“Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Rodrigo Pires de.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma as práticas e saberes profissionais dos docentes da UAHIS-UFCG, ao longo da formação inicial dos discentes no curso de Licenciatura em História, contribuem para a formação de um saber docente nestes alunos. Para isso, foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas com os docentes, assim como a grade curricular de 1986 do curso de Licenciatura da universidade e planos de disciplinas realizadas entre 2017-2021, período de minha graduação. Para dialogar com o corpus documental, a pesquisa se apoiou fundamentalmente na obra de Tardif (2000, 2002), assim como Fonseca (1993, 2003), refletindo sobre o papel da prática no processo de formação docente, especificamente na fase da formação inicial, em meio ao ambiente universitário. A pesquisa de Gimeno Sacristan (2000) e a sua reflexão sobre o papel ativo dos docentes no desenvolvimento curricular também foi de grande valia para essa pesquisa. Atravessando a análise da composição curricular do curso até as práticas docentes que os planos mostram, conclui-se que é necessário uma maior preocupação com a reflexão sobre a prática pelos próprios docentes, ao longo de toda a formação inicial, para uma aproximação maior entre a teoria e a prática, componente essencial para uma boa formação dos licenciandos.
id UFCG_b6f222742109d17c55d8c00104e67ace
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32974
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021).“Training to be a teacher?”: an analysis of teaching practices and knowledge at UAHIS-UFCG (2017-2021).Formação docente - HistóriaSaberes docentes - UAHIS - UFCGUnidade Acadêmica de História - UFCGPráticas docentes - UAHIS - UFCGFormação inicial - professores de História UFCGCurso de Licenciatura em História - CH UFCGDocentes da UAHIS UFCG - saberes e práticasPrática de ensinoSaber docenteEnsino de HistóriaTeacher training - HistoryTeaching knowledge - UAHIS - UFCGHistory Academic Unit - UFCGTeaching practices - UAHIS - UFCGInitial training - UFCG History teachersHistory Degree Course - CH UFCGUAHIS UFCG teachers - knowledge and practicesTeaching practiceTeaching knowledgeTeaching HistoryHistóriaEsta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma as práticas e saberes profissionais dos docentes da UAHIS-UFCG, ao longo da formação inicial dos discentes no curso de Licenciatura em História, contribuem para a formação de um saber docente nestes alunos. Para isso, foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas com os docentes, assim como a grade curricular de 1986 do curso de Licenciatura da universidade e planos de disciplinas realizadas entre 2017-2021, período de minha graduação. Para dialogar com o corpus documental, a pesquisa se apoiou fundamentalmente na obra de Tardif (2000, 2002), assim como Fonseca (1993, 2003), refletindo sobre o papel da prática no processo de formação docente, especificamente na fase da formação inicial, em meio ao ambiente universitário. A pesquisa de Gimeno Sacristan (2000) e a sua reflexão sobre o papel ativo dos docentes no desenvolvimento curricular também foi de grande valia para essa pesquisa. Atravessando a análise da composição curricular do curso até as práticas docentes que os planos mostram, conclui-se que é necessário uma maior preocupação com a reflexão sobre a prática pelos próprios docentes, ao longo de toda a formação inicial, para uma aproximação maior entre a teoria e a prática, componente essencial para uma boa formação dos licenciandos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Iranilson Buriti de.OLIVEIRA, I. B.http://lattes.cnpq.br/6085569185105786NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.NASCIMENTO, R. C. G.http://lattes.cnpq.br/2463263387435653SILVA, Danilo Alves da.SILVA, D. A.ARAÚJO, Rodrigo Pires de.2021-102023-11-20T19:22:13Z2023-11-202023-11-20T19:22:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974ARAÚJO, Rodrigo Pires de. “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). 2021. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-20T19:22:43Zoai:localhost:riufcg/32974Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-20T19:22:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021).
“Training to be a teacher?”: an analysis of teaching practices and knowledge at UAHIS-UFCG (2017-2021).
title “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021).
spellingShingle “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021).
ARAÚJO, Rodrigo Pires de.
