Avaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Micilene Silva de.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SILVA, Joseane de Souza., SANTOS, Danilo Silva dos., BARBOSA, Francisca Maria., GOMES, Azenate Campos., LACERDA, Alecksandra Vieira de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32530
Resumo: Este trabalho buscou analisar os conteúdos de educação ambiental contextualizada abordados nos livros didáticos em escola da rede pública do Município de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba. Assim, o trabalho se desenvolveu na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador José Gaudêncio. Para a compreensão da abordagem da contextualização dos temas meio ambiente, Semiárido e Bioma Caatinga são analisados os conteúdos dos livros didáticos do terceiro ano do ensino médio. Apenas 0,8% do total de páginas dos livros de Biologia e 5,0% dos livros de Geografia são ocupados por assuntos ambientais contextualizados. É urgente a necessidade da abordagem ambiental contextualizada nos livros didáticos do ensino básico de forma que esse conhecimento ultrapasse as paredes da sala de aula, contribuindo para o Desenvolvimento Sustentável no Semiárido.
id UFCG_b2299e74b185b2feefc150f06e5e190e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32530
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba.Evaluation of textbooks from the perspective of contextualized education focused on the semi-arid region in a school unit in Serra Branca in Western Cariri of Paraíba.Educação ambientalEducação contextualizada para a convivência com o semiáridoLivros didáticos - avaliaçãoSerra Branca - PB - livro didáticoCariri Ocidental Paraibanoenvironmental educationContextualized education for living in the semiarid regionTextbooks - evaluationSerra Branca - PB - textbookWestern Cariri ParaibanoEducação.Este trabalho buscou analisar os conteúdos de educação ambiental contextualizada abordados nos livros didáticos em escola da rede pública do Município de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba. Assim, o trabalho se desenvolveu na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador José Gaudêncio. Para a compreensão da abordagem da contextualização dos temas meio ambiente, Semiárido e Bioma Caatinga são analisados os conteúdos dos livros didáticos do terceiro ano do ensino médio. Apenas 0,8% do total de páginas dos livros de Biologia e 5,0% dos livros de Geografia são ocupados por assuntos ambientais contextualizados. É urgente a necessidade da abordagem ambiental contextualizada nos livros didáticos do ensino básico de forma que esse conhecimento ultrapasse as paredes da sala de aula, contribuindo para o Desenvolvimento Sustentável no Semiárido.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172023-10-31T18:55:58Z2023-10-312023-10-31T18:55:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32530BRITO, Micilene Silva de; SILVA, Joseane de Souza; SANTOS, Danilo Silva dos; BARBOSA, Francisca Maria; GOMES, Azenate Campos; LACERDA, Alecksandra Vieira de. Avaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, 5., 2017. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2017. ISSN: 2318-7603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32530porBRITO, Micilene Silva de.SILVA, Joseane de Souza.SANTOS, Danilo Silva dos.BARBOSA, Francisca Maria.GOMES, Azenate Campos.LACERDA, Alecksandra Vieira de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-10-31T18:56:33Zoai:localhost:riufcg/32530Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-10-31T18:56:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba.
Evaluation of textbooks from the perspective of contextualized education focused on the semi-arid region in a school unit in Serra Branca in Western Cariri of Paraíba.
title Avaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba.
spellingShingle Avaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba.
BRITO, Micilene Silva de.
Educação ambiental
Educação contextualizada para a convivência com o semiárido
Livros didáticos - avaliação
Serra Branca - PB - livro didático
Cariri Ocidental Paraibano
environmental education
Contextualized education for living in the semiarid region
Textbooks - evaluation
Serra Branca - PB - textbook
Western Cariri Paraibano
Educação.
title_short Avaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba.
title_full Avaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba.
title_fullStr Avaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba.
title_full_unstemmed Avaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba.
title_sort Avaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba.
author BRITO, Micilene Silva de.
author_facet BRITO, Micilene Silva de.
SILVA, Joseane de Souza.
SANTOS, Danilo Silva dos.
BARBOSA, Francisca Maria.
GOMES, Azenate Campos.
LACERDA, Alecksandra Vieira de.
author_role author
author2 SILVA, Joseane de Souza.
SANTOS, Danilo Silva dos.
BARBOSA, Francisca Maria.
GOMES, Azenate Campos.
LACERDA, Alecksandra Vieira de.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BRITO, Micilene Silva de.
SILVA, Joseane de Souza.
SANTOS, Danilo Silva dos.
BARBOSA, Francisca Maria.
GOMES, Azenate Campos.
LACERDA, Alecksandra Vieira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Educação contextualizada para a convivência com o semiárido
Livros didáticos - avaliação
Serra Branca - PB - livro didático
Cariri Ocidental Paraibano
environmental education
Contextualized education for living in the semiarid region
Textbooks - evaluation
Serra Branca - PB - textbook
Western Cariri Paraibano
Educação.
topic Educação ambiental
Educação contextualizada para a convivência com o semiárido
Livros didáticos - avaliação
Serra Branca - PB - livro didático
Cariri Ocidental Paraibano
environmental education
Contextualized education for living in the semiarid region
Textbooks - evaluation
Serra Branca - PB - textbook
Western Cariri Paraibano
Educação.
description Este trabalho buscou analisar os conteúdos de educação ambiental contextualizada abordados nos livros didáticos em escola da rede pública do Município de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba. Assim, o trabalho se desenvolveu na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador José Gaudêncio. Para a compreensão da abordagem da contextualização dos temas meio ambiente, Semiárido e Bioma Caatinga são analisados os conteúdos dos livros didáticos do terceiro ano do ensino médio. Apenas 0,8% do total de páginas dos livros de Biologia e 5,0% dos livros de Geografia são ocupados por assuntos ambientais contextualizados. É urgente a necessidade da abordagem ambiental contextualizada nos livros didáticos do ensino básico de forma que esse conhecimento ultrapasse as paredes da sala de aula, contribuindo para o Desenvolvimento Sustentável no Semiárido.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2023-10-31T18:55:58Z
2023-10-31
2023-10-31T18:55:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32530
BRITO, Micilene Silva de; SILVA, Joseane de Souza; SANTOS, Danilo Silva dos; BARBOSA, Francisca Maria; GOMES, Azenate Campos; LACERDA, Alecksandra Vieira de. Avaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, 5., 2017. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2017. ISSN: 2318-7603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32530
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32530
identifier_str_mv BRITO, Micilene Silva de; SILVA, Joseane de Souza; SANTOS, Danilo Silva dos; BARBOSA, Francisca Maria; GOMES, Azenate Campos; LACERDA, Alecksandra Vieira de. Avaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, 5., 2017. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2017. ISSN: 2318-7603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744598051848192