A contribuição do PIBID Geografia CFP na construção da identidade profissional das professoras supervisoras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21318
Resumo: Este trabalho insere-¬se no âmbito da formação docente continuada e busca analisar a construção da Identidade Profissional Docente das Professoras Supervisoras a partir das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-¬PIBID de Geografia do Centro de Formação de Professores¬-CFP da Universidade Federal de Campina Grande -UFCG, no município de Cajazeiras Paraíba Região Intermediária de Souza Cajazeiras. As duas professoras interlocutoras da pesquisa atuam há mais de trinta anos na Educação Básica do município de Cajazeiras. Nosso referencial teórico se fundamenta nas contribuições de pesquisadores que discutem sobre a formação continuada de professores, construção da identidade profissional Docente, e o ensino de Geografia. (PIMENTA, 1999), (CAVALCANTI, 2012), (BECKER,2001). No que se refere à escolha metodológica, optamos por uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio da metodologia história de vida com a aplicação de entrevistas semiestruturadas. O propósito de investigar esta temática surgiu da participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), durante o período de Julho de 2016 a março de 2018, ao participar, surgiu o interesse de investigar contribuição do PIBID no processo de construção da identidade profissional docente das professoras supervisoras porque se faz necessário pensarmos se houve ou não, a contribuição do Programa para o fortalecimento da Identidade profissional docente analisando a importância do Programa para a formação inicial e continuada das professoras supervisoras. Deste modo, este trabalho servirá de base para outros pesquisadores mostrando a relevância do programa para a formação continuada. Concluímos que o programa contribuiu de maneira significativa, possibilitando a reflexão a cerca do que é ser professor, e valorizando a docência.
id UFCG_b3141936fabeec59d5d4ffc545863670
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/21318
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A contribuição do PIBID Geografia CFP na construção da identidade profissional das professoras supervisoras.The contribution of PIBID Geografia CFP in building the professional identity of supervisor teachers.Formação de professorPIBIDProfessor ­- formação continuadaGeografiaTeacher trainingTeacher - continuing educationGeographyGeografia.Este trabalho insere-¬se no âmbito da formação docente continuada e busca analisar a construção da Identidade Profissional Docente das Professoras Supervisoras a partir das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-¬PIBID de Geografia do Centro de Formação de Professores¬-CFP da Universidade Federal de Campina Grande -UFCG, no município de Cajazeiras Paraíba Região Intermediária de Souza Cajazeiras. As duas professoras interlocutoras da pesquisa atuam há mais de trinta anos na Educação Básica do município de Cajazeiras. Nosso referencial teórico se fundamenta nas contribuições de pesquisadores que discutem sobre a formação continuada de professores, construção da identidade profissional Docente, e o ensino de Geografia. (PIMENTA, 1999), (CAVALCANTI, 2012), (BECKER,2001). No que se refere à escolha metodológica, optamos por uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio da metodologia história de vida com a aplicação de entrevistas semiestruturadas. O propósito de investigar esta temática surgiu da participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), durante o período de Julho de 2016 a março de 2018, ao participar, surgiu o interesse de investigar contribuição do PIBID no processo de construção da identidade profissional docente das professoras supervisoras porque se faz necessário pensarmos se houve ou não, a contribuição do Programa para o fortalecimento da Identidade profissional docente analisando a importância do Programa para a formação inicial e continuada das professoras supervisoras. Deste modo, este trabalho servirá de base para outros pesquisadores mostrando a relevância do programa para a formação continuada. Concluímos que o programa contribuiu de maneira significativa, possibilitando a reflexão a cerca do que é ser professor, e valorizando a docência.This work inserts in the continuing teacher training and and search to analyze the construction of the Professional Identity of Teaching Supervisors from the actions of the Institutional Program of Scholarships for Teaching­PIBID of Geography of the Training Center of Professors­CFP of the Federal University of Campina Grande­ UFCG, in the Campus of Cajazeiras ­ PB. The interlocutor teachers in the research work for more than thirty years in Basic Education. Our theoretical reference is based on the contributions of researchers who discuss the continued formation of teachers, the construction of professional identity, and the teaching of Geography. With regard to methodological choice, we chose a predominantly qualitative approach, the data collection was performed through the life history methodology with the application of semi­structured interviews. The purpose of investigating this issue arose from participation in the Institutional Program of the Initiation to Teaching Grant (PIBID), during a period .from July 2016 to March 2018,When participating, the interest arose to investigate the contribution of PIBID in the construction of the professional identity of teachers of the supervisory teachers because it is necessary to think about whether or not the contribution of the Program to strengthening In this way, this work will serve as the basis for other researchers showing the relevance of the program for continuing education. We conclude that the program contributed significantly, enabling reflection on what it is to be a teacher, and valuing teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.ALMEIDA, David L. R. dehttp://lattes.cnpq.br/2226887148243403DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de.2018-12-112021-09-29T13:35:10Z2021-09-292021-09-29T13:35:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21318MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de. A contribuição do PIBID Geografia CFP na construção da identidade profissional das professoras supervisoras. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-29T13:35:10Zoai:localhost:riufcg/21318Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-29T13:35:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do PIBID Geografia CFP na construção da identidade profissional das professoras supervisoras.