Formação docente - História
Saberes docentes - UAHIS - UFCG
Unidade Acadêmica de História - UFCG
Práticas docentes - UAHIS - UFCG
Formação inicial - professores de História UFCG
Curso de Licenciatura em História - CH UFCG
Docentes da UAHIS UFCG - saberes e práticas
Prática de ensino
Saber docente
Ensino de História
Teacher training - History
Teaching knowledge - UAHIS - UFCG
History Academic Unit - UFCG
Teaching practices - UAHIS - UFCG
Initial training - UFCG History teachers
History Degree Course - CH UFCG
UAHIS UFCG teachers - knowledge and practices
Teaching practice
Teaching knowledge
Teaching History
História
title_short “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021).
title_full “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021).
title_fullStr “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021).
title_full_unstemmed “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021).
title_sort “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021).
author ARAÚJO, Rodrigo Pires de.
author_facet ARAÚJO, Rodrigo Pires de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
OLIVEIRA, I. B.
http://lattes.cnpq.br/6085569185105786
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
NASCIMENTO, R. C. G.
http://lattes.cnpq.br/2463263387435653
SILVA, Danilo Alves da.
SILVA, D. A.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Rodrigo Pires de.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente - História
Saberes docentes - UAHIS - UFCG
Unidade Acadêmica de História - UFCG
Práticas docentes - UAHIS - UFCG
Formação inicial - professores de História UFCG
Curso de Licenciatura em História - CH UFCG
Docentes da UAHIS UFCG - saberes e práticas
Prática de ensino
Saber docente
Ensino de História
Teacher training - History
Teaching knowledge - UAHIS - UFCG
History Academic Unit - UFCG
Teaching practices - UAHIS - UFCG
Initial training - UFCG History teachers
History Degree Course - CH UFCG
UAHIS UFCG teachers - knowledge and practices
Teaching practice
Teaching knowledge
Teaching History
História
topic Formação docente - História
Saberes docentes - UAHIS - UFCG
Unidade Acadêmica de História - UFCG
Práticas docentes - UAHIS - UFCG
Formação inicial - professores de História UFCG
Curso de Licenciatura em História - CH UFCG
Docentes da UAHIS UFCG - saberes e práticas
Prática de ensino
Saber docente
Ensino de História
Teacher training - History
Teaching knowledge - UAHIS - UFCG
History Academic Unit - UFCG
Teaching practices - UAHIS - UFCG
Initial training - UFCG History teachers
History Degree Course - CH UFCG
UAHIS UFCG teachers - knowledge and practices
Teaching practice
Teaching knowledge
Teaching History
História
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma as práticas e saberes profissionais dos docentes da UAHIS-UFCG, ao longo da formação inicial dos discentes no curso de Licenciatura em História, contribuem para a formação de um saber docente nestes alunos. Para isso, foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas com os docentes, assim como a grade curricular de 1986 do curso de Licenciatura da universidade e planos de disciplinas realizadas entre 2017-2021, período de minha graduação. Para dialogar com o corpus documental, a pesquisa se apoiou fundamentalmente na obra de Tardif (2000, 2002), assim como Fonseca (1993, 2003), refletindo sobre o papel da prática no processo de formação docente, especificamente na fase da formação inicial, em meio ao ambiente universitário. A pesquisa de Gimeno Sacristan (2000) e a sua reflexão sobre o papel ativo dos docentes no desenvolvimento curricular também foi de grande valia para essa pesquisa. Atravessando a análise da composição curricular do curso até as práticas docentes que os planos mostram, conclui-se que é necessário uma maior preocupação com a reflexão sobre a prática pelos próprios docentes, ao longo de toda a formação inicial, para uma aproximação maior entre a teoria e a prática, componente essencial para uma boa formação dos licenciandos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2023-11-20T19:22:13Z
2023-11-20
2023-11-20T19:22:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974
ARAÚJO, Rodrigo Pires de. “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). 2021. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974
identifier_str_mv ARAÚJO, Rodrigo Pires de. “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). 2021. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744601480691712