“Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma as práticas e saberes profissionais dos docentes da UAHIS-UFCG, ao longo da formação inicial dos discentes no curso de Licenciatura em História, contribuem para a formação de um saber docente nestes alunos. Para isso, foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas com os docentes, assim como a grade curricular de 1986 do curso de Licenciatura da universidade e planos de disciplinas realizadas entre 2017-2021, período de minha graduação. Para dialogar com o corpus documental, a pesquisa se apoiou fundamentalmente na obra de Tardif (2000, 2002), assim como Fonseca (1993, 2003), refletindo sobre o papel da prática no processo de formação docente, especificamente na fase da formação inicial, em meio ao ambiente universitário. A pesquisa de Gimeno Sacristan (2000) e a sua reflexão sobre o papel ativo dos docentes no desenvolvimento curricular também foi de grande valia para essa pesquisa. Atravessando a análise da composição curricular do curso até as práticas docentes que os planos mostram, conclui-se que é necessário uma maior preocupação com a reflexão sobre a prática pelos próprios docentes, ao longo de toda a formação inicial, para uma aproximação maior entre a teoria e a prática, componente essencial para uma boa formação dos licenciandos. |
id |
UFCG_b6f222742109d17c55d8c00104e67ace |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/32974 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
“Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021).“Training to be a teacher?”: an analysis of teaching practices and knowledge at UAHIS-UFCG (2017-2021).Formação docente - HistóriaSaberes docentes - UAHIS - UFCGUnidade Acadêmica de História - UFCGPráticas docentes - UAHIS - UFCGFormação inicial - professores de História UFCGCurso de Licenciatura em História - CH UFCGDocentes da UAHIS UFCG - saberes e práticasPrática de ensinoSaber docenteEnsino de HistóriaTeacher training - HistoryTeaching knowledge - UAHIS - UFCGHistory Academic Unit - UFCGTeaching practices - UAHIS - UFCGInitial training - UFCG History teachersHistory Degree Course - CH UFCGUAHIS UFCG teachers - knowledge and practicesTeaching practiceTeaching knowledgeTeaching HistoryHistóriaEsta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma as práticas e saberes profissionais dos docentes da UAHIS-UFCG, ao longo da formação inicial dos discentes no curso de Licenciatura em História, contribuem para a formação de um saber docente nestes alunos. Para isso, foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas com os docentes, assim como a grade curricular de 1986 do curso de Licenciatura da universidade e planos de disciplinas realizadas entre 2017-2021, período de minha graduação. Para dialogar com o corpus documental, a pesquisa se apoiou fundamentalmente na obra de Tardif (2000, 2002), assim como Fonseca (1993, 2003), refletindo sobre o papel da prática no processo de formação docente, especificamente na fase da formação inicial, em meio ao ambiente universitário. A pesquisa de Gimeno Sacristan (2000) e a sua reflexão sobre o papel ativo dos docentes no desenvolvimento curricular também foi de grande valia para essa pesquisa. Atravessando a análise da composição curricular do curso até as práticas docentes que os planos mostram, conclui-se que é necessário uma maior preocupação com a reflexão sobre a prática pelos próprios docentes, ao longo de toda a formação inicial, para uma aproximação maior entre a teoria e a prática, componente essencial para uma boa formação dos licenciandos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Iranilson Buriti de.OLIVEIRA, I. B.http://lattes.cnpq.br/6085569185105786NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.NASCIMENTO, R. C. G.http://lattes.cnpq.br/2463263387435653SILVA, Danilo Alves da.SILVA, D. A.ARAÚJO, Rodrigo Pires de.2021-102023-11-20T19:22:13Z2023-11-202023-11-20T19:22:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974ARAÚJO, Rodrigo Pires de. “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). 2021. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-20T19:22:43Zoai:localhost:riufcg/32974Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-20T19:22:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). “Training to be a teacher?”: an analysis of teaching practices and knowledge at UAHIS-UFCG (2017-2021). |
title |
“Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). |
spellingShingle |
“Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). ARAÚJO, Rodrigo Pires de. Formação docente - História Saberes docentes - UAHIS - UFCG Unidade Acadêmica de História - UFCG Práticas docentes - UAHIS - UFCG Formação inicial - professores de História UFCG Curso de Licenciatura em História - CH UFCG Docentes da UAHIS UFCG - saberes e práticas Prática de ensino Saber docente Ensino de História Teacher training - History Teaching knowledge - UAHIS - UFCG History Academic Unit - UFCG Teaching practices - UAHIS - UFCG Initial training - UFCG History teachers History Degree Course - CH UFCG UAHIS UFCG teachers - knowledge and practices Teaching practice Teaching knowledge Teaching History História |
title_short |
“Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). |
title_full |
“Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). |
title_fullStr |
“Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). |
title_full_unstemmed |
“Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). |
title_sort |
“Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). |
author |
ARAÚJO, Rodrigo Pires de. |
author_facet |
ARAÚJO, Rodrigo Pires de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. OLIVEIRA, I. B. http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. NASCIMENTO, R. C. G. http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 SILVA, Danilo Alves da. SILVA, D. A. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Rodrigo Pires de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente - História Saberes docentes - UAHIS - UFCG Unidade Acadêmica de História - UFCG Práticas docentes - UAHIS - UFCG Formação inicial - professores de História UFCG Curso de Licenciatura em História - CH UFCG Docentes da UAHIS UFCG - saberes e práticas Prática de ensino Saber docente Ensino de História Teacher training - History Teaching knowledge - UAHIS - UFCG History Academic Unit - UFCG Teaching practices - UAHIS - UFCG Initial training - UFCG History teachers History Degree Course - CH UFCG UAHIS UFCG teachers - knowledge and practices Teaching practice Teaching knowledge Teaching History História |
topic |
Formação docente - História Saberes docentes - UAHIS - UFCG Unidade Acadêmica de História - UFCG Práticas docentes - UAHIS - UFCG Formação inicial - professores de História UFCG Curso de Licenciatura em História - CH UFCG Docentes da UAHIS UFCG - saberes e práticas Prática de ensino Saber docente Ensino de História Teacher training - History Teaching knowledge - UAHIS - UFCG History Academic Unit - UFCG Teaching practices - UAHIS - UFCG Initial training - UFCG History teachers History Degree Course - CH UFCG UAHIS UFCG teachers - knowledge and practices Teaching practice Teaching knowledge Teaching History História |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma as práticas e saberes profissionais dos docentes da UAHIS-UFCG, ao longo da formação inicial dos discentes no curso de Licenciatura em História, contribuem para a formação de um saber docente nestes alunos. Para isso, foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas com os docentes, assim como a grade curricular de 1986 do curso de Licenciatura da universidade e planos de disciplinas realizadas entre 2017-2021, período de minha graduação. Para dialogar com o corpus documental, a pesquisa se apoiou fundamentalmente na obra de Tardif (2000, 2002), assim como Fonseca (1993, 2003), refletindo sobre o papel da prática no processo de formação docente, especificamente na fase da formação inicial, em meio ao ambiente universitário. A pesquisa de Gimeno Sacristan (2000) e a sua reflexão sobre o papel ativo dos docentes no desenvolvimento curricular também foi de grande valia para essa pesquisa. Atravessando a análise da composição curricular do curso até as práticas docentes que os planos mostram, conclui-se que é necessário uma maior preocupação com a reflexão sobre a prática pelos próprios docentes, ao longo de toda a formação inicial, para uma aproximação maior entre a teoria e a prática, componente essencial para uma boa formação dos licenciandos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10 2023-11-20T19:22:13Z 2023-11-20 2023-11-20T19:22:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974 ARAÚJO, Rodrigo Pires de. “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). 2021. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Rodrigo Pires de. “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). 2021. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744601480691712 |