The contribution of PIBID Geografia CFP in building the professional identity of supervisor teachers.
title A contribuição do PIBID Geografia CFP na construção da identidade profissional das professoras supervisoras.
spellingShingle A contribuição do PIBID Geografia CFP na construção da identidade profissional das professoras supervisoras.
MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de.
Formação de professor
PIBID
Professor ­- formação continuada
Geografia
Teacher training
Teacher - continuing education
Geography
Geografia.
title_short A contribuição do PIBID Geografia CFP na construção da identidade profissional das professoras supervisoras.
title_full A contribuição do PIBID Geografia CFP na construção da identidade profissional das professoras supervisoras.
title_fullStr A contribuição do PIBID Geografia CFP na construção da identidade profissional das professoras supervisoras.
title_full_unstemmed A contribuição do PIBID Geografia CFP na construção da identidade profissional das professoras supervisoras.
title_sort A contribuição do PIBID Geografia CFP na construção da identidade profissional das professoras supervisoras.
author MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de.
author_facet MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
ALMEIDA, David L. R. de
http://lattes.cnpq.br/2226887148243403
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.author.fl_str_mv MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professor
PIBID
Professor ­- formação continuada
Geografia
Teacher training
Teacher - continuing education
Geography
Geografia.
topic Formação de professor
PIBID
Professor ­- formação continuada
Geografia
Teacher training
Teacher - continuing education
Geography
Geografia.
description Este trabalho insere-¬se no âmbito da formação docente continuada e busca analisar a construção da Identidade Profissional Docente das Professoras Supervisoras a partir das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-¬PIBID de Geografia do Centro de Formação de Professores¬-CFP da Universidade Federal de Campina Grande -UFCG, no município de Cajazeiras Paraíba Região Intermediária de Souza Cajazeiras. As duas professoras interlocutoras da pesquisa atuam há mais de trinta anos na Educação Básica do município de Cajazeiras. Nosso referencial teórico se fundamenta nas contribuições de pesquisadores que discutem sobre a formação continuada de professores, construção da identidade profissional Docente, e o ensino de Geografia. (PIMENTA, 1999), (CAVALCANTI, 2012), (BECKER,2001). No que se refere à escolha metodológica, optamos por uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio da metodologia história de vida com a aplicação de entrevistas semiestruturadas. O propósito de investigar esta temática surgiu da participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), durante o período de Julho de 2016 a março de 2018, ao participar, surgiu o interesse de investigar contribuição do PIBID no processo de construção da identidade profissional docente das professoras supervisoras porque se faz necessário pensarmos se houve ou não, a contribuição do Programa para o fortalecimento da Identidade profissional docente analisando a importância do Programa para a formação inicial e continuada das professoras supervisoras. Deste modo, este trabalho servirá de base para outros pesquisadores mostrando a relevância do programa para a formação continuada. Concluímos que o programa contribuiu de maneira significativa, possibilitando a reflexão a cerca do que é ser professor, e valorizando a docência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11
2021-09-29T13:35:10Z
2021-09-29
2021-09-29T13:35:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21318
MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de. A contribuição do PIBID Geografia CFP na construção da identidade profissional das professoras supervisoras. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21318
identifier_str_mv MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de. A contribuição do PIBID Geografia CFP na construção da identidade profissional das professoras supervisoras. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744510227316736