Um olhar sobre a família em A Bolsa Amarela: entre o texto e a sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACIEL, Severina Diosilene da Silva.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2592
Resumo: Nossa pesquisa é constituída de dois momentos: o primeiro apresenta uma análise das relações familiares na novela A Bolsa Amarela (1976) de Lygia Bojunga Nunes, em que a autora apresenta a figura da criança que busca crescimento interior e emancipação no contexto familiar. No segundo momento, realizamos uma experiência de leitura dessa obra com uma turma da 8a série do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Boqueirão, PB., em que objetivamos analisar a recepção da obra pelos alunos, com base nos pressupostos da Estética da Recepção propagada por Hans Robert Jauss e por meio dos pressupostos de Walfgang Iser sobre a relação texto-leitor e o efeito da obra literária sobre o leitor. Coletamos os dados através de observação das reações dos alunos no momento da leitura, como também por meio de questionário, de exercícios e da produção de relatos escritos e oralizados que foram gravados em fitas de áudio e transcritos. Nessa pesquisa constatamos o trato peculiar que Lygia Bojunga dá ao tema das relações familiares e do papel que a criança desempenha nesse contexto, como também, ratificamos os pressupostos de Jauss e Iser sobre a importância do leitor para a concretização e significação da obra literária.
id UFCG_b6efb2fc61414292291effda06992909
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/2592
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Um olhar sobre a família em A Bolsa Amarela: entre o texto e a sala de aula.A look at the family in the yellow bag: between the text and the classroom.Literatura Infanto-JuvenilLeitura LiteráriaRelações FamiliaresChildren's LiteratureLiterary ReadingFamily RelationsLetrasNossa pesquisa é constituída de dois momentos: o primeiro apresenta uma análise das relações familiares na novela A Bolsa Amarela (1976) de Lygia Bojunga Nunes, em que a autora apresenta a figura da criança que busca crescimento interior e emancipação no contexto familiar. No segundo momento, realizamos uma experiência de leitura dessa obra com uma turma da 8a série do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Boqueirão, PB., em que objetivamos analisar a recepção da obra pelos alunos, com base nos pressupostos da Estética da Recepção propagada por Hans Robert Jauss e por meio dos pressupostos de Walfgang Iser sobre a relação texto-leitor e o efeito da obra literária sobre o leitor. Coletamos os dados através de observação das reações dos alunos no momento da leitura, como também por meio de questionário, de exercícios e da produção de relatos escritos e oralizados que foram gravados em fitas de áudio e transcritos. Nessa pesquisa constatamos o trato peculiar que Lygia Bojunga dá ao tema das relações familiares e do papel que a criança desempenha nesse contexto, como também, ratificamos os pressupostos de Jauss e Iser sobre a importância do leitor para a concretização e significação da obra literária.Notre recherche est constituée de deux moments: les premiers présents une analyse des rapports de la famille dans A Bolsa Amarela (1976) de Lygia Bojunga Nunes, dans que l'auteur présente l'illustration de l'enfant qui cherche augmentation intérieure et émancipation dans le contexte de la famille. Dans le deuxième moment, nous avons accompli une expérience de lire de ce travail avec un groupe des 8a séries de l'Enseignement Fondamental dans un collège public dans le district municipal de Boqueirão, PB., dans cela nous avons eu l'intention à d'analyser la réception du travail pour les étudiants, avec base dans les présuppositions des Esthétique de la Réception s'étendues par Hans Robert Jauss et à travers les présuppositions de Walfgang Iser sur le lecteur du texte du rapport et l'effet du travail littéraire sur le lecteur. Nous avons rassemblé le données à travers observation des réactions des étudiants dans le moment de la lecture, aussi bien qu'à travers questionnaire, d'exercices et de la production de rapports écrits et oralizados qui ont été enregistrés dans les rubans sonores et ont été copiés. Dans cette recherche nous avons vérifié le traitement particulier que Lygia Bojunga donne au thème des rapports de la famille et du papier que l'enfant porte dehors dans ce contexte, aussi bien que, nous avons ratifié les présuppositions de Jauss et Iser sur l'importance du lecteur pour la matérialisation et signification du travail littéraire.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGSILVA, Márcia Tavares.SILVA, M.T.http://lattes.cnpq.br/1904168802083424NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.RIBEIRO, Maria Goretti.MACIEL, Severina Diosilene da Silva.20072019-01-24T16:16:28Z2019-01-242019-01-24T16:16:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2592MACIEL, Severina Diosilene da Silva. Um olhar sobre a família em A Bolsa Amarela: entre o texto e a sala de aula. 164f. 2007. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2592porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-15T23:02:04Zoai:localhost:riufcg/2592Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-15T23:02:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre a família em A Bolsa Amarela: entre o texto e a sala de aula.
