg/9605Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-30T12:14:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl.
The use of children's literature in English language classes: a proposal for a didactic sequence from Roald Dahl's Matilda.
title O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl.
spellingShingle O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl.
SOUSA, Bianca Lins Marques de.
Língua inglesa - ensino
Sequência didática
Literatura inglesa
Matilda
Dahl, Roald
Ensino de língua estrangeira
English language - teaching
Following teaching
English literature
Foreign Language Teaching
Letras - Língua Inglesa.
title_short O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl.
title_full O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl.
title_fullStr O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl.
title_full_unstemmed O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl.
title_sort O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl.
author SOUSA, Bianca Lins Marques de.
author_facet SOUSA, Bianca Lins Marques de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
QUEIROGA, M. G.
http://lattes.cnpq.br/1587726556477554
BRAGA, Elinaldo Menezes.
ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Bianca Lins Marques de.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - ensino
Sequência didática
Literatura inglesa
Matilda
Dahl, Roald
Ensino de língua estrangeira
English language - teaching
Following teaching
English literature
Foreign Language Teaching
Letras - Língua Inglesa.
topic Língua inglesa - ensino
Sequência didática
Literatura inglesa
Matilda
Dahl, Roald
Ensino de língua estrangeira
English language - teaching
Following teaching
English literature
Foreign Language Teaching
Letras - Língua Inglesa.
description O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de sequência didática para as aulas de língua inglesa no 6º ano do ensino fundamental. Levando em consideração as aulas de língua inglesa nas escolas a partir de estudos e de nossa prática de aula, acreditamos que o ensino dessa língua estrangeira ainda é um pouco restrito, chegando a ser visto como um ensino através de perguntas e respostas. Acreditamos que o inglês pode ser de mais fácil compreensão quando inserido na vida dos alunos de uma maneira mais lúdica e interativa, de modo que se possa explorar mais o conhecimento e criatividade das crianças. Nesse sentido, a literatura, principalmente a infantil, por ter uma importância na vida das crianças e por permitir explorar o imaginário infantil, pode fazer com que os alunos aprendam se divertindo. Assim sendo, escolhemos um dos clássicos da literatura britânica, Matilda (1988) de Roald Dahl, pois é uma história atrativa e permite o uso de várias atividades que contempla tanto o aprendizado de vocabulário, como também o conhecimento de outros gêneros textuais. Nossa pesquisa, de cunho bibliográfico e propositivo, se amparou em diversos pesquisadores nas áreas de ensino e de literatura, entre eles Moon (2001), Cameron (2001), Lazar (2004), Abramovich (1994) e Aebersold e Field (1997). Esperamos que este trabalho possa contribuir para o ensino de língua inglesa, inspirando e incentivando professores desta língua com a nossa proposta de trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-09
2019-11-27T16:17:33Z
2019-11-27
2019-11-27T16:17:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9605
SOUSA, Bianca Lins Marques de. O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9605
identifier_str_mv SOUSA, Bianca Lins Marques de. O uso da literatura infantil nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática a partir da obra Matilda, de Roald Dahl. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744416944947200