Sustentabilidade: a representatividade do Marketing Verde no perfil de consumo dos jovens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12781 |
Resumo: | O objetivo deste estudo monográfico é avaliar a representatividade do Marketing Verde e do consumo consciente nas gerações dos nascidos entre 1985 e 2001, portanto, aqueles com idade entre 18 e 34 anos, procurando entender suas motivações para o consumo de produtos sustentáveis. São apresentadas as características destes consumidores e analisado seu comportamento de compra, além de compreender o surgimento do Marketing Verde e as consequências de sua aplicação nas empresas. Foi realizada, além de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, uma pesquisa de campo com caráter quali-quantitativo, com seus dados analisados a fim de compreender a decisão de compra desse consumidor. Pôde-se observar um grande engajamento do público-alvo deste estudo nas questões sociais, no que diz respeito a sua forma de consumir, além da verificação de uma grande parcela de respondentes preocupados também com o descarte dos materiais utilizados por eles. Tais resultados fazem-se relevantes pois, com a compreensão sobre forma de consumo dos jovens, as empresas podem se preparar para atender as novas expectativas de seus clientes da melhor forma |
id |
UFF-2_1a29e4473f48c636c249d33387526d8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/12781 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Sustentabilidade: a representatividade do Marketing Verde no perfil de consumo dos jovensConsumidorConsumidor conscienteMarketing verdeProdutos verdesAdministraçãoConsumerConscious consumerGreen marketingGreen productsO objetivo deste estudo monográfico é avaliar a representatividade do Marketing Verde e do consumo consciente nas gerações dos nascidos entre 1985 e 2001, portanto, aqueles com idade entre 18 e 34 anos, procurando entender suas motivações para o consumo de produtos sustentáveis. São apresentadas as características destes consumidores e analisado seu comportamento de compra, além de compreender o surgimento do Marketing Verde e as consequências de sua aplicação nas empresas. Foi realizada, além de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, uma pesquisa de campo com caráter quali-quantitativo, com seus dados analisados a fim de compreender a decisão de compra desse consumidor. Pôde-se observar um grande engajamento do público-alvo deste estudo nas questões sociais, no que diz respeito a sua forma de consumir, além da verificação de uma grande parcela de respondentes preocupados também com o descarte dos materiais utilizados por eles. Tais resultados fazem-se relevantes pois, com a compreensão sobre forma de consumo dos jovens, as empresas podem se preparar para atender as novas expectativas de seus clientes da melhor formaThe aim of this monographic study is to evaluate the representativeness of green marketing and conscious consumption in the generations of those born between 1985 and 2001, therefore, those aged between 18 and 34 years, seeking to understand their motivations for the consumption of sustainable products. These consumers are presented and their purchasing behavior is analyzed, in order to understand the emerge of Green Marketing and the consequences of its application in companies. In addition to a bibliographic research on the subject, a field research with a quali-quantitative character was carried out, with its data analyzed in order to understand the consumption decision of this consumer. A great engagement of the target audience could be observed of this study on social issues, regarding their way of consuming, in addition to the verification of a large portion of respondents also concerned with the disposal of the materials used by them. These results are relevant because, with the understanding about the way of consumption of young people, companies can prepare to reach the new expectations of their customers in the best way52 f.NiteróiRamos Filho, Américo da CostaLeão, Maurício de SouzaMontalvão, Sérgio de SousaSilva, Bruna Moreira da2020-02-05T16:07:39Z2020-02-05T16:07:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Bruna Moreira da. Sustentabilidade: a representatividade do Marketing Verde no perfil de consumo dos jovens. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12781Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-30T23:47:41Zoai:app.uff.br:1/12781Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:54.946007Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sustentabilidade: a representatividade do Marketing Verde no perfil de consumo dos jovens |
title |
Sustentabilidade: a representatividade do Marketing Verde no perfil de consumo dos jovens |
spellingShingle |
Sustentabilidade: a representatividade do Marketing Verde no perfil de consumo dos jovens Silva, Bruna Moreira da Consumidor Consumidor consciente Marketing verde Produtos verdes Administração Consumer Conscious consumer Green marketing Green products |
title_short |
Sustentabilidade: a representatividade do Marketing Verde no perfil de consumo dos jovens |
title_full |
Sustentabilidade: a representatividade do Marketing Verde no perfil de consumo dos jovens |
title_fullStr |
Sustentabilidade: a representatividade do Marketing Verde no perfil de consumo dos jovens |
title_full_unstemmed |
Sustentabilidade: a representatividade do Marketing Verde no perfil de consumo dos jovens |
title_sort |
Sustentabilidade: a representatividade do Marketing Verde no perfil de consumo dos jovens |
author |
Silva, Bruna Moreira da |
author_facet |
Silva, Bruna Moreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos Filho, Américo da Costa Leão, Maurício de Souza Montalvão, Sérgio de Sousa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bruna Moreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumidor Consumidor consciente Marketing verde Produtos verdes Administração Consumer Conscious consumer Green marketing Green products |
topic |
Consumidor Consumidor consciente Marketing verde Produtos verdes Administração Consumer Conscious consumer Green marketing Green products |
description |
O objetivo deste estudo monográfico é avaliar a representatividade do Marketing Verde e do consumo consciente nas gerações dos nascidos entre 1985 e 2001, portanto, aqueles com idade entre 18 e 34 anos, procurando entender suas motivações para o consumo de produtos sustentáveis. São apresentadas as características destes consumidores e analisado seu comportamento de compra, além de compreender o surgimento do Marketing Verde e as consequências de sua aplicação nas empresas. Foi realizada, além de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, uma pesquisa de campo com caráter quali-quantitativo, com seus dados analisados a fim de compreender a decisão de compra desse consumidor. Pôde-se observar um grande engajamento do público-alvo deste estudo nas questões sociais, no que diz respeito a sua forma de consumir, além da verificação de uma grande parcela de respondentes preocupados também com o descarte dos materiais utilizados por eles. Tais resultados fazem-se relevantes pois, com a compreensão sobre forma de consumo dos jovens, as empresas podem se preparar para atender as novas expectativas de seus clientes da melhor forma |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-02-05T16:07:39Z 2020-02-05T16:07:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Bruna Moreira da. Sustentabilidade: a representatividade do Marketing Verde no perfil de consumo dos jovens. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/12781 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
SILVA, Bruna Moreira da. Sustentabilidade: a representatividade do Marketing Verde no perfil de consumo dos jovens. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823563557044224 |