A look at the family in the yellow bag: between the text and the classroom.
title Um olhar sobre a família em A Bolsa Amarela: entre o texto e a sala de aula.
spellingShingle Um olhar sobre a família em A Bolsa Amarela: entre o texto e a sala de aula.
MACIEL, Severina Diosilene da Silva.
Literatura Infanto-Juvenil
Leitura Literária
Relações Familiares
Children's Literature
Literary Reading
Family Relations
Letras
title_short Um olhar sobre a família em A Bolsa Amarela: entre o texto e a sala de aula.
title_full Um olhar sobre a família em A Bolsa Amarela: entre o texto e a sala de aula.
title_fullStr Um olhar sobre a família em A Bolsa Amarela: entre o texto e a sala de aula.
title_full_unstemmed Um olhar sobre a família em A Bolsa Amarela: entre o texto e a sala de aula.
title_sort Um olhar sobre a família em A Bolsa Amarela: entre o texto e a sala de aula.
author MACIEL, Severina Diosilene da Silva.
author_facet MACIEL, Severina Diosilene da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Márcia Tavares.
SILVA, M.T.
http://lattes.cnpq.br/1904168802083424
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
RIBEIRO, Maria Goretti.
dc.contributor.author.fl_str_mv MACIEL, Severina Diosilene da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Infanto-Juvenil
Leitura Literária
Relações Familiares
Children's Literature
Literary Reading
Family Relations
Letras
topic Literatura Infanto-Juvenil
Leitura Literária
Relações Familiares
Children's Literature
Literary Reading
Family Relations
Letras
description Nossa pesquisa é constituída de dois momentos: o primeiro apresenta uma análise das relações familiares na novela A Bolsa Amarela (1976) de Lygia Bojunga Nunes, em que a autora apresenta a figura da criança que busca crescimento interior e emancipação no contexto familiar. No segundo momento, realizamos uma experiência de leitura dessa obra com uma turma da 8a série do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Boqueirão, PB., em que objetivamos analisar a recepção da obra pelos alunos, com base nos pressupostos da Estética da Recepção propagada por Hans Robert Jauss e por meio dos pressupostos de Walfgang Iser sobre a relação texto-leitor e o efeito da obra literária sobre o leitor. Coletamos os dados através de observação das reações dos alunos no momento da leitura, como também por meio de questionário, de exercícios e da produção de relatos escritos e oralizados que foram gravados em fitas de áudio e transcritos. Nessa pesquisa constatamos o trato peculiar que Lygia Bojunga dá ao tema das relações familiares e do papel que a criança desempenha nesse contexto, como também, ratificamos os pressupostos de Jauss e Iser sobre a importância do leitor para a concretização e significação da obra literária.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2019-01-24T16:16:28Z
2019-01-24
2019-01-24T16:16:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2592
MACIEL, Severina Diosilene da Silva. Um olhar sobre a família em A Bolsa Amarela: entre o texto e a sala de aula. 164f. 2007. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2592
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2592
identifier_str_mv MACIEL, Severina Diosilene da Silva. Um olhar sobre a família em A Bolsa Amarela: entre o texto e a sala de aula. 164f. 2007. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744365153681408