Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178 |
Resumo: | O objetivo desta monografia e apresentar um estudo sobre a circulação do livro didático e sua utilização nas salas de aula das escolas públicas e privadas no Brasil, na história recente do País (1990 a 2007) a partir do PNLD. Tal abordagem do livro didático pressupõe levar em conta a condição de mercadoria deste produto, que contem tanto elementos da sua materialidade, ou seja, das leis de mercado, como também do seu uso, portanto, da Educação. No campo da Educação, entender o livro didático na sua amplitude justifica-se, principalmente, em função do papel que este adquire no contexto escolar. São os livros didáticos que, estabelecem grande parte das condições materiais para o ensino e a aprendizagem nas salas de aula de muitos países através do mundo°. Entre a prescrição curricular e o currículo real, que se desenvolve na prática, existe uma elaboração intermediária do mesmo, que e a que aparece nos materiais pedagógicos e, particularmente, nos livros didáticos. O livro didático de história como o que vai ser utilizado em aulas e cursos, na situação específica da escola, isto e, de aprendizado coletivo e orientado por um professor. Provavelmente foi escrito, editado, vendido e comprado em função da escola, sendo que esse tipo de recurso didático vai ter sua importância ampliada em países como o Brasil, nos quais as condições precárias da educação fazem com que ele acabe determinando conteúdos e decidindo estratégias de ensino. |
id |
UFCG_b4e8228e393b6c7faeb91b5960f138d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35178 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula.A light in the east: reflections on the use of textbooks in teaching the History of India and China in the classroom.Ensino e História da ÍndiaEnsino de História da ChinaLivro didático e História do orienteCultura orientalPrograma Nacional do Livro DidáticoAnálise de livro didáticoDidática da HistóriaQuestão oriental - ensino de HistóriaTeaching and History of IndiaTeaching Chinese HistoryTextbook and History of the EastOriental cultureNational Textbook ProgramTextbook analysisHistory DidacticsEastern question - History teachingHistóriaO objetivo desta monografia e apresentar um estudo sobre a circulação do livro didático e sua utilização nas salas de aula das escolas públicas e privadas no Brasil, na história recente do País (1990 a 2007) a partir do PNLD. Tal abordagem do livro didático pressupõe levar em conta a condição de mercadoria deste produto, que contem tanto elementos da sua materialidade, ou seja, das leis de mercado, como também do seu uso, portanto, da Educação. No campo da Educação, entender o livro didático na sua amplitude justifica-se, principalmente, em função do papel que este adquire no contexto escolar. São os livros didáticos que, estabelecem grande parte das condições materiais para o ensino e a aprendizagem nas salas de aula de muitos países através do mundo°. Entre a prescrição curricular e o currículo real, que se desenvolve na prática, existe uma elaboração intermediária do mesmo, que e a que aparece nos materiais pedagógicos e, particularmente, nos livros didáticos. O livro didático de história como o que vai ser utilizado em aulas e cursos, na situação específica da escola, isto e, de aprendizado coletivo e orientado por um professor. Provavelmente foi escrito, editado, vendido e comprado em função da escola, sendo que esse tipo de recurso didático vai ter sua importância ampliada em países como o Brasil, nos quais as condições precárias da educação fazem com que ele acabe determinando conteúdos e decidindo estratégias de ensino.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAGUIAR, Jose Otavio.AGUIAR, J. O.http://lattes.cnpq.br/7106694267459903MONTENEGRO, Jose Benjamin.MONTENEGRO, J. B.AGRA, Bel. Giscard.AGRA, G. A.ARAÚJO, Albério Campos de.20072024-03-22T21:12:00Z2024-03-222024-03-22T21:12:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178ARAÚJO, Albério Campos de. Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula. 2007. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-22T21:12:30Zoai:localhost:riufcg/35178Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-22T21:12:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula. A light in the east: reflections on the use of textbooks in teaching the History of India and China in the classroom. |
title |
Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula. |
spellingShingle |
Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula. ARAÚJO, Albério Campos de. Ensino e História da Índia Ensino de História da China Livro didático e História do oriente Cultura oriental Programa Nacional do Livro Didático Análise de livro didático Didática da História Questão oriental - ensino de História Teaching and History of India Teaching Chinese History Textbook and History of the East Oriental culture National Textbook Program Textbook analysis History Didactics Eastern question - History teaching História |
title_short |
Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula. |
title_full |
Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula. |
title_fullStr |
Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula. |
title_full_unstemmed |
Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula. |
title_sort |
Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula. |
author |
ARAÚJO, Albério Campos de. |
author_facet |
ARAÚJO, Albério Campos de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AGUIAR, Jose Otavio. AGUIAR, J. O. http://lattes.cnpq.br/7106694267459903 MONTENEGRO, Jose Benjamin. MONTENEGRO, J. B. AGRA, Bel. Giscard. AGRA, G. A. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Albério Campos de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e História da Índia Ensino de História da China Livro didático e História do oriente Cultura oriental Programa Nacional do Livro Didático Análise de livro didático Didática da História Questão oriental - ensino de História Teaching and History of India Teaching Chinese History Textbook and History of the East Oriental culture National Textbook Program Textbook analysis History Didactics Eastern question - History teaching História |
topic |
Ensino e História da Índia Ensino de História da China Livro didático e História do oriente Cultura oriental Programa Nacional do Livro Didático Análise de livro didático Didática da História Questão oriental - ensino de História Teaching and History of India Teaching Chinese History Textbook and History of the East Oriental culture National Textbook Program Textbook analysis History Didactics Eastern question - History teaching História |
description |
O objetivo desta monografia e apresentar um estudo sobre a circulação do livro didático e sua utilização nas salas de aula das escolas públicas e privadas no Brasil, na história recente do País (1990 a 2007) a partir do PNLD. Tal abordagem do livro didático pressupõe levar em conta a condição de mercadoria deste produto, que contem tanto elementos da sua materialidade, ou seja, das leis de mercado, como também do seu uso, portanto, da Educação. No campo da Educação, entender o livro didático na sua amplitude justifica-se, principalmente, em função do papel que este adquire no contexto escolar. São os livros didáticos que, estabelecem grande parte das condições materiais para o ensino e a aprendizagem nas salas de aula de muitos países através do mundo°. Entre a prescrição curricular e o currículo real, que se desenvolve na prática, existe uma elaboração intermediária do mesmo, que e a que aparece nos materiais pedagógicos e, particularmente, nos livros didáticos. O livro didático de história como o que vai ser utilizado em aulas e cursos, na situação específica da escola, isto e, de aprendizado coletivo e orientado por um professor. Provavelmente foi escrito, editado, vendido e comprado em função da escola, sendo que esse tipo de recurso didático vai ter sua importância ampliada em países como o Brasil, nos quais as condições precárias da educação fazem com que ele acabe determinando conteúdos e decidindo estratégias de ensino. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2024-03-22T21:12:00Z 2024-03-22 2024-03-22T21:12:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178 ARAÚJO, Albério Campos de. Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula. 2007. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Albério Campos de. Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula. 2007. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744617736765440 |