Estudo do comportamento do mástique asfáltico a partir da adição de cascalho de poços de perfuração de petróleo.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23716 |
Resumo: | Dentre os desafios de projetar um pavimento que apresente um bom desempenho, a escolha dos materiais é um dos pontos mais importantes, e além disso, compreender a interação desses materiais. Entre os componentes do pavimento, o fíler apresenta importantes interações com o ligante, que é a formação do mástique asfáltico, que reflete nas propriedades das misturas asfálticas. Um dos materiais que vem sendo estudado como uma possibilidade de utilização como fíler em misturas asfálticas, é os cascalhos provenientes das atividades de perfuração de poços de petróleo. O presente trabalho, busca compreender o comportamento reológico do mástique asfáltico a partir da adição de cascalho proveniente de poços de perfuração. Para tal, foi realizado a formação dos mástiques asfálticos em três proporções filer/CAP estabelecidos pela bibliografia, que são, 38% de resíduo de cascalho, 19% de resíduo de cascalho + 19% da cal, e 38% da cal. Por fim, foi realizado os ensaios reológicos de viscosidade rotacional, grau de desempenho (PG), MSCR e LAS, nas amostras dos mástiques asfálticos e o CAP puro. Os resultados indicam que a incorporação do resíduo de cascalho no ligante, aumenta a viscosidade e o módulo complexo, porém, reduz a resistência ao dano. Portanto, o comportamento do mástique asfáltico a partir da incorporação do resíduo de cascalho, apresenta uma menor susceptibilidade a variação térmica, e consequentemente, uma tendência ao aumento na resistência à deformação permanente, entretanto, apresenta uma menor vida de fadiga. |
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Estudo do comportamento do mástique asfáltico a partir da adição de cascalho de poços de perfuração de petróleo.Study of the behavior of asphalt mastic from the addition of gravel from oil drilling wells.Mástique asfálticoMisturas asfálticasCascalho de poços de perfuração de petróleoGeotecniaPavimentação asfálticaLigantes asfálticosReologia de ligantes asfálticosResíduo de cascalhoVarredura de amplitude linearViscosidade rotacionalAsphalt masticAsphalt mixturesGravel from oil drilling wellsGeotechnicsAsphalt pavingAsphalt bindersRheology of asphalt bindersGravel residueLinear Amplitude SweepRotational viscosityEngenharia CivilDentre os desafios de projetar um pavimento que apresente um bom desempenho, a escolha dos materiais é um dos pontos mais importantes, e além disso, compreender a interação desses materiais. Entre os componentes do pavimento, o fíler apresenta importantes interações com o ligante, que é a formação do mástique asfáltico, que reflete nas propriedades das misturas asfálticas. Um dos materiais que vem sendo estudado como uma possibilidade de utilização como fíler em misturas asfálticas, é os cascalhos provenientes das atividades de perfuração de poços de petróleo. O presente trabalho, busca compreender o comportamento reológico do mástique asfáltico a partir da adição de cascalho proveniente de poços de perfuração. Para tal, foi realizado a formação dos mástiques asfálticos em três proporções filer/CAP estabelecidos pela bibliografia, que são, 38% de resíduo de cascalho, 19% de resíduo de cascalho + 19% da cal, e 38% da cal. Por fim, foi realizado os ensaios reológicos de viscosidade rotacional, grau de desempenho (PG), MSCR e LAS, nas amostras dos mástiques asfálticos e o CAP puro. Os resultados indicam que a incorporação do resíduo de cascalho no ligante, aumenta a viscosidade e o módulo complexo, porém, reduz a resistência ao dano. Portanto, o comportamento do mástique asfáltico a partir da incorporação do resíduo de cascalho, apresenta uma menor susceptibilidade a variação térmica, e consequentemente, uma tendência ao aumento na resistência à deformação permanente, entretanto, apresenta uma menor vida de fadiga.Among the challenges of designing a floor that performs well, the choice of materials is one of the most important points, and in addition, understanding the interaction of these materials. Among the components of the pavement, the filer presents important interactions with the binder, which is the formation of asphalt mastic, which reflects on the properties of asphalt mixtures. One of the materials that has been studied as a possibility to be used as filer in asphalt mixtures, is the cuttings from oil well drilling activities. The present work seeks to understand the rheological behavior of asphalt mastic based on the addition of gravel from drilling wells. For this, the formation of asphalt mastics was carried out in three filer / CAP proportions established by the bibliography, which are 38% of gravel residue, 19% of gravel residue + 19% of lime, and 38% of lime. Finally, rheological tests of rotational viscosity, performance grade (PG), MSCR and LAS were performed on samples of asphalt mastics and pure CAP. The results indicate that the incorporation of the gravel residue in the binder, increases the viscosity and the complex module, however, reduces the damage resistance. Therefore, the behavior of the asphalt mastic from the incorporation of the gravel residue, presents a lower susceptibility to thermal variation, and consequently, a tendency to increase in the resistance to permanent deformation, however, it presents a shorter fatigue life.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGLUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.LUCENA, A. E. F. L.http://lattes.cnpq.br/4428634327768673CARVALHO, Flávia do Socorro de Sousa.http://lattes.cnpq.br/3838850019150526MORAIS, Vinícius Medeiros de.20212022-02-24T12:16:34Z2022-02-242022-02-24T12:16:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23716MORAIS, Vinícius Medeiros de. Estudo do comportamento do mástique asfáltico a partir da adição de cascalho de poços de perfuração de petróleo. 2021. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23716porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-02-24T12:19:48Zoai:localhost:riufcg/23716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-02-24T12:19:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Dentre os desafios de projetar um pavimento que apresente um bom desempenho, a escolha dos materiais é um dos pontos mais importantes, e além disso, compreender a interação desses materiais. Entre os componentes do pavimento, o fíler apresenta importantes interações com o ligante, que é a formação do mástique asfáltico, que reflete nas propriedades das misturas asfálticas. Um dos materiais que vem sendo estudado como uma possibilidade de utilização como fíler em misturas asfálticas, é os cascalhos provenientes das atividades de perfuração de poços de petróleo. O presente trabalho, busca compreender o comportamento reológico do mástique asfáltico a partir da adição de cascalho proveniente de poços de perfuração. Para tal, foi realizado a formação dos mástiques asfálticos em três proporções filer/CAP estabelecidos pela bibliografia, que são, 38% de resíduo de cascalho, 19% de resíduo de cascalho + 19% da cal, e 38% da cal. Por fim, foi realizado os ensaios reológicos de viscosidade rotacional, grau de desempenho (PG), MSCR e LAS, nas amostras dos mástiques asfálticos e o CAP puro. Os resultados indicam que a incorporação do resíduo de cascalho no ligante, aumenta a viscosidade e o módulo complexo, porém, reduz a resistência ao dano. Portanto, o comportamento do mástique asfáltico a partir da incorporação do resíduo de cascalho, apresenta uma menor susceptibilidade a variação térmica, e consequentemente, uma tendência ao aumento na resistência à deformação permanente, entretanto, apresenta uma menor vida de fadiga. |
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