Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Albério Campos de.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178
Resumo: O objetivo desta monografia e apresentar um estudo sobre a circulação do livro didático e sua utilização nas salas de aula das escolas públicas e privadas no Brasil, na história recente do País (1990 a 2007) a partir do PNLD. Tal abordagem do livro didático pressupõe levar em conta a condição de mercadoria deste produto, que contem tanto elementos da sua materialidade, ou seja, das leis de mercado, como também do seu uso, portanto, da Educação. No campo da Educação, entender o livro didático na sua amplitude justifica-se, principalmente, em função do papel que este adquire no contexto escolar. São os livros didáticos que, estabelecem grande parte das condições materiais para o ensino e a aprendizagem nas salas de aula de muitos países através do mundo°. Entre a prescrição curricular e o currículo real, que se desenvolve na prática, existe uma elaboração intermediária do mesmo, que e a que aparece nos materiais pedagógicos e, particularmente, nos livros didáticos. O livro didático de história como o que vai ser utilizado em aulas e cursos, na situação específica da escola, isto e, de aprendizado coletivo e orientado por um professor. Provavelmente foi escrito, editado, vendido e comprado em função da escola, sendo que esse tipo de recurso didático vai ter sua importância ampliada em países como o Brasil, nos quais as condições precárias da educação fazem com que ele acabe determinando conteúdos e decidindo estratégias de ensino.
id UFCG_b4e8228e393b6c7faeb91b5960f138d9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35178
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula.A light in the east: reflections on the use of textbooks in teaching the History of India and China in the classroom.Ensino e História da ÍndiaEnsino de História da ChinaLivro didático e História do orienteCultura orientalPrograma Nacional do Livro DidáticoAnálise de livro didáticoDidática da HistóriaQuestão oriental - ensino de HistóriaTeaching and History of IndiaTeaching Chinese HistoryTextbook and History of the EastOriental cultureNational Textbook ProgramTextbook analysisHistory DidacticsEastern question - History teachingHistóriaO objetivo desta monografia e apresentar um estudo sobre a circulação do livro didático e sua utilização nas salas de aula das escolas públicas e privadas no Brasil, na história recente do País (1990 a 2007) a partir do PNLD. Tal abordagem do livro didático pressupõe levar em conta a condição de mercadoria deste produto, que contem tanto elementos da sua materialidade, ou seja, das leis de mercado, como também do seu uso, portanto, da Educação. No campo da Educação, entender o livro didático na sua amplitude justifica-se, principalmente, em função do papel que este adquire no contexto escolar. São os livros didáticos que, estabelecem grande parte das condições materiais para o ensino e a aprendizagem nas salas de aula de muitos países através do mundo°. Entre a prescrição curricular e o currículo real, que se desenvolve na prática, existe uma elaboração intermediária do mesmo, que e a que aparece nos materiais pedagógicos e, particularmente, nos livros didáticos. O livro didático de história como o que vai ser utilizado em aulas e cursos, na situação específica da escola, isto e, de aprendizado coletivo e orientado por um professor. Provavelmente foi escrito, editado, vendido e comprado em função da escola, sendo que esse tipo de recurso didático vai ter sua importância ampliada em países como o Brasil, nos quais as condições precárias da educação fazem com que ele acabe determinando conteúdos e decidindo estratégias de ensino.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAGUIAR, Jose Otavio.AGUIAR, J. O.http://lattes.cnpq.br/7106694267459903MONTENEGRO, Jose Benjamin.MONTENEGRO, J. B.AGRA, Bel. Giscard.AGRA, G. A.ARAÚJO, Albério Campos de.20072024-03-22T21:12:00Z2024-03-222024-03-22T21:12:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178ARAÚJO, Albério Campos de. Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula. 2007. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-22T21:12:30Zoai:localhost:riufcg/35178Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-22T21:12:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula.
A light in the east: reflections on the use of textbooks in teaching the History of India and China in the classroom.
title Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula.
spellingShingle Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula.
ARAÚJO, Albério Campos de.
Ensino e História da Índia
Ensino de História da China
Livro didático e História do oriente
Cultura oriental
Programa Nacional do Livro Didático
Análise de livro didático
Didática da História
Questão oriental - ensino de História
Teaching and History of India
Teaching Chinese History
Textbook and History of the East
Oriental culture
National Textbook Program
Textbook analysis
History Didactics
Eastern question - History teaching
História
title_short Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula.
title_full Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula.
title_fullStr Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula.
title_full_unstemmed Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula.
title_sort Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula.
author ARAÚJO, Albério Campos de.
author_facet ARAÚJO, Albério Campos de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AGUIAR, Jose Otavio.
AGUIAR, J. O.
http://lattes.cnpq.br/7106694267459903
MONTENEGRO, Jose Benjamin.
MONTENEGRO, J. B.
AGRA, Bel. Giscard.
AGRA, G. A.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Albério Campos de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e História da Índia
Ensino de História da China
Livro didático e História do oriente
Cultura oriental
Programa Nacional do Livro Didático
Análise de livro didático
Didática da História
Questão oriental - ensino de História
Teaching and History of India
Teaching Chinese History
Textbook and History of the East
Oriental culture
National Textbook Program
Textbook analysis
History Didactics
Eastern question - History teaching
História
topic Ensino e História da Índia
Ensino de História da China
Livro didático e História do oriente
Cultura oriental
Programa Nacional do Livro Didático
Análise de livro didático
Didática da História
Questão oriental - ensino de História
Teaching and History of India
Teaching Chinese History
Textbook and History of the East
Oriental culture
National Textbook Program
Textbook analysis
History Didactics
Eastern question - History teaching
História
description O objetivo desta monografia e apresentar um estudo sobre a circulação do livro didático e sua utilização nas salas de aula das escolas públicas e privadas no Brasil, na história recente do País (1990 a 2007) a partir do PNLD. Tal abordagem do livro didático pressupõe levar em conta a condição de mercadoria deste produto, que contem tanto elementos da sua materialidade, ou seja, das leis de mercado, como também do seu uso, portanto, da Educação. No campo da Educação, entender o livro didático na sua amplitude justifica-se, principalmente, em função do papel que este adquire no contexto escolar. São os livros didáticos que, estabelecem grande parte das condições materiais para o ensino e a aprendizagem nas salas de aula de muitos países através do mundo°. Entre a prescrição curricular e o currículo real, que se desenvolve na prática, existe uma elaboração intermediária do mesmo, que e a que aparece nos materiais pedagógicos e, particularmente, nos livros didáticos. O livro didático de história como o que vai ser utilizado em aulas e cursos, na situação específica da escola, isto e, de aprendizado coletivo e orientado por um professor. Provavelmente foi escrito, editado, vendido e comprado em função da escola, sendo que esse tipo de recurso didático vai ter sua importância ampliada em países como o Brasil, nos quais as condições precárias da educação fazem com que ele acabe determinando conteúdos e decidindo estratégias de ensino.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2024-03-22T21:12:00Z
2024-03-22
2024-03-22T21:12:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178
ARAÚJO, Albério Campos de. Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula. 2007. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178
identifier_str_mv ARAÚJO, Albério Campos de. Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula. 2007. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744617736765440