Caracterização do comportamento reológico de ligantes asfálticos modificados por montmorilonita não organofilizada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARTUR, Thiago de Araújo.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23527
Resumo: Os pavimentos asfálticos são aqueles em que o revestimento é composto por uma mistura constituída basicamente de agregados e ligante asfáltico. A degradação do pavimento inicia-se assim que este entra em serviço e os veículos começam a circular pela superfície. Esta degradação é ainda afetada pela ação dos agentes atmosféricos (chuva, vento, radiação solar), que podem induzir deteriorações no pavimento. Tendo em vista a possibilidade de surgimento de várias patologias no pavimento, o estudo das suas propriedades físicas e reológicas tem cada vez mais intrigado os pesquisadores da área, principalmente quando estes ligantes são modificados por polímeros, como copolímero de estireno butadieno-estireno (SBS). Eles exibem maior resistência ao afundamento e à deformação térmica, reduz os danos por fadiga e ainda diminui a suscetibilidade térmica. Já a principal vantagem do uso da montmorilonita (MMT) na pavimentação está em construir pavimentos mais resistentes à deformação e à quebra por fadiga, aumentando sua rigidez e sua resistência ao envelhecimento. Esta pesquisa tem como principal objetivo estudar as propriedades reológicas do CAP 50/70 modificado por montmorilonita. Para isto, foram realizados os ensaios de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade rotacional, como também ensaios utilizando o Reômetro de Cisalhamento Dinâmico, como PG, MSCR e LAS, a fim de se obter uma análise mais representativa do comportamento reológico do CAP 50/70 modificado com montmorilonita antes e após o envelhecimento a curto prazo e compará-lo tanto com o CAP 50/70 quanto ao ligante modificado por SBS. Os resultados indicaram que os ligantes modificados por MMT são mais resistentes ao envelhecimento oxidativo, mais rígidos, possuem uma menor integridade inicial diante do acúmulo de danos e são menos resistentes à deformação quando comparado ao CAP 50/70 puro. Comparado ao asfalto modificado por polímero (AMP) 55/75 SBS, os ligantes incorporados com MMT são menos resistentes à deformação permanente, menos suscetíveis à variação de tensão, menos resistentes ao dano acumulado, menos sensíveis ao aumento da amplitude de deformações e ao envelhecimento oxidativo.
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Esta degradação é ainda afetada pela ação dos agentes atmosféricos (chuva, vento, radiação solar), que podem induzir deteriorações no pavimento. Tendo em vista a possibilidade de surgimento de várias patologias no pavimento, o estudo das suas propriedades físicas e reológicas tem cada vez mais intrigado os pesquisadores da área, principalmente quando estes ligantes são modificados por polímeros, como copolímero de estireno butadieno-estireno (SBS). Eles exibem maior resistência ao afundamento e à deformação térmica, reduz os danos por fadiga e ainda diminui a suscetibilidade térmica. Já a principal vantagem do uso da montmorilonita (MMT) na pavimentação está em construir pavimentos mais resistentes à deformação e à quebra por fadiga, aumentando sua rigidez e sua resistência ao envelhecimento. Esta pesquisa tem como principal objetivo estudar as propriedades reológicas do CAP 50/70 modificado por montmorilonita. Para isto, foram realizados os ensaios de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade rotacional, como também ensaios utilizando o Reômetro de Cisalhamento Dinâmico, como PG, MSCR e LAS, a fim de se obter uma análise mais representativa do comportamento reológico do CAP 50/70 modificado com montmorilonita antes e após o envelhecimento a curto prazo e compará-lo tanto com o CAP 50/70 quanto ao ligante modificado por SBS. Os resultados indicaram que os ligantes modificados por MMT são mais resistentes ao envelhecimento oxidativo, mais rígidos, possuem uma menor integridade inicial diante do acúmulo de danos e são menos resistentes à deformação quando comparado ao CAP 50/70 puro. Comparado ao asfalto modificado por polímero (AMP) 55/75 SBS, os ligantes incorporados com MMT são menos resistentes à deformação permanente, menos suscetíveis à variação de tensão, menos resistentes ao dano acumulado, menos sensíveis ao aumento da amplitude de deformações e ao envelhecimento oxidativo.Asphalt pavements are those where the coating is composed of a mixture consisting basically of aggregates and asphalt binder. The degradation of the pavement starts as soon as it goes into service and the vehicles begin to circulate on the surface. This degradation is still affected by the action of atmospheric agents (rain, wind, solar radiation), which can induce deterioration in the pavement. The study of its physical and rheological properties has increasingly intrigued researchers in the field, especially when these binders are modified by polymers such as styrene butadiene-styrene (SBS) copolymer. They exhibit greater resistance to sinking and thermal deformation, reduce fatigue damage, and further decrease thermal susceptibility. The main advantage of using montmorillonite (MMT) in paving is to build pavements that are more resistant to deformation and fatigue cracking, increasing its rigidity and resistance to aging. This research has as main objective to study the rheological properties of the CAP 50/70 modified by montmorillonite. For this purpose, penetration, softening point and rotational viscosity tests were performed, as well as tests using the Dynamic Shear Rheometer, such as PG, MSCR and LAS, in order to obtain a more representative analysis of the rheological behavior of the CAP 50 / 70 modified with montmorillonite before and after short-term aging and to compare it with both the CAP 50/70 and the SBS modified binder. The results indicated that MMT-modified binders are more resistant to oxidative aging, more rigid, have lower initial integrity in the presence of damage accumulation and are less resistant to deformation when compared to pure CAP 50/70. Compared to polymer modified asphalt (AMP) 55/75 SBS, the binders incorporated with MMT are less resistant to permanent deformation, less susceptible to voltage variation, less resistant to accumulated damage, less sensitive to increased strain amplitude and aging oxidative.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGSILVANI, Carina.SILVANI, C.http://lattes.cnpq.br/4898628325076026MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.MENDONÇA, A. M. G. D.http://lattes.cnpq.br/7613871386733779MARINHO FILHO, Paulo Germano Tavares.ZIEGLER, Christian Rafael.DUARTE, Erika Vitória de Negreiros.ARTUR, Thiago de Araújo.2018-12-132022-02-14T18:11:51Z2022-02-142022-02-14T18:11:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23527ARTUR, Thiago de Araújo. Caracterização do comportamento reológico de ligantes asfálticos modificados por montmorilonita não organofilizada. 2018. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. 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